Que a panela com revestimento cerâmico é bonita, isso ninguém pode negar, mas será que ela também é uma panela saudável?

Aqui neste artigo nós te ajudaremos a entender se a panela com revestimento cerâmico é ou não é saudável, além de te explicarmos diversas outras coisas que você deve saber antes de já comprar esta panela e começar a preparar as mais deliciosas refeições!

Preparado para aprender e mandar bem na cozinha? Pois então vamos lá!

A panela com revestimento cerâmico

Você com certeza já viu uma panela com revestimento cerâmico antes, não é mesmo? Trata-se daquela panela antiaderente, a qual você precisa usar pouco ou nenhum óleo, e a comida não mais vai ficar agarrando no fundo dela. Nada mais de ter de raspar o fundo da panela pra tirar aquele arroz que ficou grudado ali, e depois ainda ter a maior dificuldade para limpar tudo.

Mas claro, isso não quer dizer que esta panela não acabe se manchando caso você não cuide bem dela. Então, antes de irmos direto ao ponto central deste artigo e discutirmos se a panela com revestimento cerâmico é ou não saudável, vamos te ensinar a limpar bem ela.

Evitando que a panela manche

É bom você ter em mente que qualquer panela com revestimento de cor clara pode acabar se manchando, e para evitar isto é simples. Primeiramente retire o excesso de gordura e comida com um papel toalha assim que você terminar de usá-la, e se for possível já a lave ali mesmo. Lembre-se: o alimento não gruda, então lavar esta panela será fácil!

Para lavar você poderá utilizar água, esponja e um detergente neutro. Não há mistérios aqui, lave normalmente, porém utilize apenas a parte macia da esponja, a parte abrasiva pode acabar riscando o revestimento e até mesmo estragando a panela. Lavar com água morna poderá lhe ajudar a eliminar a gordura da panela com maior facilidade.

Lembrando que é preferível sempre utilizar utensílios de silicone, pois os de aço ou alumínio podem acabar riscando sua panela.

A panela com revestimento cerâmico é saudável?

A panela com revestimento cerâmico é ou não é saudável? Esta é a principal pergunta a ser respondida aqui, afinal de contas, você não quer ter uma panela que possa ser prejudicial a sua saúde, não é mesmo?

A panela de revestimento cerâmico são antiaderentes, assim como as panelas de teflon, porém ela é tida como muito mais saudável. Isso se dá pela qualidade dos materiais que são utilizados na composição desta panela.

Os materiais que são utilizados na confecção de uma panela de revestimento cerâmico tem como um dos principais benefícios a não liberação de nenhum tipo de vapor tóxico quando tal panela é superaquecida, o que pode vir a ocorrer com panelas feitas com outros materiais. Tais vapores são tóxicos, e podem ser prejudiciais ao meio ambiente, além de prejudicar sua saúde quando alimentos são feitos na panela de revestimento cerâmico, é exatamente por isso que nós dizemos que tais panelas são “atóxicas”.

E ainda há outro fator a ser considerado aqui, a quantidade de óleo utilizado. Para que sua comida seja realmente saudável, é aconselhável que você utilize a menor quantidade de gordura possível, e na panela com revestimento cerâmico um fio de óleo é mais do que o suficiente aqui.

Por que devo ter uma panela com revestimento cerâmico?

Agora que você já sabe que a panela com revestimento cerâmico é saudável, que tal focarmos nas outras vantagens que você pode ter ao optar por este tipo de panela?

1 – É resistente ao calor e ao frio

Uma de suas principais vantagens é que a panela de revestimento cerâmico é resistente tanto ao calor quanto ao frio, ou seja, isso faz com que ela suporte choques térmicos sem maiores problemas.

Isso faz com que você possa levar sua panela tanto ao fogo quanto a geladeira independente de sua temperatura, bem conveniente, não é mesmo?

MAS ATENÇÃO!!! 

Para que sua panela cerâmica seja realmente resistente ao calor e ao frio, é bom se assegurar que ela seja uma panela de cerâmica refratária, do contrário ela não será tão resistente assim a choques térmicos. Neste caso cuidados como não tirar uma panela do fogo e depositá-la diretamente sobre mármore ou inox devem ser tomados, do contrário a superfície poderá ser danificada.

2 – Várias utilizações

Por resistir muito bem a mudanças de temperatura, isso faz com que a empregabilidade deste tipo de panela seja bastante ampla. Você pode utilizar a panela com revestimento cerâmico no fogão a gás, fogão elétrico, micro-ondas¹, forno² e forno elétrico, cooktop³ além de poder levá-la a geladeira e na lava-louças sem maiores problemas!

OBS 1: Com relação ao micro-ondas é bom tomar cuidado aqui. Caso seja um modelo revestido com cerâmica apenas internamente, o aconselhável é não levá-lo ao micro-ondas, porém se o revestimento for interno e externo, então é bom ficar de olho nas pequenas partes metálicas da panela (como as alças), as quais não devem ser levadas ao micro-ondas.

OBS 2: Na hora de levar sua panela de revestimento cerâmico ao forno é bom também ficar de olho. Isso pois panelas que possuam o cabo em baquelite, ou seja, um componentem plástico, são resistentes ao fogão normal, mas não ao calor do forno.

OBS 3: O fogão do tipo cooktop elétrico, é liberado que você utilize qualquer panela com revestimento cerâmico, desde que o aquecimento aqui seja por resistência. Já para o cooktop por indução, você só deverá utilizar uma panela com revestimento cerâmico caso o revestimento externo seja em metal, ou caso ela não utilize tinta com silicone.

OBS 4: Já para a lava-louças o uso aqui é liberado, entretanto é bom conferir o que cada marca aconselha. No caso de uma panela da Tramontina, por exemplo, é recomendado uma “cura” da panela sempre que você for passá-la na lava-louças, além de fazer este processo com certa frequência, para conseguir uma conservação melhor do revestimento.

3 – O calor é mantido por mais tempo

O revestimento cerâmico ajuda a manter o calor na panela por mais tempo, e você sabe o que isso significa? Isso mesmo, alimentos mais quentinhos por mais tempo!

4 – Ela não interfere no sabor do alimento

Talvez esta seja a maior preocupação para quem morre de medo da comida sair com um gosto “estranho”, e se este for o seu caso, então pode ficar tranquilo!

A panela com revestimento cerâmico não interfere em nada no sabor do alimento, pode fazer todas as suas receitas sem nenhum medo aqui!

5 – Relação custo-benefício

A panela com revestimento cerâmico é costuma possuir os mais variados e belos modelos, porém seu preço, se comparado a uma panela de teflon, costuma ser mais elevado. Porém, o preço só é superior se analisado de maneira leviana, pois a longo prazo ela ainda continua sendo a melhor opção.

Uma panela de alumínio ou teflon certamente será mais barata, porém a panela com revestimento cerâmica além de ser mais saudável, também possui uma maior duração, fazendo com que ela seja totalmente preferível aqui, mesmo que inicialmente lhe custe um pouco mais.

Esperamos que as principais dúvidas sobre panela com revestimento cerâmico tenham sido respondidas com este artigo, e que você não tenha mais dúvidas sobre esta panela ser saudável.

Mas claro, caso ainda tenham sobrado dúvidas, basta perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

Escreva um Comentário