Pensando em comprar telhas de fibrocimento para seu telhado mas não faz nem ideia de qual quantidade pedir? Pois sem problemas, nós te ensinamos a como fazer o cálculo certo!

Nada de ficar faltando telhas e você ter de correr atrás logo quando já estava terminando o telhado, e muito menos sobrar aquele monte de telha que apesar de você dizer que irá guardar saber muito bem que nunca mais irá utilizá-la.

Aqui nós te mostraremos como fazer o cálculo correto para a quantidade ideal de telhas de fibrocimento para o seu telhado, e ainda lhe daremos uma calculadora online que fará todo o trabalho pesado para você, bastando apenas que você entre com os dados necessários!

Pronto para começarmos? Pois então vamos lá!

Calculando a quantidade de telhas de fibrocimento

Nós já te ensinamos aqui a como calcular a quantidade de telhas para o seu telhado, e as telhas de fibrocimento não diferem muito da ideia central.

Basicamente, antes de irmos diretamente para o cálculo, há certos fatores que precismos ter em mãos. Abaixo vamos focar em cada um destes fatores de que você precisa ter antes de efetivamente passarmos para os cálculos.

1 – As dimensões da laje

A primeira coisa que você deve ter em mente é o tamanho do seu telhado, e para tal nós temos de saber quais são as dimensões da laje em que nós iremos instalar o nosso telhado.

Ou seja, aqui você precisa ter dados referentes a área de sua laje, e para conseguirmos a área você precisará ter em mãos a largura e o comprimento desta laje, lembrando que:

Área = Largura X Comprimento

E claro, todos os valores aqui devem ser dados em metros.

2 – As dimensões das telhas

Certo, então você já tem as dimensões da laje, agora é a hora de conseguirmos as dimensões das telhas de fibrocimento, só assim poderemos estimar sua quantidade total.

Tenha em mente a largura e o comprimento das telha de fibrocimento que você deseja utilizar em seu telhado, levando em conta que agora nós iremos trabalhar com estes valores em centímetros.

Ah, e se quiser aproveitar e dar uma olhada na Norma que rege o funcionamento de um telhado de fibrocimento, então é só conferir abaixo:

ABNT NBR 7581 – Telha ondulada de fibrocimento

3 – O recobrimento

E por último, antes que possamos calcular a quantidade ideal de telhas de fibrocimento, é necessário que você leve o recobrimento em consideração.

“Mas o que é esse tal de recobrimento?”

Que bom que você perguntou! Na hora de instalar as telhas de fibrocimento, você inevitavelmente irá acabar tendo de colocar uma sobre a outra, afinal de contas é assim que sua instalação é feita, e é exatamente isso o que nós chamamos de recobrimento. Há dois tipos de recobrimento aqui:

  • Recobrimento longitudinal -> É a sobreposição das telhas de fibrocimento no sentido de seu cobrimento;
  • Recobrimento lateral -> É a sobreposição das telhas de fibrocimento no sentido de sua largura.

O mais aconselhável aqui é que você respeite o recobrimento especificado pelo fabricante do modelo de telha que você escolheu.

Voltando ao cálculo da quantidade de telhas de fibrocimento

Uma vez que você já saiba de tudo o que precismos para calcular a quantidade de telhas de fibrocimento, o cálculo pode ser realizado com a seguinte fórmula:

Para a Largura = (Largura da Laje * 100)/(Largura da Telha – Recobrimento Lateral)

Para o Comprimento = (Comprimento da Laje * 100)/(Comprimento da Telha – Recobrimento Longitudinal)

OBS 1: A largura e o comprimento da laje devem ser utilizados em metros, enquanto os demais valores devem ser utilizados em centímetros.

OBS 2: Todos os valores devem ser arredondados à cima, para o valor mais próximo de 0,5

Jogando os valores em ambas as fórmulas você terá a quantidade de telhas de fibrocimento necessárias para a largura e para o comprimento de seu telhado. Mas talvez seja mais fácil contextualizarmos esta fórmula com um exemplo, então vamos a ele.

Suponhamos que você queira construir seu telhado em uma laje cujas dimensões são:

  • Largura = 4,50 metros
  • Comprimento = 3,00 metros

E para este telhado você decida utilizar telhas de fibrocimento cujas dimensões são:

  • Largura = 110 centímetros
  • Comprimento = 244 centímetros

E que o recobrimento para esta telha em específico é de:

  • Recobrimento Longitudinal = 20 centímetros
  • Recobrimento Lateral = 5 centímetros

Quantas telhas serão necessárias? Basta jogarmos os valores na fórmula:

Para a Largura = (4,50 * 100)/(110 – 5) = 4,28

Lembrando de que devemos sempre arredondar para o 0,5 acima, então:

Para a Largura = 4,5 telhas

Agora vamos conferir para o comprimento:

Para o Comprimento = (3,00 * 100)/(244 – 20) = 1,34

Lembrando que devemos sempre arrendondar para o 0,5 acima, então:

Para o Comprimento = 1,5 telhas

Ou seja, neste cenário serão necessárias uma quantidade de 4,5 telhas de fibrocimento para a largura de nosso telhado e 1,5 telhas de fibrocimento para o comprimento deste telhado.

Calculadora online para quantidade de telhas de fibrocimento

Acima nós te ensinamos a calcular a quantidade ideal de telhas de fibrocimento que você deverá utilizar em seu telhado e, apesar de ser um cálculo simples, você não precisa correr para pegar papel e caneta para começar a calcular. Com a nossa calculadora online abaixo basta que você entre com os dados (os quais nós já te ensinamos acima para que servem) e nós faremos o restante, lhe retornando com a quantidade ideal de telhas de fibrocimento que você precisará.

Bem tranquilo, não é mesmo?

Dimensões das telhas

Dimensões da laje

Observações

Respeite os vão livres especificados pelo fabricante do modelo da telha escolhida
Recobrimento Longitudinal = 20 cm
Recobrimento Lateral = 5 cm
Serão necessárias (Telhas na largura)
0
Serão necessárias (Telhas no comprimento)
0

Escreva um Comentário