Na hora de construir seu telhado saber calcular a quantidade certa de telhas é algo necessário. Imagine só faltar telhas bem quando você está quase terminando seu telhado e você ter que sair para comprar mais? Ou então sobrar dezenas de telhas após o telhado estar pronto e você não ter ideia do que fazer com elas. Nenhum destes cenários parece atrativo, não é mesmo?

É pensando exatamente nisso que neste artigo nós iremos lhe ensinar a como calcular a quantidade ideal de telhas necessária para o seu telhado, e no final ainda lhe apresentaremos uma calculadora online que fará todo o trabalho para você!

Pronto para aprender? Pois então vamos lá!

Como calcular a quantidade de telhas

O cálculo envolvendo a quantidade de telhas não é complexo e nem difícil de se fazer, mas ele requer que você tenha alguns outros dados em mãos.

Abaixo vamos analisar detalhadamente tudo o que você precisa saber para podermos calcular a quantidade necessária de telhas que serão utilizadas em seu telhado.

1 – O tipo de telha a ser utilizada

A primeira coisa que você deve ter em mente é quanto ao tipo de telha que você irá utilizar em seu telhado. O tipo de telha escolhida faz toda a diferença aqui, sendo que dependendo da escolha você precisará de uma mair ou menor quantidade de telhas.

Nós relacionamos a telhas por metro quadrados. Confere só o metro quadrado de cada tipo de telha abaixo:

  • Telha americana = 12,5 m²
  • Telha colonial pequena = 24 m²
  • Telha colonial grande = 16 m²
  • Telha francesa = 16 m²
  • Telha italiana = 14 m²
  • Telha portuguesa = 17 m²
  • Telha romana = 16 m²

2 – As dimensões de sua laje

Se vamos calcular a quantidade de telhas necessárias para o seu telhado, então obviamente precisamos ter em mãos quais são as dimensões de sua laje.

Tenha em mãos dados referentes a largura e comprimento de sua laje, é importante aqui que tais dados sejam dados em metros e que você considere sempre o beiral em ambos os casos.

3 – Inclinação

A inclinação que você irá utilizar em seu telhado também é importante para podermos calcular a quantidade ideal de telhas.

Se você não faz ideia de como funciona o cálculo para inclinação de telhado é só clicar aqui, nós te ensinamos a calcular e de quebra ainda lhe damos uma calculadora online no final.

Voltando para o cálculo de quantidade de telhas

Certo, uma vez que agora você entende todos os fatores relacionados, vamos calcular a quantidade de telhas. O cálculo para isto é:

Número de telhas = Área da Laje * (1 + Inclinação) * Metro quadrado da telha escolhida

Para te ajudar a enxergar melhor, vamos contextualizar tudo.

Suponhamos que você queira construir um telhado com a telha colonial pequena. Voltando lá no item 1 deste artigo nós temos que a telha colonial pequena corresponde a 24 telha/m².

Metro quadrado da telha escolhida = 24

Agora nós temos de pegar a área da laje na qual desejamos instalar o nosso telhado. Vamos supor aqui que nossa laje tenha 4,50 metros de largura e 3 metros de comprimento, assim sendo:

Área da Laje = 4,50 * 3,0

Área da Laje = 13,5 m²

E agora tudo o que nos falta para podermos calcular a quantidade de telhas é a inclinação de nosso telhado. Novamente aconselhamos aqui que você dê uma olhada no artigo em que ensinamos a encontrar a inclinação correta do telhado, porém, para adiantarmos a coisa aqui:

Inclinação mínima para uma telha colonial pequena = 30%

Importante lembrarmos aqui que a inclinação está em porcentagem, ou seja, na hora de calcularmos iremos utilizar o valor de 0,3 em nosso cálculo.

Certo, agora que já temos todos os dados em mãos, vamos voltar para nosso cálculo:

Número de telhas = 13,5 * (1 + 0,3) * 24

Número de telhas = 422

Ou seja, para este telhado serão necessários 422 telhas no total. E se você ainda quiser colocar um coeficiente de perda de, digamos 10%, ainda é algo válido de se fazer. Assim você já se assegura daquelas telhas que provavelmente serão quebradas no caminho

422 telhas + 10% = 465 telhas

Mas claro, se você achar que quem vai instalar pode ser um tanto quanto desastrado ao extremo, então talvez seja melhor aumentar estes 10%.

Calculadora online para quantidade de telhas

Apesar do cálculo ser bastante simples e fácil de ser executado, você não precisa nem se dar ao trabalho de pegar papel e caneta para fazê-lo, não quando nossa calculadora online pode fazer tudo isso para você.

basta entrar com os dados abaixo, dados estes que nós já te ensinamos acima como encontrá-los, que nós fazemos o restante e te retornamos com a quantidade total de telhas necessárias para o seu telhado.

Dimensões da Laje

Informações da Telhado

Serão necessárias (Telhas)
0

Escreva um Comentário