Se você está pensando em comprar uma piscina para sua casa, é bom ter noção de seu volume total, além da quantidade de água necessária para a encher.

Saber o volume de sua piscina não é importante apenas para “tirar uma dúvida”, mas também para que você consiga ter uma noção, e um controle, da quantidade de água necessária para encher sua piscina. Assim você evita de ser pego desprevenido quanto a conta de água chegar no final do mês.

Aqui neste artigo nós iremos te ajudar a calcular o volume de sua piscina, o qual não há quaisquer segredos ou truques, consistindo apenas em cálculos simples e que com papel e caneta você mesmo poderá fazer. Mas claro, caso não queira se dar ao trabalho, então é só ir direto até nossa calculadora online para volume de piscina e pronto, nós fazemos o trabalho  pesado para você!

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

Calculando o volume de sua piscina

A conta para o cálculo de volume de um sólido é bastante simples:

Volume = Área da base * Altura

“Então eu só preciso saber a área da base e a altura da minha piscina e pronto, consigo o seu volume?

Sim, basicamente isso, com uma pequena diferença aqui, ao invés de “altura”, nós falamos “profundidade”.

Modelo 1

Então vamos lá, vamos supor que sua piscina seja retangular (o que é o mais comum), e que ela tenha 3 metros de largura por 5 metros de comprimento, e que sua profundidade média seja de 1,70 metros.

OBS 1: É comum que as piscinas possuam profundidade variada, onde próximo à escadinha ela é mais rasa, para as crianças, e vá afundando conforme você avança por ela. Nesse caso, o melhor a se fazer é pegar um valor médio para se utilizar na conta.

Assim sendo, nossa continha de volume da piscina ficaria assim:

Volume = Área da base * Altura

Volume = (3 x 5) * 1,70

Volume = 25,5 m³

Para transformarmos este valor em litros de água, basta multiplicarmos por mil.

Volume = 25.500 litros de água.

Ou seja, serão necessários 25.500 litros de água para que você possa encher esta piscina.

Modelo 2

Vamos supor agora que você possua uma piscina circular, como você pode conseguir calcular o volume desta piscina? Da mesma maneira acima!

O diferente aqui está apenas na fórmula de volume (π.R²/2). Vamos supor então que nossa piscina tenha um diâmetro de 3 metros (cujo raio será então de 1,5 metros), e sua profundidade é de 1,80 metros. Nesse cenário, qual será então o volume desta piscina?

Volume = Área da base * Altura

Volume = (π.1,5²/2)*1,80

Volume = 12,723 m³

Para transformarmos este valor em litros de água, basta multiplicarmos por mil.

Volume = 12.723 litros de água

Ou seja, para esta nossa piscina circular serão necessários 12.723 litros de água.

OBS 2: Caso sua piscina seja “oval”, a conta é um pouco diferente, sendo necessário você conseguir o diâmetro maior e o diâmetro menor para jogar ambos na fórmula da Área da Elipse.

Modelo 3

Já falamos das piscinas retangulares e das piscinas circulares, o que falta agora? Isso mesmo, as piscinas de formatos abstratos, aqueles que não possuem uma fórmula específica para calcularmos sua área, mas então como conseguir o volume desta piscina?

Para conseguir calcular o volume de uma piscina irregular você tem dois métodos:

  • Se a piscina, mesmo que irregular, for composta de uma junção de elementos conhecidos (como uma piscina em “L”, por exemplo), você poderá decompor esta piscina em elementos conhecidos, calcular o volume de cada um deles e depois os somar;
  • Mas, se a piscina tiver um formato realmente abstrato (como o desenho de alguma coisa), então você deverá recorrer a programas e aplicativos que lhe auxiliem nisto.
Piscina em forma de violão
Uma piscina assim é linda, porém para calcular seu volume você precisará de uma ajudinha extra!

Se quiser dar uma conferida em diversos modelos diferentes de piscinas para se inspirar, então é só clicar aqui!

Calculadora online para o volume de uma piscina

Acima nós te ensinamos a calcular o volume de uma piscina, mas não há a menor necessidade que você mesmo pegue papel e caneta para realizar este cálculo, não quando nós trazermos para você uma calculadora online que faz isso no seu lugar!

Basta entrar co os dados abaixo e nós fazemos o resto, calculando o volume exato de sua piscina e quantos litros de água serão necessários para deixá-la sempre cheia!

Informações da piscina

Observações

Piscina redonda Piscina retangulares
Caso haja mais de um retangulo como forma, divida-os de modo que haja vários retangulos separados.
Piscina irregulares
Estas piscinas são mais complexas ao calcular a área. Utilize programas ou aplicativos que auxiliem na medição..
Volume de água aproximado (Litros)
0

Escreva um Comentário