Como fazer blusa de crochê em modelos incríveis

Toda peça de roupa feita à mão tem o seu valor e charme especial. É o caso das blusas de crochê que nunca saem de moda devido à versatilidade de compor tantos looks diferentes. Não é à toa que a procura por cursos e tutoriais de como fazer blusa de crochê e outras peças de roupas tem invadido a internet.

Desde os tempos mais longínquos que o crochê faz parte da vida das mulheres. Essa é uma das atividades manuais mais tradicionais e, ao mesmo tempo, populares que existe. Mas, há tempos que o crochê deixou de ser apenas uma atribuição doméstica feminina e passou a contribuir para o orçamento de muitas famílias.

Isso porque o crochê se transformou em uma atividade bastante rentável, devido às inúmeras possibilidades de criação. Para quem não sabe, o crochê é um trabalho manual feito com duas agulhas específicas com ganchinhos nas pontas, que vão dando forma à um trançado de linhas semelhante à renda. Os designs são, praticamente, infinitos, desde os pontos mais fechados aos mais abertos, com desenhos que podem reproduzir tudo aquilo que a imaginação quiser.

Originalmente, o crochê dava vida a peças como tapetes, colchas, toalhas de mesa, cortinas, panos de prato, camisolas, roupas de cama, sapatinhos e roupinhas de bebê, entre outras peças comuns de enxovais. Mas ele passou a ser tão admirado, que rapidamente foi incorporado ao mundo da moda.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Atualmente, existem inúmeras marcas conceituadas que vendem roupas em crochê, desde biquínis a roupas de gala. Mas dentre todas elas, as blusas se destacam pela facilidade de combinação em diferentes estilos.

Quer saber como fazer blusa de crochê e usá-las em looks variados? Então, continue acompanhando o artigo abaixo que lhe daremos várias ideias e inspirações para começar a aprender e usá-las agora mesmo. Confira!

saiba como usar blusas de crochê

Aprender como fazer blusa de crochê e usá-las pode ajudar a economizar nas compras.
Aprender como fazer blusa de crochê e usá-las pode ajudar a economizar nas compras.
Já tem um tempo em que as blusas de crochê viraram uma tendência de moda, principalmente durante as estações da primavera e verão. A sua versatilidade em compor diferentes looks, conquista a todos.

Se você ainda está em dúvida ou não sabe como combiná-las, separamos alguns modelos, dos mais discretos aos mais ousadas para que você fique bastante inspirada antes de começar a aprender como fazer blusa de crochê você mesma, e quem sabe até levantar uma “grana”extra com suas criações.

Veja abaixo os modelos de blusas de crochê mais populares:

Blusa de crochê de manga curta

Para saber como fazer blusa de crochê, você primeiro tem que se familiarizar todos os modelos disponíveis. As blusas de crochê de manga curta, por exemplo, são super populares, pois podem compor looks casuais despojados ou até mais sociais.

Dependendo do ponto usado em como fazer blusa de crochê, ela pode sobrepor outras peças, como regatas e camisetas, para evitar que expor muita pele. Já os look menos formais e mais despojados, você pode ousar mais. A agulha pode ser a de 2,5mm.

Aprender como fazer blusa de crochê manga curta é um clássico
Aprender como fazer blusa de crochê manga curta é um clássico

Blusa de crochê de manga longa

Entre tantas opções de modelos, se você aprender como fazer blusa de crochê de manga longa vai ser um sucesso. Elas são verdadeiras coringas, podendo ser usadas por debaixo de outras peças de roupas, como jaquetas e blazers, ou por cima de segunda pele ou peças mais leves, em estações mais quentes. Para saber como fazer blusa de crochê de manga longa, basta utilizar uma agulha de 2,5mm e outra agulha de tapeçaria para finalizar.

Blusa de crochê manga longa e lateral arredondada.
Blusa de crochê manga longa e lateral arredondada.

Blusa de crochê frente única

As blusas de crochê frente única são peças super sensuais, pois deixam as costas à mostra. Elas estão super na moda e podem integrar looks que seguem a tendência do estilo boho, uma espécie de hippie chic.

Elas são excelentes opções para o verão, combinada a short jeans, saias longas ou até calças de cintura mais alta. Se precisar esconder um pouco o corpo, uma jaqueta jeans fica excelente por cima. Portanto, aprender como fazer blusa de crochê frente única é um ótimo negócio.

Blusa de crochê frente única é linda no verão.
Blusa de crochê frente única é linda no verão.

Blusa de crochê regata

As regatinhas são ótimas apostas para os looks quentes de verão. Sendo assim, os modelos mais populares podem ser tanto com pontos abertos ou fechados, misturando vários designs diferentes.

Pode até apostar em amarrações laterais, pontas, franjas, e combiná-las com calças, short, saias, entre outras opções. Regatas mais vazadas podem utilizar a agulha 1,75mm e manter os pontos mais fixos e seguros, para que a blusa seja mais resistente às lavagens.

Blusa de crochê regata misturando os pontos.
Blusa de crochê regata misturando os pontos.

Blusa de crochê cropped

As blusas do tipo cropped, que deixam a barriga de fora estão super em alta. Elas ficam lindas em looks de verão e mais ainda com calças de cintura alta. Elas podem ter diferentes estilos, mais ajustados ao corpo ou até mais soltos.

Blusa de crochê cropped é super moderna.
Blusa de crochê cropped é super moderna.

Top de crochê

O top de crochê é aquele que mais se assemelha ao biquíni, podendo ser frente única, tomara que caia, entre outros modelos. Mas, para saber como fazer blusa de crochê tipo top, você vai precisar de agulhas 1,75mm, bojos e “entre-meios” terminais para decorar, agulhas e linhas para unir tudo ao crochê. O bojo vai estruturar a peça e proporcionar maior conforto ao usar.

O top em crochê fica lindo emq ualquer look de verão.
O top em crochê fica lindo emq ualquer look de verão.

Blusa de crochê tomara que caia

A blusa de crochê tomara que caia é como o top, uma excelente opção para o verão. Mas, para aprender como fazer blusa de crochê nesse estilo, é preciso seguir as medidas exatas da pessoa e providenciar também um elástico por dentro para evitar que a peça caia mesmo.
Alguns modelos utilizam pontos mais fechados na parte do busto, e pontos mais abertos na parte debaixo, assim como outros designs, como bicos e franjas.

A blusa de crochê tomara que caia tipo batinha é um clássico que não sai de moda.
A blusa de crochê tomara que caia tipo batinha é um clássico que não sai de moda.

Blusa de crochê colorida

Se você quer aprender como fazer blusa de crochê, vai ter que variar também nas linhas, designs e cores. Portanto, apostar na mistura de cores de linhas também é uma opção excelente para as blusas de crochê.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Para isso, vale fazer camadas de cores diferentes ou até apostar em desenhos mais específicos para a peça ou até linhas degradê. Composições de cores alegres são maravilhosas para o verão.

A blusa de corchê colorida é uma opção alegre par ao verão.
A blusa de corchê colorida é uma opção alegre par ao verão.

Blusa de crochê listrada

Outra opção na hora de aprender como fazer blusa de crochê é a listra, podendo variar de colorido para bicolor com listras intercaladas. O mix de preto e branco, por exemplo, fica super sóbrio e chique ao mesmo tempo. Já o marinho e branco é ideal para o estilo náutico.

Blusa de crochê listrada é chique em qualquer ocasião.
Blusa de crochê listrada é chique em qualquer ocasião.

Blusa de crochê de bico/em V

O modelo de blusa de bico ou em V é uma tendência atual de moda que caiu muito bem no trabalho artesanal do crochê. Por conta do peso da linha utilizada, o detalhe alongado da barra ganha peso e a peça fica com um bom movimento.

Os pontos mais abertos tornam a blusa ideal para o verão, assim como estilos bata um pouco mais solta. Mesclar os pontos, abertos e fechados, assim como franjas coloridas também podem enfeitar bastante.

Blusa de crochê em bico com franjas.
Blusa de crochê em bico com franjas.

Blusa de crochê com gola alta

Quem disse que não dá para aprender como fazer blusa de crochê de gola alta também? Elas ficam super românticas e podem ser usadas em meia-estação, debaixo de outras peças ou sozinhas.

Você pode criar modelos de manga longa, 3/4, e até sem mangas. A peça pode ter pontos fantasia, ideal para dias com temperaturas intermediárias. Já o modelo sem mangas e com gola alta é ideal para o verão ou para usar com um casaquinho por cima para dar mais charme.

A blusa de crochê com gola alta pode ser usada como top
A blusa de crochê com gola alta pode ser usada como top

Blusa de crochê com gola V

O decote V é um clássico de toda blusa, pois é ideal para alongar o corpo. Aprender como fazer blusa de crochê com gola em V e pontos abertos pode ser usada por cima de outras peças mais justas. E você ainda pode usar botões para fechar o decote ou não.

A blusa de crochê em gola em V é um clássico de muitos estilos.
A blusa de crochê em gola em V é um clássico de muitos estilos.

Blusa de crochê com gola canoa/ciganinha

O decote canoa, de ombro a ombro, também é outro modelo muito usado, e continua sendo um clássico da moda, inclusive para as blusas de crochê. Eles podem ficar super sexy ao deixar os ombros mais à mostra.

Os modelos de blusa podem ser sem mangas, com decote menos acentuado. O decote ciganinha com babados é outra variação que tomou conta dos guarda-roupas das mulheres no verão. Os babados do decote dão volume na parte de cima da blusa e são um charme.

A gola canoa ou ciganinha fica linda na blusa de crochê.
A gola canoa ou ciganinha fica linda na blusa de crochê.

Blusa de crochê com franja

Para inovar ainda mais, você pode aprender como fazer blusa de crochê com franjas, de vários modelos e estilos diferentes para criar o famoso estilo boho no visual. A peça pode incorporar um mix de referências da moda, como: decote frente única ou em V e franjas no barrado.

A blusa de crochê do tipo top com franjas noe stilo boho é uma super tendência de moda.
A blusa de crochê do tipo top com franjas noe stilo boho é uma super tendência de moda.

Blusa de crochê com flores

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Se você sabe como criar flores de crochê, elas podem ser aplicadas sobre a sua blusa ou você pode também aprender como fazer blusa de crochê em pontos que as desenham na própria peça de roupa. O ponto grampo pode ser uma ótima e depois utilizar aplicações de flores por cima para criar relevo na roupa.

As flores podem ser incorporadas ao crochê ou aplicadas na blusa.
As flores podem ser incorporadas ao crochê ou aplicadas na blusa.

Blusa de crochê com tecido

Uma ideia muito criativa para blusas de crochê é misturar os pontos em barbante com tecido para criar peças únicas ou até customizar camisetas antigas. A composição pode ter criações variadas variando no mix de texturas.

O crochê pode ser msiturado ao tecido.
O crochê pode ser msiturado ao tecido.

Como fazer blusa de crochê com variações de pontos

Nada melhor que aprender como fazer blusa de crochê que conseguir misturar pontos diferentes. A técnica se torna ainda mais criativa e exclusiva se você conseguir unir essas variações.

Além disso, o trabalho fica muito mais diversificado quando se conhece e pode-se usar pontos de crochê diferentes. Você abre um leque bem maior de possibilidades de criações. Veja alguns deles abaixo:

Blusa de crochê de grampo

Ao contrário dos pontos tradicionais do crochê, o ponto grampo é feito com uma agulha diferente para criar pontos verticais e abertos. Como os pontos são mais abertos, a peça pode ser usada com uma outra blusinha mais justa por baixo, para funcionar como forro.

Aprender como fazer blusa de crochê em ponto de grampo pode ajudar a variar nos designs.
Aprender como fazer blusa de crochê em ponto de grampo pode ajudar a variar nos designs.

Blusa de crochê filé

O crochê filé é um estilo de ponto que permite seguir desenhos mais detalhados, e até gráficos de ponto cruz. O efeito fica super delicado e permite criar blusas de estilo romântico.

O ponto de crochê filé é super romântido pelo efeito rendado.
O ponto de crochê filé é super romântido pelo efeito rendado.

Blusa de crochê em ponto abacaxi

O ponto abacaxi é muito utilizado nos trabalhos em crochê, pois funciona muito bem em qualquer modelo e diferentes peças, um verdadeiro coringa para roupas de diversos estilos. Para um modelo de blusa mais soltinha e decote canoa, por exemplo, o ponto abacaxi pode ser misturado a detalhes mais abertos, deixando a blusa vazada.

O ponto de crochê abacaxi é muito utilizado nas blusas por cirar diferentes designs.
O ponto de crochê abacaxi é muito utilizado nas blusas por cirar diferentes designs.

Blusa de crochê em ponto segredo

O ponto segredo é como se fossem pequenas argolas, mais aberto e feito com linha, diferente das peças feitas em barbante. Ele pode ser pequeno ou grande, deixando as argolinhas mais próximas ou não. Ele pode ser usado com agulhas 1,75, e a peça não precisa ser costurada na finalização, ficando mais fácil de executar esse tipo de modelo.

O ponto de crochê segredo cria várias argolinhas.
O ponto de crochê segredo cria várias argolinhas.

Saiba como fazer blusa de crochê

Aprender como fazer blusa de crochê pode ser uma terapia e uma fonte de renda.
Aprender como fazer blusa de crochê pode ser uma terapia e uma fonte de renda.
Agora que você já conhece uma infinidade de modelos e como usá-los para compor diferentes looks, assim como os pontos que podem ser utilizados, está na hora de aprender como fazer blusa de crochê através de vídeos com tutoriais que ensinam a fazer diversos modelos de blusas de crochê diferentes.

Aprender como fazer blusa de crochê pode virar uma terapia, mas também pode ser uma alternativa para ter roupas personalizadas, economizar ou até fazer um dinheiro extra, vendendo suas peças exclusivas por encomenda.

Mas, caso você não tenha habilidade manual suficiente ou tempo disponível para fazer suas próprias blusas, você também pode comprá-las online. A internet está cheia de gente criativa e habilidosa que cria peças incríveis.

Veja alguns vídeos abaixo:

Bya Ferreira – Blusa Anne Natural de Crochê

À convite da Círculo, a artesã Bya Ferreira ensina a confeccionar uma linda Blusa Anne Natural de crochê:

Mara Crochê – Blusa Simples em Crochê

Vídeoaula que ensina como fazer blusa de corchê super simples:

Crochê da Lu – Blusa com manga em Crochê

Videoaula que ensina como fazer blusa de crochê com manga, super simples e rápido:

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Maria Diz

    Trabalho lindo

    1. Matheus Diz

      Volte sempre Maria!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais