Saber a como fazer um telhado no SketchUp é um conhecimento importante, afinal de contas, se você estiver trabalhando com uma estrutura a chance de você precisar de um telhado é alta.

Ou seja, fazer um telhado no SketchUp é algo importante para todos que utilizam esta ferramenta para o trabalho, então nós podemos concordar neste ponto. Mas, se você ainda não tem a menor ideia de como fazer um telhado no SketchUp, não precisa se desesperar, afinal de contas, nós estamos aqui justamente para lhe ensinar isto!

Basta continuar lendo e você aprenderá de uma vez por todas a como fazer um telhado no SketchUp, e verá que é bem mais fácil do que você pensava. Preparado? Pois então vamos lá!

Aprendendo a como fazer um telhado no SketchUp

Se você pesquisar no Google sobre como fazer um telhado no SketchUp, e provavelmente foi assim que você chegou até aqui, você irá encontrar diversos links ensinando a mais de uma maneira diferente de fazer isto.

É importante ter em mente que há mais de uma maneira de alcançar este objetivo, e mesmo que determinados sites te vendam a maneira que eles ensinam como “a melhor” ou “a única possível”, não é bem assim. Na realidade quem define se determinada maneira é ou não eficaz é você, e apenas você!

Nos baseando neste princípio, de que é você quem manda, abaixo nós lhe apresentaremos duas maneiras que você poderá seguir para poder fazer telhado no SketchUp, sendo que caberá a você decidir e escolher qual das duas maneiras é a melhor, ou então até mesmo surgir com uma terceira maneira que acabou por ser melhor para você, e se esse for o caso, por favor não deixe de nos contar abaixo nos comentários qual é esta nova maneira!

Pois então vamos lá:

1º Método para fazer telhado no SketchUp

Bom, este método consiste basicamente em um passo a passo simples que iremos te passar abaixo, cabendo a você o seguir para que no final finalmente consiga fazer um telhado no SketchUp.

1º Passo

Antes de mais nada, comece criando um grupo específico para suas paredes, este passo é importante para poder organizar seu projeto e conseguir posteriormente “acoplar” seu telhado na parede mais facilmente.

Feito isso, vamos observar agora seu projeto em uma visão 2D, onde você irá criar na parte superior de seu projeto uma superfície com o auxílio da ferramente Retângulo – R.

2º Passo

Certo, se a sua casa não for literalmente quadrada, ou seja, se ela possuir “cortes” e “sobras” que um quadrado perfeito não teria, é hora de você apagar estas sobras, e para isto você poderá utilizar a ferramente Borracha – E.

3º Passo

Agora, com a ajuda da ferramenta OffSet – F, você irá criar o beiral de seu telhado. Para isto basta que você clique em uma das superfícies criadas, arraste uma pequena aresta até uma distância de sua superfície de modo que você faça uma espécia de “contorno” ao redor de sua estrutura, este contorno irá representar o beiral de seu telhado. Não se esqueça de ao final apagar esta aresta criada com o comando DELETE.

4º Passo

Com o auxílio da ferramente Puxar/Empurrar – P você irá informar qual a espessura sua laje terá, de acordo com seu projeto estrutural.

5º Passo

Agora, com a ajuda da ferramente Fira Métrica – T ache o lado de seu telhado com o maior tamanho/comprimento.

6º Passo

Com a ferramente Lápis – P você poderá passar o cursor pela aresta até que uma bolinha azul apareça, esta bolinha representa seu ponto médio.

Ainda com a ferramenta Lápis ativada, crie uma aresta que começa do ponto médio e “sobe/sai” de seu desenho, esta será a altura de seu telhado, a qual você também precisará especificar. Feito isto clique novamente na extremidade e você verá um triângulo retângulo se formando.

7º Passo

Dê um duplo clique na face de sua laje e, com a ferramente Siga-me ativada clique agora na face do telhado.

8º Passo

Após isto feito, você estará no final deste passo a passo de como fazer telhado no SketchUp. O próximo passo a se fazer é selecionar o seu telhado no SketchUp clicando três vezes nele e, com o botão direito de se mouse vá até a opção Interseccionar faces -> Com modelo.

9º Passo

Agora é hora de utilizarmos novamente a ferramente Borracha – E para podermos deletar todas aquelas arestas que não fazem parte do telhado, sendo aconselhável começar pelas arestas mais grossas.

10º Passo

Levando em conta que já criamos um grupo para as paredes, crie também um grupo para o telhado, assim você terá um maior controle de seu projeto.

11º Passo

Fim, agora você já sabe como fazer telhado no SketchUp, fácil ou difícil?

2º Método para fazer telhado no SketchUp

Certo, já te explicamos uma maneira que você pode utilizar para fazer telhado no SketchUp, mas nós te prometemos mais de uma maneira e pretendemos honrar nossa promessa.

Neste 2º método nós iremos te ensinar a como fazer telhado no SketchUp com o auxílio de um plugin chamado Instant Roof.  Com o plugin Instant Roof você poderá fazer telhado no SketchUp de uma água, duas águas, quatro águas, com intersecção e lanternins. Para tal é bastante simples, basta dar uma olhada no passo a passo abaixo:

1º Passo

A primeira coisa que você deverá fazer é selecionar o plano em que você criará o telhado.

2º Passo

Agora siga esta extensão:

PLUGINS -> INSTANT ROOF -> MAKE ROOF

3º Passo

Ao fazer isto abrirá uma janela com várias opções, selecione entre elas aquela opção que melhor se adapta ao tipo de telhado que você deseja, ou então, caso não tenha nada ali que te atenta, crie você mesmo seu próprio tipo de telhado.

Pronto, você acabou de fazer um telhado no SketchUp através do plugin Instant Roof! Agora, se você deseja adicionar materiais e detalhes, continue lendo o passo a passo.

4º Passo

Crie um plano e depois aplique neste plano o material que você deseja.

5º Passo

Agora seleciona as cumeeiras, águas e espigões e em seguida siga esta extensão:

PLUGIN -> INSTANT ROOF -> ADD ROOF DETAILS

6º Passo

Ao fazer isto irá abrir uma nova janela onde você poderá selecionar o material que deseja. Esta janela irá exibir somente materiais que estão presentes em nossa cena, exatamente por isso um novo plano foi criado para a aplicação do material desejado.

E, se tiver tido dificuldades em qualquer um dos passos sobre como fazer telhado no SketchUp, abaixo você poderá acompanhar tudo melhor através de um vídeo explicativo:

Conclusão

Esperamos que agora, após ler este artigo, você tenha uma boa noção de como fazer telhado no SketchUp, e que isso realmente seja útil para seus projetos futuros, afinal de contas este é nosso objetivo principal aqui, te ajudar! Então, caso tenha sobrado dúvidas, é só mandar a ver abaixo nos comentários e vamos nos esforçar ao máximo para te responder!

Caso tenha achado este artigo instrutivo e tiver realmente conseguido tirar suas dúvidas, não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, pode ser que eles estejam passando pela mesma dúvida que você e espalhar conhecimento é sempre algo bom a se fazer.

Ah, e caso queira complementar seus conhecimentos sobre sketchup, então não deixe de dar uma conferida também em todos os “macetes” que nós ensinamos na nossa categoria exclusiva sobre sketchup, dando uma lida nesses artigos não temos dúvidas de que você estará dominando esta ferramenta rapidinho!

Ah, e se você quiser um aulão completo de como fazer telhado no SketchUp, dá só uma olhada nesse vídeo super explicativo que nós achamos:

Write A Comment