Como Fazer Uma Mesa De Madeira

Quer aprender a como fazer uma mesa de madeira? Pois então você veio ao lugar certo!

Seja pelo preço das mesas de madeira estarem tão elevados, pela beleza que se é ter uma mesa feita de madeira ou apenas pela satisfação de poder dizer que foi você mesmo quem fez sua própria mesa, não importa o motivo de você estar buscando informações a respeito de como fazer uma mesa de madeira, o que importa aqui é que, no final, você esteja satisfeito com o seu trabalho.

E é pensando exatamente nisso que nós criamos este artigo, que nós iremos te ajudar a como fazer uma mesa de madeira que você possa apresentar para seus convidados com orgulho e dizer que foi você mesmo quem fez! E isso não importando se você é um marceneiro experiente, alguém que gosta de botar a mão na massa (ou, nesse caso, na madeira) ou até mesmo um iniciante no assunto.

Abaixo nós lhe daremos um passo a passo de diversos modelos diferentes, para que você possa escolher aquele que mais lhe agrada e que você acha que poderá facilmente montá-los.

Como fazer uma mesa de madeira de carretel?

Se você é um iniciante no assunto, então uma mesa de madeira de carretel é, definitivamente, a opção mais fácil para você.

Mas, de maneira alguma ela ser fácil de fazer quer dizer que ela não seja uma bela mesa. Uma mesa de carretel, quando bem feita e bem combinada com o ambiente ao seu redor pode ser verdadeiramente bela, podendo ser utilizada tanto em ambientes externos (o mais comum) quanto em ambientes internos.

Abaixo está a lista dos materiais que você precisará ter em mãos para montar este tipo de mesa:

  • 1 carretel industrial, que será, literalmente, a sua mesa;
  • Lixa para madeira, 5 folhas no total;
  • Luvas para sua própria proteção;
  • Tinta (ou verniz) da cor de sua preferência, a cor que você julga que será melhor para sua mesa;
  • E, tendo em vista que você irá pintá-la, então você também precisará de rolo e pincel.

Uma vez que você já tenha todos os materiais em mãos, agora é começar com a construção:

  1. A segurança sempre em primeiro lugar, então comece colocando as luvas, são elas que irão te proteger de pregos e farpas presentes no carretel;
  2. As lixas devem ser usadas para deixar a mesa lisa, sem fiapos de madeira ou farpas;
  3. Por fim, pinte a mesa com a cor escolhida e a deixe secando ao sol por algumas horas.

Lembrando que a pintura não é um passo que é realmente necessário, sendo que você pode usar o carretel logo após lixá-lo. Como pode bem ver é um processo bastante simples, sem segredos, sendo que você consegue comprar carretéis usados por preços bem baixos, e o tamanho da mesa também será você quem irá definir, pois há carretéis pequenos (para uma mesinha de centro) e grandes (para uma mesa de jantar), tudo dependendo de que tipo de mesa você deseja ter.

Como fazer uma mesa de madeira rústica?

Sabe aquelas mesas de madeira bonitas e que são feitas com troncos de árvore? Pois é exatamente esse o tipo de mesa que nós iremos te ajudar a fazer, e nós te garantimos que o processo é mais fácil do que parece. Em primeiro lugar comece separando todos os materiais de que você necessitará para o processo:

  • Tronco de árvore, aqui o comprimento do tronco irá definir o tamanho de sua mesa e, é claro, opte sempre por troncos de árvores que tenham caído sozinhas, não derrube uma árvore apenas com este intuito em mente;
  • Lixa para madeira;
  • Mão francesa, elas serão os pés de sua mesa, este passo a passo será dado para como se você estivesse fazendo uma mesinha com três pés;
  • Impregnante para madeira Stain Plus Base Água que tenha a cor que você julgar melhor;
  • Pincel e rolo para pintura;
  • Tinta em spray da cor que você julgar melhor;
  • Parafusos e ferramentas para poder fixá-los;
  • Jornal velho para poder forrar o local em que você for realizar a pintura de sua mesa.

Uma vez com os materiais em mãos, basta dar sequência a montagem de sua mesa.

  1. Com o auxílio do pincel e do rolo, comece aplicando o Stain Plus Base Água no tronco, e, caso queira, você também poderá aplicar a tinta em spray na mão francesa;
  2. Por fim basta fixar cada mão francesa na parte debaixo de seu tronco, fixe-os a uma distância igual um do outro, de maneira que um triângulo seja formado no centro e pronto, está aí o passo a passo de como fazer uma mesa de madeira com troncos.
SAMSUNG CAMERA PICTURES

Como fazer uma mesa de madeira com pallets?

E que tal aproveitar aqueles pallets que ficam jogados por aí para fazer uma bela mesa de madeira? Uma mesinha para escritório ou para os estudos feita com pallets ficara realmente muito bela.

E para tal, basta seguir o passo a passo que apresentamos abaixo:

  1. A primeira coisa a que você deve fazer é decidir qual será o tamanho de sua mesa, ou seja, as dimensões que a sua mesa de pallets deverá possuir;
  2. Você precisará ter em mãos de 2 a 3 peças de pallet, e você pode encontrá-las facilmente em feiras ou lojas, atente-se apenas para seu estado de conservação;
  3. Com um martelo em mãos, desmonte os pallets que você adquiriu;
  4. Com um serrote ou serra, corte as ripas de madeira para que fiquem de acordo com as dimensões que você escolheu;
  5. Aqui será preciso que você tenha em mãos uma braçadeira em barra, massa para preencher madeira, base para anexar as ripas, lixadeira, furadeira, parafusos para madeira e fita métrica. A primeira coisa que você deverá fazer são os furos e em seguida a fixação dos parafusos, de modo a prender as ripas na base escolhida. Utilize a braçadeira de modo a manter as ripas fixadas e próximas uma das outras antes de parafusar;
  6. Aplique então a massa de modo a cobrir imperfeições naturais do material, tais como cabeças de parafusos e perfurações, leva cerca de 24 horas para sua secagem. Após isso, use a lixadeira antes de aplicar a tinta seladora e o verniz;
  7. Aplique a tinta seladora e, se ela já vier com o verniz, então você poderá pular o próximo passo;
  8. Aplique o verniz de modo a alcançar o brilho que você deseja ter e claro, há também a possibilidade de aplicar uma pintura no lugar do verniz;
  9. Após o verniz secar, basta agora que você fixe os pés na madeira, pés estes que podem ser metálicos, plásticos, etc, tudo dependendo de seu gosto.

E pronto, você agora sabe o passo a passo de como fazer uma mesa de madeira com pallets, mas, caso queira dar uma conferida num vídeo explicando este mesmo passo a passe acima, basta conferir abaixo:

Como fazer uma mesa de madeira de centro?

Aquela mesinha de centro que serve para poder embelezar ainda mais seu ambiente também pode ser facilmente feita com madeira, e acredite, é fácil mesmo.

Para começar a fazer sua mesinha de centro, confere só quais materiais você irá precisar:

  • Parafusos de 4,5 x 25 e furadeira;
  • Lixa para madeira, 2 folhas;
  • Rodinhas ou pernas, 4 no total;
  • 1 pallet;
  • Tinta acrílica ou então verniz;
  • Rolo ou então um pincel;
  • Um vidro que seja do mesmo tamanho do pallet que você escolheu.

E, com todos estes materiais em mão, então é só seguir o passo a passo:

  • A primeira coisa a se fazer é lixar seu pallet, retirando todas as farpas dele e deixando ele bem lisinho;
  • Em seguida envernize ou então pinte ele e aguarde- secar, isso deverá levar cerca de 4 a 5 horas no total;
  • Com a furadeira em mãos, fixe as rodinhas (ou então as pernas) em cada um dos cantos do seu pallet;
  • Vire sua mesa e coloque o vidro sobre ela, e é obvio que o vidro é apenas opcional, mas sua mesinha de centro ficará muito mais bela com ele.

E pronto, agora você já sabe como fazer uma mesa de madeira para o centro.

Ao todo foram quatro opções diferentes e simples de mesas de madeira que nós te ensinamos a fazer, nada muito complexo e elaborado, porém opções muito bonitas e que irão enriquecer qualquer tipo de ambiente.

Então, caso tenha gostado de algumas das opções acima, é só arrumar os materiais e botar a mão na massa, ops, na madeira!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais