As telhas de PVC vem sendo bastante utilizadas em construções no geral, mas, como saber se elas são ideais para o seu projeto? Pois nós iremos te ajudar justamente nisso.

Elas podem ser uma alternativa excelente do que as de cerâmica, concreto ou aço, mas há algumas coisas que você deve se atentar antes de ir correndo comprá-las para utilizar em sua obra. Antes de escolher em definitivo qual será seu tipo de telhado, estão são as perguntas que você deve se fazer e ficar atento:

  • Quanto tempo suas telhas irão durar?
  • Suas telhas poderão resistir a intempéries tais como chuvas, chuvas de granizo, ventos fortes e tempestades?
  • O peso das telhas atende as especificações previstas no projeto?
  • O visual e design das telhas estarão de acordo com o resto da casa?
  • Qual o preço destas telhas?
  • Elas são ecológicas ou recicláveis?

Todas estas perguntas devem ser corretamente respondidas antes de se optar pelas telhas de PVC, ou qualquer outro tipo de telhas. Mas, neste artigo em específico, focaremos apenas nas telhas de PVC, então vamos lá.

Telhas de PVC

O ideal é já começarmos falando que as telhas de PVC (Policloreto de Vinila) são todas feitas de plástico, ou seja, já se adequam a categoria de ecológicas e recicláveis. Elas possuem uma aparência similar a das telhas de cerâmicas, e são divididas em placas de vários tamanhos e cores.

Devido a sua versatilidade e praticidade, isso faz com que elas sejam utilizadas em vários tipos de instalações. Sua instalação além de ser rápida é também feita sem muitas dificuldades.

As telhas de PVC possuem diversos modelos, para todo tipo de gosto, abaixo focaremos nos principais modelos disponíveis no mercado nacional e com algumas opções de aplicações.

Colonial

Este tipo de modelo é bastante similar as telhas de cerâmica, porém com as vantagens fornecidas pelo PVC. Além do formato colonial tradicional que você encontra nas telhas de cerâmica, este modelo ainda pode ser encontrado em diferentes cores.

 

 

Ondulada

Este tipo de modelo destaca-se bastante pelo seu preço camarada. Ele é geralmente mais empregado em construções com o telhado visível, isso pois ele é visualmente bonito.

Transparente

Esta opção, quando bem trabalhada, deixa o ambiente realmente muito belo. Isso porque sua transparência permite que ela seja combinada com outras telhas, além de permitir que a luz natural entre no recinto, ou seja, para locais que recebem luz solar com frequência como jardins e varandas, esta pode ser a melhor opção.

Há Restrições?

As telhas de PVC não possem restrições, contraindicações ou nada do tipo para seu uso, sendo que elas podem ser usadas tanto para obras comerciais quanto residenciais.

O que realmente define a escolha das telhas de PVC são as especificações de projeto, ou seja, cabe ao encarregado pelo projeto estudar as opções e analisar se a telha de PVC (e qual modelo e cor) cabe naquela obre em específico.

As Vantagens das Telhas PVC

As telhas de PVC oferecem várias vantagens quanto a sua utilização, e iremos destacar abaixo as principais vantagens.

E, em primeiro lugar, devemos destacar sua durabilidade. Levando em consideração que você não procura um telhado já pensando em quando terá de trocá-lo, as telhas de PVC te ajudam exatamente nisso, pois elas possuem uma durabilidade que fica entorno de 20 a 25 anos, ou seja, você só terá de se preocupar em trocá-las daqui a duas décadas, no mínimo.

A sua resistência a intempéries também é bastante alta, sendo que ela resiste bem a chuvas fortes, raios solares e até mesmo a tempestades.

Apesar do que possa parecer, por serem feitas de plástico, as telhas de PVC não propagam fogo. Isso se deve ao fato de que a maioria dos fabricantes já desenvolvem as telhas para que elas sejam resistentes ao fogo e não propaguem as chamas, garantindo assim sua maior segurança.

Devido ao fato das telhas de PVC serem compostas por um material sem porosidade, isso faz com que o telhado não absorva água, ou seja, sem mofos e fungos, e uma limpeza fácil de fazer, sendo que a própria água da chuva já irá lhe auxiliar nisso.

As telhas de PVC são leves, ou seja, isso significa que não há necessidade de uma estrutura muito elaborada para poder suportá-las, isso faz com que o processo seja mais rápido e barato.

Você poderá optar por vários modelos e cores, tendo a possibilidade de mesclar ambos para montar o design da maneira que achar melhor, aquele que você acha mais bonito e que se adapta a sua residência.

E, é claro, trata-se de um material sustentável. E quando dizemos sustentável queremos dizer que o material é 100% reciclável, ou seja, ao optar pelas telhas de PVC para sua construção você ainda por cima estará ajudando o planeta.

As Desvantagens das Telhas de PVC

preço pode  ser considerado como uma das principais desvantagens das telhas de PVC. Isso se dá ao fato de ainda terem poucos fabricantes nacionais para este tipo de material, o que acaba por aumentar um pouco seu valor de mercado. Entretanto, apesar de seu preço ser mais elevado do que as demais telhas, quando analisada como um todo, ou seja, seu custo-benefício, as telhas de PVC ainda saem na frente devido as inúmeras vantagens que elas trazem para a obra como um todo.

Seu isolamento térmico e acústico também não é algo que conta muito a seu favor pois, mesmo que o plástico possua um certo isolamento acústico, ainda assim é menos do que o presente em telhas cerâmicas. Porém, a utilização de uma manta que fique entre o telhado e o forro pode ajudar bastante neste quesito, tanto para o isolamento acústico quanto para o térmico.

Quanto Custam as Telhas de PVC?

Nós acabamos de citar acima o preço como sendo uma das desvantagens deste tipo de telha, então é normal que surja a dúvida de qual na verdade é este preço. Falaremos disso agora mesmo.

É claro que o preço irá sofrer variações conforme o fabricante, o tipo e a cor da telha que você optar por comprar, porém é possível que façamos uma média. Podemos dizer que modelos mais baratos custam, em média, R$ 50,00 a peça, enquanto modelos mais caros este valor, por peça, pode chegar até R$ 200,00.

Então o ideal aqui é que você fala uma pesquisa extensa de mercado antes de fechar negócio.

Colocando as Telhas de PVC

Certo, você já está por dentro das vantagens e desvantagens das telhas de PVC, escolheu seu modelo e cor e as comprou, e agora, como instalá-las? Calma, nós também iremos te ajudar nisso.

E, como se trata de um serviço manual, nós acreditamos que para um melhor entendimento isso deve ser visto, e não lido. Assim sendo, confira o vídeo abaixo (de apenas 4 minutos) que irá te auxiliar neste assunto:

Caso você possua um pouco de experiência no assunto, e os materiais necessários, você mesmo poderá realizar a instalação destas telhas. Entretanto, caso você seja leigo, não possua os equipamentos necessários, e não se sinta confiante o bastante, então não tem erro, você deve chamar por profissionais qualificados para realizem o serviço. Lembre-se sempre de que, caso este serviço seja mal feito, isso com certeza irá voltar no futuro para te assombrar, principalmente em épocas de chuva.

Escreva um Comentário