A cozinha é um dos ambientes mais ocupados e úteis de uma casa, por isso, é muito importante que ela seja prática, funcional e confortável. Nas novas construções, espaço tem sido um grande desafio, já que as casas e apartamentos contam com metragens menores. É aí que surge uma tendência incrível, a integração de ambientes. As cozinhas integradas com salas são excelentes alternativas.

Esses cômodos costumam ser divididos por algum móvel ou alguma divisória que irá delimitar os ambientes, pode ser uma bancada ou uma ilha. As cores também podem contribuir para esse efeito.

Com essa trend será possível alinhar conforto, estilo e praticidade. Pensando em te ajudar na implementação dos seus ambientes integrados, fizemos uma seleção de dicas e fotos que vão te inspirar. Confira:

Vantagens da cozinha integrada com sala

Ambientes integrados podem oferecer muitas vantagens, principalmente para casas pequenas. Com ela, será possível otimizar espaços, além de dar a sensação de que os cômodos são maiores do que realmente são. Seu dia a dia também ficará mais prático, já que os ambientes ficam mais funcionais. E por fim, a interação com os amigos e familiares será muito mais fácil e proveitosa.

Cozinha integrada com sala

A cozinha pode ser integrada com a sala de jantar ou com a sala de estar. Tudo depende de como os cômodos são dispostos na sua casa. Confira dicas de decoração para cada uma delas:

Cozinha integrada com sala de estar

Não é necessário que a decoração da cozinha e da sala de estar sejam as mesmas, mas é importante que os ambientes possam conversar entre si, gerando harmonia. A vantagem de ter uma decoração para cada cômodo é que será mais fácil realizar a distinção entre eles.

Quando a cozinha é integrada com a sala de estar, você poderá interagir com amigos e familiares enquanto cozinha e eles assistem TV. Dessa forma, todo mundo consegue realizar suas atividades e se divertir sem perder a interação e a conversa. Um ambiente aberto é tudo de bom.

Cozinha integrada com sala de jantar

A cozinha integrada com sala de jantar pode deixar a sua rotina mais prática, além de agregar a cozinha ao restante da casa, tirando-a do isolamento. Acabaram os problemas de cozinhar escondido enquanto todo mundo se diverte, assim, o cozinheiro poderá interagir com os convidados durante o preparo das refeições.

Sem contar que o ambiente ficará mais amplo. Ao derrubar as paredes, transformando tudo em um ambiente só, será possível ter uma sensação de que a casa é maior e melhor distribuída. Mas é necessário dividir bem os ambientes para que todos os moradores da casa saibam os limites de cada um dos cômodos.

Use a decoração como um auxílio nesse processo, além disso, é possível usar um elemento integrador, como uma bancada ou ilha.

Cozinha americana com sala integrada

A cozinha americana é um dos exemplos mais antigos de cozinha integrada com a sala, no entanto, ela possui algumas diferenças que a tornam tão característica. A cozinha integrada não conta com paredes, tendo ambientes mais abertos, já a cozinha americana, possui uma bancada que divide muito bem os ambientes.

Não existe uma obrigatoriedade para a decoração, mas se atente para que os ambientes sejam harmônicos. Elementos que não podem faltar no seu cômodo são luminárias e baquetas que são próprias para esse estilo de cozinha.

Dica para melhor aproveitar o espaço

A ideia é aproveitar melhor cada espaço para ter ambientes fluídos e amplos. Móveis planejados são excelentes para compor o cômodo de forma elegante e aproveitando todos os cantos. As cores também podem contribuir para esse fim. Então, invista em móveis em apenas uma tonalidade e que possam contrastar com o piso.

Na sala, tome cuidado com as cores vibrantes, pois elas podem atrair demais a atenção fazendo parecer que os dois cômodos são distintos e não estão integrados.

A importância de um balcão funcional

Bancadas são itens muito bacanas em cozinhas normais, mas na cozinha integrada com sala, ela acaba se tornando essencial. Ela será a responsável por delimitar onde acaba a cozinha e onde acaba a sala.

Mas também recebe outras funções importantes, como dar maior praticidade ao dia a dia e permitir que sejam realizadas refeições rápidas e até o preparo de receitas.

Quanto ao material, as bancadas podem ser confeccionadas em porcelanato, madeira e cimento. Também podem ser complementadas com gavetas e nichos.

Incremente a decoração com azulejos e cores

Na hora de decorar sua cozinha, vale a pena investir em azulejos decorativos. Sua cozinha ficará muito mais elegante e colorida. O formato fica por sua conta e criatividade. Existem estampas que estão mais em alta e outras que são atemporais, como os azulejinhos portugueses.

Se a ideia for uma proposta mais moderna, as cores mais clássicas como o cinza são a aposta certa. Para uma cozinha e sala viva e muito alegre, não abra mão do colorido, principalmente se você quiser unir os dois ambientes em um só.

Espelhos: onde usar? Na sala ou na cozinha?

Não existe uma regra para usar espelhos. Eles podem ser postos tanto na sala quanto na cozinha. A melhor parte é que eles são responsáveis por fazer parecer que os ambientes são mais amplos e maiores.

Sabemos que não é muito comum ter espelho na cozinha, mas se você é um pouco mais ousado, é um risco que vale a pena correr, porque pode dar muito certo. Tente colocá-lo em uma parede com cor ou com um papel de parede, pois assim, ele ganhará destaque e aparecerá bem na sua decoração.

Saída de Ar em Projetos de Cozinha Integrada

Cozinhas integradas com sala de jantar ou sala de estar, precisam de um item extremamente importante em sua composição: uma coifa ou depuradores. Os ambientes não possuem parede, assim, o cheiro de comida e a gordura dos alimentos vai se espalhar por todos os seus móveis. Com esses itens, você evita que isso aconteça, mantendo sua cozinha e sala limpa e organizada por muito mais tempo.

Iluminação para cozinha integrada com sala

A claridade é muito importante para uma cozinha, porque se torna muito difícil cozinhar no escuro. Além disso, ela auxilia na sensação de amplitude dos ambientes. Então, se certifique de que a cozinha tenha portas e janelas grandes com bastante incidência de luz.

Caso isso não seja possível, você precisará investir em luminárias, pendentes, lustres e spots para que você tenha a iluminação adequada.

35 fotos de cozinhas integradas que vão te deixar boquiaberto

São muitas as possibilidades de montar uma cozinha integrada com a sala, então, é muito importante conhecer alguns projetos antes de começar a fazer as reformas na sua casa. Confira nossa seleção de fotos e se encante com os modelos disponíveis:

Uma cozinha integrada com sala é uma ideia que você deve considerar antes de começar a fazer as reformas da sua casa. Um ambiente amplo e muito versátil e que vai proporcionar muitas vantagens para a sua casa. Tenha cômodos integrados em que todos os moradores podem interagir e ninguém vai ficar sozinho na cozinha.

Leve em consideração a escolha de uma bancada para dividir os ambientes e use a decoração como uma auxiliadora para caracterizar cada um deles. Deixe sua criatividade e personalidade tomar conta do seu projeto.

Write A Comment