Nunca ouviu falar sobre a telha ecológica? Pois então é só vir com a gente que nós te mostramos o que é uma telha ecológica, além de suas vantagens e desvantagens! Quem sabe não é exatamente aquilo que você tanto procurava?

Neste artigo focaremos exclusivamente na telha ecológica, te mostrando o que elas são, seu valor, suas vantagens e desvantagens e muito mais! Se você procura por inovação e ao mesmo tempo está alinhado com o meio ambiente, então não pode deixar de vir conferir!

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

A telha ecológica

Que tal começarmos definindo o que é a telha ecológica antes de passarmos para suas vantagens e desvantagens?

Só pelo nome não é muito difícil de você imaginar o que elas são, não é mesmo? Trata-se de telhas que são produzidas com fibras naturais ou então com materiais reciclados, ou seja, é um produto ecologicamente correto!

Claro que a composição de uma telha ecológica pode variar bastante, entretanto é mais comum que elas sejam feitas de produtos reciclados, tais como garrafa PET e até mesmo papel, ou de fibras naturais, tupo bananeiras, sisal ou coco. Ainda é possível encontrar telhas de plástico, papelão, alumínio prensado ou asfalto. Deixando de lado as desvantagens, uma das principais vantagens da telha ecológica é o fato dela não possuir nenhum traço de amianto, o que todos sabemos que se trata de uma substância bastante tóxica.

Então, se você deseja que sua construção esteja alinhada com o pensamento ecológico e reciclável, definitivamente a telha ecológica é a que você irá querer aqui!

Telha Ecológica – Vantagens e Desvantagens

Agora que nós já te situamos sobre o que é a telha ecológica, que tal focarmos nas vantagens e desvantagens desta telha? Pois então vamos lá, e vamos começar pelo lado bom da coisa, as vantagens.

Vantagens da telha ecológica

Vamos deixar as desvantagens mais para baixo e focar primeiramente nas vantagens da telha ecológica.

É sustentável

Vamos começar pela vantagem mais óbvia de todas, que se dá pelo fato da telha ecológica ser ecologicamente sustentável. Por utilizar materiais reciclados isto faz com que ela contribua para a redução de entulhos, bem como a reciclagem do lixo e também para a conservação do meio ambiente.

Estima-se que, para produzir uma telha de 2,20 m x 90 cm, é necessário por volta de 2000 caixinhas de leite. Ou seja, tomando como base este cálculo podemos afirmar que para cobrir uma casa que possua 100 m² (com cerca de 80 telhas), são necessários por volta de 160 mil caixinhas de leite, isso é, são 160 mil caixinhas que deixam de ser jogadas no meio ambiente ou em aterros.

O custo na obra é reduzido

Madeira, concreto e água, o uso destes materiais é reduzido em uma telha ecológica, o que consequentemente faz com que seu valor final também seja reduzido quando comparada a demais telhas. Entretanto, a economia não fica por conta penas deste aspecto.

A telha ecológica é mais leve do que uma telha de fibrocimento  de cerâmica, consequentemente seu transporte é mais fácil, o que evite que as telhas acabem se quebrando no percurso. E isso sem falar que a instalação deste telhado pode ser feito com equipes menores, o que contribui para reduzir o custo com a mão de obra dependendo do tamanho de seu projeto.

Rápida instalação

Devido ao fato delas serem mais leves, isso faz com que as telhas ecológicas sejam mais fáceis de serem fixadas no telhado. Ou seja, além de contar com equipes menores, sua instalação é também mais rápida, o que lhe permite utilizá-la para um curto prazo de entrega.

Resistência e segurança garantidas

Não confundo o fato da telha ecológica ser mais leve com ela ser menos resistente, pois não é bem assim que a coisa funciona. Na verdade a telha ecológica possui uma boa resistência contra quedas de objetos, infiltrações e goteiras. Mas claro, é necessário que cuidados sejam tomados em sua instalação para que a firmeza do telhado seja garantido.

O primeiro passo é sempre seguir todas as recomendações do fabricante, bem como estar atento aos locais para furação e também para a correta inclinação do telhado. Saber identificar o sentido do vento é também bastante importante, uma vez que a instalação da telha ecológica deve sempre ser feita na direção contrária a do vento.

Um bom conforto térmico

Uma das principais vantagens da telha ecológica se diz respeito ao conforto térmico que ela lhe proporciona, ou seja, ela irá te ajudar a manter a temperatura sempre agradável, isso pois suas partes de alumínio ajudam a refletir os raios solares.

Para que você tenha uma noção de quão bom é seu conforto térmico, ao compará-lo com telhas de fibrocimento e ecológica apresenta um conforto térmico até 50% melhor. Mas o melhor mesmo é que você inclua mantas térmica e isolantes na cobertura, assim seu conforto térmico estará totalmente assegurado.

Uma vez que já passamos pelas vantagens da telha ecológica, vamos agora focar em suas desvantagens.

As desvantagens da telha ecológica

Acima te mostramos as vantagens, mas como nada pode ser perfeito, vamos dar uma olhadinha agora nas desvantagens por trás da telha ecológica.

Mão de obra

Inclinação diferenciada, espaçamento rigorosamente preciso, peso, etc. Estas são algumas das características para a instalação de uma telha ecológica que precisam ser seguidas a risca, o seja, é necessário aqui que mão de obra especializada seja contratada.

Isso se torna uma desvantagem apenas para a procura, pois definitivamente nem todos são os que sabem instalar corretamente esta telha, e o preço pago por essa mão de obra, oferta e demanda, uma vez que este profissional não é comum, então ele é mais caro do que um comum.

“Estética”

Muita atenção as aspas que utilizamos aqui, isto pois esta “desvantagem” é bastante questionável.

Alguns dos materiais que são utilizados na criação da telha ecológica criam uma estética que pode ser desagradável para alguns clientes, o que acaba contribuindo para que as pessoas optem por telhados convencionais, pois afinal de contas, este é o telhado que elas já conhecem. Entretanto, como dito acima, isto é totalmente questionável e vai de pessoa para pessoa e de estilo para estilo.

Preço individual

Sim, nós falamos acima que o preço geral na obra é reduzido, porém se compararmos o preço individual de uma telha ecológica com uma convencional, a ecológica pode acabar sendo mais cara.

Mas claro, isso depende muito de região para região, sendo necessário que você realize uma busca mais avançada dependendo de onde você se encontra. Ah, e leve sempre em consideração o custo final da obra, e não apenas o valor individual de uma única telha!

E é isso.

“Pera, mas são só essas as desvantagens?”

Sim, basicamente não há desvantagens para a instalação de um telha ecológica, sendo suas vantagens muito mais numerosas. O que falta mesmo é um maior conhecimento por parte da população, para que todos consigam “sair da caixinha” e buscar alternativas para produtos que todos usam, tal como o telhado ecológico em relação ao convencional!

Conclusão

Certo, neste artigo nós te apesentamos as principais vantagens e desvantagens da telha ecológica, sendo que agora cabe exclusivamente a você pesar ambas e ver se a utilização desta telha é ou não compatível com sua obra em questão!

Sobraram dúvidas com relação a telha ecológica? Pois então basta perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Mas caso a leitura deste artigo lhe tenha sido útil, não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no percurso!

Escreva um Comentário