Saber como construir um muro é um conhecimento básico que todos os que trabalham na construção civil devem possuir, mas se você não tem nem noção de por onde começar sem problemas, nós estamos aqui!

Aqui neste artigo nós iremos lhe mostrar todo o passo a passo sobre como construir um muro, para que você saia daqui já querendo levantar um muro você mesmo. Preparado para aprender e botar a mão na massa? Pois então vamos lá!

O muro

Não há nenhuma necessidade aqui de te explicarmos o que é um muro, não é mesmo? Pois então vamos pular esta explicação e focar na definição de etapas importantes que você precisará seguir para construir um muro.

Fundação

A fundação é sempre a etapa mais importante de uma obra, e até mesmo para construir um muro você irá precisar focar na fundação, geralmente a utilizada aqui trata-se da sapata corrida.

O objetivo desta fundação será suportar e distribuir as cargas do muro linearmente no solo, ou seja, é necessário que esta fundação percorra todo o comprimento do muro.

As paredes

Não tem como construir um muro sem as paredes, não é mesmo? As paredes podem ser feitas de concreto ou de blocos cerâmicos, sendo necessário os mesmos cuidados que todas as demais paredes da casa.

Muros de blocos de concreto são bastante comuns, isso pois eles não necessitam de revestimento, o que acaba por trazer uma certa economia para a obra.

Leitura complementar: Como Levantar Uma Parede; Passo A Passo!

Cinta de amarração

O papel da cinta de amarração é bastante parecido com o das vigas, sendo ela a responsável por aumentar a resistência do muro a movimentos laterais. As cintas são construídas com blocos canaleta, e preenchidas posteriormente com barras de aço e concreto.

Se o seu muro tiver mais de 2 metros de altura, então a cinta de amarração é aconselhável aqui.

Pilaretes

Tratam-se das colunas dos muros, caso vá construir um muro com mais de 3 metros de comprimento então a utilização de pilaretes é recomendada aqui. Os pilaretes são construídos da mesma maneira que as colunas da obra, dispostos em vãos de até 2,8 metros e responsáveis por fornecerem uma resistência estrutural para o muro.

Agora que você já está mais familiarizado com os elementos que compõem o muro, vamos focar no passo a passo para construir um muro.

Passo a passo de como construir um muro

1 – Comecemos do início

O primeiro passo de qualquer construção, e isso inclui também para construir um muro, é a sua fundação.

O que você deve fazer aqui é ter plena noção de onde será posto o muro, com isso quero dizer que a escavação para sua fundação deve corresponder exatamente com onde o muro estará. É importante também alinhar sua fundação com as medidas previstas em projeto, tal como comprimento, largura e até mesmo profundidade.

Tenha também em mente que os aços dos pilaretes bem como as colunas de aço estarão fixadas na fundação, ou seja, é importante garantir que as colunas estejam perpendiculares e na correta posição com relação ao projeto.

2 – Vamos agora para as paredes

Tudo certinho na fundação? Pois então que tal começarmos a levantar umas paredes?

Colocamos agora a primeira fiada de tijolos/blocos sobre a fundação impermeabilizada. A primeira fiada é a mais importante, isso pois é ele quem irá determinar tanto o local onde você irá erguer o muro quanto seu alinhamento.

3 – Agora vamos para as cintas

Será necessário uma cinta de amarração? Pois então basta utilizar blocos de canaletas (sempre nas mesmas medidas dos demais blocos do muro) e pronto. É importante que as barras percorram toda a extensão do muro, e que você verifique também se há uma camada fina de concreto dentro dos blocos antes de dispor as barras de aço.

Todas as barras de aço estão devidamente posicionadas? Pois então agora é só colocar o resto do concreto. E se estiver com dúvidas quanto a que traço de concreto utilizar, é só dar uma conferida nesse guia completo sobre traço de concreto que temos aqui no Total Construção.

4 – Os pilaretes

A próxima etapa neste nosso passo a passo de como construir um muro são os pilaretes

As colunas de aço que utilizamos para os pilaretes são normalmente fixadas na fundação. É importante aqui que você confira se as barras de aço estão bem firmes.

Feito tudo isto agora é só aguardar a secagem do concreto e realizar o acabamento com chapisco caso julgue necessário, cabe até uma pintura se assim você achar conveniente. Prontinho, seu muro está feito!

Qual o valor gasto para construir um muro?

O valor gasto para construir um muro depende bastante, depende bastante do muro que você está construindo. Mas nós te ajudamos a pelo menos ter uma noção inicial.

Valor gasto de concreto

O valor de concreto é sempre referente ao volume de concreto que você utilizará para construir o seu muro. Ou seja, basta que você calcule o volume da fundação e dos pilaretes, defina bem qual o traço irá utilizar e de acordo com este volume você irá fazer o cálculo referente a quantidade de cimento, pedra e areia que serão necessárias.

Valor gasto em blocos e tijolos

Quer saber quantos blocos precisará para construir seu muro? Pois para isto que você calcule a área da alvenaria de seu muro em m², lembrando de descontar áreas de vãos caso existam. Uma vez que você tenha em mãos este valor da área, é só dividir esta área pela área do bloco que você planeja usar, lembrando de considerar neste cálculo a espessura da argamassa que estará entre os blocos somando 1 cm da argamassa com o comprimento e a altura do bloco escolhido. O resultado que aparecer será referente a quantidade de blocos que você precisará.

Valor gasto para a argamassa

Quer saber quanto de argamassa você precisará? Pois então a primeira coisa a se fazer é calcular o volume total d alvenaria, multiplicando a área da alvenaria pela espessura. Uma vez que você tenha em mãos este valor, aí é só subtrair o volume dos blocos utilizados (de todos eles), e o que restar será o volume da argamassa necessária.

Conclusão

Neste artigo nós te mostramos de maneira fácil e resumida como construir um muro. Mas, se você for do tipo de pessoal que prefere um auxílio visual do que ler um manual, então você pode conferir abaixo a série de vídeos sobre como construir um muro que o canal “O Pulo do Gato na Construção” disponibilizou:

E já sabe né? Qualquer dúvida que tenha restado basta perguntar no comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe ajudar! E, caso tenha gostado e aprendido algo com este artigo, não deixe então de compartilhar com seus amigos e conhecidos, vai que eles também estão precisando construir um muro, não é mesmo?

Escreva um Comentário