Levantando uma parede

Como Levantar Uma Parede – Passo A Passo!

Saber como levantar uma parede é um conhecimento importante, não importa se você está dentro ou não da construção civil, e é exatamente nisto que nós iremos focar aqui neste artigo.

Aqui neste artigo nós iremos lhe apresentar todo o passo a passo de como levantar uma parede, para que você consiga dar prosseguimento em sua obra, ou apenas levantar aquela parede extra do seu puxadinho. Não importa muito o que você queira fazer, desde que você saiba fazer com qualidade.

Preparado para aprender? Pois então vamos lá!

Problemas de levantar uma parede da maneira errada

Aprender a maneira correta de como levantar uma parede é também uma maneira de você se proteger contra todos os problemas que um parede mal feita pode lhe ocasionar.

“Tá, mas o que pode ocasionar uma parede mal feita?”

Uma parede mal feita é aquela em que o prumo, o alinhamento, o nível e o esquadro não foram bem realizados, ou seja, ela inevitavelmente irá apresentar problemas. Sendo que estes problemas poderão vir a ser:

  • No caso de uma parede sem o prumo o reboco pode vir a engrossar;
  • No caso de uma parede sem alinhamento poderá haver um excesso de recorte em piso de porcelanato ou cerâmico;
  • Em janelas que não possuam verga e contraverga irão inevitavelmente aparecer fissuras e trincas;
  • Será necessário o retrabalho em vãos de janelas e portas que não apresentarem as dimensões corretas.

Consegue imaginar o impacto que todos estes problemas pode acarretar para sua obra? Exatamente por isso que aprender a levantar uma parede  é um conhecimento bastante útil!

Mas, antes de focarmos diretamente em lhe ensinarmos o passo a passo por trás de como levantar uma parede, vamos dar uma olhadinha nos materiais que você pode se utilizar para tal: tijolo e bloco de vedação.

Tijolos e Blocos

Anúncios

Os tijolos, mais comumente utilizados para levantar uma parede, são feitos de barro, com o nome composto de “Tijolos cerâmicos”, podendo ser utilizado tanto para uma alvenaria estrutural quanto de vedação.

Já os blocos costumam ser mais “robustos”, sendo feitos a partir de um traço de concreto específico para sua utilização. Eles também podem ser utilizados tanto para uma alvenaria estrutural quanto de vedação.

No vídeo abaixo você consegue ter uma noção melhor da diferença dentre os blocos que são utilizados para levantar uma parede:

Alvenaria estrutural e de vedação

Basicamente podemos dividir a alvenaria em duas: estrutural e de vedação!

alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, é aquela em que há uma função estrutural por trás, ou seja, para levantar uma parede de alvenaria estrutural requer um pouco (na verdade muito) de cuidado. Isso pois a estrutura de sua obra será a própria alvenaria, e é isso que faz dela tão importante. Este tipo de alvenaria é também a mais utilizada para a construção de prédios residenciais de até 8 pavimentos, para apartamentos de 2 quartos e para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Já a alvenaria de vedação é o oposto da estrutural, ou seja, ela não possui nenhuma função estrutural, tendo como função principal a separação de ambientes. Ou seja se você deseja levantar um parede com o único intuito de fazer uma separação de ambientes em sua residência, então é a alvenaria de vedação que você deverá focar.

Antes de aprender a como levantar uma parede: Cálculo dos materiais

Antes de já chegar e levantar uma parede, é necessário que você tenha em mente o quanto você precisará para esta parede em específico, e estamos falando no quesito de material que será gasto.

A primeira coisa que você deve ter em mente para realizar este tipo de cálculo é qual o tipo de tijolo que você irá utilizar, sim, existe mais de um. Abaixo você confere os principais tipos:

  • Tijolo laminado ou comum: Possui dimensões de 5 x 10 x 20 cm
  • Tijolo furado: Possui dimensões de 9 x 19 x 29 ou de 14 x 19 x 29

medida de tijolos

Após escolher o tipo de tijolo agora você terá de calcular quantos deste tijolo serão necessários para a sua parede. Vamos supor que estamos utilizando um tijolo furado com dimensões de 9 x 19 x 29 e que nossa parede possui 14 cm de largura. Agora então vamos fazer a conta para sabermos a quantidade necessária de tijolos, mas lembrando sempre que tanto para a altura quanto para o comprimento do tijolo é necessário somarmos 1,5 cm de rejunte.

Anúncios

Neste cenário, para 1 m² de parede nós teríamos então:

1 m² de parede/[(0,19 + 0,015) m de altura x (0,29 + 0,015) de comprimento)]

Resultando em 16 tijolos por metro quadrado de parede.

Caso deseje utilizar tijolos de outras dimensões é só refazer esta continha com as novas dimensões. Ah, e também é sempre bom lembrarmos que é costume adicionarmos + 10% de tijolos no resultado, pois assim já previmos possíveis desperdícios. Ou seja, no caso do exemplo acima ficaria assim:

Anúncios

16 tijolos + 10% = 18 tijolos

Feito isso estamos prontos? Ainda não, ainda falta sabermos o total de areia e de cimento que iremos gastar para levantar a parede. Tomando como base os 1,5 cm de argamassa que são recomendadas para o rejunte, é necessário que meçamos a área que esta argamassa irá ocupar:

0,10 x (0,09 m altura do tijolo + 0,19 m comprimento do tijolo) x 0,015 m de rejunte = 0,00042 m³ por tijolo, para 18 tijolos basta multiplicarmos: 0,00042 m³ x 18 = 0,0081 m³, este é o valor, em m³ necessários para o rejunte.

Já para o reboco nós consideramos 1 cm de espessura:

1 m² de parede x 0,01 m de espessura = 0,01 m³ de argamassa

Essa continha acima é para apenas 1 m³ de parede, é necessário multiplicar o valor pela metragem total, assim você irá obter o total de argamassa necessária para o reboco. Agora é só você somar o total de reboco e de rejunte para chegar ao total de argamassa necessária.

E, para que você tenha valores de referência, aqui vão eles:

  • Para o cimento, 5 sacos são o suficiente para 1 m³ de argamassa
  • Para a areia, 1,5 m³ de areia irá lhe render 1 m³ de argamassa

Claro, esta proporção acima é para um traço de cimento de 1:8, tenha em mente que ao levantar uma parede o traço que você irá utilizar pode, e provavelmente vai, variar dependendo de seu objetivo.

Como levantar uma parede – Parede de vedação

como levantar uma parede

Certo, vamos focar agora no ponto alto deste artigo, onde você finalmente irá aprender a como levantar uma parede. Focaremos aqui na parede de vedação, aquela que não possui função estrutural e está ali somente para que você consiga separar ambientes.

Marcando as paredes

Antes de já ir e levantar uma parede, é necessário que você saiba onde aquela parede irá ficar, e por isso mesmo é importante ter o projeto arquitetônico em mãos. É com base neste projeto que você irá marcar o local de sua parede, e aqui você pode até mesmo desenhar o contorno desta parede no exato local onde ela irá ficar, tudo o que lhe ajudar a ter uma real noção de sua posição.

Lembre-se de na hora que for realizar essa marcação das paredes de descontar a espessura que é dos revestimentos, rebocos, azulejos, etc.

Assentando os blocos

Agora que você já sabe o local certo, não há muito segredo, é só ir assentando o blocos/tijolos de fiada por fiada. É neste passo que se torna necessário a conferência do prumo, do alinhamento, da amarração e do enquadro, tudo para evitar todos aqueles problemas que nós citamos acima.

Encunhamento

Ao terminar de levantar uma parede você irá observar que sobrará um espaço livre entre sua parede e o segundo piso (ao menos na grande maioria dos casos este espaço irá acabar sobrando), um espaço pequeno demais para você simplesmente encaixar mais um tijolo/bloco e pronto.

Nós chamamos de encunhamento o passo de você realizar o fechamento deste espaço, sendo que você pode realizar o fechamento deste espaço com a ajuda de uma espuma expansiva, ou então com recortes de tijolos para que caibam naquele espaço. Claro, não é difícil imaginar que a espuma expansiva é a melhor maneira aqui.

Feito isso pronto, você conseguiu levantar sua parede sem maiores problemas. Mas, se você é do tipo que prefere ver o passo a passo em um vídeo do que ler em um artigo, sem problemas, no vídeo abaixo você encontra basicamente as mesmas informações que passamos acima, com a vantagem do auxílio visual:

Conclusão

Neste artigo nós te ensinamos a como levantar uma parede e fomos um pouco além disso, te ensinando também a como calcular a quantidade necessária de material. Lembrando que contar com um profissional devidamente capacitado para este serviço é sempre a melhor opção, assim você evita todos aqueles problemas que nós citamos lá em cima. Mas, caso você mesmo resolva fazer isso, então não deixe de gravar bem todo o passo a passo e assistir ao vídeo acima, lembre-se de que trata-se da parede de sua casa, a qual deverá ser feita da melhor maneira possível para que você não tenha problemas futuros.

Caso tenham sobrado dúvidas, basta nos perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder! Mas, se a leitura deste artigo tiver conseguido responder as suas dúvidas, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no caminho!