Quer aprender a como usar o nível a laser? Pois então é seu dia de sorte, é só vir com a gente que nós te ensinamos o que se deve fazer!

Aqui neste artigo nós iremos te ensinar a usar o nível a laser, bem como sua importância em uma obra, e acredite, ele é realmente importante. Preparado para aprender? Pois então é só vir com a gente!

O nível a laser

Para entender melhor como usar o nível a laser, é necessário conhecer a funcionalidade do nível e do laser separadamente. O nível é um instrumento que confirma se algo está alinhado horizontalmente, ele é muito usado em construções pelo método de bolhas de água ou mangueiras de nível, pois os fluidos são os únicos elementos que comprovam uma apuração instantânea do nível.

Já o laser é um dispositivo que profere radiação eletromagnética e graças a emissão estimulada da radiação, os fótons começam a se reproduzir em uma mesma direção. Para ser julgado como um laser, o equipamento precisa lançar luz visível que respeite aos seguintes critérios: o feixe de luz deve ser afilado, altamente concentrado, monocromático e extremamente intenso.

O nível é um instrumento imprescindível em uma obra, ele que assegura que os elementos construídos horizontalmente sejam planos do início ao fim da construção. E em muitos casos, o nível não é utilizado corretamente, as vezes possui uma bolha de ar dentro da mangueira que passou desapercebida tirando assim a precisão do nível ou o pedreiro se encontra sozinho e não consegue utilizar mangueira de nível, atrasando o cronograma da obra. A fim de reduzir o índice de erros cometido, facilitar o uso e otimizar o tempo, o nível a laser é feito para substituir a mangueira de nível.

Curiosidades relacionadas ao nível a laser

A Bosh é uma das empresas que desenvolvem ferramentas elétricas, acessórios e equipamentos de medição inteligente, inovadores e de alta qualidade. Além de desenvolver lasers com luz vermelha, que é a luz padrão utilizada, a Bosh lançou um nível de laser verde, que facilita a visualização do laser em ambiente com maior luminosidade, deixando ele quatro vezes mais visível que o vermelho. O nível com laser verde ajuda muito quem trabalha em ambientes mais claros, mas antes de levá-lo para obra não esqueça de deixá-lo carregando, pois ele exige mais energia que o laser vermelho, diminuindo então a duração da bateria, podendo ser um ponto negativo para algumas pessoas.

Nível a laser

O mercado de nível a laser possui opções para diversas áreas e prioridades distintas. Existem modelos compactos e versáteis para aplicações de curto alcance, modelo com conexão bluetooth para monitoramento via smartphone e outros com 3 linhas em 360o para facilitar o trabalho.

Passo a passo de como utilizar o nível a laser

Mas fica a pergunta, como usar o nível a laser? É necessária uma pessoa qualificada para o uso? Calma, que já estamos chegando nessa parte.

O nível a laser é bastante fácil de usar, além de ser muito didático. Alguns são acompanhados com acessórios que facilitam ainda mais o seu uso, como os óculos com lentes vermelhas que permitem que as linhas do laser sejam vistas com mais facilidade em ambientes mais claros, os tripés e imãs também são acessórios facilitadores e muito eficientes para quem realiza trabalhos sozinhos em obras, além de outros acessórios como carregador e bateria.

Como usar nível a laser
Por essa foto você pode entender qual a importância de saber usar o nível a laser

Então vamos lá, dividiremos em algumas etapas o uso do nível a laser:

  1. Antes de ligar o nível é necessário que ele esteja nivelado em um ângulo de 90o com o chão, no próprio aparelho vem um nível de bolha onde é feito essa primeira verificação, os tripés também são acompanhados com o nível bolha, para aumentar e ajudar na precisão.
  2. Ao ligar o laser ele começará a piscar e a girar, o que é normal, pois ele está se autonivelando. Caso ainda se encontre desnivelado, ele irá apitar até que esteja na posição correta.
  3. Depois de tudo nivelado, o laser traçará linhas onde sua luz é refletida. Em seguida é só escolher onde você deseja que seja nivelado e fazer as devidas demarcações corretamente.
  4. Para um ambiente que não possua paredes, são usadas réguas como meio de recepção. Se for o seu caso, não esqueça de nivelar a régua em cada ponto.

Viu?! Não é tão difícil assim. O uso do nível pode ser feito por qualquer pessoa, desde que ela esteja atenda às regras escritas nos itens anteriores.

Conclusão

Agora além de ter uma boa noção sobre o papel do nível a laser na construção civil, você também sabe como usar o nível a laser, então sem mais desculpas para ignorá-lo e fazer tudo “no olho”, não é mesmo?

Restaram dúvidas sobre como usar o nível a laser? Pois então é só perguntar nos comentário abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder! Agora, caso tenha conseguido retirar suas dúvidas com este artigo, então não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudado no percurso!

Escreva um Comentário