O dimensionamento de sapatas é uma tarefa bastante importante para a construção civil, afinal de contas, toda obra começa pela fundação!

Mas calma, o dimensionamento de sapatas não é algo que você precisa saber, nem mesmo se você estiver na área da construção civil. Este conhecimento costuma ser exclusivo para o engenheiro calculista, responsável por todos os cálculos que englobam a obra.

Se você deseja seguir a vertente de engenheiro calculista, então este definitivamente é algo que você deverá saber como fazer. Mas, se você for apenas um curioso que quer saber como as coisas funcionam, sem problemas, veio ao lugar certo!

Aqui neste artigo nós iremos te explicar direitinho como funciona o dimensionamento de sapatas, então se você está preparado para aprender é só continuar a leitura!

O dimensionamento de sapatas

Antes de mais nada, esqueça o modelo arcaico de fazer cálculos na mão, não é isto que nós iremos focar aqui. Claro, se você está cursando Engenharia Civil, o normal é que seu professor lhe ensine como fazer os cálculos a mão, e não me entenda mal, isto é realmente algo que você deve saber.

Entretanto, o conhecimento sobre como funciona o cálculo está apenas para que você saiba o que está fazendo, em um projeto estrutural na “vida real” é inviável que o engenheiro realize os cálculos a mão. Você terá diversos programas, softwares e tabelas construídos especificamente para lhe auxiliar no projeto estrutural, sendo que você basicamente terá apenas de entrar com os dados.

Mas eis aqui a pegadinha, que separa um bom profissional de um profissional mediano: mesmo “só” entrando com os dados, você deverá saber o que está fazendo. Programas de cálculo sempre trabalham a favor da segurança, ou seja, eles jogam uma porcentagem bastante acima do necessário, cabendo a você saber identificar isto e tomar as devidas precauções para contornar este problema.

Especificamente aqui neste artigo nós iremos focar no dimensionamento de sapatas através de uma tabela própria para esta função, tabela está que você poderá realizar o download clicando abaixo:

Tabela para dimensionamento de sapatas

Fez o download? Pois então agora nós iremos lhe ensinar a usar esta tabela.

Utilizando a tabela

Certo, assim que você realizar o download da tabela para dimensionamento de sapatas e a abrir, você poderá ver que ela irá lhe permitir o cálculo de dimensionamento de sapatas quadradas e o de sapatas retangulares. Vamos focar primeiramente na sapata quadrada.

A tabela irá se abrir assim para você:

Dimensionamento de sapatas

Lembrando que você deverá preencher somente as colunas de azul, e o resultado lhe será fornecido nas colunas em branco. Vamos começar preenchendo um por um dos itens acima da tabela:

Taxa do solo

A taxa de solo é conseguida através do estudo do solo, onde será determinada qual a resistência do solo que você planeja construir. Para tal você pode dar uma olhada na nossa seção sobre todos os tipos de estacas que existem na construção civil, daí é só escolher qual método é o mais adequado para sua obra em específico.

Não fez um estudo do solo para sua obra? Então o melhor aqui é utilizar o valor de referência: 1 Kgf/m². Este valor é estipulado tendo como base a pior situação possível de solo. Mas não se anime não, pois as chances de você acabar gastando mais na fundação por causa disso ao invés de ter realizado um estudo de solo são altas.

Coeficiente de majoração

Para o coeficiente de majoração será necessário saber qual a menor dimensão do seu pilar, com esta informação em mãos é só jogarmos na fórmula:

Coeficiente de majoração

Repare que esta fórmula apenas é válida para dimensões abaixo de 19 centímetros, ou seja, caso seu pilar possua dimensões maiores do que esta, o valor a ser utilizado aqui é 1.

Fck

O fck é relativo a resistência do concreto que você está utilizando para esta sapata. Normalmente o valor utilizado aqui está entre 20 a 25 MPa. Aqui é importante levar em consideração mais do que apenas o valor previsto no projeto, mas também o concreto que a construtora irá utilizar.

Se trata de um concreto feito em obra? Pois saiba que o concreto feito em obra raramente alcança o fck pretendido, sendo que nesse caso o melhor a se fazer é jogar um valor para mais, já pensando nesta perda. Agora, caso se trate de um concreto encomendado e que será transportado para obra por caminhões, aí sim você poderá utilizar o valor desejado para o fck.

É necessário que o engenheiro calculista tenha sempre em mente que o projeto e a execução costumam haver desavenças, e que ele trabelhe em cima disto para minimizá-las.

Cobrimento

O valor de cobrimento é dado no projeto estrutural, mas normalmente é de 3 cm, salvo em condições muito particulares

Erro aceitável

Aqui é a porcentagem de erro que é aceitável. Claro que o objetivo durante o dimensionamento de sapatas é não haver erro nenhum, porém em obra isto é praticamente impossível. Então o aconselhável aqui é que você estime uma porcentagem de erro já para compensar este erro que inevitavelmente haverá em obra.

Certo, agora vamos passar então a preencher as colunas de azul que estão na tabela, sendo elas:

  • Carga: Aqui você colocará toda a carga (em toneladas) que sua sapata irá suportar, tenha em mente tudo o que chega até ela.
  • Pilar (a): Aqui você colocará a menor dimensão (em centímetros) do pilar que chega até esta sapata.
  • Pilar (b): Aqui você colocará a maior dimensão (em centímetros) do pilar que chega até esta sapata.
  • ø: Este símbolo é utilizado na construção civil para representar dimensões, ou seja, aqui você irá informar qual será a dimensão (em milímetros) das barras de ferro que você utilizará em sua sapata.
  • Quant.: Tem outras sapatas que levam exatamente os mesmos dados destas, até a mesma carga? Pois aqui é onde você irá colocar quantas sapatas iguais sua construção terá, isso irá lhe evitar de preencher a fileira abaixo com os mesmos dados.

Após tudo isto preenchido, basta repetir o processo para quantas sapatas sua construção tiver, e lá embaixo na tabela, no TOTAL, lhe será informado o volume total de todas as suas sapatas somadas..

Certo, com isto nós passamos no dimensionamento de sapatas quadradas, que são as mais comuns a serem utilizadas em uma obra. Mas, caso você decida por algum motivo utilizar uma sapata retangular, vamos agora então focar no dimensionamento de sapatas retangulares.

Esta será a tabela que você verá:

Dimensionamento de sapata retangular

Como você pode ver, ao menos para o preenchimento da tabela, o dimensionamento de sapatas retangulares não irá mudar muita coisa. Irá sim alterar na hora da construção (pois agora ele não será quadrado, havendo um lado inevitavelmente maior do que o outro), mas aqui para preencher a tabela você poderá se utilizar do mesmo conhecimento que passamos acima, não havendo alterações.

Bem tranquilo realizar o dimensionamento de sapatas, não é mesmo?

Conclusão

O intuito desta tabela, bem como o deste artigo, é lhe ajudar a realizar o dimensionamento de sapatas. Entretanto, de maneira alguma só esta leitura lhe tornará apto para assumir uma construção, veja aqui apenas como um material complementar ao seu estudo, ou então apenas algo para lhe ajudar a ter uma noção de como funciona o dimensionamento de sapatas. Deixe que tal dimensionamento seja efetuado apenas por engenheiros calculistas formados e entendedores do assunto!

Dúvidas? Basta perguntar, estaremos prontos para lhe responder! E caso gostado e realmente tenha aprendido algo com a leitura deste artigo, não deixe então de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando neste processo.

Escreva um Comentário