Como Limpar Box de Banheiro? Vinagre, Seco, Querosene

Limpar box de banheiro e mantê-lo assim é algo complicado. Com o tempo, uma série de manchinhas de água surgem na superfície, especialmente quando a porta de vidro é mantida aberta. Isso porque, neste caso a água acumulada fica “presa” entre uma lâmina e outra de vidro e não seca adequadamente, manchando o material.

Se você já notou este problema, ou qualquer outra mancha no seu banheiro, pode acompanhar este texto. Nele, listaremos diversas formas de manter a higienização do box, inclusive citando métodos simples e caseiros. Confira logo mais!

Por que meu banheiro tem manchas?

As manchas que surgem no vidro do box são formadas pelo acúmulo da mistura entre água, gordura e células do corpo. Quando a água quente do chuveiro entra em contato com o corpo, as impurezas da pele são levantadas pelo vapor, e também se misturam na espuma do sabonete, shampoo e condicionador.

Como consequência, os resíduos se acumulam no vidro e, mesmo que um punhado de água lave a superfície após o banho, eles continuam ali. Afinal, resíduos de gordura não são facilmente limpos – você pode pensar, por exemplo, no trabalho que tem para retirar esse tipo de sujidade das panelas de casa.

Dicas para limpar box de banheiro

Antes de conhecer algumas “receitas” infalíveis para limpar box de banheiro, é importante que você tenha atenção a algumas dicas. Elas evitarão, especialmente, que a superfície de vidro seja danificada ou arranhada.

Para começar, é fundamental não utilizar produtos ácidos no vidro. Itens com pH ácido, como o cloro e a água sanitária, tendem a intensificar as manchas, pois “ferem” a superfície. Além disso, o cheiro forte de materiais deste tipo podem causar mal estar ao indivíduo.

Também é interessante evitar produtos em pó, como o sabão. Isso porque, alguns materiais possuem partículas mais grossas. Essas partículas, se entram em contato direto com o box, podem arranhá-lo, danificando-o permanentemente.

Ao utilizar uma esponja, lembre-se ainda de utilizar apenas o lado macio do objeto. Esponjas abrasivas facilmente danificarão o vidro.

A limpeza do box de banheiro deve ser feita de modo periódico. O ideal é definir um dia da semana e realizar a higienização sempre que a data chegar. A manutenção cuidadosa da superfície vai garantir que ela tenha maior durabilidade, além de manter o banheiro mais bonito.

Na hora de finalizar a limpeza, invista ainda em produto antiembaçante. Esse tipo de material cria uma película protetora na superfície do box, diminuindo o acúmulo de sujidades no dia a dia. É importante, contudo, que o produto tenha esse objetivo específico. Um lustra-móveis utilizado para esse fim, por exemplo, teria efeito desastroso.

Neste caso, é igualmente interessante realizar o polimento da superfície com um pano seco, limpo e que não solte pelos.

Todos os cuidados citados devem ser tomados também com relação a boxes de acrílico. Afinal, o produto é tão frágil quanto, e por vezes até mais, do que o vidro. Produtos abrasivos ou que arranham podem prejudicar bastante a extensão.

Receitas para limpar box do banheiro

1) Vinagre

Uma das receitas mais simples e eficazes para limpar box de banheiro é a mistura entre vinagre, álcool e água. Para utilizá-la, una 250 ml de água, 200 ml de álcool e 1 colher (sopa) de vinagre branco. É interessante que a água esteja morna, e que a mistura seja colocada em um borrifador. Assim, ela poderá ser melhor aplicada na superfície desejada.

Após a aplicação, deixe o líquido agir por cerca de 3 minutos. No caso de manchas muito escuras, aplique o vinagre puro sobre elas. A concentração do produto irá intensificar a retirada da sujidade. Deixe o produto agir por pelo menos 10 minutos.

No passo seguinte, é necessário enxaguar o box com água abundante. Você pode, antes disso, ainda esfregar a superfície com a parte macia de uma bucha. Para finalizar, passe um pano seco e limpo sobre o vidro, polindo-o.

2) Vinagre e bicarbonato

Quando vinagre e bicarbonato são unidos, a retirada de sujidades se torna ainda mais potente. Nesta opção, é necessário misturar: 1 xícara de água morna; 2 colheres de bicarbonato de sódio; colher de sabão em pó; 1 colher de álcool; e 1 xícara de vinagre.

É importante que a mistura seja aplicada ainda morna sobre o vidro do banheiro e, de preferência, com um borrifador. Aguarde a ação do líquido por 5 minutos, e depois enxágue o box com água abundante. Não esqueça de polir o vidro com um pano limpo.

3) Pasta de dente

Utilizar pasta de dente para limpar box de banheiro é uma das alternativas mais curiosas deste texto. Afinal, nem de longe o produto foi pensado para esse uso. Em todo o caso, é indicado escolher pasta branca, para que não haja nenhum risco de manchas coloridas no vidro.

Se essa for sua escolha para a higienização do box, aplique uma generosa quantidade de pasta sobre toda a superfície. Você deverá espalhá-la com o auxílio do lado macio de uma esponja. Deixe o produto secar, e logo depois esfregue o vidro com um pouco de água e, novamente, o lado macio de uma bucha.

Além da limpeza, seu banheiro ficará com o aroma refrescante de pasta. De qualquer forma, a substância não consegue eliminar manchas mais antigas.

4) Álcool e detergente

Misture 3 colheres de sopa de álcool líquido e 3 colheres de detergente líquido. Em seguida, molhe o vidro do box com água morna e logo depois aplique o álcool + detergente sobre a superfície, esfregando com o lado macio de uma esponja. Enxágue com água fria e finalize a limpeza fazendo o polimento com um pano.

5) Bombril

A Bombril é uma marca tão famosa que já virou sinônimo de “esponja de aço”. Pode parecer estranho, mas o material é muito interessante para a retirada de manchas do box, especialmente as mais antigas. No entanto, é fundamental ter atenção: uma esponja de aço é bem diferente da palha de aço!

Uma esponja de aço é produzida com uma série de finos fios do material, uma espécie de lã, que a torna macia e fácil de manusear. Já a palha de aço é bem mais grossa, pesada e áspera. Se a palha for utilizada para limpar box de banheiro, sem dúvida vai arranhá-lo e danificá-lo. Por isso, escolha apenas a esponja, mais delicada.

Para utilizar a opção, passe o Bombril no vidro seco. Você pode aplicar uma força maior especialmente em áreas com manchas mais antigas e escuras. No passo seguinte, enxágue a superfície e lave o vidro com detergente, água e uma esponja macia.

6) Amoníaco

O amoníaco é um produto de cheiro muito forte, e pode causar enjoos e tontura. Por isso, se você possui alta sensibilidade ao odor, esqueça essa opção. Se desejar “arriscar”, porém, você contará com um poderoso aliado contra a sujeira. Nesse caso, tenha o cuidado de utilizar máscara, e deixe o banheiro bastante ventilado no momento e após a limpeza. Se você estiver grávida, ou for alérgico(a), não utilize esse método de modo algum.

Entre as principais vantagens do uso do amoníaco está sua enorme potência de limpeza. Além da retirada das sujidades, ele deixa a superfície do box brilhante e parecendo nova. Para utilizar o produto, espalhe o produto, com uma bucha, no vidro seco. Deixe-o agir por 5 minutos, e em seguida esfregue-o. Deixe agir por mais 5 minutos, e então enxágue com água abundante.

7) Desengordurante concentrado

Se você preferir um produto industrializado para sua limpeza, invista nos desengordurantes próprios para o vidro. Cada fabricante indica um modo diferente de uso e, por isso, é necessária atenção ao rótulo do material antes de utilizá-lo.

8) Bicarbonato

Usar o bicarbonato puro pode ser uma alternativa tanto para a limpeza, quanto para a prevenção de manchas. No primeiro caso, utilize uma esponja úmida para espalhar o produto sobre a superfície. Deixe agir por 5 minutos e então enxágue-a. Para a prevenção, apenas espalhe o produto e deixe-o ali.

9) Amaciante de roupas

Tirar as manchas de sabonete do box de banheiro nem sempre é fácil. Para isso, contudo, você pode contar com o amaciante de roupas. Misture 1 xícara de amaciante com ¼ xícara de água morna, e espalhe essa combinação sobre o vidro. Em seguida, enxágue com água também morna.

10) Querosene

O querosene, assim como amoníaco, é um produto de forte odor. Isso torna necessário cuidado ainda maior durante seu uso, incluindo o uso de máscara. O produto, porém, não é utilizado sozinho. Em vez disso, 1/2 copo de querosene deve ser unido a 1 copo de sabão líquido de lavar roupas e a 2 litros de água.

Com um pano limpo e macio, aplique e esfregue a mistura sobre o vidro. Deixe agir por 5 minutos, e então enxágue com água abundante. Não faça nenhum tipo de polimento da superfície: deixe-a secar naturalmente.

11) Limão

Manchas muito marcadas e/ou antigas podem encontrar seu fim com o uso do limão. Para isso, corte um limão ao meio e, espremendo-o aos poucos, passe-o sobre as áreas muito marcadas do vidro. O suco do limão consegue facilmente quebrar as partículas das manchas de água, gordura e mofo acumulados.

Após a aplicação, deixe o limão agir por um período entre 10 e 20 minutos. Depois, esfregue o box com detergente e enxágue com água em abundância.

12) Mistura de “tudo”

Uma última alternativa para a limpar box de banheiro consiste na mistura de várias das opções citadas nesse texto. Unidos, os produtos para a higienização conseguem eliminar com eficácia ainda maior as manchas de água e gordura do vidro.

Dessa forma, misture 1 xícara de água morna, 1 colher de sabão em pó, 1 colher de álcool, 1 xícara de vinagre e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Espalhe essa combinação pelo vidro com o lado macio de uma esponja. Deixe-a agir por 5 minutos, esfregue e enxágue.

Viu como é fácil limpar box de banheiro? Para manter a higienização do espaço, você pode lançar mão de produtos comuns, que já tem em casa.

Lembre-se, de qualquer forma, que também é interessante prevenir a sujeira. Por isso, sempre feche a porta do box. Isso vai evitar que a água fique “aprisionada” entre as partes de vidro, algo que favorece bastante o surgimento de manchas.

Ao fim do banho, também limpe da superfície a espuma espalhada. Apesar de não serem retirados totalmente, a água evita que esses resíduos manchem a superfície em excesso.

Finalmente, mantenha a limpeza periódica do box de banheiro. Para evitar o acúmulo de manchas e do mofo, o cômodo deve ser higienizado, de forma completa, pelo menos uma vez por semana.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.