Não tem nada mais estressante que chegar em casa cansado do trabalho, com fome e se deparar com o fogão todo sujo e engordurado. Pois é, decepção. Às vezes, não dá nem vontade de entrar na cozinha, quanto mais cozinhar em um fogão nesse estado. Mas saiba que tem como limpar fogão diariamente rapidinho pra nunca mais deixar que ele volte a ficar assim, é só manter a rotina.

A verdade é que o fogão é um dos eletrodomésticos que mais necessita de cuidados, devido ao seu uso constante e contato com alimentos gordurosos. Por isso, toda a sua estrutura precisa ser limpa todos os dias ou sempre que for usado. Isso para evitar que a sujeira seque e se acumule, dificultando cada vez mais a sua limpeza e até danificando as peças do fogão.

Assim, se você gosta de tudo limpinho na sua casa e quer deixar a sua cozinha sempre impecável, confira nossas dicas caseiras abaixo de como limpar fogão e forno, deixando essa tarefa muita mais rápida e prática.

Veja como limpar fogão e forno de forma rápida e prática

É preciso aprender como limpar fogão para mantê-lo impecável todos os dias.
É preciso aprender como limpar fogão para mantê-lo impecável todos os dias.

A primeira coisa que se deve fazer para fazer uma limpeza completa e adequada no fogão é desmontá-lo, retirando todas as suas peças, como grelhas, bicos e queimadores. Não se preocupe, pois tudo isso é removível e feito para ser desmontado para limpeza.

Depois que retirou todas as peças, deixe-as em cima da bancada da cozinha ou dentro da pia. Agora, pegue uma esponja de lavar louças, coloque um pouco de detergente neutro em sua parte mais macia e esfregue suavemente a parte superior do fogão.

Caso o fogão esteja muito engordurado, enxágue a esponja e repita o processo até que ele fique limpo. Em seguida, com um pano úmido apenas com água, passe em todo o eletrodoméstico, e finalize secando a superfície com papel toalha ou outros panos secos e limpos.

Se o fogão tiver muitas manchas, algumas gotas de limão podem ajudar a dissolver a sujeira e retirar as manchas, esfregando suavemente.

Leitura complementar:

Como limpar as peças de fogão

Em geral, a gordura se acumula bastante nas peças, como os queimadores e bicos. Para limpá-los, basta retirá-los e deixá-los de molho em uma solução de bicarbonato de sódio, suco de um limão, meia xícara de chá de vinagre branco e água quente.

Para fazer a solução, misture 2 colheres de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre branco e o suco de um limão em 500 ml de água quente. Mergulhe todas as peças nessa solução e deixe agir por alguns minutos (3 a 5 minutos), dependendo de quanto estiver engordurado.

Em seguida, esfregue as peças, uma de cada vez, com o lado mais áspero da bucha de lavar louças ou palha de aço. Enxágue e seque-as com um pano seco e limpo.

Veja como limpar o fogão no vídeo abaixo:

Como limpar as grelhas de fogão

Saber como limpar o fogão corretamente vai aumentar a sua duração.
Saber como limpar o fogão corretamente vai aumentar a sua duração.

As grelhas também acumulam gordura e sujeira, e com a alta temperatura e o passar do tempo, isso dificulta ainda mais a limpeza delas. Por isso, elas necessitam de uma limpeza mais profunda. Assim, as grelhas devem ser limpas com saponáceo líquido ou com uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre.

Há duas formas de se realizar essa limpeza, veja abaixo:

1a. Opção:

Coloque as grelhas em um saco de lixo com uma solução de 5 colheres (sopa) de amônia e feche completamente. A amônia libera um gás que ajuda a soltar a gordura. Deixe agir por no mínimo, 12 horas e, no máximo 24 horas.

Em seguida, esfregue as grelhas com uma palha de aço e detergente, e depois enxágue em água corrente, secando bem com papel toalha.

2a. Opção:

Misture 5 colheres (sopa) de vinagre branco em 500ml de água quente e aplique sobre as grelhas, esfregando todas elas com uma palha de aço. Deixe repousando por 5 minutos, depois aplique o saponáceo líquido em uma palha de aço e esfregue-as novamente, Por fim, enxágue-as em água corrente.

Veja como limpar fogão em vídeo:

Como limpar o forno do fogão

Para limpar forno do fogão, você pode usar a mesma solução de bicarbonato, limão, vinagre e água, só que com uma consistência mais pastosa. Basta passar a pasta sobre um pano úmido e espalhar por toda parte interna.

Mas primeiro, antes de realizar a limpeza, certifique-se que o forno está desligado e completamente frio. Pegue um pincel e aplique um produto limpa forno em toda a área interna de forno e também na porta.

Em seguida, ligue o forno em uma temperatura bem baixa e esperar uns 30 minutinhos. Depois, aplique a mistura em toda área interna e vidro e passe uma bucha macia, esfregando toda a estrutura, removendo os restos de gordura. Finalize tudo com um pano limpo e úmido para retirar os produtos, e depois seque com toalha de papel.

Como tirar manchas do vidro do fogão

Se o vidro do fogão do tampo do e do forno ficar manchado, misture em um recipiente 200 ml de água com o suco de um limão e duas colheres de sopa de vinagre branco de álcool, e passe em toda a superfície com a ajuda do papel toalha.

A mesma solução pode ser usada para fazer a limpeza de qualquer outra superfície que estiver manchada, como janelas e box de vidro do banheiro.

Veja mais um exemplo com vídeo:

FAQ – Perguntas e Respostas

Como limpar queimadores do fogão?

Para limpar os queimadores do fogão você vai precisar misturar em um recipiente 500 ml de água quente com uma solução de bicarbonato de sódio e o suco de um limão. Acrescente também à mistura 1/2 xícara de vinagre branco.

Deixe os bicos e queimadores de molho por, pelo menos, 5 minutos e depois esfregue as peças com uma palha de aço, até remover a sujeira/ Por fim, seque tudo com um pano seco e limpo.

Como limpar chapinha de fogão?

Para limpar a chapinha do fogão, você pode usar a mesma solução acima ou apenas mergulhar todas elas na água quente, misturada com cinco colheres de sopa de vinagre branco, deixando agir por alguns minutos.

Depois, basta esfregar com uma palhaça de aço e deixar repousar por mais cinco minutos. Em seguida, aplique um produto saponáceo líquido em uma palha de aço e esfregue-as novamente, finalizando o enxágue em água corrente.

Como limpar a grade do fogão?

As grades precisam de uma limpeza mais profunda, pois a gordura costuma ficar impregnada nelas. Portanto, você vai precisar colocar as grelhas em sacos tipo zip ou de lixo com uma mistura de cinco colheres (de sopa) de amônia, fechando-os completamente.

A ação desengordurante da amônia está no gás que ela libera e ela pode ser facilmente encontrada em farmácias. Deixe a solução agir por umas 12 horas ou mais, porém no máximo 24 horas, e depois lave as grelhas com a palha de aço e sabonete.

Como limpar forno de fogão engordurado?

Para limpar o forno do fogão engordurado, utilize um pincel para aplicar um produto u201climpa fornou201d em toda a sua área interna e também na porta. Depois, deixe o produto agir por 30 minutos.

Em seguida, aplique na parte de vidro da porta do forno uma mistura de bicarbonato e vinagre branco, e deixe a solução agir por 30 minutos. Passado o tempo de ação, esfregue levemente com uma bucha de cozinha, toda a superfície do forno, finalizando com um pano limpo e úmido para retirar todo os produtos.

Escreva um Comentário