Sapatinho de Crochê: Modelos, Passo a Passo e Gráficos

Os sapatinhos de crochê para recém nascido são uma gracinha e ótima opção para presentear a família pela chegada do novo membro. É um gesto tão comum, que logo os sapatinhos em crochê se tornaram excelentes fontes de renda. Com isso, a variedade de modelos disponíveis triplicou no mercado. Se você é dessas mulheres com habilidades manuais, vai adorar saber tudo sobre como fazer sapatinho de crochê nesse post, quem sabe até você não vá lucrar muito ainda com eles no futuro.

A técnica do crochê é bastante antiga e há muito anos tem sido utilizada por mulheres de todas as idades para “crochetar” uma variedade de peças diferentes. Era muito comum as mulheres antigamente aprenderem trabalhos manuais para produzirem seus próprios enxovais de casamento e nascimento dos bebês.

Com o passar do tempo, a técnica foi abandonada por um tempo, se restringindo apenas à algumas mulheres e nossas avós que ainda insistiram na técnica como um hobby. Quem não teve algo na infância tricotado por nossas queridas avós? Sejam sapatinhos, mantas, toalhas ou casaquinhos, as peças eram incorporadas uma à uma em nosso enxoval.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Mas, para a nossa alegria, a técnica foi resgatada e hoje é possível encontrar até homens que fazem crochê, transformando linhas e lãs em uma enorme variedade de peças diferentes, que são verdadeiras obras de arte.

Os sapatinhos de crochê, por exemplo, são uma das peças mais populares, e com o avanço das técnicas e materiais disponíveis é possível criar uma variedade infinita de modelos e estilos diferentes irresistíveis.

Assim, como ninguém é capaz de resistir a um bebê de sapatinho de crochê, aprenda também a fazer os seus sapatinhos, aposto que você fará o maior sucesso, seja para presentear ou vender como fonte de renda extra.

Confira algumas ideias abaixo, e inspire-se!

Uma breve história do crochê

Saber como fazer sapatinho de crochê mostrava como a mulher era prendada e garantia um bom casamento.
Saber como fazer sapatinho de crochê mostrava como a mulher era prendada e garantia um bom casamento.

O termo “Crochê” ou “croché” (do francês crochet) tem sua origem no dialeto nórdico, que significa gancho, em referência à forma do bico da agulha de crochê que puxa os pontos.

A palavra também tem sua origem na palavra medieval francesa “croké”, que designava um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. Já no século XIX, surge na França a expressão “broder au crochet”, que na tradução literal significa: “bordar com o gancho”.

Sendo assim, o crochê é um trabalho artesanal feito com uma agulha especial, com um gancho na ponta, que consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada, através de pontos diferentes em seu trançado. Existem diversos números de agulha para fazer o crochê, que se distinguem de acordo com a largura do fio utilizado.

A origem do crochê

Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu o crochê. Segundo historiadores, os trabalhos em crochê existem desde a pré-história, mas a arte do crochê, como conhecemos nos dias de hoje, foi apenas desenvolvida no século XVI.

Foi através das pesquisas de um escritor dinamarquês, chamado Lis Paludan, sobre a origem do crochê na Europa, que ele fundamentou algumas teorias, sendo a mais provável a de que a técnica tenha originado-se na Arábia, chegando depois à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Da mesma forma, posteriormente, essas técnicas acabaram se difundindo por tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais de puberdade. Foram encontrados indícios também na China, com bonecas feitas com a mesma técnica. Porém, não há evidências concretas sobre exatamente onde a técnica foi originada.

Há uma outra teoria que sugere que o crochê tenha se originado de uma técnica de costura chinesa primitiva de bordado, difundida no Oriente Médio e depois na Europa por volta de 1700. Porém o crochê só começou a ser fortemente difundido a partir de 1800, quando a francesa Eléonore Riego de La Branchardière passou a desenhar padrões que podiam ser facilmente copiados, publicando em um livro para que outras pessoas pudessem reproduzir tais desenhos.

O crochê em Portugal e no Brasil

Aprender como fazer sapatinho de crochê nos dias de hoje pode ajudar com uma renda extra.
Aprender como fazer sapatinho de crochê nos dias de hoje pode ajudar com uma renda extra.

Em Portugal, o crochê até hoje é uma técnica muito utilizada, fazendo parte da história e tradição do país. Muito antes do período da ditadura, em que as mulheres não estavam autorizadas a trabalhar ou estudar, as meninas tinham aulas de crochê e outros trabalhos manuais artesanais como parte das tarefas domésticas. Estas artes manuais desde cedo, valorizavam as mulheres para realizar um bom casamento.

A partir disso, os mesmos costumes se espalharam pelo Brasil colônia de Portugal, e muitos destes costumes europeus foram incorporados aos nossos. Mulheres brasileiras, de família mais abastadas, também aprendiam desde cedo os trabalhos manuais para conseguir um bom casamento.

Era muito comum começar a produzir peças para o próprio enxoval de casamento e, posteriormente o enxoval do bebê que iria nascer. Bordar em crochê camisolas, toalhas de banho e de mesa, lençóis, roupinhas e sapatinhos de bebê eram tarefas diárias das mulheres.

O crochê nos dias de hoje

Atualmente o crochê é uma técnica muito utilizada na moda mundialmente, seja para criar vestidos, camisolas, acessórios de moda. Isso acabou transformando a técnica em algo muito versátil, contemporâneo e moderno, sem falar que com mais utilidade.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Mesmo assim, algumas tradições e costumes não são totalmente perdidos, e até hoje muita gente ainda utiliza a técnica para produzir peças, como os sapatinhos de crochê para presentear entes queridos e amigos. Como todos esses trabalhos em crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, dependendo da peça a ser executada e da agulha ideal, basta ter criatividade.

Veja também: Como Fazer Touca de Crochê Masculina e Feminina

A lenda do sapatinho vermelho

A lenda do sapatinho de crochê vermelho é uma tradição cigana antiga para desejar sorte e prosperidade ao bebê. Saber como fazer sapatinho de crochê é uma oportunidade para divulgar a lenda e ganhar dinheiro.
A lenda do sapatinho de crochê vermelho é uma tradição cigana antiga para desejar sorte e prosperidade ao bebê. Saber como fazer sapatinho de crochê é uma oportunidade para divulgar a lenda e ganhar dinheiro.

Costumes, tradições, mitos e lendas também fazem parte da nossa cultura, e muito deles são carregados por gerações. É o caso de um antigo costume cigano conhecido por, A Lenda do Sapatinho Vermelho, que diz que presentear o bebê recém nascido com sapatinhos vermelhos é uma forma de desejar sorte, saúde e prosperidade à ele para o resto da vida.

Com isso, a lenda logo virou uma tradição entre muitas mamães, que não dispensam um sapatinho vermelho ao sair com o bebê da maternidade.

De acordo com a lenda, cada bebê tem a chance de escolher o casal que será os seus pais. Mas um deles, antes de nascer, estava muito preocupado com essa sua nova experiência na Terra. A grande Mestra, que tem o poder de sentir todas as coisas, percebendo a angústia do bebê, prometeu-lhe enviar-lhe um amuleto de presente, para garantir a sua proteção, saúde e felicidade.

Aquele bebê acabou nascendo em uma família de ciganos europeus, recebendo como primeiro presente um par de sapatinhos vermelhos que ele usou e guardou para sempre. O bebê cresceu e tornou-se muito conhecido e respeitado por todos, assim como seu amuleto.

A partir disso, a tradição de dar sapatinhos vermelhos para os recém-nascidos se espalhou pelo mundo afora. Acreditando ou não em lendas, costumes e simpatias, a verdade é que os sapatinhos de crochê, vermelhos ou não, se tornaram um item essencial no enxoval do bebê – seja para presenteá-lo ao nascer ou para simplesmente usá-lo nos primeiros meses de vida.

Sendo assim, aprender ou saber como fazer sapatinho de crochê não fará mal nenhum, pelo contrário, talvez seja uma oportunidade de presentear alguém que você ama com algo significativo ou até virar uma fonte de renda extra, se for esse o seu desejo.

Sapatinho de crochê com roupinha de saída da maternidade

Aprenda como fazer sapatinho de crochê para incluí-lo na mala de maternidade.
Aprenda como fazer sapatinho de crochê para incluí-lo na mala de maternidade.

Para quem deseja ganhar dinheiro com esta técnica artesanal, o sapatinho de crochê pode ser incorporado em um kit de roupinha de saída da maternidade.

Você pode aprender ou como fazer sapatinho de crochê e passar a criar peças únicas no mercado que poderão ser usadas em conjuntos com outras peças de roupa: macacãozinho, casaquinho, gorro e até a mantinha do bebê para sair da maternidade com estilo.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Mesmo se o seu objetivo não for a venda, presentear alguém querido com algumas dessas peças também é uma excelente ideia. Imagina dar de presente um sapatinho de crochê vermelho feito especialmente à mão por você para ser usado com alguma roupinha à alguém que acabou de ter um bebê? A nova mamãe, sabendo o que isso significa, ficará feliz da vida com o seu gesto!

Sem falar que saber como fazer sapatinho de crochê é uma economia e tanto em presente. Fora que você pode personalizar e criar modelos únicos, todos feitos à mão, nada parecido com o que se compra por aí – isso não tem preço.

Veja também: Como Fazer Polvo de Crochê: Passo a Passo e Inspirações

Sapatinho de crochê na mala de maternidade

Aprenda como fazer sapatinho de crochê para a sua mala de maternidade.
Aprenda como fazer sapatinho de crochê para a sua mala de maternidade.

Como são muitos os preparativos para a chegada do bebê, as futuras mamães se vêm cada vez mais ansiosas e preocupadas em deixar tudo preparado. Uma das tarefas é, a partir dos 7 meses, já deixar a mala da maternidade pronta.

Entre tantos itens que devem ter ali dentro, a roupinha de saída de maternidade é um dos mais simbólicos. E não tem mamãe no mundo que não dê uma atenção especial à isso. Se você está esperando um bebê, aprender como fazer sapatinho de crochê ou essa roupinha pode ser uma oportunidade especial para dar ao seu bebê algo feito com tanto carinho por você.

Se não é o seu caso, mas você adoraria presentear alguém querido com esse gesto de amor, taí a oportunidade. Aproveite para pensar nas cores do sapatinho e da roupinha para atrair boas energias à criança que vai nascer. A futura mamãe vai agradecer o mimo e o alívio em não precisar ter que pensar em mais isso quando a hora chegar.

Mas você sabe de onde veio essa tradição da roupinha de saída de maternidade? Não há um consenso definitivo sobre como surgiu essa ideia de roupinha de saída de maternidade ou a razão dela ter se tornado tão importante.

Mas de fato, este é um momento muito especial, pois é chegada a hora de levar o seu bebê para casa e iniciar essa nova vida juntos para sempre. Como na lenda do sapatinho vermelho, a roupinha de saída de maternidade também é carregada de simbolismos e de sentimentos positivos para desejar saúde a prosperidade ao bebê.

Por isso, uma oportunidade única é investir em aprender como fazer sapatinho de crochê para incorporá-lo à roupinha de saída de maternidade. Um presente inesquecível!

Significados das cores para sapatinho de crochê

O sapatinho vermelho significa sorte e prosperidade! aprenda como fazer sapatinho de crochê para ter o seu!
O sapatinho vermelho significa sorte e prosperidade! aprenda como fazer sapatinho de crochê para ter o seu!

Muitas famílias seguem tradições de cores ou até usam alguma peça que foi de outra criança, passada de geração em geração. No Brasil, o amarelo é bastante para o dia do nascimento, e vermelho para quando for para casa. Isso serve tanto para o sapatinho de crochê, como para a roupinha do bebê e outros itens, como a manta ou xale.

Veja abaixo o que cada cor representa e as energias que elas trazem na hora de dar boas-vindas aos bebês recém nascidos:

sapatinho de crochê amarelo

O amarelo é a cor tradicional a primeira roupinha do bebê, portanto, os sapatinhos de crochê devem ser amarelos para combinar com ela. Por ser uma cor iluminada e estar relacionada ao sol e ao ouro, ela traz sorte e prosperidade.

sapatinho de crochê azul

A cor azul para sapatinho de crochê simboliza tranquilidade e equilíbrio, sendo mais utilizada para os meninos, mas que pode servir para desejar o mesmo às meninas também.

sapatinho de crochê branco

O branco simboliza votos de paz, leveza e pureza, sendo uma das cores que não pode faltar no enxoval do recém-nascido. Por que não então, sapatinhos de crochê branquinhos que combinam com tudo?

sapatinho de crochê lilás

A cor lilás representa a espiritualidade, transformação, purificação e, no caso das meninas, a feminilidade. Um sapatinho de crochê lilás combinando com uma roupinha fica irresistível no bebê.

sapatinho de crochê verde

O verde representa serenidade, esperança, sendo muito usado no segundo dia de vida do bebê na maternidade. Além disso, a cor possui a ótima energia e pode acalmá-lo, assim como as pessoas ao redor dele. Excelente ideia para um sapatinho de crochê acompanhá-lo nesse dia.

sapatinho de crochê rosa

A cor rosa significa suavidade, beleza, romantismo, carinho e amor terno. Um sapatinho de crochê nessa cor para as meninas não há mamãe no mundo que resista.

sapatinho de crochê vermelho

Tradicionalmente o vermelho é a cor para a roupinha de saída da maternidade. Como na lenda, o vermelho tem a força do amor, é um símbolo de proteção que emana energias positivas, saúde e prosperidade. Um sapatinho de crochê vermelho para combinar com essa roupinha não pode faltar.

sapatinho de crochê cinza

O cinza simboliza equilíbrio e flexibilidade, além de ser uma cor neutra. Um sapatinho de crochê nesta cor pode combinar com várias outras cores de roupinhas – um verdadeiro coringa carinhoso!

Como fazer sapatinho de crochê para bebê

É fácil aprender como fazer sapatinho de crochê e ganahr dinheiro com isso.
É fácil aprender como fazer sapatinho de crochê e ganahr dinheiro com isso.

Se você já gosta de crochê ou já tem alguma experiência em “crochetar”, os sapatinhos de crochê além de serem ótimas opções de presente, como você pode notar, também podem ser uma forma de aumentar a sua renda mensal.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Não há quem resista a um lindo sapatinho de crochê. Além disso, sapatinho em crochê é super macio e confortável, ideias para esta primeira fase do bebê. Eles aquecem e dão um charme todo especial a qualquer roupinha que ele vista.

Atualmente, a variedade de sapatinhos de crochê para os recém nascidos é enorme, sendo possível criar diversos modelos e estilos diferentes, como botinhas, tênis, sapatinho boneca, sandálias e mais o que a sua criatividade permitir.

Portanto, não há desculpas suficientes no mundo para não aprender como fazer sapatinho de crochê. Separamos uma série de inspirações diferentes com fotos e vídeos de passo a passo que ensinam como fazer sapatinho de crochê de forma super fácil de aprender.

Veja abaixo:

Como fazer sapatinho de crochê para saída de maternidade

Os recém nascidos merecem todo conforto ao nascer, mesmo porque eles sentem muito frio aqui do lado de fora. Portanto, um sapatinho de crochê vermelho, como no costume cigano, para desejar-lhe proteção, boa sorte, saúde e felicidade é ideal. Veja alguns exemplos:

Saber como fazer sapatinho de crochê vermelho pode ajudar a compor a roupinha de saída da maternidade.
Saber como fazer sapatinho de crochê vermelho pode ajudar a compor a roupinha de saída da maternidade.
Sapatinho de crochê vermelho com laço em cetim e strass.
Sapatinho de crochê vermelho com laço em cetim e strass.
Sapatinho de crochê vermelho com florzinha.
Sapatinho de crochê vermelho com florzinha.
Sapatinho de crochê vermelho com florzinha e pérola,
Sapatinho de crochê vermelho com florzinha e pérola,

Como fazer sapatinho de crochê com pérola

Nada como colocar pérolas no sapatinho de crochê para enfeitar e deixá-los ainda mais delicados. Saiba também que é uma das opções mais procuradas na internet na hora de presentear as meninas. Veja alguns exemplos para se inspirar:

Sapatinho de crochê com pérolas, strass e laço em cetim.
Sapatinho de crochê com pérolas, strass e laço em cetim.
Sapatinhos de crochê com pérolas.
Sapatinhos de crochê com pérolas.
Sapatinho de crochê com pérola e coroa.
Sapatinho de crochê com pérola e coroa.

Como fazer sapatinho de crochê de vários modelos

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Existem milhares de modelos e estilos de sapatinhos de crochê na internet. Selecionamos alguns modelos bem diferentes e criativos para você escolher e depois procurar aprender como fazer sapatinho de crochê do jeito que imaginar e a sua criatividade permitir. Veja abaixo:

Sapatinho de crochê tipo tênis.
Sapatinho de crochê tipo tênis.
Sapatinho de crochê de bichinho.
Sapatinho de crochê de bichinho.
Sapatinho de crochê tipo boneca.
Sapatinho de crochê tipo boneca.
Sapatinho de crochê tipo bota.
Sapatinho de crochê tipo carrinho.
Sapatinho de crochê tipo carrinho.

Como fazer sapatinho de crochê princesa

O sapatinho de crochê princesa é outro modelo muito procurado para as meninas mais vaidosas. Veja alguns modelos lindos abaixo:

Sapatinho de crochê branco com pérolas e aplique de coroa dourada.
Sapatinho de crochê branco com pérolas e aplique de coroa dourada.
Sapatinho de crochê princesa com laço de cetim e strass.
Sapatinho de crochê princesa com laço de cetim e strass.

Como fazer sapatinho de crochê rosa

Os sapatinhos de crochê rosas são encantadores e meigos, podendo ser combinados às pérolas, laços, fitas e vários outros enfeites, pois as meninas gostam e permitem certas extravagâncias. Veja algumas inspirações abaixo:

Sapatinho de crochê bailarina rosa com fita para amarrar.
Sapatinho de crochê bailarina rosa com fita para amarrar.
Sapatinho de crochê boneca com florzinhas.
Sapatinho de crochê boneca com florzinhas.

Como fazer sapatinho de crochê masculino

Não pense que os meninos iam ficar de fora dessa seleção. Há muitos modelos masculinos de sapatinho de crochê super estilosos, talvez mais elaborados e até mais difíceis de aprender a fazer, mas nada impossível. Com um pouco de prática você vai conseguir aprender como fazer sapatinho de crochê rapidinho. Veja os modelos abaixo:

Sapatinho de crochê masculino tipo botinhas cano curto.
Sapatinho de crochê masculino tipo botinhas cano curto.

Como fazer sapatinho de crochê com gráfico e vídeo passo a passo

Claro que tudo na vida para se aprender precisamos de receita, e com os sapatinhos de crochê não seria diferente. Em se tratando de como fazer sapatinho de crochê, existe o molde que chamamos de gráfico, veja alguns exemplos abaixo:

Resultado de imagem para Como fazer sapatinho de crochê com gráfico

Gráfico para aprender como fazer sapatinho de crochê tipo botinha.
Gráfico para aprender como fazer sapatinho de crochê tipo botinha.

Agora, assista ao vídeo que mostra passo a passo como fazer sapatinho de crochê de maneira fácil e rápida!

Pronto! Viu que fácil?! Duvido que você não esteja inspirada para começar a aprender agora mesmo como fazer sapatinho de crochê. Volte pra nos contar como eles ficaram!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais