Como Fazer Polvo de Crochê: Passo a Passo e Inspirações

À primeira vista, os polvos de crochê podem parecer apenas simples brinquedos de criança. E era isso mesmo que eles eram até pouco tempo atrás. No entanto, já fazem alguns anos que essas “belezinhas” fazem um tremendo sucesso entre os bebês prematuros dentro das UTIs neonatais. Por isso, muita gente tem procurado aprender como fazer polvo de crochê para embarcar nesse universo de fofura e fazer uma grana extra.

A ideia surgiu do “Projeto Octo” na Dinamarca que tinha como finalidade produzir polvos de crochê para acalmar bebês prematuros nos hospitais, para que eles se sentissem mais seguros e confortáveis em suas incubadoras, como se ainda estivessem no útero materno. O intuito do objeto lúdico é simular o contato com o cordão umbilical através dos seus tentáculos.

Assim, o sucesso do “polvinho do amor”, como ficou conhecido, já atingiu o mundo inteiro, incluindo o Brasil, onde eles têm sido criados em tamanhos, formatos e cores variadas, não apenas para presentear os bebês prematuros, mas também crianças de diferentes idades.

Se você ficou curiosa e quer saber como tudo isso começou, continue lendo o artigo abaixo. Nós vamos ensinar como fazer polvo de crochê e explicar de onde surgiu essa ideia. Quem sabe você não se inspira e começa a fazer os seus ainda hoje e arruma uma forma de aumentar a sua renda?!

Como surgiu a ideia do polvo de crochê?

O Projeto Octo ensina como fazer polvo de crochê para doar aos bebês prematuros nas UTIs.
O Projeto Octo ensina como fazer polvo de crochê para doar aos bebês prematuros nas UTIs.

Em 2013, um grupo de voluntários dinamarqueses passou a confeccionar polvos de crochê para doar em unidades de tratamento intensivo neonatais. Essa ação fez parte do Projeto Octo, que realiza doações para 16 hospitais da Dinamarca e pretende continuar com o trabalho em mais de 15 países, inclusive no Brasil.

Foi a equipe médica do Hospital Universitário Aarhus, primeiro do país a receber o projeto, que percebeu uma melhora significativa nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebês, além do aumento nos níveis de oxigênio no sangue depois que eles receberam o polvo de crochê. E assim, a repercussão foi grande, atingindo diversos locais no mundo inteiro.

Embora não existam comprovações científicas, muitos hospitais aderiram à ideia dos polvos de crochê como “terapia” de recuperação de bebês prematuros. Alguns especialistas acreditam que o seu formato, especialmente os tentáculos, lembra o cordão umbilical, capaz de proporcionar sensação de conforto e segurança para o bebê, que tende, assim, a remeter ao útero materno, se desenvolvendo mais rápido.

O assunto ainda divide opiniões, mas muitos pais e profissionais da saúde relatam que o uso do polvo de crochê é capaz de acalmar os bebês e ajudar na recuperação deles.

Vale lembrar que, o polvo de crochê é apenas um objeto lúdico que ajuda na recuperação dos bebês, mas NÃO substitui o aleitamento materno, o método canguru e a presença constante dos pais na UTI, entre outras práticas orientadas pelos profissionais responsáveis.

Além disso, embora hoje o polvo de crochê seja confeccionado em diferentes versões, algumas normas do projeto original devem ser seguidas à risca, caso o intuito seja entregá-lo aos bebês prematuros. O ideal é que, mesmo destinado a crianças maiores, o polvo de crochê não perca sua essência, ser um brinquedo seguro e agradável para todo mundo.

Como fazer polvo de crochê no padrão original

Para aprender como fazer polvo de crochê é preciso seguir os padrões originais do projeto.
Para aprender como fazer polvo de crochê é preciso seguir os padrões originais do projeto.

Além de ser um instrumento de acalento para os bebês prematuros, os polvos de crochê também podem ser ótimas opções de presente para bebês recém nascidos e crianças de todas as idades. Afinal, quem é que não se apaixonaria por um objeto tão fofo que ainda traz uma sensação de tranquilidade, segurança e proteção?

No entanto, como já mencionamos acima, para que esses polvos de crochê continuem seguros, eles devem ser feitos com fios 100% algodão e seus tentáculos não podem ultrapassar 22 centímetros de comprimento, para evitar que se enrosquem na criança e causem asfixia.

Os pontos do crochê também devem ser bem apertados para evitar que a criança prenda os dedinhos. Além disso, caso ele seja entregue na UTI, é importante que ele seja esterilizado, sendo lavado em água quente a no mínimo 60ºC. No caso de doações, o próprio hospital se encarrega da higienização do objeto.

Assim, seguindo todas essas orientações, você não só vai saber como fazer polvo de crochê, como também criar lindos objetos e garantir que eles sejam seguros, para que os bebês possam tirar o máximo de proveito dessa experiência.

Se você amou a ideia mas não tem muita habilidade com o crochê, eles são vendidos em sites como o Elo7 por uma variedade de preços diferentes (média de R$ 30). Mas, se você quer aprender como fazer polvo de crochê como terapia própria ou para entrar nessa corrente do bem distribuindo e presenteando os polvos de crochê por aí, siga o passo a passo que disponibilizamos abaixo.

Leia mais: Curso corte e costura a distancia online

Passo a passo para fazer polvo de crochê

É fácil aprender como fazer polvo de crochê seguindo um passo a passo simples para iniciantes.
É fácil aprender como fazer polvo de crochê seguindo um passo a passo simples para iniciantes.

Há vários sites que ensinam como fazer polvo de crochê com passo a passos bem fáceis e ilustrativos. São muitas as opções de tamanhos, formatos e designs, e depois que você aprender o básico vai poder desenvolver suas próprias criações de um jeito único e original.

Ao final desse passo a passo, mostraremos um vídeo para que você possa tirar todas as suas dúvidas e visualizar melhor as instruções. A receita abaixo foi retirada do site Crochê Art, e é super fácil de acompanhar.

A técnica utilizada para confeccionar o polvo de crochê e outros animaizinhos chama-se Amigurumi. Ela surgiu no Japão, em meados dos anos 80, como uma alternativa aos bichinhos de pelúcia tradicionais. Seu nome é uma junção de “ami” (tricô ou malha) com “nuigurumi” (bichos de pelúcia).

Para criar o seu próprio polvo de crochê, você vai precisar adquirir novelos de fio 100% algodão para confeccionar o corpo, os tentáculos, os olhinhos e a boca. Não utilize nada colado que possa soltar, nem botões, à não ser que não sejam destinados à crianças. Veja abaixo tudo o que você vai precisar para aprender como fazer polvo de crochê:

Materiais necessários:

  • Fio Barroco Maxcolor número 4, 100% Algodão nas cores de sua preferência;
  • Agulha para crochê de 2,5mm;
  • Fio Barroco preto, 100% Algodão ou de outras cores para fazer detalhes do rosto ou enfeites do polvo e tentáculos, caso sejam coloridos;
  • Fibra siliconada para o enchimento.

Início: Cabeça do polvo

Inicie com o anel mágico. Para a primeira carreira, suba 1 ou 2 correntinhas para iniciar, e faça 8 pontos baixos, fechando com baixíssimo.

Na segunda carreira, suba 2 correntinhas + 1 ponto baixo no mesmo ponto de base. Depois, siga fazendo 2 pontos baixos (1 aumento) em cada ponto da base, fechando com ponto baixíssimo.

Continuação: Cabeça do polvo

A partir da terceira carreira, inicie com dois ponto baixos (1 aumento), e siga intercalando 1 ponto baixo e 1 aumento (1 aumento, 1 ponto baixo, 1 aumento até dar a volta completa).

Na quarta carreira, inicie da mesma forma com 2 pontos baixos (1 aumento) e siga intercalando 2 pontos baixo (um em cada ponto da base) e 1 aumento (1 aumento, 2 pontos baixos, 1 aumento…).

Já na quinta carreira, você pode iniciar com um aumento, e seguir com 3 pontos baixos (um em cada ponto da base) e 1 aumento, seguindo intercalando sucessivamente (1 aumento, 3 pontos baixos e 1 aumento).

A sexta carreira é 1 ponto baixo para cada um da base até completar 8 carreiras, sem aumentos e sem diminuições.

Fechamento: Cabeça do polvo

Na nona carreira em diante, faça 8 pontos baixos, criando uma diminuição no nono e décimo ponto. Repita o processo até terminar a carreira. Continue nas próximas carreiras, 10, 11 e 12, fazendo as diminuições.

Na décima terceira carreira, execute 6 pontos baixos e 1 diminuição no sétimo e oitavo pontos. Repita até fechar a carreira, fazendo novamente essa operação nas carreiras 14 e 15.

Na carreira 16, faça 4 pontos baixos e diminua no sexto e sétimo. Repita essa operação na carreira 17. Ao final teremos 17 carreiras no total, sendo que a cabeça do polvo de crochê ficará com a medida próxima de + ou – 9 cm de altura, +ou – 18 pontos na abertura da cabeça (não menos que 16 pontos) ou pouco mais.

Tentáculos: Pontos finais

Comece tecendo 50 correntinhas, depois na segunda carreira, faça 3 pontos baixos em cada correntinha. Nos 12 pontos finais, crie 2 pontos baixos em cada um dos 6 pontos. Depois, faça 1 ponto baixo nos 6 últimos pontos, fechando com baixíssimo na sequência do ponto da base da cabeça.

Pule uma correntinha e faça 1 ponto baixo, depois suba 50 correntinhas para repetir o processo e fazer os outros tentáculos do polvo de crochê até completar os 8 tentáculos do polvinho.

Leia mais: Flores de Crochê: Como fazer? +180 Fotos e Ideias!

Vídeos tutoriais para aprender como fazer polvo de crochê

Caso tenha perdido algum passo, assista aos vídeos abaixo para novas formas de confeccionar o mesmo polvo de crochê:

Como fazer polvo de crochê: Vídeo Atelier Linha & Ponto:

Como fazer polvo de crochê: Vídeo Crochetando com Claudia Stolf na técnica Amigurumi:

Como fazer polvo de crochê: Vídeo Crochetando com a professora Simone Eleotério:

Passo a passo para o polvo original da Dinamarca

Para doações à bebês prematuros é preciso seguir o passo a passo do projeto original que ensina como fazer polvo de crochê.
Para doações à bebês prematuros é preciso seguir o passo a passo do projeto original que ensina como fazer polvo de crochê.

Você vai encontrar várias outras receitas de polvo de crochê nas redes sociais como a que descrevemos acima, mas se o seu objetivo é aprender como fazer polvo de crochê para presentear ou doar para os bebês prematuros, o ideal é que você siga a receita original do Projeto Octo.

Como já dissemos, eles seguem um padrão de qualidade e tamanho, para garantir a segurança dos bebês. Veja abaixo a receita:

Materiais necessários:

  • Fio 100% algodão – Sugestões: Anne (fio duplo) Charme (fio único), Bella (fio único) Camila Fashion (fio duplo), Amigurumi (fio único). *Não usar fio Barroco, devido ao peso pesado para prematuros;
  • Agulha de crochê – 2,5 ou 3,0mm
  • Enchimento – Fibra de poliéster (Santa fé antialérgico).

OBS: Por razões de segurança, os tentáculos não devem ultrapassar 22 cm de comprimento quando esticados. Caso ultrapasse a medida, diminua o número de correntes na base dos tentáculos.

Abreviações:

  • cor = correntinha
  • pb = Ponto baixo
  • pt = Ponto
  • pbx = Ponto baixíssimo
  • Dim = Diminuição (fazer 2 pontos baixos juntos)
  • Aum = Aumento (fazer 2 pontos baixos no mesmo ponto)

Cabeça/Corpo:

  • Carreira 1 – No anel mágico, 6pb.
  • Carreira 2 – 1aum por toda a volta (12 p)
  • Carreira 3 – *1pb, aum* repetir por toda a volta. (18 p)
  • Carreira 4 – *2pb, aum* repetir por toda a volta. (24 p)
  • Carreira 5 – *3pb, aum* repetir por toda a volta. (30 p)
  • Carreira 6 – *4pb, aum* repetir por toda a volta. (36 p)
  • Carreiras 7 até 14 – pb por toda a volta (36p)
  • Carreira15 – *1pb nos primeiros 4p, dim 5º e 6ºp* repetir 5 vezes (30 p)
  • Carreiras 16 e 17 – 1pb por toda a volta (30p)
  • Carreira 18 – *1pb em cada 3p, uma dim no 4º e 5ºp* repetir 5 vezes (24 p)
  • Carreiras 19 e 20 – 1pb por toda a volta (24p)
  • Carreira 21 – *1pb nos primeiros 2p, dim 3º e 4ºp* repetir 5 vezes (18p)
  • Carreira 22 – 1pb por toda a volta (18p)
  • Carreira 23 – *1pb nos primeiros 7p, dim 8º e 9ºp* repetir uma vez (16p)
  • Carreira 24 – 1pb por toda a volta (16p)
  • Carreira 25 – Início dos tentáculos: *1pb, 50 cor, vire, 3pb em cada cor até voltar a base. 1 pb no próximo ponto do corpo repetir 7 vezes, fazendo 8 tentáculos. Finalizar com ponto baixíssimo, cortar o fio e arrematar.

Base do corpo do Polvo:

  • Carreira 1 – 5pb no círculo mágico (5p)
  • Carreira 2 – 2pb em cada p (10p)
  • Carreira 3 – *1pb, aum* repetir por toda a volta (15p)
  • Carreira – Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Obs: Olhos, boca e enfeites devem ser confeccionado com a mesma linha e muito bem costurados. Coloque o enchimento na cabeça do polvo e costure a base junto à cabeça.

Leia mais: Curso de crochê online a distância

Sugestões de modelos de polvo de crochê

Inspire-se nos modelos abaixo para aprender como fazer polvo de crochê à sua maneira.
Inspire-se nos modelos abaixo para aprender como fazer polvo de crochê à sua maneira.

Diante de tanto sucesso e relatos positivos, o polvo de crochê se popularizou tanto que hoje ele é presenteado a crianças de diferentes idades e até adultos. Apesar de haver um padrão original, há várias formas e formatos diferentes que você pode criar para fazer o seu “polvinho do amor” de um jeito único.

Inspire-se nos lindos modelos abaixo, solte a criatividade e aprenda como fazer um polvo de crochê com o seu diferencial!

como fazer polvo de crochê
Polvo de crochê azul tradicional também tem a sua graça.
como fazer polvo de crochê
Polvinhos com tentáculos e cabeça de cores diferentes são ótimas opções.
como fazer polvo de crochê
O polvo de crochê minimalista é lindo da mesma forma.
como fazer polvo de crochê
Plvo de crochê rosa fica super gracioso em duas tonalidades.
como fazer polvo de crochê
Esse polvinho pode serf eito em tamanho maior para enfeitar a bancada oua té servir de almofada.
como fazer polvo de crochê
Você pode criar uma família inteira de polvos de crochê em tons pastéis.
como fazer polvo de crochê
Um polvo em cor única super elegante, moderno e sóbrio.
como fazer polvo de crochê
Polvos de crochê podem ter estilos diferentes para cada personalidade.
como fazer polvo de crochê
Os fios multicoloridos ficam excelentes no polvo de crochê.
como fazer polvo de crochê
Um polvo de crochê em combinação de cores mais sóbrias é super elegante.
como fazer polvo de crochê
O fio multicolorido dá uam graça especial ao design minimalista.
como fazer polvo de crochê
Cores primárias de polvo de crochê que possam servir para meninos e meninas.
como fazer polvo de crochê
Polvo de crochê com chupeta, gravata e chapéu fica charmoso.
como fazer polvo de crochê
Voc6e pode cirar polvos de crochê para presentear gêmeos.
como fazer polvo de crochê
O polvo de crochê pode ser alegre e ter várias cores.
como fazer polvo de crochê
Polvo de crochê com chupetinha e lacinho para meninas.
como fazer polvo de crochê
O Polvinho pode trazer um travesseirinho para enfeite.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre o verdadeiro significado do polvo de crochê? Agora com tantas inspirações, você já pode aderir ao projeto e começar a criar os seus próprios “polvinhos do amor”, espalhando carinho por onde eles passarem!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais