Decorar a casa é, ao mesmo tempo, uma das tarefas mais gostosas e difíceis. É muito prazeroso poder escolher cada coisa que vai fazer parte do seu cantinho, imprimindo seu estilo e personalidade. Porém, são muitos os espaços que precisam de atenção, sala, quarto, cozinha, banheiro e inclusive o lavabo.

O lavabo é aquela espécie de banheiro que fica localizado nas áreas sociais da casa, sendo pensado especialmente para as visitas. Costuma ter dimensões menores e contar com uma cuba, torneira, espelho e porta toalhas.

E por menor que ele seja, o lavabo merece um cuidado especial com a decoração, pois é onde suas visitas irão e poderão visualizar como você é cuidadoso com a sua casa. Não precisa de muito esforço para deixá-lo elegante e charmoso, existe uma saída prática e muito moderna para isso, você pode fazer uso de papel de parede.

Para te ajudar nessa empreitada, selecionamos dicas de papel de parede para lavabo que vão te ajudar a criar um ambiente lindo e especial.

Estampas de papel de parede

Os papeis de parede são super versáteis, pois apresentam inúmeras estampas, permitindo que você tenha a disposição uma gama muito grande de modelos para escolher. Saiba quais são as características de cada uma delas e escolha a que mais se encaixa à sua necessidade.

1- Listras

O lavabo conta com um espaço reduzido, então, a decoração escolhida não pode ser muito pesada para que não carregue o ambiente. As listras são ótimas auxiliadoras para quem busca criar um ambiente com uma sensação de amplitude. Além disso, elas são capazes de trazer um toque de modernidade, tanto na horizontal quanto na vertical.

Se você quer fazer com que o local pareça mais espaçoso, as listras horizontais são a pedida certa, mas se a ideia foi fazer parecer que o pé direito é mais alto, invista em listras verticais.

Quanto as cores, você precisa ter em mente que as cores claras são responsáveis por iluminar o ambiente e podem ser combinadas com outras peças do lavabo feitas em granito e mármore, criando uma decoração clean e receptiva.

2- Xadrez

Quem é que não gosta de um bom e velho xadrez, não é mesmo? Essa estampa conta com muitas variações, tendo os traçados mais finos, mais largos, e aparecendo em modelos, como o Príncipe de Gales, o Tartan, Vichy, entre outros.

Com essa estampa, você pode investir em tons mais escuros, criando um ambiente moderno e intimista. É ideal para quem busca transmitir seriedade. Mas lembre-se de agir com cuidado e buscar equilíbrio para não criar um cômodo pesado. Então, se optar por uma cor escura, o piso e bancada devem ser mais claros.

3- Ladrilhos Hidráulicos

Essa opção é perfeita para quem gosta de ladrilho hidráulico, mas pretende gastar menos e ter menos trabalho. Os papeis de parede e adesivos são ótimas opções para quem busca inovar de forma simples e prática. Usando o papel de parede ao invés de instalar ladrilhos, você terá um lavabo decorado, simples, bonito e aconchegante, sem contar que o efeito visual é exatamente o mesmo.

Então, não abandone um estilo de decoração só porque você achou muito trabalhoso, pois existem métodos alternativos que garantem um resultado incrível.

4- Flores

As flores são apostas românticas e alegres. É uma excelente escolha para quem busca criar uma decoração voltada para esse estilo. Os modelos que contam com flores mais delicadas e suaves, dão este ar romântico ao espaço, já as flores maiores e coloridas, dão vida e criam um ambiente alegre e divertido.

Ao optar por esse padrão de estampa, tente harmonizá-la com o restante da decoração, porque ao escolher por cores mais leves, você poderá ousar nos outros elementos, mas se escolha for por um papel de parede colorido, os outros itens deverão permanecer neutros. As cores possuem um papel  muito importante já que são elas que ditarão o tom que seu lavabo terá.

5- Arabescos

Um papel de parede sinônimo de requinte e elegância! Com esse modelo de estampa será muito mais fácil criar uma composição clássica. Mas se atente aos tons das cores. Beges, cinzas, dourados, pretos, brancos e rosês dão o tom certo para um lavabo chiquérrimo.

Ao optar por criar uma decoração nesse estilo, você ganha um leque de possibilidades de complementos decorativos, como espelhos venezianos ou vitorianos, lustres ou pendentes de cristais. Sem contar a iluminação que deve ser bem pensada visando valorizar o revestimento.

6- Jovem ou Divertido

Quem criar um ambiente jovem? Aposte em cores. Elas são a forma mais simples e certeira de compor uma decoração descontraída e divertida. As cores vivas são capazes de adicionar e agregar sem roubar a atenção do espaço e nem deixá-lo over. Novamente, não se esqueça do equilíbrio, já que o revestimento conta com muitas cores, invista em louças e itens decorativos em tons neutros.

7- Formas geométricas

Os estilos geométricos são ótimas opções para lavabo, mas exigem um pouco mais de cuidado. O ambiente do lavabo é pequeno, por isso, invista em formas mais sutis e que contenham cores mais suaves, pois muita informação pode fazer o local parecer menor e muito cheio. Nada te impede de revestir todo o espaço com o papel de parede, mas o recomendado é aplicá-lo somente em uma ou duas paredes.

8- Zoo

Esse estilo de estampa é para quem não abre mão de um animal print, seja onça, zebra, vaca, entre outros. É indicado para quem realmente ama esse tipo e não abre mão em nenhum lugar. Por ser uma estampa bem forte e chamativa, o ideal é que o restante da decoração seja neutra para não sobrecarregar o ambiente.

Materiais dos papeis de parede

Além das cores e estampas, os papeis de parede para lavabo se dividem em relação ao material que são produzidos. Confira quais são os principais:

1- Tradicionais

Os modelos tradicionais possuem a fabricação feita em celulose, ou seja, são realmente feitos de papel. Sua aparência é mais lisa e seca, por isso, devem ser aplicados em paredes lisas para que o resultado seja perfeito. É o estilo mais popular que existe na decoração, sem contar que sua aplicação é bem simples e prática.

2- Vinílicos

A aparência plástica desse tipo de papel se dá porque sua fabricação é em PCV e o revestimento em vinil. São impermeáveis, o que o tornam mais indicados para lavabos e banheiros, pois são ambientes mais úmidos. O papel de parede vinílico é simples de limpar, pois sua textura é lisa. Ao realizar a limpeza, utilize uma bucha macia, detergente neutro e um pano úmido.

3- TNT

Quem diria que o TNT (Tecido Não Tecido) ganharia mais uma funcionalidade se tornando papel de parede. Sua nova utilidade já está super difundida no meio decorativo. Ele é composto por poliéster e celulose, que dão o aspecto que lembra um tecido. Podem ser aplicados em locais secos e úmidos, pois são resistentes à umidade, além disso, sua aplicação pode ser feita em paredes lisas e irregulares.

Para limpá-lo, utilize bucha macia e detergente neutro e passe com delicadeza.

4- Alto-relevo

A textura desse papel de parede é muito bacana, ele fica com um alto-relevo característico e que é dada devido a sua composição que recebe injeções de espuma. O efeito visual é muito fofo, mas é preciso tomar cuidado para não ficar mexendo e estragar a textura. Na hora da limpeza, utilize um aspirador de pó.

5- Veludo

Se a ideia é ter glamour e classe, esse é o papel de parede mais indicado. Sua textura é como a do veludo, e vai deixar seu lavabo muito chique e sofisticado. Não devem ser expostos ao sol, por isso, instalá-lo nesse ambiente é uma aposta acertada. Limpe-o apenas com o aspirador de pó, pois são muito sensíveis e podem estragar com facilidade.

Como escolher o papel de parede ideal?

Quando você for escolher o seu papel de parede, leve em consideração alguns pontos importantes, como preço, combinação com o restante da decoração, entre outros. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

Escolha um papel de parede que tenha a ver com você

Além de combinar com a decoração, o papel de parede do seu lavabo deve refletir a sua personalidade. Opte por um modelo que reflita quem você é. Caso você seja mais romântica, uma estampa floral pode ser mais a sua cara, se você é uma pessoa moderna, que tal usar um papel de parede em tons escuros?

Cada parede pede um tipo específico de papel

Leve em consideração a superfície da parede em que o revestimento será aplicado, pois cada tipo de papel de parede é mais indicado para uma situação. Também é válido observar como é o ambiente do seu lavabo, se incide bastante luz ou produz muita umidade. Os tipos mais recomendados para esse local são os vinílicos, pois eles são fabricados com a função de ser resistente à umidade.

Dê a atenção que o seu lavabo merece, invista em um papel de parede à altura. Assim, suas visitas saberão o quanto você é zeloso e se importa com cada mínimo detalhe da sua casa. Para escolher a estampa e o material do seu revestimento, leve em consideração o seu estilo e personalidade, assim você poderá criar um ambiente que é a sua cara.

 

 

 

Write A Comment