O porcelanato se popularizou e tem sido usado cada vez mais para revestir ambientes. E não é à toa, já que esse modelo é muito resistente à abrasão, possui baixa absorção de água e o acabamento é excelente.

É um revestimento muito versátil e que pode ser posto em todos os cômodos da casa. No entanto, esse ele precisa de muito cuidado na limpeza para que não perca a beleza enchendo de manchas ou ficando danificado.

E é com isso que viemos te ajudar hoje. Selecionamos algumas dicas práticas e simples de como limpar seu porcelanato fosco e deixá-lo sempre perfeito.

O que é o porcelanato fosco?

O porcelanato fosco, também pode ser chamado de porcelanato natural e sua principal característica é não ter brilho em sua superfície. Isso faz com que ele seja elegante e transmita aconchego aos ambientes onde é colocado.

Além disso, é menos liso sendo pouco escorregadio. É ideal para lugares com crianças, idosos e animais de estimação, pois é mais seguro. Outra característica marcante, é a quantidade de acabamentos disponíveis no mercado, assim, você tem a disposição uma vasta paleta de cores para decorar sua casa.

Como limpar porcelanato fosco

A superfície desse material é mais porosa, por isso, você deve ter muito cuidado no momento da limpeza e ela acaba sendo um pouquinho mais complicada, já que será necessário uma faxina mais pesada e que deve ser realizada ao menos uma vez por mês.

Limpeza do dia a dia

No dia a dia, você poderá realizar uma limpeza mais leve e tranquila. Apenas com uma misturinha simples e que será passada com bastante cuidado sobre o seu porcelanato.

  • Faça uma mistura de detergente líquido com água
  • Varra o porcelanato com a vassoura
  • Passe um pano úmido com a misturo
  • Passe um pano úmido apenas com água
  • Seque a superfície do seu porcelanato

Limpeza profunda para ser realizada 1x por mês

Agora é a hora da verdade! Você terá que pegar no pesado ao menos uma vez por mês para que o seu porcelanato não perca a beleza. Esse procedimento é um pouco mais caprichado e vai evitar que o seu revestimento fique manchado.

  • Dilua o saponáceo cremoso em um balde com água
  • Molhe um pano na mistura e passe no chão
  • Umedeça um pano em água e passe pelo revestimento
  • Seque o chão

Aprenda a conservar melhor o revestimento

Agora que você já sabe como limpar o seu revestimento de maneira adequada, que tal aprender como conservá-lo e otimizar o processo de limpeza?

São dicas simples e que vão te salvar no dia a dia.

Sempre que sujar, lave!

Higienizar logo após acontecer algum acidente é a melhor alternativa para que o seu porcelanato não seja comprometido. Além disso, essa prática vai fazer com que o momento da faxina seja menos complicado.

Utilize tapetes como aliados

Que tal colocar alguns tapetes nas entradas dos cômodos? Assim, além de decorar os ambientes, você vai evitar que o piso não suje com facilidade.

Cubra os pés dos móveis com algum tecido macio

Os móveis podem riscar seu porcelanato, então, coloque algum revestimento macio, como feltro. Ele vai evitar que ao ser arrastado, risque o chão.

Erros que você não deve cometer ao limpar seu porcelanato

Mesmo que agora você já saiba a maneira correta de limpar seu porcelanato fosco, é necessário saber que existem alguns erros muito comuns que podem danificar seu revestimento e que você deve evitá-los. Confira quais são eles para não cometê-los jamais:

Não reaproveite o mesmo pano em mais de um cômodo

Essa ação é muito comum na nossa rotina de limpeza, né? Mas ela pode trazer inúmeros prejuízos, como a distribuição de micro-organismos nocivos pelos cômodos e por toda a casa. Então, separe os panos por locais, deixe um para a sala, um para a cozinha, um para os quartos e assim por diante. Trocar a água conforme muda de cômodo também é super importante.

Não use água sanitária

A água sanitária é um produto químico muito utilizado na limpeza de lugares que estão muito sujos. Porém, para revestimentos como o porcelanato, ela pode ser muito nociva causando danos e um desgaste gigantesco no seu piso. Então, nunca faça uso desse produto na limpeza do seu porcelanato fosco!

Não deixe o sabão agir sobre o piso

Esse erro é muito comum, porque achamos que deixar o sabão por mais tempo sua ação será melhor e vai ser mais fácil limpar a superfície do porcelanato. O sabão é um produto químico com componentes agressivos próprios para realizar uma limpeza eficaz, mas ele deve ficar pouco tempo em contato com o revestimento, pois pode causar danos quando o período vai além do recomendado.

Então, retire o produto logo após esfregar o porcelanato e faça uma segunda verificação para ver se ficou algum resíduo para trás.

Evite usar esponjas ou utensílios ásperos

Esse tipo de objeto pode riscar seu porcelanato pois sua superfície é muito dura e grosseira. Tome muito cuidado com esses utensílios e evite ao máximo. Para a limpeza, prefira por utilizar panos macios.

Produtos que você não deve usar pois danificam o porcelanato

A ideia é que seu porcelanato fosco se mantenha perfeito por muito mais tempo, né? Já que ele é um revestimento resistente e duradouro. Pois bem, fora os cuidados e as ações que você precisa evitar, existem alguns produtos que NUNCA devem ser postos em sua superfície.

Não é indicado utilizar produtos que possam ocasionar um ataque químico, fazendo com que surjam manchas, riscos e diminua a opacidade do seu piso. Os produtos proibidos são aqueles que contenham flúor e seus derivados, como ácido fluorídrico.

A lista começa com Semorin, Brilha Alumínio, Brilhol e outros produtos usados para limpar alumínio.

Também não use itens que em suas composições contenha hidróxidos de potássio e sódio em grandes concentrações, então, evite sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária e soda cáustica.

Não tem nenhum segredo para limpar o seu porcelanato, você só precisa ter muito cuidado para não fazer nada errado e danificar seu piso. Fique sempre atento às porções de produto que você irá usar, o tempo de ação e a forma de aplicação.

Um fato muito importante e que você deve se atentar é da necessidade de secar o piso após a limpeza, porque a água que fica pode provocar manchas e amarelidão. Sempre que passar os panos, tanto o com produto quanto o molhado somente com água, passe um terceiro pano, mas que esteja seco!

Siga essas dicas que, com certeza, sua casa ficará muito mais bonita e com um revestimento impecável!

 

Escreva um Comentário