Curso de Crochê Online a Distância

Neste post de curso de crochê online a distância, vamos apresentar uma série de opções para você aprender sobre essa nobre arte sem precisar sair de casa e sem gastar muito.

É incrível como o crochê é um ofício que não sai de moda, que consegue se manter presente mesmo sendo tão antigo e estando diante de novas tecnologias que facilitaram tanto o processo de confecção de roupas.

Uma arte muito antiga

O crochê data da pré-história, possivelmente uma técnica desenvolvida para auxiliar a sobrevivência, principalmente nas épocas geladas. Não há um consenso sobre o local exato do ofício. Alguns historiadores apontam que o crochê veio da Arábia e chegou até a Espanha via canal do mediterrâneo e, daí, ganhou o mundo chegando até a América do Sul onde as tribos indígenas passaram a usar as peças em crochê como adornos em rituais de puberdade.

Porém, há outros pesquisadores que sugerem que a arte tenha surgido em 1700 por meio de uma técnica de costura chinesa.

“Crochê” vem de um dialeto nórdico e significa “gancho”, referência ao bico da agulha.

Mas a afirmação de que o crochê se mantém presente nos nossos dias apesar de todo o aparato industrial que nos rodeia não é da boca para fora. Números demonstram que trabalhar com crochê não é só um “hobbyzinho” sem grandes pretensões de nossa vozinha, mas um negócio que ainda rende lucro considerável.

Nos últimos 20 anos, estima-se que o mercado de artesanato no Brasil tenha movimentado cerca de R$ 50 bilhões e que seja a principal fonte de renda de 10 milhões de pessoas.

Esse é um sinal claro que investir em curso de crochê online a distância pode render bons frutos, seja para que consiga aprender uma nova profissão, seja para aperfeiçoar habilidades naturais que já tenha ou para entregar trabalhos mais profissionais e diferenciados, melhor forma para se destacar da concorrência que, com esses números, demonstra-se pesada.

Por que o crochê está em alta?

Mas o que explica essa procura por peças em crochê ao ponto de, em pleno século XXI, repetindo, com tamanha parafernália de máquinas, empresas, lojas de roupas, conseguir sustentar tamanha rede de profissionais?

Parte da explicação cabe ao chamado consumo consciente, onda (que espera-se que seja mais que uma onda) que defende o uso de roupas de material orgânico, de produções locais, feitas a mão em detrimento de lojas de departamento que tentam (algumas) baratear suas peças se valendo de meios deploráveis, como o trabalho escravo.

Mas além dessa postura de pensar em toda a cadeia de produção a fim de beneficiar o maior número de pessoas possível, também se identifica uma tendência de achar o crochê, as peças feitas de crochê, como algo moderno, de personalidade, por ter a marca do produtor local, a criatividade, imaginação que torna a peça única, se diferenciado dos produtos “serializados” das lojas de departamento. O crochê também é versátil e suas peças podem ser usadas em qualquer ambiente, do trabalho ao shopping.

Ou seja, crochê atualmente é cool, moderno, fashion. Em suma, está na moda e mantém aquecido o mercado de artesanato brasileiro.

Na outra ponta da explicação se encontram as pessoas que enxergaram essa oportunidade de mercado e correram atrás para se posicionar no segmento de modo a conquistar espaço próprio.

Porém, muitos não tiveram essa percepção durante o horário de almoço de um trabalho frustrante e decidiram largar tudo e investir na profissão. A maioria teve a sacada por não conseguir receber oportunidades de emprego.

O desemprego e a informalidade, que vêm sendo a tábua salvadora de muitas famílias, estimulam as pessoas a procurar por caminhos que, de outro modo, não estariam dispostas a seguir ou sequer mesmo pensar.

Se você se encontra em situação de andar com dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho ou até mesmo de entrar pela primeira vez no dito cujo, a carreira empreendedora pode ser a via menos complicada. Se você gosta de crochê, nota que tem habilidades com o ofício, um curso de crochê online a distância pode ser o que você precisa para deslanchar em uma nova profissão.

A vantagem dos cursos online é que boa parte deles é gratuita, permitindo que você mesmo faça a sua programação de estudos.

Se ficou interessado em curso de crochê online a distância, confira as nossas dicas de canais para seguir.

Continue na leitura!

Crochê Sem Mistério

A YouTuber apaixonada por crochê, Claudete Azevedo, garante que seu curso de crochê online a distância agrega conhecimento tanto para iniciantes que não entendem nada do assunto como para pessoas com conhecimentos mais sólidos na área.

Seu curso entrega 800 gráficos com variados modelos de roupa que vão te auxiliar a confeccionar as peças. Além de roupas, também irá aprender a tricotar amigurumis, animais feitos em crochê que ficam uma graça em quartos infantis.

iPED

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) é uma empresa de educação que conta com mais de 5 milhões de alunos e está presente em mais de 60 países.

Os cursos do iPED são gratuitos e já ultrapassam a soma de 1000 modalidades. Dentre elas há um curso de crochê online a distância que trata de tópicos básicos, recomendados para iniciantes. Nas aulas, você aprenderá sobre pontos básicos do crochê, como fazer a escolha certa de agulhas e linhas, fazer cropped, bolsas e muito mais.

O iPED concede certificado digital gratuito ou impresso para ser entregue em casa. No caso do último, é necessário pagar o valor da confecção do certificado e do frete.

JNY Crochê

A professora e artesã Jun mantém o canal JNY Crochê desde 2011 e já conta com mais de 780 mil inscritos. É um dos mais populares na rede social de vídeo, com diversas publicações que ultrapassam a barreira de milhares de visualizações, todos sobre o universo do crochê.

Toda semana é postada uma aula nova ensinando a fazer os mais diversos tipos de peças e os movimentos básicos para fazer peças em tricô.

Essa é uma boa opção de curso de crochê online a distância, totalmente gratuito, disponível para ser consultado quantas vezes for necessário, a qualquer hora do dia, voltado para iniciantes, com aulas de linguagem simples, roteiro cativante e edição agradável.

Wagner Reis

O YouTuber Wagner Reis publica no seu canal de YouTube, no ar desde 2010, aulas de ponto e cruz, crochê e dicas do mundo do artesanato. Tudo de maneira gratuita. Também mantém um blog onde posta dicas e seus trabalhos com artesanato.

Ao considerar que está próximo de alcançar a marca de 30 milhões de visualizações, certamente as suas aulas recebem boa resposta do público que acompanha assiduamente suas publicações.

Há exercícios para iniciantes, vídeos ensinando a fazer alfabeto maiúsculo com ponto e cruz, tutoriais de bico de crochê e mais. O material é farto e é possível desenvolver várias habilidades neste curso de crochê online a distância.

Aprendendo Crochê

O canal do YouTube com mais de 700 mil inscritos é administrado por uma professora que ensina crochê pela internet há mais de 12 anos.

Sua proposta é clara: ensinar crochê nos seus vídeos como se estivesse ao lado da pessoa que a assiste. Tal conceito resulta em um curso de crochê online a distância com linguagem clara, objetiva, simples, tornando a absorção do conteúdo mais fácil.

O canal ainda estimula que os alunos publiquem os trabalhos que desenvolvem ao longo do curso com a hashtag #olhaaprendendocroche para que se possa verificar o resultado.

Todo o material disponível no canal é inteiramente gratuito.

Professora Simone Eleotério

Como o próprio título deixa evidente, Simone Eleotério é professora de crochê que dedica seu tempo na produção de peças artesanais e alimentação do canal com mais de 1 milhão de inscritos. Todas as segundas e quintas-feiras, há material novo disponível no canal a partir das 09:00.

Os usuários aprendem o passo a passo de como confeccionar tapetes de crochê, jogos de banheiro, jogos de cozinha, tapetes redondos e outras diversas peças.

Confira abaixo o vídeo de apresentação no qual Simone convida os usuários do YouTube interessados a fazer parte do canal.

Artsil Tricô e Crochê

O Artsil Tricô e Crochê investe bastante em tutoriais para a produção de uma centena de peças em crochê. A quantidade de material reunida em playlists forma um curso de crochê online a distância totalmente gratuito.

No canal, ativo desde de 2014, você entenderá como fazer flores de crochê, tapetes, jogos de banheiro e cozinha, porta pano de prato, maxi gola, peças de vestuário como cropped e muito mais.

playlists dedicadas para gorros, moda outono/inverno e até de receitas de cozinha.

Confira abaixo o vídeo de crochês para iniciantes.

Edilene Fitipaldi

A artesã Edilene Fitipaldi criou o seu espaço no YouTube para dividir seu conhecimento e amor a respeito da nobre arte do crochê. O curso de crochê online a distância é gratuito e acessível a qualquer horário do dia, podendo ser visto quantas vezes julgar necessário.

No canal, você irá encontrar playlist de:

  • Flores;
  • Capas para almofadas;
  • Tapetes para sala e quarto;
  • Centro de mesa;
  • Decoração de interiores;
  • Tapete pompom;
  • Jogo de banheiro;
  • Jogo de cozinha.

E muito mais!

Considerações finais

Artesanato vem numa crescente muito forte no Brasil nos últimos anos, assim, se tornando um caminho empreendedor principalmente para quem está enfrentando a crise do desemprego. O que explica a procura por roupas dessa característica é a tendência do consumo consciente e o desejo de se obter peças únicas que reflitam personalidade incopiável para as lojas de departamento.

Apresentamos algumas dicas de curso de crochê online a distância para quem está interessado em investir na carreira:

  • Crochê Sem Mistério;
  • iPED;
  • JNY Crochê;
  • Wagner Reis;
  • Aprendendo Crochê;
  • Professora Simone Eleotério;
  • Artsil Tricô e Crochê;
  • Edilene Fitipaldi.

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, avalie, comente. Sua opinião é muito importante para nós.

100%
Incrível

Aprenda Crochê!

Descubra como mulheres estão fazendo lindas peças de crochê passo a passo

Clique aqui
Acesse o Curso
  • Curso Edinir Croche

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais