Cálculo da Caixa D’água: Qual dimensionamento?

A quantidade de água que utilizamos é essencial para qualquer edificação. Assim, ao construir uma residência ou qualquer outro local público, se faz necessário o cálculo da caixa d’água com o dimensionamento correto para evitar problemas de abastecimento.

O problema é que isso costuma gerar muitas dúvidas com relação à sua capacidade, por vezes acarretando em instalações exageradamente desnecessárias e de alto custo que sobrecarregam a estrutura, ou caixas d’água muito pequenas, de capacidade insuficiente para o abastecimento do local.

Segundo a NBR 5626 estabelecidas pela ABNT, a capacidade dos reservatórios de uma edificação deve atender ao seu padrão de consumo de água, seja qual for o tipo do local (doméstico ou público), considerando também a frequência e duração de interrupções no abastecimento pela concessionária do seu município.

Isso porque muita gente também utiliza as caixas d’água como reserva em caso de racionamento; isto é, armazenando a água quando o abastecimento é liberado e usando a reserva quando ficam sem água.

Neste caso, o volume de água reservado para uso doméstico deve ser de, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal pelo número total de usuários na residência (casa ou apartamento), sem considerar o volume de água para combater incêndios.

Entretanto, dependendo do local ou da finalidade da edificação (residencial ou pública), a capacidade de reserva de água pode variar com as necessidades das pessoas. Por exemplo, um local onde é comum a falta de água, lavanderia ou restaurante recomenda-se dimensionar a caixa d’água para até três ou quatro dias de consumo.

Portanto, saber o tamanho ideal e como fazer o cálculo da caixa d’água de forma eficiente é muito importante para que abastecimento seja adequado tanto para o número de pessoas no local quanto para as necessidades de uso.

Confira abaixo como fazer esse cálculo!

Para que serve uma caixa d’água?

A caixa d'água serve para armazenar água na falta de abastecimento, por isso o cálculo da caixa d'água é essencial.
A caixa d’água serve para armazenar água na falta de abastecimento, por isso o cálculo da caixa d’água é essencial.

Pode parecer óbvio demais, mas ainda sim é uma questão importante a ser esclarecida. A caixa d’água é um reservatório de água que serve para abastecer a casa quando o serviço público da concessionária responsável pelo abastecimento de água apresentar algum problema no fornecimento ou em caso de racionamento ou mesmo falta d’água.

Se não fosse por isso, caixas d’água não seriam tão necessárias, pois dependeríamos exclusivamente do abastecimento de água que vem diretamente da rua. Isso não só baixaria os custos das construções, como eliminaria a necessidade de limpeza periódica do reservatório para evitar contaminação.

Sem falar que não teríamos mais que lidar com o problema de caixas d’água destampadas ou abandonadas em que mosquitos se proliferam, tornando-se emissários de doenças.

Mas a realidade é que o abastecimento é falho em todo o país, principalmente nos locais onde não há saneamento básico ou regiões onde as edificações não são regulamentadas. Sendo assim, o uso das caixas d’água como reservatório é fundamental para garantir o abastecimento adequado nas construções.

De quanto deve ser a reserva para suprir a falta de abastecimento

De acordo com as normas de saneamento brasileiras, os reservatórios de água devem ser suficientes para suprir dois dias do consumo normal de uma casa.

Entretanto, esse número pode variar em função da localização da casa e do tipo de utilização.

Num local em que a falta d’água é frequente e pode demorar vários dias para ser restabelecida, é possível dimensionar um reservatório para três ou quatro dias de consumo, por exemplo.

Da mesma maneira, o reservatório de um estabelecimento comercial que depende fundamentalmente da água para o seu funcionamento (restaurantes, lavanderias, salões de beleza, hospitais, escritórios comerciais) deve investir em um reservatório volume maior de água tempo de reserva, a fim de garantir o seu abastecimento e não prejudicar o seu funcionamento devido a uma eventual deficiência.

No entanto, tenha em mente que armazenar um excesso de água, ou por um período grande de tempo, pode ocasionar a proliferação de fungos e bactérias que causam contaminação.

Segundo o item 5.2.5.1 da NBR 5626: “… a capacidade dos reservatórios de uma instalação predial de água fria deve ser estabelecida levando-se em consideração o padrão de consumo da edificação, a frequência e duração de interrupções de abastecimento.”

Como fazer o cálculo da caixa d’água?

o cálculo da caixa d'água deve levar em conta o consumo médio de água por dia por habitante.
o cálculo da caixa d’água deve levar em conta o consumo médio de água por dia por habitante.

A concessionária de abastecimento de água do seu município deve fornecer o valor estimado do consumo diário de água por pessoa, de acordo com a função do tipo de uso da edificação.

Esse consumo médio diário pode variar de 150 litros/pessoa no caso das residências e até 200 litros/pessoa para prédios de apartamentos em que a pressão da água é maior e o consumo também. Após definir o consumo médio, o cálculo da caixa d’água e a definição do seu tamanho é simples, basta seguir a fórmula abaixo:

N° de pessoas X Litro/pessoa X dias de reserva = tamanho ideal

Por exemplo, digamos que você está construindo uma casa onde vão morar 4 pessoas. Considerando o consumo médio de 150 litro/pessoa para residências, e uma reserva para 2 dias sem água, como recomendado:

4x150x2 = 1200 Litros

Dessa forma, o reservatório ideal deverá ter uma média de 1.200 Litros. Sendo assim, de acordo com as dimensões padrão das caixas d’água, você poderá investir em um reservatório de 2.000 litros, ou dois de 1.000 litros.

No caso de não saber quantas pessoas irão residir no local, recomenda-se considerar no cálculo da caixa d’água a quantidade de quartos da residência com dois ocupantes cada + 1 pessoa para o quarto de empregada.

Ou seja, o cálculo da caixa d’água para uma casa com 2 quartos + 1 quarto de empregada, deveria ser abaixo:

[2 (quartos) x 2 (pessoas)] + [1 (quarto empreg.) x 1 (pessoa)] = 5 pessoas na casa
5 x 150 litros x 2 = 1.500 litros

Nesse caso a caixa d’água pode ser de 1.500 litros ou uma de 1.000 litros e outra de 500 litros. Se você achar que necessita de suporte para mais dias, basta multiplicar pelo número de dias desejado, e o dimensionamento da caixa será maior.

Tabela de Estimativa de Consumo Predial Diário

Para o cálculo da caixa d'água, pode-se seguir uma tabela.
Para o cálculo da caixa d’água, pode-se seguir uma tabela.

O consumo médio litros/dia é fornecido pela tabela de Estimativa de Consumo Predial Diário para o dimensionamento da caixa d’água. Por exemplo, caso seja projetado um reservatório de água para um escritório, o padrão é adotar um consumo de água de 50 litros por pessoa ao dia. Veja a tabela abaixo:

TIPO DE CONSTRUÇÃO CONSUMO MÉDIO (litros/dia)
Alojamentos provisórios 80 por pessoa
Casas populares ou rurais 120 por pessoa
Residências 150 por pessoa
Apartamentos 200 por pessoa
Hotéis (s/cozinha e s/ lavanderia) 120 por hóspede
Escolas – internatos 150 por pessoa
Escolas – semi internatos 100 por pessoa
Escolas – externatos 50 por pessoa
Quartéis 150 por pessoa
Edifícios públicos ou comerciais 50 por pessoa
Escritórios 50 por pessoa
Cinemas e teatros 2 por lugar
Templos 2 por lugar
Restaurantes e similares 25 por refeição
Garagens 50 por automóvel
Lavanderias 30 por kg de roupa seca
Mercados 5 por m² de área
Ambulatório 25 por pessoa
Matadouros – animais de grande porte 300 por cabeça abatida
Matadouros – animais de pequeno porte 150 por cabeça abatida
Postos de serviço p/ automóveis 150 por veículo
Cavalariças 100 por cavalo
Jardins 1,5 por m²
Orfanato, asilo, berçário 150 por pessoa
Creches 50 por pessoa
Oficina de costura 50 por pessoa

Sendo assim, a quantidade de pessoas que vão residir ou fazer uso dessa água na edificação, além do intervalo de abastecimento da edificação (diário ou ininterrupto), terão impacto na reserva de água.

Além disso, é fundamental considerar também o peso da caixa na edificação no cálculo da caixa d’água, pois normalmente elas ficam sobre as casas e o seu peso irá influenciar diretamente no cálculo da estrutura para comportá-la.

Por exemplo, 1 litro de água, por exemplo pesa 1kg, isto é, 1.000 litros de água = 1.000 kg. Ou seja, no caso de um reservatório de 2000 litros há um peso de 2 toneladas sobre a estrutura. Sendo assim, quanto maior a sua capacidade, mais resistente deve ser a estrutura para suportar o reservatório. Por isso, é tão importante não errar no cálculo da caixa d’água e superfaturar o seus custos.

OBS: Em caso de necessidade de reservatório inferior (cisterna) ou superior, o reservatório inferior deve acumular 3/5 ou 60% da reserva total de água; enquanto o reservatório superior deve conter 2/5 ou 40% da reserva total. Ou seja, o reservatório inferior tem maior capacidade e deve abastecer o de menor capacidade (superior).

Como fazer a limpeza da caixa d’água

Além do cálculo da caixa d'água, devemos fazer a sua limpeza e manutenção anual.
Além do cálculo da caixa d’água, devemos fazer a sua limpeza e manutenção anual.

Como tudo nessa vida, a caixa d’água também necessita de limpeza e manutenção para evitar a contaminação da água e garantir a qualidade da sua água e a sua saúde, evitando o risco de contrair hepatite, cólera, tifo, diarréia e dengue.

Sendo assim, a caixa d’água deve ser limpa duas vezes por ano, não importando o material em que é fabricada (fibro-cimento, concreto ou fibra de vidro).

Você vai precisar de: esponja + vassoura + panos velhos + balde + água sanitária

  • Feche o registro de entrada da água na entrada da caixa d’água. Caso não tenha esse registro, feche o da passagem geral do imóvel.
  • Destampe a caixa e anule a bóia, amarrando-a com um pequeno cabo na posição fechada, mantendo-a para cima.
  • Esvazie a caixa d’água, abrindo todas as torneiras e dando descargas, mas deixando um palmo de água para que ela seja utilizada na lavagem e para que a sujeira não desça pelo cano. Para fechar a saída, coloque um pedaço de pano no cano de saída da água.
  • Esfregue com esponja ou com escova as paredes e fundo da caixa d’água, sem usar detergentes ou produtos químicos para não contaminar a água. Se a caixa for de concreto, esfregue com uma vassoura de piaçava, recolhendo a sujeira com panos velhos.
  • Retire toda a água suja da limpeza com balde, pá e/ou panos.
  • Depois de recolher toda a sujeira, abra a água (bóia) e deixe encher um pouco a caixa (50 cm), fechando em seguida e adicionando água sanitária (1l de água sanitária para cada mil litros de água). Deixe essa água descansar por 2 horas, molhando bem as paredes.
  • Por fim, enxágue a caixa d’água (opcional), retire os panos dos canos de saída, abra novamente o registro de passagem deixando encher novamente e tampe bem para evitar a entrada de sujeira, insetos ou pequenos animais.

Leia também:  Como Limpar Box de Banheiro? Vinagre, Seco, Querosene

Dicas importantes:

  • Aproveite essa água para lavar a área do quintal, a calçada, ou para regar o jardim, por exemplo.
  • Evite colocar peso sobre a tampa, para não partir.
  • Anote do lado de fora da caixa a data que você fez a limpeza.
  • Antes de usar a água, deixe escorrer por uns 10 minutos para evitar o gosto da água sanitária.
  • Não se esqueça de economizar água no dia-a-dia tomando banhos mais rápidos, evitando lavar roupas, quintais e calçadas diariamente.

Importante: Água com pressão exagerada, chuveiros com muita vazão ou hábitos exagerados aumentam o consumo de água e o custo de vida. Além disso, isso vai exigir maiores investimentos na construção por conta de caixas d’água maiores e bem mais caras. Logo, evite o desperdício com o cálculo da caixa d’água adequado, de tamanho suficiente e de custo dentro do seu orçamento.

Agora que você já sabe fazer o calculo da caixa d’água para obter o seu tamanho ideal, procure a loja de construção mais próxima e mãos à obra! Volte para nos contar a sua experiência nos comentários abaixo!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais