Não há quem não goste de uma casa toda organizada, com cada item no seu devido lugar, sem que as coisas fiquem todas espalhadas pelos cômodos. Mas se tem uma coisa difícil de manter organizado ou que sempre dá trabalho para arrumar, são os sapatos. Concorda? Eles ocupam lugar, se misturar, se escondem, empoeiram, e parece não haver jeito de entender como organizar sapatos de forma prática e eficiente.

Mas é aí que você se engana. Por mais difícil que pareça, organizar os sapatos pode não ser tão complicado como se imagina. Mesmo que eles se multipliquem com o tempo, afinal qual a mulher que não é louca por sapatos de todos os tipos, é possível aprender como organizar sapatos de diversas maneiras, inclusive através de soluções bem criativas e sem gastar muito.

Normalmente, as pessoas têm o hábito de guardar sapatos dentro do guarda roupa. No entanto, nem sempre isso é possível por conta do espaço interno limitado. Além disso, se não for um compartimento separado só para calçados, eles podem deixar um cheiro desagradável nas roupas.

Há também quem disponha de espaço no “closet”, mas caso o espaço não tenha sido planejado para arrumar calçados, pode não ser tão fácil mantê-lo sempre organizado. De qualquer forma, tanto o armário, quanto o closet, podem fazer com que alguns pares se percam na bagunça ou sejam esquecidos lá no fundo.

Mas não se preocupe, existem várias formas de como organizar sapatos gastando pouco, de forma bem prática e simples, que vão desde o uso de organizadores, caixas e sapateiras, até outras formas criativas feitas com materiais bem acessíveis.

Nesse post, vamos listar uma série de ideias para organizar sapatos bastante práticas até para quem não dispõe de muito espaço no armário ou em casa. Além de guardá-los bem arrumadinhos, você vai poder mantê-los limpos e seguros, sem danificá-los ou escondê-los no fundo do armário.

Veja abaixo algumas dicas de como organizar sapatos para te ajudar a manter o quarto, o seu armário ou closet sempre em ordem:

1. Como organizar sapatos com gavetas deslizantes

Como Organizar Sapatos com prateleiras deslizantes
Com as prateleiras deslizantes os sapatos ficam mais acessíveis.

Esta solução não é difícil de se fazer, mas exige a contratação de um profissional e a compra de alguns materiais, como as ferragens. Porém, instalar prateleiras deslizantes pode ser uma boa solução, tanto para armários existentes, como para espaços dentro do closet.

Elas são úteis porque deixam os calçados visíveis e fáceis de serem encontrados, sem que você tenha que enfiar a cabeça dentro do armário ou prateleira no closet para encontrá-los lá no fundo.

2. Como organizar sapatos com cabides próprios

Outra dica de como organizar sapatos dentro do guarda roupa é utilizando cabides próprios para essa finalidade, que são facilmente encontrados em lojas de itens de organização ou utilidades domésticas.
A grande vantagem de utilizar esses cabides, é o fato deles serem específicos para essa finalidade. Por isso não danificam ou deformam os sapatos, além de deixar o armário todo em ordem, sempre arrumado.

3. Como organizar sapatos com organizadores

Como Organizar Sapatos com organizadores
Os organizadores são excelentes para guardar sapatos.

Os organizadores são excelentes formas de como organizar sapatos no guarda roupa, pois podem ser pendurados no varão do cabideiro. O único problema é que você vai ocupar o espaço que seria para pendurar roupas. Mas se você tiver muitas portas de armário e isso não for problema, os organizadores são ótimos itens de como organizar sapatos gastando pouco.

4. Como organizar sapatos com caixas organizadoras

como organizar sapatos com caixas organizadoras
As caixas organizadoras podem ser empilhadas.

As caixas organizadoras também são excelentes formas de como organizar sapatos no guarda roupa ou sobre as prateleiras no closet. Com elas, os sapatos vão ficar em ordem, sem poeira, além de poder ser empilhadas umas sobre as outras, podendo guardar muitos sapatos, dependendo da altura das prateleiras.

O ideal é utilizar caixas transparentes para poder visualizar o sapato dentro delas, senão, invista em etiquetas para poder identificá-los com mais facilidade.

5. Como organizar sapatos com estantes de paletes

como organizar sapatos com palete
As paletes para organizar sapatos deixam um visual super rústico.

Aqui você pode ser criativa e utilizar as paletes de madeira para criar estantes e organizar os sapatos entre os vãos. Os caixotes de feira empilhados também funcionam como boas opções de como organizar sapatos.

Você pode pintá-los ou deixá-los ao natural, apenas com um verniz para acabamento, e ficam lindos em um canto do quarto ou encostados em alguma parede. Excelente opção para quem não tem um closet ou armário para guardar sapatos.

6. Como organizar sapatos com canos de PVC

Como Organizar Sapatos com canos
Os canos de PVC são ótimas formas de como organizar sapatos.

Uma outra forma de como organizar sapatos gastando pouco, no estilo faça você mesma, é utilizar canos de PVC. Esses canos são baratinhos e podem ser cortados na profundidade que você quiser.

É possível criar vários designs na parede ao fixá-los, basta medir direitinho o diâmetro do cano para que os sapatos consigam armazenar os sapatos dentro dele. Você pode fixar um por um na parede, ou criar uma peça só, que vai do chão até a altura que você quiser, para ser encostada na parede.

7. Como organizar sapatos com latas de tinta

como organizar sapatos com latas de tinta
As latas de tinta são excelente formas de como organizar sapatos.

Na mesma pegada dos canos de PVC, outra forma de como organizar sapatos gastando pouco é utilizar latas de tinta, de achocolatado, de leite ou de farinha lácteas pregadas na parede, basta verificar se o diâmetro desses itens suporta os sapatos.

Da mesma forma, elas podem ser pregadas na parede ou podem ser dispostas dentro do armário guarda-roupas. Você pode também decorá-las ou pintá-las com tinta automotiva, por exemplo. . Se quiser, pode pintá-las ou decorá-las da forma que achar melhor.

8. Como organizar sapatos com caixas de sapatos

Como Organizar Sapatos com caixas de sapato
Caixas de sapatos são formas mais tradicionais de como organizar sapatos.

As próprias caixas de sapatos ou outras caixas padronizadas podem ser empilhadas em prateleiras para acondicionar os sapatos. Se quiser esconder, coloque uma cortina ou divisória. Pode etiquetá-las também para melhor identificar os sapatos dentro delas.

9. Como organizar sapatos com garrafas PET

Outras solução muito criativa de como organizar sapatos é usar as garrafas PET. Basta lavá-las e cortar a parte de cima. O diâmetro é ideal e fica super bacana. Se quiser, pode pintá-las de uma cor bem bacana e fazer um design bem diferente, fixando-as na parede, como com as latas e canos PVC.

10. Como organizar sapatos com rack de canos de ferro

como organizar sapatos com rack de canos
O rack de canos é uma ideia bem moderna de como organizar sapatos

Outra opção muito criativa de como organizar sapatos é criar um rack com canos de ferro e prateleiras de madeira, que deixam a aparência de design industrial e moderno. Fica bem bacana em um quarto masculino, de estilo mais rústico.

11. Como organizar sapatos com nichos

como organizar sapatos com nichos
Nichos são maravilhosos para organizar sapatos.

Um outra boa ideia é criar nichos nas paredes ou nos cantos. Hoje está ainda mais fácil, pois você pode comprar eles prontos e colocá-los sobre prateleiras ou fixá-los diretamente nas paredes. Eles podem até criar desenhos diferentes e brincar com as profundidades.

12. Como organizar sapatos com escadas

Como Organizar Sapatos com escada
As escadas são uma forma de organizar sapatos super decorativas.

A escadas são excelentes ideias para organizar sapatos, além de ser um item que acaba fazendo parte da decoração do quarto. Você pode colocar tábuas de madeiras sobre os degraus e criar profundidades diferentes e aumentar o espaço de armazenamento.

13. Como organizar sapatos com baldes

como organizar sapatos com baldes
Os baldes são excelente maneira de como organizar sapatos.

Os baldes são uma ótima ideia de como organizar sapatos de criança ou separar aqueles mais usados no dia a dia. Se for para organizar aqueles que usamos frequentemente e que tiramos ao chegar da rua, coloque etiquetas nos baldes para identificá-los.

É uma alternativa para organizar os sapatos que ficam jogados na entrada da casa, na sala, etc,quando não queremos levá-los para o quarto.

14. Como organizar sapatos com elásticos

como organizar sapatos com elasticos
Elásticos são uma forma bem criativa de como organizar sapatos.

Essa é outra ideia incrível e super criativa de como organizar sapatos de custo bem baixo. Basta trançar elásticos na parede ou atrás de uma porta e pendurar os sapatos entre essas tiras. Escolha elásticos de espessura grossa e encapados, que suportem bem o peso dos seus sapatos.

15. Como organizar sapatos dentro de pufes

como organizar sapatos dentro de pufes
É possível saber como organizar sapatos dentro de pufes.

Existem pufes que soltam o topo e podem condicionar sapatos ali dentro. Uma excelente ideia para quem não tem muito espaço em casa ou gostaria de guardar aqueles chinelos que costuma ficar jogados pela sala, mas que usamos toda hora.

16. Como organizar sapatos com cabides

Os cabides podem ser entortados para pendurar os sapatos.

Existem cabides próprios para organizar os sapatos, mas os cabides de arame flexível podem ser entortados de maneira que possam pendurar sapatos. Mas você vai precisar de espaço no armário ou ter um varão para pendurar esses cabides.

17. Como organizar sapatos com caixas de vinho

Você pode montar um separador de sapatos com caixas de vinho nas prateleiras do armário ou do closet. Eles vão ficar separados e super organizados, fáceis de alcançar e protegidos também. Se quiser, pode encapar essas caixas para que fiquem padronizadas.

18. Como organizar sapatos com porta-toalhas

como organizar sapatos com porta toalhas
Os suportes para pendurar tolhas também podem servir como organizador de sapatos.

Os porta-toalhas quando pendurados em série um abaixo do outro podem ajudar a pendurar os sapatos e mantê-los organizados. Você pode fazer isso na parede do closet ou atrás da porta.

Como fazer um organizador de sapatos

Agora que a gente te deu várias dicas de como organizar sapatos, está na hora de você aprender como fazer o seu próprio organizador. Todas as ideias acima são excelentes, mas escolhemos duas maneiras bem baratas que não exigem muita prática ou habilidades específicas. Veja abaixo:

Como fazer um organizador de sapatos com paletes

Materiais

  • Paletes do tamanho que for necessário
  • Lixa
  • Pregos
  • Verniz na cor de sua preferência

Como fazer: Passo a passo

Tome o cuidado para lixar o palete para que fique bem lisinho. Remova farpas, pregos e lascas. Depois, envernize toda a peça, deixando secar bem, por no mínimo de 12 horas. Depois, pregue o palete na parede.

Como fazer um organizador de sapatos com cano PVC

Materiais

  • Materiais
  • Cano de PVC no diâmetro adequado
  • Cola
  • Serra de mão
  • Lixa
  • Régua
  • Lápis

Como fazer: Passo a passo

Com a régua e o lápis meça o tamanho das peças onde os sapatos irão ficar e utilize a serra para cortar na marca desejada. Depois, utilize o primeiro para cortar o restante dos canos no mesmo tamanho.

Passe a lixa nas extremidades para alisar e remover as farpas. Depois, vá colando um cano sobre o outro até formar o desenho desejado. Espere até que tudo seque direitinho e depois é só encostar a sapateira na parede.

E aí, gostou das soluções criativas de como organizar sapatos? Muitas envolvem apenas organizá-los de forma mais criativa ou pratica, outras envolvem a criação de peças ou nichos com alguns materiais inusitados, mas todas elas são super eficientes e vão deixar tudo arrumadinho.

Experimente! Depois, volte aqui para nos contar como ficou!

Escreva um Comentário