Se eu soubesse algumas dicas de como fazer e organizar mudança, eu provavelmente, não teria perdido tantas coisas na minha vida.

Durante as mudanças, ocorriam muitos problemas. Certamente você já vivenciou esses problemas, principalmente se você já fez uma mudança junto com pessoas totalmente desorganizadas.

Objetos se quebram, utensílios somem, alguns livros ou gibis se molham por causa de uma chuva inesperada. É como se tudo simplesmente desse errado, e daí vem a importância de saber fazer e organizar uma mudança.

Por isso que esse artigo existe! Esse artigo foi escrito para lhe servir como uma lista de dicas de como fazer e organizar sua mudança, sem perder quase nada no processo.

Se liga nas nossas dicas abaixo!

A dica mais importante de como fazer e organizar sua mudança: Planejamento!

Uma das piores coisas que você pode fazer durante uma mudança: não ter planejado como fazer e organizar essa mudança.

Então a nossa primeira dica sobre como fazer e organizar uma mudança é essa, planejar! Planejar bem o dia certinho da mudança com bastante antecedência, caçar caixas de papelão em supermercados ou lojas de eletrodomésticos, comprar etiquetas, guardar as coisas que menos usa, são todos processos super importantes e que devem ser feitos antes da data marcada.

Coisas que devem ser feitas durante o planejamento:

  • Jogue fora utensílios que não vai usar mais;
  • Arrume caixas de papelão em bom estado;
  • Arrume também bastante fita adesiva;
  • Jornais para embrulhar objetos frágeis;
  • Etiquetas para identificação do que tem dentro;
  • Plástico-bolha para estourar guardar objetos frágeis e finos.

Além disso, planejar bem o dia certinho da mudança com bastante antecedência, sem deixar nada para a última hora é outro passo importante no planejamento.

Afinal, como um sábio chinês uma vez disse sobre a importância de fazer planos:

 “O general que vence uma batalha é o que gasta muitas horas no templo, em reflexões, antes de a batalha começar.”

Portanto, para uma mudança tranquila, planejamento é definitivamente a parte mais importante.

Dicas para organizar sua mudança: Empacotando tudo!

caixas de papelão para sua mudança
Em uma mudança você precisará de muitas caixas de papelão

Arrumou todas as caixas de papelão e a fita adesiva? Ótimo!

“Agora é só empacotar as coisas e colocar no caminha do frete, não é?”

Eeeer… Não!

Fazer e organizar uma mudança é um pouquinho mais complicado do que isso, é necessário certos cuidados na hora do empacotamento.

Você não quer chegar à sua nova residência e ver todos os seus utensílios quebrados dentro da caixa…  Não é mesmo?

Então aqui estão algumas dicas na hora de encaixotar suas coisas e que irão te ajudar bastante em como fazer mudança.

Dica 1 – Categorize as caixas em cômodos

Esta é uma dica simples, mas que facilita bastante o trabalho na hora de descarregar.

Basicamente, é etiquetar as caixas já cheias por cômodos da casa.

Um exemplo prático seria você empacotar todas as coisas do seu quarto e etiqueta-las como “meu quarto”.

Então, quando chegar à sua nova residência, é só levar as caixas com etiqueta “meu quarto” até o seu novo quarto. Pode até parecer uma dica simples, mas na hora de fazer e organizar sua mudança isso com certeza fará diferença!

Dica 2 – Guarde as coisas que menos usa primeiro

Imagine a seguinte situação:

Você já empacotou todos os talheres da sua casa, e de repente chega a hora do almoço e você está com muita fome.

Mas você está sem o seu garfo preferido, o talher de plástico é extremamente ruim e todos os demais talheres foram os primeiros utensílios que você empacotou.

Certamente uma situação de fazer cair lágrimas. Por isso que é sempre bom guardas as coisas menos usadas da casa primeiro.

Assim você evita ter de abrir alguma caixa que já foi lacrada.

Dica 3 – Fita adesiva para segurar por baixo

Você pode ter escolhido a caixa de papelão mais nova e bem feita do mundo. Entretanto, a caixa não segura muita coisa por ela mesma; afinal de contas, se molhar, queimar ou cortar o papelão, já era.

Principalmente quando você não calcula direito o peso das coisas guardadas dentro da caixa, aí na hora que você a levanta, cai tudo em seus pés.

Dor no pé, dor no coração das coisas que quebraram e dor no bolso pelo preço que você pagou nelas.

Por isso que reforçar a parte de baixo da caixa de papelão com fita adesiva pode-lhe salvar de muitas coisas.

Dica 4 – Etiquetas

Você provavelmente já ouviu as seguintes frases:

Cadê meu shampoo? Onde deixei meu PS4? Qual caixa tá o controle remoto da TV?”

Isso pode ser resolvido apenas colocando etiquetas, ou simplesmente escrevendo com uma caneta sobre as caixas.

Shampoo? Na caixa da higiene pessoal.

PS4? Na caixa da sala.

Controle de TV? Na caixa da TV.

É útil também etiquetar as caixas como “frágeis”, para que nenhum brutamontes pegue uma caixa cheia de pratos e jogue ela de qualquer jeito no chão. Na hora de fazer uma mudança, organizar suas caixas por etiquetas com certeza irá te ajudar bastante aqui!

Dica 5 – Só leve o que vai caber

Em algumas situações somos obrigados a nos mudar para um local menor do que o atual, e se este for o caso tenha em mente que nem tudo o que você tem irá caber na sua nova casa.

Não adianta nada você querer levar tudo com você se os móveis simplesmente não irão caber, ter que empilhar e apertar tudo num cômodo só “para caber” é a pior decisão que você pode tomar. Então a melhor coisa a se fazer caso se depare com esta situação em sua mudança, é organizar tudo que você não precisa realmente e que não poderá levar com você. E lembrando que anunciar seus móveis de que não precisa em sites como Mercado Livre e OLX pode ser uma excelente maneira de fazer uma graninha extra!

Dica 6 – Transportando sua mudança

Após ter organizado e separado tudo que você irá levar para sua nova casa, chega a hora de transportar tudo, como você fará? Aqui há duas maneiras de se fazer isso: contratar uma transportadora, ou então chamar os amigos!

Caso prefira contratar uma transportadora tenha em mente que elas podem realizar desde pequenas até grandes mudanças, e o lado bom aqui é que geralmente os serviços são de qualidade, e até mesmo do desempacotamento. Seu único trabalho aqui será indicar o que cada caixa possui dentro, através das etiquetas.

Agora, caso queira reunir os amigos para ajudar na mudança, carregar tudo para os carros e transportar de um local para o outro será trabalhoso, e você deverá tomar o cuidado de não quebrar nada no caminho, mas com certeza será muito mais divertido fazer isso em conjunto!

Dicas para organizar sua mudança: Embalando os utensílios!

Embalando os utensílios durante uma mudança
Embalar seus utensílios é outro passo importante a se fazer na hora de organizar sua mudança

Você não pode  simplesmente colocar tudo dentro de uma caixa de papelão e esperar que tudo fique bem. Algumas coisas precisam de cuidados específicos, tais como alimentos e líquidos.

E colocar algum alimento dentro de uma caixa que você nem sabe o que tinha dentro, não é uma coisa saudável e muito menos higiênica de se fazer.

E acredite, se você tiver pegado caixas de papelão no mercado, elas podem estar contaminadas com micróbios de algum produto que estourou dentro dela.

A seguir, algumas dicas sobre o que fazer na hora de embalar seus itens e te ajudar a organizar melhor sua mudança.

Dica 1 – Sacolas plásticas ou caixas pequenas

É sempre bom ter pequenas caixinhas para guardar utensílios pequenos. Mas se caso não conseguir achar nenhuma caixa pequena o suficiente, você poderá usar sacolas plásticas no lugar.

Vamos pegar como exemplo os parafusos. Eles são os itens mais fáceis de se perderem quando caem no chão, parecendo até que entraram em um portal para outra dimensão (assim como acontece com as minhas canetas).

Com o uso de sacolas plásticas ou pequenas caixas de papelão, esse problema de perder parafusos ou coisas menores, some. O plástico também serve para proteger seus livros e gibis contra a água, contando que os embrulhe bem. E mais, sacolas plásticas herméticas podem ser usadas para guarda alimentos.

Então já tenha isso em mente para quando for fazer e organizar uma mudança: sacolas plásticas são necessárias!

Dica 2 – Jornal e plástico-bolha

Vidros e peças de cerâmicas são uma das coisas mais frágeis que se tem na residência.

Para se prevenir de futuros rachados ou cacos de vidro, é aconselhável embrulhar eles em jornais ou plástico-bolha, um a um.

Dica 3 – Embalagens originais

Se você é do tipo que guarda as embalagens dos seus eletrodomésticos para algum tipo de emergência, então eu tenho uma boa noticia para você: a hora chegou!

É possível usar essas embalagens para transportar os eletrodomésticos em segurança, sem correr o risco de quebrar, principalmente quando você não jogar fora os isopores ou outros utensílios de proteção. Sim, a sua hora de dizer “finalmente elas me serviram para algo” chegou.

Dica 4 – Cobertor

Bem, o cobertor não serve apenas para você usar na viagem, em uma noite fria.

O cobertor pode ser útil para evitar arranhões e absorver impactos em peças de madeira.

Como organizar as roupas durante uma mudança?

Roupas

Existe sim a possibilidade das suas roupas serem colocadas em caixas de papelão. Mas muitas vezes é inviável, e dependendo do nível de acidente que pode acontecer entre as caixas, suas roupas podem acabar se sujando bastante.

Por sorte existem outros meios pelos quais você pode carrega-las até a sua nova casa:

  • Sacolas de lixo;
  • Malas;
  • Gavetas;
  • Caixa de roupas.

Confira também: Como guardar e organizar seus sapatos!

Agora você já sabe como fazer para organizar sua mudança!

Agora você já sabe como fazer e organizar sua mudança de modo que não sobre dores de cabeça, não é mesmo? Mas claro, ainda há trabalho a ser feito aqui!

Não caia na armadilha de ficar meses com aquelas caixas de papelão espalhadas pela casa, e você só prometendo a si mesmo que assim que tiver tempo irá desempacotar tudo. Se você tiver seguido as nossas dicas acima para organizar sua mudança, então você não terá problemas em desempacotar tudo e guardar os itens em seus devidos lugares. E sério, não deixe isso para depois, o ideal é fazer assim que você chegar na nova casa, para já ficar livre de vez de todas as etapas da mudança.

Agora sem mais enrolações, vá logo empacotar suas coisas!

Escreva um Comentário