Aqueles que possuem uma grande quantidade de sapatos muita das vezes não sabe como organizar. Afinal, são tantos sapatos que fica difícil encontrar uma forma de todos ficarem organizados e bem posicionados.

Além disso, dependendo da quantidade de sapatos que você tem, é importante levarmos em consideração também que isso dificulta ainda mais encontrar um espaço no guarda-roupa. Mas embora isso possa parecer desafiador, há alternativas que irão te possibilitar guardar os seus sapatos e ainda manter o guarda-roupa organizado.

Portanto, para te auxiliar, separamos este artigo completo com as principais informações que você precisa saber para organizar os seus sapatos. Confira!

Dicas de pré-organização

Antes de te mostrar algumas formas de organizar os seus sapatos no guarda-roupa, precisamos levar alguns fatores em consideração, pois se o seu guarda-roupa não está organizado e os seus sapatos não estão prontos para serem organizados, não irá da certo.

Então veja alguns passos de pré-organização que você precisa realizar.

1- Faça uma limpa

Para começar, você precisa avaliar quais sapatos você utiliza frequentemente, quais você não utiliza e aqueles que você usa eventualmente. Realizar este tipo de avaliação é importante, porque muita das vezes acumulamos sapatos que nem utilizamos. Então, a melhor forma de fazer com que tudo caiba no guarda-roupa e fique organizado é fazendo esta avaliação.

Além disso, quanto aos sapatos que você não utiliza, você pode avaliar a condição deles também. Afinal, ao invés de você jogar fora, opte por doar ou vender os que estão em bom estado.

2-Organize o seu guarda-roupa

O próximo passo de pré-organização dos sapatos é organizar o seu guarda-roupa. Se tudo no seu guarda-roupa está desorganizado, é necessário arrumá-lo para encontrar o espaço ideal para organizar os sapatos.

Aproveite a ideia de avaliação dos itens que você tem para retirar as roupas, acessórios ou o que você deixa guardado para doar ou vender. Essa limpa também permite que você consiga encontrar mais espaços disponíveis para a sua organização.

3- Limpe os seus sapatos

Essa é a parte mais chata da organização, nós sabemos, entretanto a mais importante. Se você coloca os seus sapatos sujos dentro do guarda-roupa, você passa a danificar o espaço, manter ele com odor além de fazer com que os sapatos estraguem com mais facilidade.

Isso acontece, porque manter um sapato no guarda-roupa sujo, faz com que ele não “respire” e pode acabar danificando mais rápido.

Então, antes de você organizá-lo, limpe os seus sapatos bem, tomando cuidado com cada tipo de tecido, para também não danificá-lo.

Além disso, depois de limpá-los, você pode optar por fazer um pequeno sachê de bicarbonato de sódio. Basta utilizar um tecido de TNT, colocar um pouco de bicarbonato e fechar. Ele ajuda a retirar o odor do seu sapato e mantê-lo limpo.

4- Utilize itens para manter a forma

Alguns sapatos precisam do uso de “ferramentas” que ajudam eles a manterem a forma. Os sapatos sociais, por exemplo, precisam de um item que fique na sua ponta, para que ele se mantenha estruturado. Para isso, você pode pegar pedaços de jornais e colocar dentro de cada sapato. Isso fará com que ele fique mais bonito esteticamente e dure por mais tempo.

Quanto às botas de cano alto, utilize pedaços de cartolina em volta delas. Isso fará com que ela se mantenha “em pé” sem perder o seu formato original.

5-Separe por tipo e cor

Por fim, o último passo de pré-organização é separar os seus sapatos por tipo e cor. Essa ideia faz com que na hora de organizar o seu guarda-roupa fique muito mais prático e organizado. Além disso, quando você organiza os sapatos por cores, o espaço fica com uma estética mais bonita.

 

Organização com prateleira

Agora que você já aprendeu algumas ideias de como organizar sapatos no guarda-roupa, trouxemos alguns modelos de organização. No entanto, o primeiro modelo é a organização com prateleira que é a alternativa mais comum.

No caso do guarda-roupa que possui prateleiras, você pode organizar os sapatos enfileirados, um do lado do outro, permitindo que você tenha uma boa visualização.

Se a prateleira do seu guarda-roupa for extensa, outra forma é colocar sapatos atrás, mas intercalando com os da frente, para que assim você consiga visualizar quais sapatos estão atrás também.

Além disso, uma boa forma de você otimizar mais espaço na prateleira adicionando sapatos na frente e atrás, é colocando um pé na frente e o outro pé atrás. Desse modo fica ainda mais fácil de você conseguir visualizar.

Sapatos nos cabides

O uso dos cabides são comuns para colocar roupas, mas eles também podem ser utilizados para organizar sapatos.

Existem várias maneiras de você pendurar sapatos no guarda-roupa e uma dessa formas é colocando sacolas de panos penduradas com os sapatos dentro.

Caso você opte por essa alternativa, é fundamental que você ou coloque sacolas de panos com partes transparentes, ou aposte em etiquetas nas sacolas. Com isso você vai conseguir sempre saber qual sapato está dentro de cada um e evitar desorganização na hora de escolher qual utilizar.

Além dessas possibilidades, existem cabides específicos para pendurar sapatos também. Esses cabides personalizados possuem a forma dos sapatos para que você consiga pendurá-los.

Você consegue encontrar esses modelos de cabides na internet ou em lojas de organização.

Sapato organizados em caixas

O uso das caixas no guarda-roupa é outro modelo de organização de sapatos. Na maioria das vezes, quando compramos sapatos eles vêm dentro das suas caixas. Então, ao invés de você jogar as caixas foras, você pode aproveitá-las para manter os sapatos dentro delas organizados no seu guarda-roupa.

Além disso, para ficar mais fácil de saber qual sapato é o que está dentro, você pode optar por utilizar etiquetas nas caixas.

Outra forma de deixar o espaço mais bonito e organizado é personalizando as caixas.Pinte todas de uma só cor da sua preferência para que tudo fique padronizado quando você organizar. Depois disso, basta você organizá-las no espaço conforme desejar.

Por fim, uma outra forma de manter a organização dos sapatos com caixas é criando uma “janela” nas caixas. Corte um quadrado na parte da frente e depois passe um papel transparente neste quadrado. Desse modo, é possível visualizar qual sapato está dentro das caixas.

Vasilhas transparentes para organizar sapatos

Outro modelo de organização de sapatos no guarda-roupa é com o uso das vasilhas transparentes. Essas vasilhas te permitem visualizar os sapatos sem precisar abrir a caixa, além do fato de ficar muito bonito a organização.

Você pode comprar vasilha normais em lojas de utensílios para colocar os seus sapatos. Ou se preferir, há também caixas transparentes que foram feitas exatamente para isso. Mas é válido destacar que o uso do utensílio pode sair por um preço bem mais barato do que as caixas específicas.

Sapatos organizados por cor

A organização dos sapatos por cor no guarda-roupa é uma excelente forma de manter tudo organizado e bonito. Para isso, basta você ir juntando os sapatos da mesma cor e depois colocá-los um do lado do outro.

Para que isso fique ainda mais organizado, opte por separar por estilo de sapato também.

Por exemplo, se na primeira fileira só tiver sapatos vermelhos, coloque primeiro os saltos vermelhos, depois todos os tênis vermelhos, botas e assim por diante. Isso ajuda a manter o espaço ainda mais organizado e prático.

Organização de sapatos por categoria

Por falar em categoria, outra forma de você organizar os sapatos no guarda-roupa é apenas por categoria. Ou seja, você vai separar os seus sapatos em saltos, botas, tênis, sandálias, etc. Além disso, para ficar ainda mais especificado, pode optar também por separar os seus sapatos em outras alternativas como, sapatos para sair e sapatos para o dia a dia.

Essa separação deixará todos os seus sapatos bem organizados, práticos e fáceis de visualizar. Com isso, além de manter o guarda-roupa organizado, você vai conseguir evitar bagunça na hora de se arrumar, pois essa praticidade irá te permitir pegar o sapato que deseja sem bagunçar os demais.

Organizadores de sapato no guarda-roupa

A próxima alternativa de organizar os sapatos no guarda-roupa é por meio de organizadores. Essa alternativa trata-se de você comprar organizadores de sapatos e manter eles dentro do seu guarda-roupa. Neste caso, o ideal é que você coloque um organizador ao lado do outro, para manter um espaço exclusivo para os sapatos sem misturar com os outros objetos do guarda-roupa.

Essa alternativa é mais fácil de organizar, já que os organizadores já são projetados com o espaço para você colocar cada sapato. Mas é válido destacar que os organizadores possuem um valor maior do que as outras alternativas.

Gaveteiros deslizantes

Os gaveteiros deslizantes é uma alternativa que você consegue instalar no seu guarda-roupa e organizar os sapatos de maneira prática.

A ideia desse gaveteiro, são gavetas abertas, no qual você consegue puxar elas para frente e visualizar os seus sapatos.

Essa alternativa também é ótima para você organizar os seus sapatos e conseguir ter acesso a eles de maneira fácil e prática.

Organizador de sapatos de pendurar

Por fim, o último modelo de como guardar e organizar sapatos no guarda-roupa é por meio do organizador de sapatos de pendurar. O organizador de pendurar costuma ficar atrás da porta do quarto, mas você pode inseri-lo na porta do guarda-roupa ou dentro dele.

Essa alternativa é uma opção ótima para quem tem pouco espaço no ambiente, uma vez que, você consegue otimizar o espaço do guarda-roupa e manter os sapatos organizados.

Caso a sacola de pendurar não seja o suficiente para a quantidade de sapatos que você tem, sugiro que reavalie a quantidade de sapatos e busque outra forma de organização que caiba todos os seus pares.

Write A Comment