Você sabe que é caiação?

Está vendo a imagem acima?

Isso é mofo.

Mofo, coisa que muita gente não sabe, é comum em regiões com muita umidade. Isso pois mofos são espécies de fungos capazes de decompor matéria orgânica.

Por mais que pareçam inofensivos e não é incomum encontrar casas que possuam essas manchas escuras, esses fungos podem causar problemas respiratórios por meio de seus poros, principalmente, em pessoas alérgicas.

Como evitar esses e outros tipos de perigos rodeando em suas paredes e ao mesmo tempo usando um método saudável que também torna a superfície mais prazerosa de ser vista? Simples, basta usar a caiação.

Caiação, o que é?

Caiação ou cal para pintura, por mais incrível que pareça, nós já usamos esse método a centenas de anos, datado desde o século 18.

O cal ou também chamado de óxido de cálcio (CaO), é um aglomerante muito utilizado na área de construção civil para a produção de argamassa. Entretanto, ela também pode ser usada em processos de pintura, mas seu aglomerante tem certo grau de hidraulicidade.

Como no século 18 as casas não eram rebocadas e nem pintadas, o jeito era passar a cal para evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e mofo ou infestações de insetos, além de corrigir imperfeições na parede.

Sim, isso mesmo que você leu, ela é fungicida, antibactericida e ainda protege contra infestações de insetos! E obviamente, deixava o local pintado de cal com uma aparência bonita, bem rústica, mas leve.

Vantagens!

Por mais que tenha um nome de certa forma engraçado, a caiação proporciona muitas vantagens no local onde ela é utilizada, entre elas:

  • Tinta mais econômica que outros tipos de tintas;
  • Fácil aplicação, sem precisar ter que quebrar a cabeça e nem contratar algum especialista para ser usado;
  • Disfarça aquele defeito horrendo que aquele seu pedreiro mal agradecido fez sua parede;
  • Resistentes aos raios UV, servindo como protetor solar para o material;
  • Fácil de comprar, tendo em todo canto do mundo;
  • Ótima aderência a quase todo tipo de muro, além de possuir durabilidade de alta qualidade;
  • Ecológica! Por ser um material natural de minério e ainda não possuir componentes tóxicos, não polui o meio ambiente;
  • Não se cria película sobre o material, permitindo que a parede “respire” um bom ar fresco;
  • Alta proteção Alcalina!
  • Parede expostas a maresia? Pintura cal nelas!

Desvantagens

Assim como os seres humanos, a caiação não é um mar de flores lindas e perfeitas. Infelizmente, ela não é resistente contra constantes chuvas que desbota a pintura e cria descascamentos.

Portanto, é de extrema necessidade a reaplicação de tinta, em certos espaços de tempo.

Onde usar a caiação?

Certifique-se de preparar bem a mistura e aplicá-la de maneira correta sobre o local aonde você quer pintar com cal.

Sendo aplicável em paredes externas e internas, tanto em superfícies porosas ou rústicas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto, graças ao seu alto nível de aderência.

Ademais, a aplicação da tinta de cal é recomendável em casas de sítios, onde existe alta concentração de umidade no ar, pois pode ser aplicada em paredes úmidas e frescas.

Cuidado para não aplicá-la em superfícies lisas demais como cerâmica ou que já tenha recebido outro tipo de tinta (por exigir mais raspagem, lixamento e demãos da pintura de cal), nem aplicar em massa acríclica (como massa corrida), além também de ser contraindicado em superfícies de concreto armado (por não proteger a armadura contra efeitos de corrosão).

Preparando a tinta de caiação

Para preparar de maneira adequada a tinta de caiação com cal hidratada, é recomendado que:

  1. Misture três litros para cada 1 kg de cal;
  2. Aplique a mistura horizontalmente;
  3. No sentido vertical, o composto ficará mais denso, formado por 1 kg de cal e 1,5 litros de água, utilizando broxa.

Ou se quiser, use todo o saco de Ca (8 kg) misturado com 16 litros de água.

O produto deve ser aplicado duas vezes, com intervalo de 24 horas entre as demãos, a primeira camada, servem para selar a superfície. Já na segunda, usando uma mistura mais consistente, é para dar o acabamento final. Impermeabilizante e aglutinantes naturais podem ser aplicados na solução se você quiser mais durabilidade.

Ah, mais uma coisa, a superfície pintada com cal só poderá ser lavada dez dias após a aplicação.

Quer mais durabilidade?

Para se ter mais durabilidade na caiação, meios preventivos podem ser feitos para aumentar sua duração.

A recomendação é a realização de limpeza, tirando a poeira, gordura, mofo e vazamentos, além claro de que a superfície precisa ter bastante firmeza.

Aliás, quanto menos chuva a caiação sofrer, mais tempo terá de durabilidade, portando, preste atenção no tempo.

Qual cal?

A cal mais recomendada para pintura de paredes é a cal hidratada ou semi-hidratada. A cal virgem também é recomendada, mas demanda mais tempo de preparo e de hidratação.

Existe também a cal hidráulica, mas é difícil de ser encontra e é indicada mais para obras de restauração.

No mercado é possível encontrar cal para pintura semi-prontos, que já vem com fixador.

Uma curiosidade sobre o uso de caiação

Provavelmente você já viu isso na sua cidade, não é? Pois bem, essa “calça branca”, nada mais é, caiação em árvores.

Existe uma história de um general francês que avançava junto com suas tropas em todos os países europeus, até Moscou.

Como ele precisava movimentar suas tropas durante horários noturnos, foi ordenado pintar de brancos as árvores marginais da estrada, para facilitar o movimento dos soldados no escuro.

Isso se tornou popular entre prefeitos europeus e resolveram adotar essa ideia para mostrar seus “feitos” para o bem da cidade. Infelizmente, essa moda pegou no Brasil, também.

Mas qual o problema disso? Parece tão inofensivo…

Bem, para as árvores, isso não é nada inofensivo.

A caiação previne contra fungos sim, que é benéfica para a planta, mas também é tóxica para os líquens (associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas) que vivem nos tronco.

Esses líquens são essenciais para a saúde do tronco; seria o mesmo que matar todas as bactérias essenciais do seu intestino, fazendo você mais frágil para outros tipos de patologias.

Além disso, a caiação impede as estruturas chamadas de lenticelas (que servem para fazer a troca gasosa a partir do tronco) de fazerem seu trabalho, prejudicando a respiração da planta.

Conclusão

A caiação é uns dos métodos mais fáceis, rápidos e baratos para a realização da pintura de uma superfície.

Além de proteger o lugar contra os temíveis fungos e impedindo a instalação de insetos, deixa o material bonito e com texturas maravilhosas.

Por isso que se quiser ter uma casa sem aquele aspecto de residência abandonada, cheia de mofo na parede, a caiação é uma ótima recomendação de pintura.

Write A Comment