Saber como tirar mancha de desodorante pode ser uma mão na roda no dia a dia. Então, acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto.

Se você anda pesquisando sobre como tirar mancha de desodorante, é bem provável que esteja sofrendo com este problema. Desagradável, não é mesmo?

Mas calma! Tirar as manchas das roupas é bem mais simples do que se imagina. Na verdade, o importante mesmo é evitar que elas apareçam, para que você não tenha esses incômodos no cotidiano.

Para te ajudar, produzimos o conteúdo abaixo. Nele, apresentamos várias dicas para tirar as manchas de desodorante, e também para preveni-las.

Por que as manchas de desodorante aparecem?

Antes de te falar como tirar manchas, achamos importante te contar porque elas acontecem. Primeiro: as manchas de desodorante são brancas, e normalmente secam nas roupas logo abaixo das axilas.

Isso significa que aquelas manchas amarelas nas roupas não são provocadas pelos desodorantes. Na verdade, manchas amareladas são causadas pelo suor, e podem acontecer em qualquer tecido. Só que elas são normalmente reparadas mais em roupas brancas, pois ficam em destaque.

Esse tipo de marca acontece por causa das bactérias presentes no suor. Além disso, fatores como o estresse e a alteração nos hormônios podem modificar a composição do suor humano. Então, a substância pode favorecer ainda mais a formação de manchas nas roupas.

manchas de suor camisa

Para evitá-las, a principal dica é lavar as roupas assim que você utilizá-las. Se repetir a peça, você favorecerá a proliferação das bactérias e, consequentemente, as manchas amarelas.

Outra solução é preferir tecidos como o algodão e o linho. Esses materiais deixam a pele respirar, ajudando o suor a evaporar e evitando seu acúmulo sob as axilas.

Já as manchas de desodorante são brancas e mais “espessas”, como já citado. Elas acontecem porque os sais presentes no desodorante penetram facilmente nas fibras dos tecidos. Seu acúmulo leva às manchas que têm aparência tão incômoda.

Estes sais geralmente são de alumínio ou alumino zircônio. Na composição dos desodorantes também é comum haver íons de ferro, outros que provocam as manchas.

Mas apesar do incômodo que eles podem causar, estes são os componentes antitranspirantes do desodorante. Ou seja, retirá-los completamente da composição tornaria os desodorantes ineficazes.

Como Tirar Mancha de Desodorante? 11 Métodos!

Por tudo isso, é importante ter cuidados para eliminar e prevenir as manchas, ainda podendo contar com os efeitos de um bom desodorante.

Abaixo, listamos 11 soluções para tirar mancha de desodorante das roupas. Acompanhe!

1. Use Álcool

O álcool pode ser eficaz para tirar manchas de desodorante e de suor, de roupas brancas ou coloridas. É possível utilizar o álcool etílico hidratado, vodka pura, ou ainda o álcool em gel. O produto em gel, porém, só é indicado para manchas mais leves, pois sua consistência não favorece muito a limpeza.

A limpeza das manchas com o álcool é bastante simples. Basta despejar uma pequena quantidade do líquido/gel sobre a mancha.

Deixe descansar por cinco minutos, e então lave a peça com água e sabão. Esfregue a área manchada com as mãos antes de colocar a peça na máquina. Assim, se algum resquício da mancha ficar, você poderá aplicar uma nova dose de álcool antes de realizar a lavagem do tecido.

2. Detergente de cozinha

Sem dúvida, o detergente de cozinha é um dos produtos de limpeza mais versáteis e poderosos do mercado. Inclusive para tirar manchas de roupas, já que ele é potente contra sujidades grudadas.

Nas roupas, ele é indicado especialmente para retirar as manchas mais resistentes de desodorante. Mas é importante usar o detergente neutro, pois os produtos coloridos podem causar novas manchas nos tecidos.

Na hora da limpeza, basta aplicar o detergente sobre a mancha, em uma boa quantidade. Umedeça a roupa antes, sem encharcar, para que o produto tenha mais facilidade em penetrar. Deixe agir por 30 minutos e depois lave a peça normalmente.

3. Com vinagre?

Outro produto muito comum em tarefas de limpeza em casa. O vinagre pode ser especialmente eficaz para roupas de lã, pois conseguirá penetrar intensamente nas fibras mais grossas.

O passo a passo é o seguinte: aplique o vinagre sobre a área manchada de desodorante. Depois, coloque a roupa de molho em água fria por oito horas. É importante que a peça fique submersa na água.

Para finalizar o processo, lave a roupa normalmente. Deixe secar na sombra.

4. Misture: Vinagre, limão e bicarbonato

Unir o vinagre e limão é uma solução muito eficaz para tirar manchas de desodorante. Ainda melhor se você acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio na mistura.

Vamos ao passo a passo!

  • Esprema o suco de um limão

  • Acrescente 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

  • Acrescente 1 colher de sopa de vinagre branco

  • Aplique a mistura sobre a mancha e esfregue

  • Deixe agir por cinco minutos

  • Enxágue a peça em água corrente

  • Lave a roupa normalmente

  • Se a mancha não sair totalmente, repita o processo

No caso de tecidos mais delicados, prefira utilizar apenas o limão e bicarbonato juntos. Eles serão mais “cuidadosos” com a peça de roupa.

5. Usando suco de limão

As manchas amarelas de suor ou as brancas de desodorante também podem ser combatidas apenas pelo limão. Mas, neste caso, essa solução será mais eficaz se as manchas ainda estiverem leves.

Esprema algumas gotas de limão em cima da mancha de desodorante, até umedecer o local. Em seguida, deixe agir por dez minutos. Lave a peça normalmente, esfregando a área antes manchada.

6. Sal de cozinha

Que tal usar sal de cozinha para tirar as manchas das roupas pretas? Para isso, molhe o tecido. Depois, despeje uma colher de sal sobre a mancha, e esfregue com os dedos delicadamente. Esfregue por, pelo menos, cinco minutos, e depois lave a peça normalmente.

7. Água oxigenada

Apesar de eficaz, o uso da água oxigenada merece muito cuidado. Afinal de contas, o produto é abrasivo, mesmo em suas composições mais leves.

Pensando nisso, NUNCA use a água oxigenada para tirar manchas de roupas pretas, nem de tecidos delicados e finos.

Já para as outras peças, você poderá misturar:

  • 3 colheres de sopa de água oxigenada 10 Volumes

  • 4 xícaras de água

Coloque a roupa de molho nessa solução, de modo que a peça fique totalmente submersa na água. Se necessário, você poderá acrescentar um pouco mais de água na mistura.

Deixe de molho por duas horas, sempre monitorando se a mancha já sumiu. Deixe de molho por, no máximo, oito horas. Se a mancha não tiver saído, você precisará repetir o processo.

Na hora de enxaguar, use água morna. Isso vai eliminar qualquer resquício da água oxigenada, que poderia causar danos à roupa com o passar do tempo. Lave a peça normalmente.

8. Amônia

como tirar mancha de desodorante

Ao utilizar a amônia, apenas tenha cuidado com seu cheiro mais forte, pois ele pode causar tontura. O produto é indicado para tirar manchas de desodorante, mas também pode ser eficaz contra as manchas amareladas de suor.

Utilizar a amônia é bastante simples! Misture o produto à água, em uma proporção de 50/50. Ou seja, preencha metade de um copo com água, e metade com amônia.

Em seguida, aplique essa mistura sobre a mancha na roupa. Deixe agir por um minuto, sem mexer, e lave a roupa normalmente.

9. Amaciante de carne

É estranho ter o amaciante de carne em uma lista sobre como tirar manchas de desodorante? Pois saiba que o produto pode ser bastante eficaz para a limpeza das roupas!

Primeiro, misture 3 colheres de sopa de água a 3 colheres de sopa do pó de amaciante de carne. Você formará uma pasta, e deverá aplicá-la na área manchada. Esfregue por alguns segundos, e depois deixe agir por doze horas.

Passado este período, enxágue a área manchada e lave a roupa normalmente. Evite usar essa técnica em roupas claras (especialmente brancas) pois, nessas peças, o amaciante pode provocar manchas.

10. Bicarbonato, detergente neutro e água oxigenada

Se o bicarbonato de sódio, água oxigenada e detergente são eficazes sozinhos, por que não uni-los?

  • Misture 1 colher de sopa de detergente

  • 4 colheres de sopa de água oxigenada

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

  • Aplique sobre a área manchada e esfregue levemente

  • Deixe agir por duas horas

  • Lave a roupa normalmente

11. Produtos para retirar manchas

Se você preferir, pode utilizar um dos produtos do mercado desenvolvidos especialmente para tirar manchas. Mas é preciso atenção, porque muitos deles podem corroer as roupas — especialmente as de cores escuras e tecidos finos.

A dica é ler bem as instruções do rótulo e verificar como e para quê utilizar o produto. Assim, você terá mais segurança de que ele vai garantir bons resultados.

Como evitar manchas de desodorante nas roupas?

prevenir manchas desodorante

Agora que você já sabe como eliminar as manchas de desodorante, é hora de descobrir como preveni-las. A seguir, listamos algumas dicas simples para o dia a dia, que podem evitar as manchas incômodas. Acompanhe!

  • Deixe o desodorante secar nas axilas antes de vestir as roupas.

  • Aplique apenas a quantidade necessária de desodorante, sem exagerar.

  • Lave as roupas logo após utilizá-las. Não repita as peças sem a lavagem, pois isso vai favorecer o acúmulo do antitranspirante sob as axilas das roupas.

  • O mesmo vale para prevenir as manchas amareladas. Repetir as peças vai favorecer o acúmulo de suor e o surgimento das manchas.

  • Ao lavar roupas brancas, sempre aplique suco de limão nas áreas sob as axilas. Deixe agir por alguns minutos antes de colocar as peças na máquina. Isso vai eliminar mais facilmente os resíduos de desodorante, evitando o acúmulo que poderia provocar manchas depois.

  • Nas roupas coloridas, realize o mesmo processo com o limão, mas acrescente um pouco de bicarbonato na solução.

Pronto! Agora você já sabe como tirar mancha de desodorante, e também como preveni-las. Seguindo todos os cuidados que citamos, você vai evitar momentos constrangedores causados pelas manchas!

Escreva um Comentário