aquario na parede inteira

Aquário na parede: como fazer? Que peixes comprar?

Quer ter um aquário na parede, mas não sabe como fazer? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa para decorar com um belo aquário!

Embutir móveis e aparelhos eletrônicos é uma prática bastante comum entre pessoas que não possuem muito espaço em seu lar, ou até possuem, mas buscam por uma decoração minimalista. Um aquário na parede pode ser uma ótima opção em casos assim.

Com ele, é possível decorar um cômodo sem perder quase nada de espaço útil. Já imaginou ter vários peixes no ambiente, mas sem precisar de um aquário ocupando espaço?

Tipos de aquário para instalar na parede

Existem duas formas de ter um aquário na parede. São eles: o aquário embutido, e o aquário que divide ambientes.

Na hora de instalar qualquer um deles, você deverá se preocupar com alguns aspectos básicos. Assim, poderá avaliar se o local escolhido é mesmo o mais prático para o dia a dia. Por isso, avalie se será simples fazer a limpeza do vidro do aquário e a troca da água.

Também é importante lembrar da alimentação dos peixes, da manutenção da temperatura da água e da escolha da espécie adequada para o espaço disponível.

Aquários dividindo ambientes

Primeiro, vamos falar da estrutura de vidro como uma divisória entre cômodos. Ou seja, você substituirá a parede que faz essa divisão, colocando no lugar um aquário.

Vale dizer que nem toda a parede precisa ser substituída. Se preferir, você pode posicionar os peixes apenas em um espaço da divisória, embutindo um pequeno aquário nessa parede.

Anúncios

Será possível ver através da parede, nem que seja apenas um pouco. Então, é importante ter cuidado com os cômodos que você vai separar com o aquário. Provavelmente não será uma boa ideia substituir uma das paredes do banheiro pela estrutura de vidro…

Aquários embutidos

Anúncios

O outro modo de instalar um aquário na parede é fazendo isso em uma parede lateral, que não divida cômodos. Assim, você não terá peixes no meio do cômodo, mas sim em uma das extremidades dele. Esse serrá um aquário embutido.

Abaixo, falamos mais sobre as vantagens e cuidados para ter um aquário na parede. Continue lendo!

Vantagens de ter um aquário na parede

aquario na parede branca

Ao instalar um aquário na parede, torna-se possível contar com uma série de benefícios no dia a dia do seu imóvel.

Primeiro: um aquário contribui muito para a decoração do espaço. Com peixes nadando e um “cenário” formado por conchas e água, esse cubo de vidro traz enorme diferencial ao ambiente.

Outro atrativo é a tranquilidade que o aquário pode causar. Afinal de contas, o leve barulho contínuo da água pode garantir a sensação de leveza ao ambiente. Sem contar que a visão da água e dos movimentos graciosos do peixe pode ser calmante, diminuindo o estresse do dia a dia.

Finalmente, um aquário na parede pode se um ótimo “cobre danos”. Ou seja: em vez de arrumar uma parede danificada, você pode simplesmente substituí-la por uma estrutura de vidro.

Cuidados para instalar um aquário

Na hora de instalar um aquário na parede, seja ele de qualquer tipo, é importante seguir alguns passos e cuidados. Não apenas para um resultado mais bonito, mas também para que ele seja seguro.

Você não quer correr o risco de o aquário quebrar e causar um enorme acidente, não é mesmo? Veja a seguir tudo o que você precisa saber!

Escolha o tipo e local de instalação

bola parede peixe

É importante começar escolhendo o local em que o seu aquário será instalado. Isso vai te ajudar a definir o tamanho dele, a decoração e as obras que serão necessárias.

Na hora dessa escolha, faça alguns orçamentos prévios e verifique o quanto você vai gastar. Isso vai evitar que você tenha qualquer surpresa no orçamento.

Escolha o tamanho do aquário

Em um aquário de cerca de 40 litros você vai conseguir criar até quatro peixes de pequeno porte. Mas este é um aquário pequeno.

Por isso, essa medida só é indicada para a instalação de um aquário embutido na parede. Como decoração, o tamanho dessa estrutura será suficiente.

Anúncios

Já para substituir uma parede, ou mesmo apenas parte dela, você precisará de um aquário bem maior. Mas suas medidas vão variar conforme o espaço disponível e o quanto você deseja investir.

Cuidado com a luz solar

A incidência direta do sol sobre o aquário pode prejudicar os peixes. Também acaba por deixar os vidros esverdeados com o passar do tempo, o que não será muito atraente para a sua decoração.

Pensando nisso, instale o aquário em uma parede que recebe pouca ou nenhuma incidência da luz solar. Mas lembre-se de investir corretamente na iluminação artificial. Assim, você irá valorizar a decoração do aquário.

Contrate um profissional

Para planejar e instalar corretamente o aquário na parede, contrate um profissional no assunto. Neste caso, basta contatar uma loja que trabalha com aquários na sua cidade e pedir por orientações.

Normalmente, estes estabelecimentos já contam com um especialista na instalação, mas se não contarem, saberão indicar alguém.

Faça uma bela decoração

divisoria parede com peixes

Um aquário precisa ter mais do que peixes bonitos dentro dele. Na verdade, a decoração do cubo de água é essencial, especialmente porque ela fará toda a diferença no ambiente.

A dica é aproveitar das inúmeras opções que as lojas especializadas em aquários oferecem. Você pode usar itens como conchas, plantas (artificiais ou não), pedras coloridas e rochas.

Outra saída cheia de charme é optar por objetos temáticos do fundo do mar. Como um baú do tesouro, um navio náufrago ou mesmo itens que lembrem animações e filmes, como o desenho Bob Esponja. Por que não usar uma casa em formato de abacaxi e os personagens no fundo do aquário? Abuse da criatividade!

Além de tornar o visual mais bonito, as peças de decoração darão aos peixes um lugar para “se esconder”. Muitos deles gostam dessa proteção, especialmente em momentos mais iluminados do dia.

Avalie ainda o uso de adesivos decorativos. Ao usar um adesivo como plano de fundo do aquário, você criará todo um cenário para o espaço. O resultado será ainda mais atrativo se você combinar os seus tons com o resto da decoração do cômodo, e também com os objetos que usar dentro do aquário.

Instale placas de advertência

Placas de advertência podem servir tanto para o cuidado com o aquário, quanto para a decoração. Você pode começar usando dizeres como “Cuidado: Tubarão” ou “Pesca proibida” dentro do aquário.

Outra dica é misturar o lúdico com o alerta. É importante, por exemplo, não bater no vidro. Afinal de contas, o impacto pode, com o tempo, causar danos à estrutura. Use placas com dizeres como “Não bata no vidro: os peixes se assustam” ou “Frágil: não assuste os peixes”.

Escolha os peixes corretamente

Algumas espécies de peixes são mais indicadas que outras para um aquário. Para escolher as mais adequadas, é importante conversar com um especialista no assunto.

Por isso, procure uma loja de peixes e/ou aquários e explique a estrutura do seu aquário. É importante assinalar o espaço disponível, o clima do ambiente, os objetos decorativos e mais.

Com essas informações, será mais simples descobrir que peixes se adaptarão melhor ao aquário que você estruturou com tanto cuidado. Assim, além de garantir um belo visual, será simples manter os bichinhos vivos por mais tempo.

Como instalar o aquário na parede?

aquario na parede noite luz

Se você leu este texto aqui, passou por uma das nossas dicas mais importantes sobre instalar um aquário: contratar um profissional para o trabalho. Caso você seja este profissional, ótimo, pois poderá economizar com mão de obra.

Mas mesmo que você contrate alguém, será importante conhecer o passo a passo para a instalação do aquário na parede. Assim, será fácil saber se as etapas do trabalho estarão corretas.

Pensando nisso, listamos cada uma das fases logo abaixo. Acompanhe!

  • Abra um buraco na parede do tamanho do aquário que será instalado, já considerando a espessura do vidro neste cálculo;

  • Se essa for uma parede de apoio, tenha cuidado para que as vigas de poio dela fiquem ao redor do aquário;

  • Use madeira para construir uma base para o tanque se apoiar;

  • Instale uma saída de energia elétrica para o aquário;

  • Instale um disjuntor termomagnético para a corrente elétrica.;

  • Construa um ponto de acesso ao aquário, lateral ou na parte de trás dele. Esse ponto deverá servir para a manutenção, especialmente elétrica, do tanque;

  • Instale filtros internos e externos, aquecedor, termostato e luminárias necessárias;

  • Limpe o espaço reservado para o aquário;

  • Instale o aquário.

Quanto custa um aquário na parede?

Anúncios

Instalar um aquário na parede é algo que tem custo muito variado. Isso porque, os valores dependem muito do tamanho do aquário, o local de instalação, a mão de obra necessária, os itens de decoração selecionados e mais.

Então, se o objetivo é decorar seu espaço com esse tanque de água, procure uma empresa especializada. Para isso, tenha as medidas do ambiente em mãos e suas ideias iniciais para o projeto.

Com uma avaliação cuidadosa, a empresa poderá indicar quais os materiais necessários para a instalação. Depois, o profissional responsável pela instalação poderá dizer o quanto cobra para realizar o serviço.

Hoje, as empresas e profissionais cobram valores muito diferentes no mercado. Para garantir um bom negócio, lembre-se de pesquisar entre vários fornecedores. Assim, você poderá encontrar preços mais em conta.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre um aquário na parede. Onde você pretende instalar o seu?