areia lavada

Areia Lavada – Qual Seu Papel Na Construção? Saiba Aqui!

“Areia lavada? Mas como assim? Será que após comprar a areia eu ainda terei de lavar?”

Não, não é bem assim que funciona a areia lavada…

Mas calma, nós já te explicamos direitinho como ela funciona e o porquê dela ser tão importante para a construção civil, sendo praticamente impossível construir hoje em dia sem utilizar a areia.

Aqui neste artigo vamos focar especificamente na areia lavada e sua contribuição para com a construção civil, mesmo que não se trate de um tema muito extenso, ainda assim seu conhecimento é importante para qualquer um que atue no ramo da construção civil.

Preparado? Pois então é só dar continuidade a leitura e vamos lá!

A areia lavada

Antes de mais nada, você sabe dizer o que é a areia lavada? A areia lavada, que também pode ser chamada de simplesmente areia natural, é a que nos mais utilizamos em obra. Se trata daquela areia que é extraída dos leitos dos rios por meio de dragas de sucção.

Estas dragas ião bombear a água que contém areia até as lagoas de decantação, uma vez nestas lagoas, o material sólido é então separada da água por meio de sua diferença de densidade.

Após passado algumas horas nessa lagoa de decantação, retira-se então a água por bombas, e o material sólido que é composto de impurezas e areia que é depositado ao fundo da lagoa é então retirado para ser peneirado, onde vegetações e pedras poderão ser separadas.

Anúncios

Após lavar a areia, ela então é transportada para poder ser comercializada, sendo então separada nas granulações específicas: fina, média e grossa. Deu pra sacar o por quê do nome areia lavada, não é mesmo?

Há também a possibilidade de se extrair areia natural de minas através do método de cada seca. Neste método, a extração é realizada através da escavação em locais onde há acúmulo de areia durante anos. Essa areia é então retirada para posteriormente ser também peneirada para a separação de pedras e vegetações, logo após é separada por granulações para então ser comercializada.

Anúncios

As areias que encontramos em praias e em dunas não podem ser utilizadas na construção civil, isso pois sua granulação é irregular, sem falar da quantidade de sal presente nessas areias que inviabiliza seu uso. O sal prejudica na cura do concreto, pois impossibilita que ele seque de maneira regular.

Tipos de areia

Tipos de areia

É bom também saber que há mais de um tipo de areia lavada, e abaixo nós iremos focar nos principais tipos, para que você conheça cada um deles. Basicamente, o que difere uma areia da outra é sua granulometria, o que consequentemente influencia no que a areia será utilizada.

Areia lavada fina

Utilizada para a fabricação de argamassa em revestimentos internos, tais como reboco liso e fino.

Granulometria: Grãos com diâmetro entre 0,05 até 0,42 mm.

Areia lavada média

Utilizada para a fabricação de concreto e de argamassa de assentamento de tijolos e blocos.

Granulometria: Grãos com diâmetro entre 0,42 até 2,00 mm.

Areia lavada grossa

Utilizada para a fabricação de concreto e para argamassa para chapisco.

Granulometria: Grãos com diâmetro entre 2,00 até 4,00 mm.

Veja também: Tipos De Areia; Conheça Quais São Os Tipos E Mais!

Bônus: Como comprar areia

Comprar areia (seja areia lavada ou outro tipo) pode ser um pouco complicado, principalmente se for sua primeira obra. Mas sem problemas, a gente te ajuda com isso! A primeira coisa que você deve saber é que você pode comprar areia à granel ou em sacos.

Caso deseje comprar areia em sacos você pode encontrá-la em sacos de 10, 20 ou 25 Kg, bem fácil. Já se você deseja comprar à granel, ela é comercializada por m³, e será entregue em sua obra através de caminhões, sendo que um caminhão costuma levar entre 5 a 13 m³. Ou seja, para ambas as medidas você já deverá ter uma noção do quanto irá gastar, nesse momento é bom buscar auxílio com o Engenheiro responsável da obra, ele saberá especificar a quantidade exata que deverá ser comprada, bem como é a melhor maneira para se comprar.

Mas claro, antes de já sair comprar sua areia lavada, verifique muito bem a origem. Verifique se a empresa que realizou a extração dessa areia possui a autorização do Ministério de Minas e Energia, se ela possui o alvará municipal, se ela possui o licenciamento ambiental e também a autorização para intervenção em áreas de preservação.

Anúncios

E isso não é tudo, após isso você ainda precisará inspecionar qual a qualidade dessa areia. E lembrando que essa inspeção deverá ser feita tanto antes da compra ser efetuada bem como antes da areia ser descarregada na obra, caso esteja a adquirindo à granel. Nada de areia suja, com galhos, óleo e terra, essas sujeiras interferem diretamente na qualidade dessa areia, como também na durabilidade e resistência da argamassa e do concreto.

Bônus: Como armazenar areia

Comprou sua areia lavada? Então agora é a hora de armazená-la, preferencialmente em um lugar que seja de acesso fácil para que o caminhão de entrega possa descarregar e os funcionários da obra trabalharem livremente.

O recomendado aqui é que sejam feitas baias com tijolos ou blocos, de maneira que esta areia possa ser armazenada separadamente de acordo com sua granulometria, assim você consegue diferenciar a areia lavada fina da média e da grossa, sendo que cada uma tem um uso específico. Sem falar que estas baias também ajudam para que a areia não seja levada embora no caso de chuvas.

Mas, caso não seja possível utilizar tijolos e blocos para construir as baias, sem problemas, a madeira ou qualquer outro material que estiver à mãos pode lhe ajudar a manter a areia lavada dentro de uma área específica. E claro, cobrir o monte com lonas plásticas é um excelente meio para evitar mais ainda as perdas, pois assim além de sua areia não ser levada embora pela chuva, a lona também irá evitar que a areia fiquei úmida.

E claro, não armazene sua areia na calçada, tanto para se resguardar contra eventuais roubos como também para não acabar atrapalhando pedestres que transitem por ali.

Conclusão

Agora você já tem na ponta da língua, não literalmente, o que é a areia lavada, não é mesmo? Como dito acima, não tem qualquer segredo por trás dessa areia, e nós ainda te ensinamos alguns conhecimentos bônus sobre como comprar e armazenar areia!

Mas, caso tenham sobrado dúvidas sobre a areia lavada é só perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder! E se a leitura deste artigo lhe ajudou a tirar suas dúvidas sobre a areia lavada, ótimo, não deixe então de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando neste processo!