como tirar papel de parede ilustrativa homem arrancando papel

Como tirar papel de parede sem estragar a parede? Veja 4 métodos

Descubra como tirar papel de parede e renovar a decoração de casa de forma simples e rápida.

Saber como tirar papel de parede pode evitar muita dor de cabeça. Já pensou arrancar o papel e fica com um buraco na parede? Ou então ter que refazer todo o gesso? O gasto provavelmente não será bem-vindo, e dará trabalho, não é mesmo?

O papel de parede pode ser a solução para uma bela decoração. Mas, com o tempo, ele pode desgastar, não ser mais atraente, ou parar de combinar com seus móveis. Se você pode mudar a cor das paredes, por que não trocar o papel de parede?

Para te ajudar nessa tarefa, listamos a seguir as melhores formas de retirar o papel de parede. É preciso cuidado e, muitas vezes, paciência, pois o produto é feito para durar.

Em todo o caso, é importante dizer que nossas dicas valerão para o papel de parede tradicional. Ou seja, aquele de requer cola para ser aplicado. Ele é o mais difícil de remover, apesar de ser o mais comum e com preço mais em conta.

Depois de falarmos sobre o papel tradicional, apresentaremos também as demais opções do mercado e seu modo de retirada. Continue lendo!

Como tirar papel de parede com água?

Para tirar o papel de parede com água, você vai precisar de um rolo de pintura e de um balde. Encha o balde com água, umedeça o rolo de pintura nele o máximo possível, e depois passe-o repetidas vezes sobre a parede.

Ao umedecer o papel de parede, ele e a sua cola vão amolecer. Então, você poderá usar uma espátula para retirar o material. Bastará raspá-lo de baixo para cima.

Anúncios

Sempre use a espátula adequada para esse tipo de situação. Itens de cozinha ou semelhantes poderão danificar a parede.

Como tirar papel de parede com vinagre?

vinagre tirar papel de parede

Anúncios

O vinagre pode ser útil para retirar o papel de parede mais antigo. Ele será um poderoso amolecedor da cola que estiver há mais tempo na superfície.

Por isso, em um balde, misture 1 parte de vinagre para 4 partes de água limpa. Depois, molhe o rolo de pintura na solução e aplique-o na parede, umedecendo o papel.

Assim que a cola estiver mole, você poderá usar a espátula para retirá-la junto ao papel. Para que o cheiro do vinagre saia do ambiente, deixe as portas e janelas abertas.

Como tirar papel de parede com vaporizador?

Outro modo de lidar com o papel de parede mais antigo é o vaporizador. Mas essa opção pode ser utilizada também para retirar papéis mais recentes, pois tende a ser mais rápido.

Na hora de usar o vaporizador, será importante se proteger. Afinal, o calor concentrado e o vapor podem queimar. Vista mangas compridas e luvas de borracha.

Com o cuidado tomado, você poderá aplicar o vapor aos poucos na superfície. Basta aproximar o vaporizador da parede e, quando o papel mostrar descolar, use a espátula para retirá-lo.

É importante realizar esse trabalho por seções, já que o vaporizador só terá efeito enquanto o espaço em que for aplicado estiver quente.

Como tirar papel de parede com amaciante?

Usar um pouco de amaciante para retirar o papel de parede pode ser tão útil quanto o vinagre, mas deixará um cheiro mais agradável no ambiente.

Nesse caso, misture 1 parte de amaciante para 3 partes de água quente. Depois, umedeça o rolo de tinta na solução e passe-o na parede, umedecendo-a ao máximo. Deixe “de molho” por alguns minutos e retire o papel com a espátula, fazendo o movimento de baixo para cima.

Cuidados importantes na hora de tirar papel de parede

Não importa o método que você escolher. Na hora de tirar o papel de parede, é essencial tomar uma série de cuidados. Não só para um melhor resultado, mas também para a sua segurança. Listamos esses cuidados a seguir.

Remova tomadas e interruptores

Normalmente, parte do papel de parede fica por baixo dos interruptores e tomadas. É isso que dá um belo acabamento à parede. Então, para retirar o papel de parede, é importante desparafusar os componentes.

No passo seguinte, você vai precisar proteger tomadas e interruptores. O ideal é utilizar fita crepe, pois ela poderá ser facilmente retirada depois. A proteção vai evitar que a parte elétrica seja danificada pela umidade de retirada do papel de parede.

Desligue a eletricidade

Mesmo que estejam protegidas, as tomadas ainda podem provocar acidentes. Por isso, desligue a eletricidade delas no tempo que você estiver trabalhando na parede.

Cubra o chão

Anúncios

chão coberto durante obra

Você pode usar lona, jornais ou uma capa no chão. Isso vai evitar que a superfície seja danificada ou suja de forma desnecessária.

Afaste e cubra os móveis

Na maior parte das vezes, o processo de retirada do papel de parede é bastante úmido. Então, é essencial proteger seus móveis.

Afaste todos eles da parede em que você vai trabalhar e, se for o caso, leve-os para outro cômodo. Você também pode cobri-los com uma capa ou lona, para sua proteção extra.

Teste o método em parte do papel

Nem sempre um método funcionará para o seu papel de parede, por causa do seu material, tempo colado na parede e mais. Assim, é importante testar o método escolhido antes de aplicá-lo em toda a parede.

O papel impermeável, por exemplo, não será facilmente retirado com as estratégias que usam água. Será mais eficaz utilizar o vaporizador, nesse caso.

Pensando em tudo isso, comece o processo em uma pequena área e vá tentando método a método até obter um bom resultado. Depois, você poderá aplicá-lo em todo o papel. Mais do que evitar o retrabalho, o teste vai prevenir danos graves à parede.

Como remover papel de parede removível?

Um papel de parede removível se solta sem esforço. Basta puxar uma ponta, sem precisar umedecer ou usar o vaporizador, como no papel tradicional.

Esse tipo de papel costuma ser mais caro, mas também mais prático na hora de trocar a decoração.

Como remover papel de parede destacável?

Um papel de parede destacável tem duas camadas. A primeira é a que fica colada na parede. A segunda é superficial, não tendo contato nenhum com a parede.

Para começar a retirar, tire a camada superficial, puxando sua ponta. Depois, utilize um dos métodos em que é preciso umidificar a parede e raspe a segunda camada com a espátula.

O que fazer depois de tirar o papel de parede?

Logo que você tirar o papel de parede da parede, precisará tomar outros cuidados. Para mantê-la visualmente bonita, mas também bem cuidada e prevenindo o mofo.

Limpe a parede

limpeza parede depois de tirar papel de parede

Primeiro, retirando a camada de cola que restar na superfície. É simples retirar essa cola. Você precisará apenas misturar água quente e algumas colheres de detergente líquido.

Depois, passe a solução na parede com uma esponja. Não esfregue, ou isso poderá danificar a superfície. Assim que toda a cola sair, enxágue com um pano úmido.

Lixe a superfície

Em seguida, será importante lixar a parede. Essa etapa vai nivelar a superfície, facilitando sua pintura ou a aplicação de um novo papel de parede. O lixamento também poderá ajudar na remoçar da cola que restar.

Aplique massa

Se achar necessário, você poderá aplicar um pouco de massa na parede. Isso costuma ser necessário quando a superfície apresenta superfícies que serão facilmente notadas, mesmo com um novo papel de parede.

Finalize a parede

Sua parede permanecerá branca? Será pintada? Receberá um novo papel de parede? Escolha qual será sua decoração e invista nela!

Pronto! Agora você já sabe como tirar papel de parede e que cuidados tomar. Se você ainda não comprou o seu papel, lembre-se de avaliar, com cuidado, a compra dos que serão mais simples de retirar. Assim, quando este momento chegar, você terá menos trabalho.