Quer saber como tirar riscos de vidro com produtos que você já tem em casa? Acompanhe o texto e descubra alguns métodos eficazes!

Saber como tirar riscos de vidro pode ser uma habilidade e tanto. Afinal de contas, é comum que esse tipo de superfície sofra danos superficiais. Sabendo retirá-los, você poderá manter o vidro limpo, bonito e cuidar da sua durabilidade.

As mais variadas peças de vidro podem sofrer arranhões. Como as janelas, após uma limpeza muito intensa, por exemplo. Ou, quem sabe, o tampo de vidro da sua mesa, já que é comum arrastar objetos por ele.

O mesmo ainda vale para o box do banheiro, artigos de decoração e até para os vidros do carro. Com arranhões, as superfícies perdem seu visual atraente e, ao mesmo tempo, podem ter sua transparência prejudicada. Deve ser bem difícil enxergar através de uma janela cheia de riscos, não é mesmo?

Normalmente, as peças de vidro com as quais temos contato são feitas de vidro temperado. O vidro temperado é um material mais resistente que um vidro comum. Por isso, ela não quebra com tanta facilidade.

Porém, dependendo do tipo de impacto, o produto pode ser, sim, danificado. Assim, na hora de retirar riscos dele, é importante tomar alguns cuidados.

Começando por não utilizar produtos abrasivos na superfície. Eles poderão causar mais danos ao vidro, dificultando seu cuidado e durabilidade.

Outra dica é sempre utilizar equipamentos de proteção para o manuseio do vidro, como luvas e máscara. Elas vão evitar que você sofra qualquer reação alérgica aos produtos utilizados. Mesmo que os produtos sejam simples, é sempre bom se prevenir.

Dito isso, é hora de você saber como tirar riscos de vidro. Continue lendo e descubra métodos simples para utilizar!

Saiba como tirar riscos de vidro

Na hora de tirar riscos do seu vidro, uma série de técnicas e produtos poderão ser utilizados.

Independentemente da escolhida, porém, será preciso fazer a preparação da superfície. Para isso, limpe-a com um pano úmido e limpo, umedecido em água e detergente neutro. Ou com um borrifador e um pano.

lavando janela vidro

Depois de retirada a sujeira, passe um pano umedecido em água limpa, e depois um pano seco, para retirar qualquer resíduo de água.

Tirar riscos com pasta de dente

Sabia que a pasta de dente pode ser bastante eficaz na retirada de riscos do vidro? Para utilizá-la, será preciso seguir o passo a passo abaixo.

  • Umedeça um pano em água morna. Você pode usar a água morna que vier direto da torneira, ou então esquentar a água, retirando-a do fogo antes que ela ferva.

  • Torça o pano para apenas deixá-lo úmido, nunca encharcado. Se a água estiver muito quente, recomendamos que você já vista as luvas de borracha. Assim, ao torcer o pano, suas mãos estarão protegidas.

  • Esprema uma pequena quantidade de pasta de dente branca sobre o pano. A quantidade que você utiliza em sua escova de dentes deverá ser suficiente.

  • Aplique a pasta de dente na área arranhada do vidro.

  • Faça movimentos circulares na área, mantendo-os por 30 segundo ininterruptos. Não aplique força demasiada, pois isso pode favorecer a quebra do vidro.

  • Verifique se os arranhões saíram por completo. Se não, reaplique a pasta de dente e realize, novamente, os movimentos circulares na área.

  • Umedeça um pano limpo e limpe o vidro após a retirada dos arranhões.

  • Utilize um pano seco e limpo para lustrar o vidro.

Tirar riscos com bicarbonato de sódio

O passo a passo para retirar riscos de vidro com bicarbonato é muito semelhante ao anterior. O bicarbonato é um potente produto para a limpeza e cuidado de superfícies.

  • Faça uma pasta de bicarbonato. Para isso, misture 1 colher de sopa de bicarbonato para cada 1 colher de sopa de água. A quantidade necessária vai variar conforme a extensão dos riscos que serão tratados. Use a colher para misturar os ingredientes e desmanchar grumos de bicarbonato. O resultado deverá ser uma pasta uniforme.

  • Umedeça um pano limpo de microfibra em água morna.

  • Envolva o pano em volta do seu dedo indicador. Não se esqueça de vestir a luva de borracha a partir dessa etapa.

  • Passe o dedo envolvido no pano na pasta de bicarbonato.

  • Aplique a pasta sobre a área riscada do vidro, fazendo movimentos circulares. Realize esses movimentos por 30 segundos.

  • Repita o processo se o risco não tiver saído por completo.

  • Use um pano umedecido em água morna para limpar o vidro.

Como tirar riscos de vidro com sabão?

Às vezes, os riscos no vidro são fruto apenas de sujidades acumuladas. Nestes casos, utilizar um pano úmido e detergente neutro será suficiente. Limpe a superfície e depois passe um pano limpo e úmido sobre o vidro, para tirar os resíduos da limpeza.

Tirar riscos com produto polidor de metais

Um bom produto polidor de metais pode também ser eficaz para retirar riscos do vidro. O material com óxido de cério pode ser adquirido em lojas de produtos para a casa, depósitos de ferramentas e até em supermercados. Veja o passo a passo para utilizá-lo.

  • Umedeça levemente uma bola de algodão com o produto polidor de metais. Use apenas uma pequena quantidade, ou o polidor poderá causar mais danos ao vidro.

  • Aplique o polidor na área arranhada.

  • Use um pano limpo e úmido em água morna para polir a superfície, fazendo movimentos circulares por cerca de 30 segundos.

  • Umedeça um pano em água morna e passe-o sobre o vidro até retirar todo o polidor. O risco já deverá ter saído. Caso não, utilize pasta de dente ou bicarbonato para repetir a tentativa. Não utilize mais polidor, pois ele poderá danificar a superfície permanentemente.

Tirar riscos com esmalte de unha

esmalte transparente

Arranhões isolados no vidro podem ser tratados com esmalte de unha. Para não correr riscos de manchar a superfície, utilize um esmalte incolor.

  • Aplique o esmalte sobre os arranhões isolados, evitando, ao máximo, espalhá-lo sobre a superfície ao redor.

  • Aguarde o esmalte secar. Assim, ele infiltrará a falha no vidro, cobrindo-a.

  • Após 1 hora, umedeça um pano limpo em um produto removedor de esmalte.

  • Limpe o arranhão com o pano umedecido, retirando todo o esmalte. Não friccione em demasiado, para não prejudicar o trabalho do esmalte.

  • Limpe a superfície com um pano limpo.

Rouge de joalheiro

O rouge de joalheiro é outro produto polidor de metais, mais caro que o primeiro citado. Normalmente, ele é utilizado para cobrir riscos finos em joias. Nos vidros, ele também é indicado para riscos finos.

Você poderá encontrá-lo no mercado em pó, basta ou barra. Seja qual for sua forma, siga o passo a passo abaixo.

  • Passe uma pequena quantidade do rouge de joalheiro sobre a superfície riscada. Para isso, utilize um pano umedecido em água morna.

  • Ainda com o pano, faça o polimento da superfície. Você deverá movimentos circulares por cerca de 30 segundos.

  • Umedeça um pano limpo em água morna e passe-o sobre o vidro até retirar todo o rouge.

  • Utilize um pano seco para polir o vidro.

Como tirar riscos de vidro de carros?

vidro carro risscado

Se você leu esse texto até aqui, descobriu como tirar riscos de vidro com técnicas bastante simples. Mas sabia que elas também podem funcionar para o vidro do carro? Basta realizar os mesmos passos e retirar as marcas das superfícies.

Em todo o caso, é preciso cuidado. Se seus vidros tiverem aplicações como de insulfilm, será melhor deixar que um técnico de vidro qualificado realize o serviço. Assim, você evitará danos e prejuízos com a película protetora.

O mesmo vale para quando os riscos no vidro são muito grandes e/ou marcados. Apenas o técnico qualificado poderá retirá-los adequadamente.

Dado esse alerta, é interessante dizer que há mais um modo de retirar riscos do vidro de carro: utilizando o kit de reparo automotivo. Nesse kit, o consumidor encontra um composto de fricção que possui óxido de cério. Para utilizá-lo, siga as instruções do fabricante do kit.

Dicas importantes para tirar riscos de vidro

Para finalizar este texto, resolvemos destacar alguns pontos importantes do seu cuidado com vidros. Acompanhe abaixo!

  • Apesar de feitos de vidro, seus óculos não devem ser cuidados com nenhuma das técnicas citadas nesse texto. Isso porque, eles poderão ser danificados permanentemente. Caso precise tirar riscos dos seus óculos, leve-os a uma ótica e solicite o serviço ao profissional especialista.

  • É sempre interessante prevenir os riscos nos vidros. Por isso, proteja superfícies como o tampo da sua mesa. Você poderá utilizar, por exemplo, um plástico protetor ou toalha de mesa.

  • Ao tentar retirar os arranhões do vidro, sempre faça movimentos circulares e com pouca força. Não esfregue, nem realize movimentos de vai e vem, pois eles poderão danificar ainda mais a superfície.

  • Verifique se sua unha se encaixa no arranhão. Se o risco presente for profundo, prefira chamar um especialista. As técnicas citadas neste texto serão pouco eficazes contra ele.

Pronto! Agora você já sabe como tirar riscos de vidro. Conhece alguma outra técnica para o cuidado com esse tipo de superfície? Conte para a gente nos comentários e ajude a fazer um conteúdo mais rico!

Escreva um Comentário