Sem ânimo para arrumação? Saiba como arrumar o quarto em alguns passos e evitar que a bagunça aconteça de novo.

Se você está pesquisando sobre como arrumar o quarto, é bem provável que sua situação não esteja muito boa, não é mesmo? Na verdade, é bem provável que seu quarto esteja uma bagunça!

Mas calma: isso é bem comum. O quarto é o cômodo em que nossos pertences ficam, incluindo roupas, sapatos, nossa decoração favorita, objetos de uso diário e mais. Sem contar que, muitas vezes, só visitamos o quarto para dormir, e o tempo para manter tudo no lugar é curto.

Esses fatores favorecem, sim, a bagunça. Mas há um modo simples de fazer uma arrumação definitiva e, depois, prevenir uma nova “zona”.

Antes de te ensinar tudo, porém, aqui vai uma dica: tire pelo menos metade do dia para fazer o trabalho. Uma arrumação completa demanda paciência e tempo. Depois dela, manter tudo em ordem será mais simples.

Como arrumar o quarto: uma arrumação completa e definitiva

Nós não vamos mentir: fazer uma arrumação completa no quarto pode dar bastante trabalho. Mas, com o resultado, você se sentirá bem melhor!

Para te ajudar em todas as etapas, escolha uma playlist das suas músicas favoritas e coloque-as para tocar. Assim, durante as tarefas, você poderá cantar e até dançar, se distraindo um pouco. O trabalho e todo o passo a passo para a sua arrumação passarão bem mais depressa!

1. Areje o espaço

como arrumar quarto abra a janela

O primeiro passo para começar a arrumar o quarto é arejar e iluminar o espaço. Esse cuidado vai facilitar o seu trabalho, pois vai evitar que o calor ou a poeira te façam mal. Além disso, vai permitir que você veja mais facilmente pequenos bichinhos, como aranhas, que costumam ficar nos cantos do cômodo.

2. Arrume a cama

Você pode simplesmente esticar sua cama, alinhando os lençóis, edredom e travesseiros. Mas se já tiver muito tempo que sua roupa de cama não é trocada, esse será um ótimo momento.

Se for este o caso, troque toda a roupa, do lençol à fronha do seu travesseiro. Assim, você terá a certeza de que tudo está bastante limpo na hora de dormir.

3. Limpe o chão

Com uma arrumação completa, você vai acabar tirando muita coisa do lugar antes de colocar tudo de volta. Como as roupas do guarda-roupa, que precisarão ser dobradas. Por isso, será necessário espaço. Hoje, com imóveis cada vez menores, pode ser que seu quarto não seja dos mais espaçosos.

Dito isso, você poderá usar o chão ao seu favor. Mas para garantir que nada se suje, varra a área em que você vai trabalhar e, depois, passe um pano limpo e úmido.

Não precisa caprichar tanto, pois depois essa limpeza terá que ser feita com mais cuidado. No entanto, é importante que a superfície fique sem sujidades, a ponto de que você possa se sentar tranquilamente na área limpa.

Você também poderá usar sua cama ou mesa para dispor seus pertences e arrumá-los. Fica a seu critério.

Pense, ainda, onde você vai se sentar: no chão, sua cama ou em uma cadeira. Após várias etapas da arrumação, se sentar enquanto você trabalha será importante. Do contrário, o cansaço das pernas poderá te desanimar.

4. Retire utensílios sujos

louças suas pia cozinha

Se você come no quarto, pode ser que alguns pratos ou copos estejam espalhados pelo cômodo. Se sim, leve-os para a pia da cozinha para serem lavados.

O mesmo vale para objetos que não fazem parte do seu quarto, mas estão lá. Pode ser um shampoo que deveria estar no banheiro, a toalha que deveria estar na área de serviço, o controle da TV da sala. Leve tudo ao seu cômodo de origem, tomando o cuidado para não apenas “jogá-los”. Assim, você não terá uma nova bagunça para arrumar depois.

5. Arrume seu guarda-roupa

Normalmente, o guarda-roupa é a principal fonte de bagunça do quarto. Seja porque ele tem coisas demais, seja porque as roupas não estão bem dobradas. Pensando nisso, é importante começar por ele.

Nossa dica é retirar tudo de dentro do guarda-roupa. Se você tiver espaço no quarto para dispor as peças, pode ser tudo de uma vez. Se não, retire o conteúdo de uma gaveta de cada vez e vá obedecendo às etapas de arrumação.

Organize as roupas

guarda-roupa organizado

É bastante provável que você já tenha um “sistema” de arrumação, colocando cada tipo de peça em um lugar. Por exemplo: uma gaveta de meias, outras para roupas “de usar em casa”, e mais uma para roupas “de trabalho”. Porém, todas essas peças podem estar misturadas.

Assim que você retirar suas roupas do guarda-roupa, separe-as. Então, elas poderão voltar ao seu espaço correto após a arrumação.

Dobre as peças com cuidado, para que todas caibam no guarda-roupa. Você pode dobrá-las como desejar, mas uma dica é fazer “rolinhos” com as roupas. Assim, será mais simples visualizá-las na hora de selecionar a peça desejada, evitando tanta bagunça. Especialmente naqueles momentos em que você tiver pressa e pouco tempo para colocar tudo no lugar.

Limpe o guarda-roupa

Antes de colocar tudo de volta no guarda-roupa, é interessante limpá-lo. Esse cuidado poderá prevenir o mofo, muito comum em estações úmidas do ano.

Para essa limpeza, utilize um aspirador de pó, aspirando todo o móvel. Se você não tiver um aspirador, não tem problema! Basta varrer o móvel, incluindo suas gavetas, e passar um pano umedecido em água limpa por todo ele.

Tendo usado aspirador ou não, você precisará realizar a próxima etapa. Misture 2 partes de água morna para 1 parte de vinagre branco. Depois, umedeça um pano limpo nessa mistura, e passe pelo móvel. Na sua parte interna e externa, incluindo os cantinhos. O vinagre é poderoso contra os fungos que geram mau cheiro e mofo.

Deixe o móvel secar antes de colocar suas roupas no lugar. Se preferir, você poderá realizar essa limpeza antes mesmo de dobrar as peças, para que o móvel seque enquanto você dobra tudo depois.

Também é importante tirar do guarda-roupa as roupas que ficam nos cabides, as roupas de cama, cosméticos e o que mais estiver guardado. Dê uma boa visualizada em tudo, inclusive para ter a certeza de que você realmente precisa daquilo.

Alguns guarda-roupas possuem áreas “abertas”, que deixam os produtos expostos. Há, por exemplo, aqueles que possuem uma espécie de penteadeira com espelho. Se seu móvel tiver algo parecido, use um pano úmido para limpar os objetos que ficam expostos. Isso vai retirar a poeira e evitar que sua limpeza seja comprometida.

Separe doações

doacoes de roupas

O momento de limpeza do guarda-roupa é uma ótima oportunidade para descartar alguns itens. Podem ser roupas que você não usa mais, ou aqueles livros que você nunca vai ler. Separe tudo para doação! Mais do que limpar seu guarda-roupa, você fará o bem para outras pessoas.

Para descartar algo, a dica é pensar qual foi a última vez que você usou o item. Se tiver mais de dois meses, seja bastante honesto com si mesmo: você pretende usar o item? Caso sim, guarde-o. Mas se ele não tem mais utilidade para você, terá para outra pessoa.

Dê atenção, inclusive, às coisas que você já pensou em descartar, mas não fez. Pode ser que você tenha adiado a decisão e agora é o momento de tomar uma atitude.

Suas doações poderão ser feitas para pessoas que você conhece ou para instituições. Sempre há alguém que se beneficiará daquilo que você não precisa mais.

Só mande para o lixo aquilo que não tiver utilidade, como um pote vazio ou uma peça de roupa com um enorme buraco.

Coloque todas as roupas e objetos bem-arrumados no guarda-roupa e vá para a próxima etapa!

6. Limpe as prateleiras e móveis

Se você tem outros móveis no quarto, é hora de limpá-los e organizá-los. Para isso, use um pano limpo e úmido para tirar toda a poeira. Tanto dos móveis, quanto dos objetos, como o abajur. Se tiverem sujidades agarradas, utilize uma bucha macia com sabão para retirá-las.

Em seguida, organize os livros e objetos. Inclusive aqueles que estiverem em gavetas, seja na sua mesa de trabalho, seja no criado-mudo. A regra é a mesma que a usada para o guarda-roupa: organize tudo avaliando se você realmente utiliza tudo. Caso não, separe para doação.

7. Retire cortinas e tapetes

O indicado é lavar as cortinas da casa mais ou menos a cada seis meses. Já os tapetes merecem uma atenção maior, sendo lavados a cada dois meses. Se for a hora de limpar esses tecidos, faça-o! Retire as cortinas e tapete do quarto e leve tudo para a máquina de lavar.

Agora, se isso não for necessário, ao menos bata os tecidos. As cortinas você pode bater sem retirá-las da janela. No caso do tapete, porém, leve-o a um lugar aberto e bata-o. Se for o caso, pode ser na sua janela mesmo. É importante apenas que você tenha facilidade em tirar a sujeira de forma mais intensa do que apenas varrer o tapete.

mulher limpando cortina com aspirador

Usar o aspirador de pó é outra ótima solução. Se você tem um, basta aspirar as cortinhas e o tapete.

8. Varra o quarto

Novamente, você pode optar pelo aspirador de pó nessa etapa, se tiver um. Se não, utilize uma vassoura para varrer todo o chão com cuidado. Varra inclusive atrás dos móveis e os cantinhos, para que tudo fique bem limpo.

Também será importante limpar o teto. Basta passar a vassoura por todo ele e nos cantos das paredes. Isso vai retirar especialmente teias de aranha, já que esses pequenos insetos são comuns dentro de casa.

9. Retire a poeira

Este é o momento de passar um pano limpo e úmido onde você ainda não limpou. Pode ser nos quadros da parede, a maçaneta da porta, o seu espelho ou mais. É importante limpar tudo, para que a organização do seu quarto seja completa.

10. Limpe o chão

como arrumar quarto bagunçado

A arrumação do seu quarto deve ser finalizada com a limpeza do chão. Afinal, com tudo já pronto, você não poderá mais sujar o ambiente, por exemplo, com teias de aranha ou a poeira dos móveis.

Utilize um pano úmido em água limpa e, se desejar, algum produto de limpeza. Você também pode usar um desinfetante de sua preferência, para deixar o quarto com uma fragrância agradável.

Depois de tudo pronto, deixe as janelas ainda abertas, para que o quarto receba ventilação. Assim, qualquer resíduo de umidade poderá secar.

Dicas para manter a arrumação do quarto

Agora que você já sabe como arrumar o quarto, deve estar se perguntando como manter essa arrumação. Afinal, você não quer todo esse trabalhão novamente tão em breve, não é mesmo?

A boa notícia é que alguns passos simples podem te ajudar a manter tudo em ordem. Veja abaixo.

Tome cuidados diários

como arrumar quarto arrumado

  • Arrume a sua cama pela manhã, assim que levantar. Isso vai evitar a “tentação” de fazer mais bagunça para arrumar depois.

  • Use cestos ou recipientes para organizar seus objetos.

  • Não deixe as coisas fora do lugar. Sempre que mover algo, volte-a para o seu lugar de origem. Assim, você correrá menos chance de deixar a bagunça acumular.

Cuide do seu guarda-roupa

guarda-roupa arrumado

  • É comum bagunçarmos as roupas rapidamente, principalmente na hora de escolher o que usar. Mas não deixe a desorganização se acumular. O ideal é dobrar e colocar tudo no lugar assim que você desorganizar as peças. Se isso não for possível, crie o hábito de corrigir a bagunça no fim de cada dia. Com alguns minutos de organização diária, você poupará a necessidade de fazer uma arrumação completa de novo.

  • Tenha cabides suficientes para todas as roupas que ficarão penduradas. Colocar várias peças em um só cabide costuma dificultar encontrar as roupas e favorece a desorganização.

  • Ao organizar seu guarda-roupa, coloque em evidência as peças que você mais usa. As demais, deixe mais atrás. Com essa estratégia, você terá acesso fácil ao que realmente precisa, sem precisar bagunçar tudo para chegar às peças.

  • Faça saquinhos de tule e coloque pó de giz escolar dentro. Depois, distribua alguns desses saquinhos dentro do seu guarda-roupa. O pós de giz vai prevenir a formação do mofo.

  • Não guarde roupas suadas no guarda-roupa. A umidade pode favorecer a formação de mofo. Sem contar que o suor traz mau cheiro e ainda pode sujar outras peças.

Limpe frequentemente

mulher faxina quarto

  • Limpe seu quarto pelo menos uma vez por semana, varrendo e passando um pano no chão, e tirando a poeira de tudo.

  • Troque suas roupas de cama mais ou menos a cada 15 dias. Isso vai evitar que você respire poeira, o que pode causar irritações às vias respiratórias e até reações na pele.

  • Não deixe utensílios sujos dentro do quarto. Caso você coma no ambiente, sempre leve os utensílios para a cozinha logo depois. Além de causarem mau cheiro e sujeira, pratos, copos e talheres sujos podem atrair insetos como baratas. Esse cuidado também vale para embalagens de alimentos, como biscoitos ou doces.

  • Abra espaço no seu quarto, investindo em móveis funcionais. Como uma cama box, com baú, e um painel para a televisão. Quanto mais espaço livre seu quarto tiver, mais arejado ele ficará e melhor será o ambiente. Sem contar que também serão menos móveis presentes para acumular poeira.

Pronto! Agora você já sabe como arrumar o quarto e mantê-lo organizado! Tem alguma outra dica? Comente este post e ajude a fazer um conteúdo mais rico!

Escreva um Comentário