Você sabe porque é importante aprender como tirar cheiro de mofo no quarto? O quarto é um dos cômodos da casa que mais precisa proporcionar bem-estar, afinal é nele que passamos pelo menos 1/3 do nosso tempo, descansando e repondo as energias.

Por isso, o quarto deve estar sempre limpo, arejado e seco, para que a umidade, poeira e sujeira não favoreça a proliferação de microorganismos como fungos, bactérias, ácaros e outros alergênicos.

O mofo, por exemplo, além do odor desagradável característico, que incomoda bastante, ele pode afetar muito a saúde de quem respira o mesmo ar ambiente, trazendo uma série de transtornos, como alergias respiratórias.

Ele é um fungo que se desenvolve em lugares úmidos, quentes, que costuma ficar fechados por longos períodos de tempo sem receber ventilação.

Assim, se você não manter o cômodo com a manutenção de limpeza em dia, tirando a poeira, abrindo as janelas do quarto, os armários para arejar e tomar sol, você vai acabar tendo problemas com mofo.

Mas não se preocupe, existem várias maneiras de aprender como tirar cheiro de mofo do quarto ou qualquer outro local. Muitas delas são muito fáceis e super baratinhas, podendo ser feitas em casa mesmo.

Vamos explicar tudo para você abaixo!

Como tirar cheiro de mofo do quarto com cravo da índia

É horrível entrar no quarto para descansar e sentir cheiro de mofo, mas além de desagradável, o mofo pode desencadear alergias, provocar crises ou até agravar problemas respiratórios.

Para aprender esta receita de como tirar cheiro de mofo do quarto, basta apenas ter os ingredientes, que você vai poder usar não só no quarto, mas em todos os cômodos da casa que estiverem com o mesmo problema.

Compre um pedaço de tule ou qualquer outro tecido fino ou de tramas mais abertas e corte em 6 pedaços de 15 cm. Separe um punhado de cravos da índia, 9 a 12 bolinhas de cedro e três pedacinhos de fita de cetim.

Em seguida, faça três sachês de cravo da índia e três sachês com as bolinha de madeira de cedro, usando a fitinha de cetim para amarrar os sachês. Depois é só espalhar os sachês pelo quarto, nas prateleiras ou até mesmo dentro dos armários.

O cedro é um tipo de madeira que além de ser capaz de absorver a umidade também elimina maus cheiros. O cravo da índia também possui um cheiro forte bem característico, que ajuda a disfarçar os odores ruins no ambiente, mas é preciso tomar cuidado para não deixar em contato com tecidos, pois pode manchar.

Leia mais: Dicas De Como Tirar A Umidade Do Quarto!

Como tirar cheiro de mofo com bicarbonato

Saber como tirar cheiro de mofo do quarto é fundamental para garantir a saúde.
Saber como tirar cheiro de mofo do quarto é fundamental para garantir a saúde.

Essa é outra receitinha de vovó que faz verdadeiros milagres na limpeza de roupas, colchão e até da casa. Basta misturar em 1 litro de água, ¼ de copo de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ copo de vinagre branco (de álcool) e 1 colher de sopa de amaciante de roupa.

Misture tudo nessa ordem e coloque tudo dentro de um borrifador. Caso você queira tirar cheiro de mofo do quarto, aplique no carpete e nos colchões, e deixe secar. Na sala, aplique no sofá da mesma forma.

Se for necessário, pode aplicar mais de uma vez até o cheiro desaparecer por completo. Essa receita de como tirar cheiro de mofo do quarto, pode eliminar também cheiro de cachorro e de cigarro.

Como tirar cheiro de mofo do guarda roupa

O guarda roupa é um dos locais preferidos dos fungos que causadores de mofo. Por ser um local fechado e pouco arejado, o cheiro de mofo fica mesmo impregnado nas roupas, sapatos, bolsas e tudo o que estiver dentro.

Mas para saber como tirar cheiro de mofo do guarda roupa e acabar com esse problema, é só aprender essa receita. Mas, primeiro tire tudo de dentro do guarda-roupa.

Depois, pegue uma vasilha com vinagre branco e deixe descansando dentro do guarda-roupa por 24 horas. No dia seguinte, com o auxílio de um pano limpo, limpe todo o interior do móvel com o mesmo vinagre que ficou ali dentro.

Por fim, deixe as portas do guarda-roupa abertas até sair todo o cheiro do vinagre e até que o guarda-roupa esteja seco e você possa guardar novamente as roupas dentro dele.

Como tirar cheiro de mofo da parede do quarto

É possível também aprender como tirar cheiro de mofo da parede, mas antes é necessário observar o estado da parede. Se o problema com o fungo estiver muito grave é preciso procurar um especialista para avaliar melhor a situação.

Antes de tirar o mofo da parede, abra as janelas e portas do cômodo para ventilar bem o espaço e coloque óculos de proteção, luvas e máscara para evitar inalar o cheiro do mofo concentrado.

Para a receita, misture 1 copo de água sanitária com 2 copos de água, colocando tudo dentro de um borrifador. Depois aplique a mistura no local com as manchas de mofo, deixando agir por 20 minutos, reaplicando novamente por mais 20 minutos. Para finalizar, é só passar um pano limpo na parede retirando tudo.

Leia mais: Como Tirar Mofo da Parede: Quarto, Sala, Cozinha, etc!

Como tirar cheiro de mofo do colchão

Os colchões quando ficam guardados por muito tempo costumam ficar com um cheiro desagradável e persistente de mofo que pode impregnar na roupa de cama e no quarto inteiro.

Mas antes de testar a receita abaixo, avalie o estado geral do colchão. Isso porque estar com cheiro de mofo é uma coisa, e estar coberto por bolor é outra. Se o colchão estiver mofado ou embolorado, você deve até o quanto ele foi afetado.

Às vezes, um mofo mais superficial pode ser eliminado colocando o colchão um pouco no sol, mas se o fungo tiver penetrado mais profundamente no colchão, será preciso descartá-lo em um local adequado.

Mas se o mofo não for muito grave, leve o colchão até o lado de fora de sua casa e deixe o colchão exposto ao sol para eliminar o cheiro ruim. Pode fazer isso vários dias seguidos, até que a situação melhore.

Depois, limpe o colchão com uma esponja úmida com uma solução de 5 gotas de óleo de melaleuca e água morna. Em seguida, deixe o colchão secar no ao sol antes usá-lo novamente. O óleo de melaleuca tem propriedades antibacterianas e anti-mofo.

Para finalizar, higienize o colchão com bicarbonato de sódio para fazer uma limpeza completa. Para isso, espalhe generosamente o produto sobre o colchão para que ele absorva a maior parte (ou até mesmo todo) do cheiro de mofo por dois a quatro dias, depois remova-o com um aspirador.

Como evitar mofo dentro de casa

É possível aprender como tirar cheiro de mofo do quarto e da casa inteira.
É possível aprender como tirar cheiro de mofo do quarto e da casa inteira.

É importante saber como tirar cheiro de mofo do quarto, guarda roupa, parede e colchão, mas mais importante ainda é saber como se prevenir contra ele, evitando o surgimento dos fungos. Para isso, mais fácil que as receitas acima, só as nossas dicas abaixo:

  • Sempre que possível mantenha a casa e todos os cômodos sempre arejados, pelo menos uma vez por dia, deixando as portas e janelas abertas, garantindo a circulação de ar por todos os ambientes;
  • Evite deixar os móveis totalmente encostados na parede, deixando pelo menos 1 centímetro de distância longe parede;
  • Fique de olho em vazamentos e infiltrações;
  • O guarda-roupa também precisa de circulação de ar. Por isso, abra as portas e sacuda bem as roupas de um lado para o outro, lavando as menos utilizadas periodicamente e/ou expondo ao sol;
  • Use giz e bolinhas de cedro nos cantos dos ambientes para que eles absorvam a umidade;
  • Lave sempre todas as peças de roupas que estejam com cheiro de mofo, incluindo lençóis e cobertores;
  • Limpe armários com vinagre branco ao menos uma vez por mês e mantenha uma rotina adequada de limpeza com o produto nas soluções de higienização;
  • Polvilhe bicarbonato nos tapetes e depois retire com aspirador de pó, ele é um excelente desodorante, capaz de eliminar vários tipos de cheiro da casa;
  • Use tinta impermeabilizantes para pintar a casa;
  • Não guarde roupas molhadas ou úmidas no guarda-roupa.

Por que devemos aprender como tirar cheiro de mofo do quarto?

É essencial aprender como tirar cheiro de mofo do quarto antes que o problema provoque situações mais graves.
É essencial aprender como tirar cheiro de mofo do quarto antes que o problema provoque situações mais graves.

Tem gente que pode até não se incomodar tanto com o odor de mofo no quarto ou em alguns casos, nem perceber, mas saber como tirar cheiro de mofo do quarto é importante para garantir a sua saúde e até a vida útil dos móveis.

Afinal, o mau cheiro é sinal de que os fungos causadores de bolores e mofos já se instalaram no local e estão se proliferando. Assim, saber como tirar cheiro de mofo do quarto e outros ambientes em casa é fundamental para evitar os seguintes problemas:

Problemas de saúde

O mofo é o principal vilão para quem tem problemas respiratórios, mas pode também agravar casos de alergias e provocar outras doenças mais graves. Como passamos um bom tempo no quarto, o contato com o fungo é maior e pode intensificar os danos à saúde.

Os grupos mais suscetíveis às doenças desencadeadas por esses fungos são as mulheres grávidas, bebês, idosos. Dentre os principais problemas podemos citar:

  • Sinusite fúngica: provocada por fungos que inflamam a cavidade nasal, criando uma bola de fungos no local, com sérias complicações.
  • Asma alérgica: os sintomas são fadiga, tosse, falta de ar e dor no peito.
  • Micose broncopulmonar alérgica (MBA): causada pela ação de determinados fungos com sintomas semelhantes ao da gripe, como tosse e febre, podendo evoluir para um quadro de pneumonia.

Corrosão dos móveis e outros objetos

Os fungos se desenvolvem primeiro através do bolor, que afeta os itens de forma superficial, criando uma camada em relevo, normalmente de cor acinzentada. Quando o fungo se prolifera, causando o mofo, a estrutura dos itens atingidos pode ser corroída, muitas vezes com danos irreversíveis. Para identificar o mofo, observe pontos pretos que são mais difíceis de retirar e se espalham por materiais fibrosos e tecidos.

Danos à pintura e à parte interna das paredes

O cheiro de mofo no quarto pode indicar também problemas dentro das paredes. Nesse caso, o fungo pode corroer a pintura, o reboco e até a parte interna da parede.

Como identificar a causa do mofo

Para saber como tirar cheiro de mofo do quarto e se livrar de todos esses problemas, é fundamental primeiro identificar a sua causa e origem do cheiro. Para isso, é bom fazer uma boa análise do cômodo ou de todos os ambientes na casa para tentar identificar onde o cheiro é mais forte.

Com a origem do mofo identificada e sabendo que seus esforços terão que ser concentrados nesse local, é preciso entender como ele se formou. Na maioria das vezes, o mofo aparece em locais úmidos e pouco ventilados.
Por isso, é muito comum que o mofo se espalhe e agrave a situação nos períodos de inverno, quando costumamos manter as portas e janelas fechadas.

Uma pintura inadequada ou mesmo a falta de limpeza e manutenção também podem contribuir para o desenvolvimento dos fungos de forma rápida. Locais onde há vazamentos em pontos onde não se percebe também podem ser atingidos pelo mofo.

Se você conseguir identificar tudo isso já é metade do caminho!

Bem, agora que você já sabe como tirar cheiro de mofo do quarto, de outros ambientes e itens da casa, identificar suas causas e preveni-lo, você não vai mais ter problemas com isso. Experimente nossas receitas e venha nos contar os resultados!

Write A Comment