Quer saber como limpar piso laminado sem danificá-lo? Acompanhe o texto e veja o passo a passo necessário.

Se você anda pesquisando como limpar piso laminado, é possível que se sinta seguro com essa tarefa. E não é para menos: o piso laminado merece cuidados especiais!

O piso laminado é um piso muito comum na decoração. Não apenas por sua beleza e visuais variados, mas também por ser um ótimo isolante térmico e acústico. Mais do que deixar o ambiente mais bonito, esse tipo de piso torna o espaço mais silencioso e conchegante.

Existem dois tipos de piso laminado: o de madeira e o de alto tráfego. Abaixo, apresentamos cada um deles e, depois, contamos como limpar piso laminado. Continue lendo!

instalacao piso laminado

Piso Laminado de Madeira

Este piso é constituído por lâminas de madeira natural revestida com verniz. Normalmente, as lâminas possuem 7 mm de espessura e tamanhos e visuais variados. É fácil encontrar peças das cores e tamanhos que combinem com o resto da decoração do espaço.

É indicado utilizar o material apenas em locais de tráfego leve. Como dentro de casa, em cômodos como a sala ou o quarto. O piso laminado não é tão interessante para cômodos úmidos, pois a madeira pode estufar com o tempo.

Além de fáceis de instalar, as lâminas de madeira são antialérgicas. Isso traz maior bem-estar ao ambiente.

Piso Laminado de Alto Tráfego

Enquanto isso, o piso laminado de alto tráfego é composto por HDF. Ou seja, por partículas de madeira prensadas, o que dá maior densidade e resistência ao material. Por isso ele é indicado para espaços com alto tráfego.

Este tipo de piso também possui alta resistência ao desgaste, a riscos, manchas e luz solar. Suas opções decorativas são tão variadas quanto o tipo anterior do piso, assim como sua facilidade de instalação. (Leitura complementar: Como Instalar Piso Laminado; Aprenda Aqui! )

Mas, apesar de resistente, o HDF pode ser riscado ou estufar se não for bem cuidado. Por isso, é importante saber como limpar piso laminado.

Saiba como limpar piso laminado

limpar piso laminado

Os cuidados necessários para manter o piso laminado limpo e bonito são simples. Ainda assim, eles devem ser realizados com atenção, para que nada prejudique a superfície.

A seguir, listamos o passo a passo para cuidar do piso no dia a dia, mas também para realizar uma limpeza mais profunda do material.

Cuidados diários com o piso laminado

O piso laminado não precisa ser limpo todos os dias, mas é importante fazê-lo com certa frequência. Principalmente quando sujidades agarrarem ou quando algo derramar sobre a superfície.

  • Varra a superfície com uma vassoura macia;

  • Em um balde com água, misture 3 colheres de sopa de detergente neutro;

  • Umedeça um pano limpo na solução;

  • Torça bem o pano para que ele continue úmido, mas não encharcado;

  • Passe o pano no piso, limpando-o;

  • Umedeça o pano novamente e repita o processo;

  • Finalize com um pano seco e limpo.

Como fazer a limpeza pesada do piso?

É importante fazer uma limpeza mais cuidadosa do piso sempre que ele estiver muito sujo. Ou ao menos uma a cada 15 dias, mesmo que a superfície não aparente precisar. Isso vai garantir que o piso continue “saudável”, sem prejuízos à sua durabilidade.

  • Varra a superfície com uma vassoura macia;

  • Em um balde com água, misture um produto de limpeza à base de amoníaco (desinfetante ou limpador diluível. A informação estará no rótulo do produto. Consulte também no rótulo as medidas necessárias para uso);

  • Umedeça um pano limpo na solução;

  • Torça bem o pano para que ele continue úmido, mas não encharcado;

  • Passe o pano no piso, limpando-o;

  • Umedeça o pano novamente e repita o processo;

  • Finalize com um pano seco e limpo.

Removendo manchas do piso laminado

Sempre que algum líquido ou produto mais denso é derramado no piso laminado, é indicado limpá-lo o mais rápido possível. Porém, há vezes em que isso não será possível, e o piso poderá manchar. Então, é importante saber como retirar essas manchas sem danificar a superfície.

  • Mancha de gordura: aplique um pouco de detergente neutro em um pano e passe sobre a mancha. Deixe agir por 5 minutos. Retire com um pano limpo e úmido, e seque. Você também pode diluir um desengordurante em água, umedecer um pano e passar sobre a mancha. Seque logo depois.

  • Manchas de café, vinho ou suco: misture 1 parte de água para 1 parte de álcool em um balde. Umedeça um pano na solução e passe sobre a mancha até ela sair. Seque com um pano limpo.

  • Manchas de batom, café, vinho ou suco: misture 10 gotas de detergente neutro para cada 1 litro de água. Umedeça um pano na solução e passe sobre a mancha até ela sair. Seque com um pano limpo.

  • Mancha de caneta: umedeça um pano com álcool e passe-o sobre a mancha. Após a retirada da marca, limpe com um pano umedecido em água limpa e seque.

  • Manchas de graxa ou tinta: dilua em água um pouco de thinner e querosene. Umedeça um pano limpo na mistura e esfregue na mancha, mas com pouca força. Depois, limpe a área com um pano umedecido em água e detergente, e seque a superfície.

Dicas importantes para cuidado com piso laminado

Nós já dissemos, mas é bom reforçar: o piso laminado é sensível, à umidade e à sujeira. Então, é essencial ter alguns cuidados na hora de limpar a superfície e também no dia a dia. Para te ajudar, listamos algumas dicas. Acompanhe!

  • Nunca despeje água sobre o piso laminado. A água acumulado pode fazer o piso estufar ou, pelo menos, danificar seu visual.

  • Não use panos encharcados para a limpeza. O pano deve ser bem torcido para evitar o estufamento do piso.

  • Produtos de limpeza aplicados diretamente sobre o piso podem causar manchas. Por isso, sempre dilua os produtos em água ou aplique-os primeiro no pano, para só então utilizá-los na superfície.

  • Caso derrame algo sobre o piso, seque e limpe a área o mais rápido possível. Isso vai evitar que o material manche.

  • Não utilize produtos à base de silicone ou à base de cera, pois eles podem danificar o chão.

  • Não utilize enceradeiras ou lixas, nem materiais cortantes na superfície laminada.

  • Não utilize produtos abrasivos, pois eles poderão causar danos irreversíveis à superfície do piso laminado.

  • Apesar de ser um produto de limpeza poderoso, o bicarbonato de sódio não deve ser utilizado no piso laminado. O composto pode deixar a superfície esbranquiçada, danificando sem visual.

  • Utilize panos adequados para a limpeza de superfícies sensíveis. Os melhores são os tecidos macios de algodão. Já o de microfibra deve ser utilizado apenas seco, para a finalização da limpeza da superfície.

  • Não arraste os móveis posicionados sobre o piso laminado. Com o tempo, essa prática poderá provocar riscos e fissuras no piso, prejudicando seu visual e durabilidade.

  • Proteja os pés dos móveis do ambiente com feltro ou borracha. Em lojas de armarinho você encontra essas proteções prontas para instalação. O cuidado vai prevenir riscos e manchas no piso laminado.

  • Ao realizar uma obra, cubra o piso laminado com papelão, para prevenir danos à superfície.

Vale a pena ter piso laminado?

belo piso laminado

Se você leu este texto até aqui, percebeu o quanto o piso laminado pode ser sensível. Então, talvez esteja se perguntando “vale a pena ter esse tipo de piso, com todo o cuidado que ele demanda?”. A resposta é: depende.

Quando o objetivo é dar um up na decoração, sem dúvida o piso laminado é uma ótima escolha. Com a enorme variação no seu visual, disponível no mercado, é simples encontrar peças que combinem com o seu ambiente.

Além disso, este piso é muito fácil de instalar. Basta encaixar as placas uma do lado da outra, uma atividade prática e que não gera quase sujeira alguma. É possível, inclusive, cobrir um piso já existente com o piso laminado, sem a necessidade de retirar o primeiro.

No entanto, esse tipo de superfície requer limpeza, pelo menos a cada três dias. Do contrário, as peças podem manchar. Sem contar que o piso pode sofrer uma série de danos após impactos.

Se você tem tempo para uma limpeza rápida e o seu espaço não sofre tantos impactos, o piso laminado poderá ser ótimo. Se não e, principalmente, se você tem crianças em casa, procure por outro material. Isso poderá evitar dores de cabeça!

Pronto! Agora você já sabe como limpar piso laminado e se ele é uma boa opção para você. Gostou do tópico? Saiba um pouco mais no texto Pisos que imitam madeira: 60 Fotos e ideias.

Escreva um Comentário