Para uma decoração elegante e moderna, os pisos de madeira são essenciais, já que deixam qualquer ambiente mais bonito. No entanto, seu custo é mais elevado e sua manutenção mais trabalhosa, sem contar que prejudicam o meio ambiente pois desmatam muitas árvores.

Por isso, o mercado lançou pisos que imitam madeira. Esses modelos possuem acabamentos que remetem ao material e garantem o efeito desejado, gastando pouco e sendo ecologicamente sustentáveis.

É possível criar ambientes modernos, rústicos e joviais, basta escolher o tom do seu piso e os elementos que irão combinar com ele. Existem 6 tipos principais de materiais que imitam madeira. Selecionamos as principais características de cada um, além de belíssimas inspirações, ideias de instalação e dicas de onde comprá-los. Confira!

Tipos de pisos que imitam madeira

Para ficar mais fácil de decidir qual piso colocar na sua casa, fizemos uma seleção com as principais características e especificações dos tipos mais utilizados. Eles são fáceis de encontrar em lojas de construção e vão deixar qualquer ambiente mais elegante. Confira:

Vinílico

Esse tipo de material é fabricado a partir de resinas, minerais e derivados de petróleo. É muito rápido de instalar e vai trazer uma textura macia para sua casa, não fazendo barulho ao andar. Além disso, é resistente ao atrito, não mancha, é antialérgico e muito flexível.

Será possível encontrar em diferentes tamanhos, padrões e texturas. É capaz de imitar madeira clara, escura e até as com aparência mais desgastada. É ideal para áreas externas, pois conta com restrições a luz solar e água em excesso. Sua manutenção é simples e prática.

Carpetes de madeira

Os carpetes de madeira são mais naturais, pois contam com réguas de MDF ou compensados revestidas com finas lâminas de madeira natural e recebem um acabamento de verniz especial.

Sua característica mais fina, o torna menos durável que os demais, no entanto, sua instalação é simples e ele pode ser instalado em cima de pisos frios que já estão no ambiente. É um modelo muito aconchegante e indicado para ambientes internos.

Porcelanatos

O porcelanato é o tipo mais popular e pode ser usado em áreas internas, externas e espaços molhados, como banheiros. É mais resistente que os demais, mais durável e mais prático. Sua aparência é muito similar ao original, pois conta com detalhes e texturas, como ranhuras e desgastes muito fieis ao da madeira.

Não sofrem danificações devido as interferências do clima e sua manutenção é mínima. No entanto, seu custo é um pouco mais alto quando comparado com os demais. E ainda, existem dois tipos principais, o polido liso que pode ficar escorregadio e o antiderrapante que é mais indicado.

Piso cimentício

O piso cimentício é um piso mais caro, pois sua espessura é de aproximadamente 2 centímetros. Ele imita perfeitamente a madeira, trazendo um visual mais rústico e natural. É indicado para espaços externos e seu acabamento é mais artesanal, feito com aplicação de tintas e produtos que simulam os detalhes da madeira após a secagem.

As peças de cimento são feitas em recortes e formatos de tábuas e é muito resistente, antiderrapante, durável e simples de manter e limpar. No entanto, ele encarde com facilidade e deve ser lavado com vaporizadores de água.

Laminado

O laminado é composto por camadas de madeira e materiais derivados e costuma ser confundido com o carpete de madeira. No entanto, é mais resistente oferecendo um melhor custo-benefício. As camadas de madeira estão divididas em uma base que sustenta as demais, um compensado de maior densidade, um laminado decorativo e uma camada superior de acabamento e proteção.

Sua durabilidade é até maior que a da própria madeira. É prático de ser instalado e sua manutenção é bastante simples, mas não são recomendados para ambientes externos. É um piso mais quente e confortável, sendo ideal para salas e quartos.

Piso frio que imita madeira

O piso frio que imita a madeira é indicado para áreas externas pois transmitem uma sensação de frescor para quem pisa. Possuem fácil instalação, limpeza e manutenção. Sua durabilidade é impressionante e são mais indicados para locais quentes, já que trazem uma sensação de refrescância.

Onde instalar seu piso que imita madeira

A vantagem dos pisos que imitam madeira é a versatilidade. Podem ser instalados em áreas externas, internas e até locais com bastante umidade. Confira algumas ideias para a sua casa.

Piso que imita madeira para área externa

As áreas externas das casas também merecem um toque a mais na decoração. Por isso o piso de madeira costuma ser um diferencial. O importante é escolher um material que não seja escorregadio e que seja resistente às interferências do clima. Como costuma sujar com maior facilidade, é válido optar por um material de limpeza mais fácil.

Piso que imita madeira para cozinha

Que tal mudar a apresentação da sua cozinha? O piso que imita madeira para cozinha pode dar uma cara nova ao ambiente, deixando-a mais elegante, aconchegante e moderna. No entanto, lembre-se que essa área da casa tende a ter bastante umidade e sujar com facilidade, então, opte por um material que seja mais resistente e de fácil manutenção.

Piso que imita madeira para sala e quarto

As salas e os quartos pedem por pisos que tragam aconchego e conforto. São locais de descanso e, por isso, pedem por um piso com tons mais claros. Invista em materiais que permitem essa variação na tonalidade e combine com o restante dos móveis para criar um cômodo harmônico.

Piso que imita madeira para banheiro

O banheiro não precisa ser mega tradicional, ele pode fugir do óbvio com pisos que imitam madeira. O ambiente ficará mais charmoso, elegante e aconchegante, sem contar o toque extra de decoração rústica.

O mais legal é que ele pode ser instalado no box, fora dele ou em ambos. Combine com móveis, bacias e vasos em tons mais claros e crie uma decoração de tirar o fôlego.

Caso opte por colocar o piso dentro do box, lembre-se de investir em um modelo antiderrapante e resistente a umidade.

Onde comprar pisos que imitam madeira

Os pisos que imitam madeira são bem mais baratos do que o material original, então, você terá uma economia na sua obra. Eles são fácies de serem encontrados em lojas de construção ou especializadas em pisos e revestimentos. É possível comprá-los em lojas físicas ou online. O importante é pesquisar e comparar preços para saber o que será mais vantajoso para você!

60 fotos de piso que imita madeira para você se inspirar

Os pisos que imitam madeira possuem diversas variações de estilo e aplicações. Nada melhor do que ver várias ideias diferentes para se inspirar, não é mesmo? Fizemos uma seleção com 60 fotos que vão te deixar boquiaberto. Confira e escolha a sua preferida para reproduzir na sua obra!

Agora que você conhece melhor sobre os pisos que imitam madeira, seus materiais, acabamentos e características, basta escolher qual combina mais com a decoração da sua casa e com o local onde será instalado.

Invista em uma decoração com personalidade e estilo, sem deixar de lado a praticidade. E não se esqueça de verificar se as particularidades do material atendem a necessidade e atributos do local onde será instalado o piso. Não tenha medo de ousar e investir nessa ideia!

Write A Comment