Concreto Estampado – O Que É + Aplicações!

O concreto estampado é um tipo de concreto utilizado para decoração, mas sera que isso funciona mesmo? Pois saiba que sim, ele funciona, e pode ser justamente aquele diferencial que você tanto procurava!

Isso porque ele vai além do piso cinza que vem em nossa mente quando falamos de piso de concreto. Na realidade, o concreto estampado é comumente confundido com madeira, tijolo ou até mesmo cerâmica. Para te ajudar a entender melhor, vamos aprofundar um pouquinho e te explicar tudo o que você precisa saber sobre o concreto estampado.

O concreto estampado

Uma coisa que você deve ter em mente é que o concreto estampado tem como funcionalidade principal ser utilizado em pisos. Ou seja, além de todas as suas vantagens (as quais falaremos mais abaixo) ele se destaca principalmente pela sua beleza e opção de deixar o ambiente mais a sua cara.

O concreto estampado é mais comumente utilizado em áreas externas, tais como calçadas ou áreas de piscinas. Sabe aquelas ciclovias, bordas de praia ou parques que o concreto utilizado no chão é diferente dos demais? Pois é justamente ali que o concreto estampado está sendo utilizado. Ou seja, talvez você nunca tenha ouvido falar dele antes, mas com certeza você já o viu alguma vez.

As vantagens do concreto estampado

Até aqui talvez você esteja se perguntando “Ok, mas porque eu iria querer utilizar este concreto em minha obra? O que eu ganho com isso?”. Pois fique tranquilo, é exatamente isso que nós iremos te mostrar agora mesmo.

A começar temos de destacar a vantagem mais óbvia, a sua beleza. Afinal de contas, quem é que não quer sempre deixar seu cantinho mais e mais bonito não é mesmo? E esse é o diferencial do concreto estampado, oferecer uma beleza extra ao seu piso, proveniente das inúmeras opções de escolha que você possui. Atrelado a sua beleza, também não podemos deixar de destacar a sua versatilidade, podendo fazer jogos de desenhos e mesclar as mais variadas cores de acordo com o seu gosto.

E, apesar de tais pisos serem encontrados mais comumente em obras públicas (tais como as que citamos acima), ele vem cada vez mais sendo usado em residencias devido a sua durabilidade (a qual pode chegar a incríveis 10 anos sem um reparo), sua manutenção fácil (a qual é efetuada a cada 2 anos com uma resina seladora), a reduzir a absorção de calor (o que melhora, e muito, o conforto térmico), a sua rapidez (fazendo que com 24 horas você já possa transitar sobre ele) e também a ser antiderrapante (ou seja, ideal para ser usado no contorno de piscinas e áreas molhadas).

Então, se você deseja dar uma repaginada na área externa de sua casa, ou de seu sítio, principalmente nos entornos de piscinas e áreas molhadas, definitivamente isto é algo que você deve ficar atento.

Tá, mas e quanto custa?

Ok, você agora já sabe o que realmente é o concreto estampado, para que ele serve e suas vantagens, mas e quanto ao preço? Pois nós sabemos que de nada adianta ele ser a melhor coisa do mundo e ter um preço lá nas alturas, pois então vamos agora focar exatamente nisso, em quanto custa o concreto estampado.

E a verdade é que depende, depende da região em que você se encontra. Mas, de maneira geral, o preço varia entre 30 a 60 reais por m², isso apenas o piso, você também deve levar em consideração nessa conta preço com demais materiais que for utilizar para a instalação, bem como a mão de obra gasta. Apesar de parecer, ele não é caro, pelo contrário, pois a possibilidade de adaptar o concreto da maneira que você desejar faz dele bastante vantajoso.

Cuidados com o concreto estampado

E, caso esteja cogitando fazer a instalação do concreto estampado, veja só alguns cuidados que você deve tomar durante sua execução.

Uma equipe de 4/5 pessoas conseguirá aplicar o piso bastante rápido, numa média de 150 m²/dia. Ou seja, trabalhar com uma equipe pode ser uma boa opção para a agilidade na sua obra, pensa nisso antes de começar, e claro, a equipe deverá ser especializada. Isso pois, apesar da técnica ser semelhante a concretagem convencional, é essencial que a equipe possua conhecimento de materiais e também das técnicas que serão empregadas para criar as estampas e texturas que você escolher, e isso deverá ser feito antes que o concreto atinja seu tempo de pega.

E claro, escolher o tipo de concreto utilizado é igualmente importante, o ideal é que ele seja usinado com pedrisco ou então brita zero, tendo em vista que agregados maiores podem impedir a estampagem. E, desde que a espessura mínima de 5 cm esteja de acordo, e também uma boa compactação da base, este revestimento poderá ser feito em qualquer tipo e superfície.

E claro, caso você pretenda utilizar o concreto estampado em uma área que receba um tráfego grande de pessoas ou até mesmo de veículos, é importante que ele possua uma ótima resistência ao desgaste superficial, sendo que assim não haverá comprometimento estético ou então funcional com o tempo.

E claro, caso você queira utilizar o concreto estampado em uma área externa e adicionar pigmentos nele para que ele tenha os mais diferentes designs, é importante que este pigmento seja resistente a intempéries ocasionados pela chuva e também pela ação direta do sol.

E então, vai usar?

E então, agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o assunto, pretende utilizar o concreto estampado em sua residência? Sim? Não? Ainda com dúvidas? Pois se você ainda assim estivar com dúvidas se é ou não uma boa ideia, sem problemas, nós te ajudamos a decidir te mostrando algumas aplicações do concreto que com certeza irão despertar sua imaginação.

Esta é uma aplicação do concreto estampado que com certeza você já viu alguma vez
Esta estradinha feita de concreto estampado com certeza chama a atenção
E o legal aqui é que você possa criar e inovar da maneira que quiser
Tipo essa aplicação na área da piscina que ficou incrível
Mais inspirações para usar na área da piscina? Então aqui vai!
Mas claro, não se limite a utilizá-lo apenas na área da piscina
Use sua imaginação
Inclusive, não se limite a utilizá-lo apenas em pisos
Até meso para muros eles são uma ótima opção
você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais