As portas pivotantes são elegantes, grandiosas e muito bonitas. Garantem um visual incrível para qualquer cômodo onde são colocadas. São ideais para entradas de casas e apartamentos, mas também podem ser colocadas em espaços internos. Seu design é mais arrojado e seu tamanho é maior.

Podem ser fabricadas em metal, madeira, aço ou vidro e, normalmente, contam com puxadores elegantes que reforçam sua estética. Proporcionam diversas vantagens para quem as utilizam e estão no mercado brasileiro há mais de 20 anos.

Para te ajudar a ter uma decoração incrível, selecionamos várias dicas e inspirações para conhecer melhor esse modelo de porta e adotá-lo na sua construção ou reforma, confira!

O que é porta pivotante

Antes de mais nada, é preciso saber o que é uma porta pivotante, então vamos lá. A porta pivotante, nada mais é, do que uma porta desenhada com um sistema que gira em torno de um eixo vertical. Ele é formado por dois pinos grandes que ficam no lado inferior e superior da porta. Assim, ela ganha um design elegante.

Esse modelo dispensa dobradiças e pode ser escolhida em tamanhos maiores. As ferragens ficam ocultas e seu processo de fabricação pode ser incrementado com itens que valorizem o seu estilo, como os puxadores.

Vantagens

As portas pivotantes apresentam muitas vantagens, mas a maior delas é a economia de espaço. Uma parte da folha abre para do ambiente, sendo o sistema ideal para lugares pequenos ou onde há móveis perto da entrada.

Por não possuíram ferragens aparentes, deixam o ambiente mais elegante. Outro ponto importante é que sua instalação é mais fácil do que a das portas convencionais. E quanto ao tamanho, se a porta for mais alta, maior será a sensação de amplitude do espaço.

Desvantagens

Apesar de terem muitas vantagens, as portas pivotantes podem ser mais frágeis, dependendo da estrutura, então, é preciso pensar em uma estratégia mais eficaz de empenamento, como troca ou manutenção. Seu preço costuma ser um pouco mais elevado. A vedação também é inferior quando comparada com portas tradicionais, podendo aumentar a quantidade de insetos e poeira dentro de casa.

Cuidados antes de comprar sua porta pivotante

É importante ter em mente, antes de projetar sua porta, que a entrada da casa deve ter no mínimo 0,80 metros de largura e 2,10 metros de profundidade. Os pivôs precisam conter uma distância do batente para que sobre, ao menos, 0,90 metros para a abertura, já que 10 centímetros são usados para a rotação do eixo e perdidos quando a porta é aberta.

E não se esqueça de investir em um sistema de fechaduras que seja resistente e seguro, assim, sua casa ficará estilosa e protegida.

Como escolher as portas pivotantes

Para escolher sua porta, você deve levar em consideração as características do projeto, o material e as condições do ambiente. São portas grandes e imponentes, por isso costumam ser usadas no hall de entrada, mas nada impede que sejam colocadas em outros cômodos.

É importante contratar um profissional para fazer o projeto e a instalação, ele também poderá verificar a qualidade dos materiais que serão utilizados para evitar problemas no futuro.

Outra dica importante é a da escolha dos puxadores. Eles devem ser peças que complementam o estilo da porta.

Materiais de portas pivotantes

Essas belíssimas portas podem ser confeccionadas em diversos materiais e cada um deles conta com vantagens e desvantagens diferentes. Selecionamos as principais características de cada um, confira e escolha o que melhor se encaixa ao seu projeto.

Portas de madeira

As portas de madeira conseguem tornar o ambiente mais moderno e diferenciado, já que a madeira conta com cores mais fortes e intensas. Dessa forma, o ambiente fica mais descontraído e ganha ainda mais destaque. São perfeitas para áreas externas e portas de entrada.

Portas de vidro

O vidro permite que a luz natural entre no ambiente, além de trazer leveza. As portas de vidro são indicadas para divisórias de ambientes ou para entrada da área externa. Combine-a com puxadores maiores que os convencionais e crie uma porta mais moderna.

Portas de alumínio

O alumínio é um material que garante segurança e qualidade ao seu lar. E ainda, permite que você compre na cor desejada ou pinte como preferir após comprá-la. Combine sua porta com outros materiais, como vidro ou lascas de madeira para ter um item ainda mais monumental.

Como definir o tamanho da porta

O tamanho da porta precisará considerar que a largura total não pode ser a mesma do vão livre de passagem, pois 10 centímetros ou mais da folha serão usados para basear a rotação do eixo. Lembre-se que um vão livre ideal deve ter no mínimo 80 centímetros de largura e 10 centímetros de altura e o posicionamento do eixo varia conforme o modelo escolhido.

O pivô no centro de uma folha grande gera uma mobilidade maior e mantém o ambiente mais arejado. Essas portas costumam ser mais altas, então, se o pé direito alto com 4,5 metros, a sua porta passará do tamanho convencional.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Como instalar uma porta pivotante

É importante lembrar que a instalação da porta deve ser feita por um profissional, assim ela ficará perfeita. Essas portas demandam apenas dois pivôs que sustentam a folha. Outro ponto importante é que as portas pivotantes podem conter ou não batente, dependendo da loja onde foi comprada.

Se ela já conta com batente, será necessário, somente, encaixá-la na parede e a instalação pode ser feita de três formas. Com chumbinhos, onde a argamassa é aplicada na parede onde ficará a porta. Com espuma expansiva, que vai nos vãos entre a porta e a parede preenchendo o espaço e com parafusos, em que os batentes ficam bem presos à parede, mas os furos ficam evidentes.

Quando as portas são compradas sem os batentes e complementos, é necessário solicitar que um carpinteiro desenhe as peças, assim o resultado final será o melhor de todos.

Como fazer a manutenção da sua porta pivotante

A manutenção da porta deve ser pensada baseado no local onde será inserida. Caso seja usada como porta de entrada, a durabilidade da porta estará relacionada as condições climáticas, por isso, é preciso torná-la mais resistente. É preciso aplicar proteções contra fungos e insetos, além de impermeabilizá-la para evitar a umidade. Existem vernizes específicos para esse tipo de porta.

Em relação a limpeza, o ideal seria usar um pano seco e macio. Em portas de madeira, você poderá aplicar produtos para deixá-la mais brilhosa.

Nos modelos de alumínio, use uma flanela umedecida com água ou álcool, e evite usar buchas ou esponjas ásperas porque podem arranhar a superfície da porta.

Dicas para utilizar portas pivotantes

Uma última dica para instalar sua porta, é pensar que a porta deve ter espaço suficiente para passar grandes objetos na hora da mudança. Então, para que essa porta tenha uma abertura de 80 centímetros de largura, que é o tamanho padrão, ela precisa ter um vão de 90 centímetros, já que 10 centímetros separam as distâncias entre pivôs e batentes.

35 fotos de portas pivotantes que vão te inspirar a adotar esse modelo monumental

Agora que você já conhece os materiais que essa porta pode ser feita e as principais características, chegou a hora de conhecer algumas aplicações que vão te inspirar. Confira nossa seleção e escolha a sua preferida.

As portas pivotantes ganharam espaço na decoração brasileira e garantem fachadas monumentais para sua casa, apartamento ou locais comerciais. Esse modelo traz muitas vantagens para quem o utiliza e são capazes de deixar qualquer lugar mais elegante. Opte por modelos mais altos e chamativos, escolha o material que mais se encaixa a sua necessidade e decore conforme a sua personalidade!

Write A Comment