Altura de Tomadas e Interruptor: Qual a Altura Ideal?

Você sabe dizer qual a altura de tomadas e interruptor deve utilizar? Qual a ideal para não ter nenhum tipo de problema? Não? Pois então nós te ajudamos!

E, se você antes achava que a altura de tomadas e interruptor não importava e que poderia ser qualquer uma, então definitivamente faz bem que você leia este artigo até o final para mudar de vez este tipo de pensamento.

O normal é que, principalmente falando de construções mais antigas, que este tipo de cuidado tenha sido negligenciado e a altura de tomadas e interruptor tenham sido feitas de qualquer maneira, geralmente seguindo uma medida “de cabeça” do responsável pela obra. E, somente porque nunca antes você tenha tido problemas com isso não quer dizer de maneira alguma que você está seguro, muito pelo contrário.

Não atoa a ABNT 5410 dita justamente isso, a altura de tomadas e interruptor que deve ser seguida para que não hajam quaisquer tipos de problemas. Ou seja, na dúvida, basta que você siga a Norma e pronto.

Analisando a Norma

Falar só para que você “siga a Norma e pronto” é fácil, mas vamos antes entender o que a Norma realmente nos diz a respeito disso.

A começar que as tomadas, de acordo com a Norma, são divididas em três categorias: Baixas, médias, altas, e também temos os interruptores. Pois então vamos analisar, e entender, um pouquinho sobre cada uma destas categorias.

As tomadas baixas são assim definidas pela Norma de acordo com a sua altura, ou seja, elas se encontram a 30 cm de altura com relação ao piso.

Já as tomadas médias e também os interruptores são definidos pela norma com uma altura, em relação ao piso, de 1,20 m até 1,30 m.

E as tomadas altas são assim chamadas pela sua altura, com relação ao piso, ser de 2,0 m até 2,25 m. Apesar de a primeira vista você não conseguir identificar uso para elas, acredite, em algumas situações elas podem ser bastante úteis, tais como ventiladores e televisões suspensas.

Certo, agora você tem uma pequena noção sobre o que a Norma diz com relação a altura de tomadas e interruptor, mas que tal vermos uma aplicação um pouco mais prática disso? Pois vamos lá!

Tomadas para a cozinha

Para a cozinha você deve ter em mente os principais equipamentos que irá utilizar, ou seja, o fogão, a geladeira, micro-ondas, torneira elétrica, forno, etc. Qual você acha que seria a altura necessária das tomadas para estes equipamentos? Pois se você disse tomadas médias então você acertou em cheio!

Viu só como não é muito difícil definir a altura certa? Basta que você tenha em mente a sua aplicabilidade e o resto sairá naturalmente.

Tomadas para o quarto

E para o quarto, qual seria a aplicabilidade ideal? Aí já depende de cada projeto em específico. Deseja ter uma tomada na cabeceira de sua cama, seja para uma luminária, um notebook ou um carregador de celular, então uma tomada baixa pode ser a melhor opção. Agora, se você prefere ter uma televisão no quarto, daquelas em posição elevada e fixadas a parede, então uma tomada alta será a pedida certa.

Na sala

Essa é fácil! Televisão, videogames, home theather e talvez até mesmo uma tomada baixa próxima ao sofá para deixar o celular carregando. Tá bom ou quer mais? Pois basta que você visualize o que mais gostaria de ter em sua sala para definir as tomadas.

Varandas e quintais

Não esqueça destes ambientes, pois são igualmente importantes. Isso pois máquinas de lavar e demais equipamentos merecem também o seu lugar ao sol e sua tomada particular. E claro, não vamos colocar tomadas baixas aqui para evitar que acabem molhando ou ficando ao alcance de crianças pequenas e animaizinhos.

Mas não se esqueça também do seu lazer, uma tomada para colocar um som será de grande ajuda para os finais de semana por exemplo.

Ou seja, tudo é de acordo com o planejamento!

Como você pode constatar, a altura de tomadas e interruptor é feita inteiramente na base do planejamento. Ou seja, estará tudo previamente acordado no projeto, seguindo o que a NBR prevê e também o que suas necessidades ditam, então vale a pena sentar com o arquiteto responsável pelo projeto e bater um papo a respeito de como você pretende que sua casa seja.

Até mesmo para definir o número de tomadas em um cômodo isso deverá ser previamente acertado com o responsável pela obra. Esse tipo de definição geralmente leva em conta fatores como a quantidade de eletrodomésticos que serão utilizados em cada cômodo, bem como o número de moradores na casa.

Eis aqui a importância de um projeto elétrico bem estruturado, pois a NBR não está aí atoa ou para dificultar sua vida, ao contrário do que você possa achar. Na verdade, ela pensa justamente na sua segurança, pois, dependendo da disposição, altura e quantidade de tomadas, um verdadeiro incêndio pode ser causado em sua casa, e você definitivamente não irá querer que isso ocorra.

Já com relação a interruptores nós acabamos por não focar muito devido a sua altura ser única e pré-definida, não é algo que estará sujeito a mudança, sendo que suas alterações mais importantes dizem respeito somente a ele ser three way ou four way, o que já é assunto para um outro artigo. E, tendo em vista que o cuidado com as tomadas deverá ser maior, nós separamos algumas dicas abaixo que irão te ajudar a não ter problemas com elas.

Algumas dicas finais que irão te ajudar bastante!

E, para finalizarmos este artigo sobre a altura de tomadas e interruptor, nós deixamos algumas dicas que irão te beneficiar bastante durante a instalação.

Com relação a posição

Qual a posição mais comum que nós vemos tomadas e interruptores sendo instalados? Na vertical, certo? Mas o que impede que você, caso queira, as instale na horizontal? Absolutamente nada! Ou seja, se você, por uma questão de estética ou seja lá o que for, decidir que quer suas tomadas e interruptores na horizontal, então faça isso!

Instalando caixinhas

Para instalar as caixinhas elas devem ficar sempre nas paredes e rentes ao reboco finalizado, o qual irá receber a tinta.

Se atente também a decoração

Até mesmo a posição e local em que as caixinhas serão instaladas pode interferir diretamente na decoração, ou seja, se atente também a isso. Atrele esta dica a posição das caixinhas e você conseguirá focar ainda mais na decoração ideal!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais