A distância do vaso sanitário da parede é algo que deve ser seguido a risca nos projetos, afinal de contas, ninguém quer entrar em seu banheiro e encontrar o vaso no meio do cômodo, não é mesmo?

Vamos supor o seguinte, você está reformando sua casa e decide trocar seu vaso sanitário por um novo. Para instalar seu novo vaso, poucas são as pessoas que se importam com a distância do vaso sanitário da parede, não seja uma dessas pessoas. Então, para instalar um novo vaso no lugar do antigo, ou até mesmo para trocar um vaso de lugar, deve-se respeitar a distância entre a parede e o cano de esgoto, evitando assim problemas no futuro.

Mas então, como fazer isso?

A distância do vaso sanitário da parede – Medição preliminar

O primeiro passo é medir. Se você quer trocar o modelo de seu vaso sanitário, ou até mesmo trocar seu vaso atual de lugar, comece medindo tudo o que você puder. Você irá medir tudo para ter uma noção de quais serão as medidas do vaso que você pretende trocar, de modo a não ter nenhum problema com ele.

Mas, e quanto a distância do vaso sanitário da parede, você deve estar se perguntando, essa parte é simples também. Ela depende de onde sua tubulação de esgoto encontra-se, ou seja, você deverá saber disso previamente, o que não é uma informação difícil de se obter. Uma vez que você tenha acesso a essa informação, é importante saber que a distância do vaso sanitário da parede até tubulação de esgoto deve ser de aproximadamente 30 cm.

 

O normal é que seu ponto de esgoto esteja cerca de 32 cm de sua parede inacabada para que assim, quando ela receber o acabamento, encontre-se em cerca de 30 cm. Há casos que ela pode se encontrar até 33 cm da parede inacabada, quando ela irá receber drywall por exemplo, porém quaisquer valores acima disso significam uma perda de espaço em seu banheiro, e você definitivamente não irá querer isso.

Mas claro, há exceções

Uma pergunta válida seria “Mas a distância do vaso sanitário da parede é igual para todos os tipos de vasos sanitários?”, e a resposta é que não, há algumas exceções.

Apesar da grande maioria exigir a mesma distância, há uma minoria que pode exigir uma distância maior ou menor. Para tal, o melhor seria que você medisse a distância do centro de abertura da drenagem que se encontra na parte inferior do seu vaso até a extremidade da parte traseira do reservatório sanitário, talvez seja necessário que você monte o reservatório para isto. E claro, é sempre aconselhável que você simplesmente verifique as instruções de instalação que irão acompanhar o seu vaso sanitário, assim você encontrará qual deve ser a distância exata entre a parede e o cano de esgoto.

Como instalar um vaso sanitário

Apenas te mostrar qual é a distância do vaso sanitário da parede não é o suficiente, temos também de te ajudar a instalar corretamente um vaso sanitário, não é mesmo? Pois sem problemas, iremos te ajudar exatamente nisso.

Sei que nós já dissemos isso acima, mas as medidas são realmente muito importantes. E não estamos falando apenas dos 30 cm de distância do vaso sanitário da parede, mas vamos pegar por exemplo um vaso sanitário que possua uma caixa acoplada, seu ponto de água deve estar a 20 cm em relação ao piso, e também a 15 cm do lado esquerdo até o centro da bacia.

Isso sem esquecer também que a tubulação de esgoto (que geralmente deve ter um diâmetro de 100 mm) deve ter sempre, no mínimo, 1% de inclinação. A bolsa cônica de encaixe da bacia deverá estar na saída de esgoto, e a saída de água da peça deverá estar no ponto de esgoto. Seu vaso ficará assim:

O ideal é que a conexão para a entrada de água da bacia esteja a 33 cm do piso já acabado, e seu ponto de esgoto esteja a 25 cm da parede já acabada. A bolsa cônica deverá ser encaixada na saída de água da peça.

Por fim, de modo que você possa fixar bem a peça, utilize buchas e parafusos para isto.

Algumas dicas

E, é claro, nós não poderíamos deixar de te passar algumas dicas para este processo de instalação do vaso sanitário, pois então vamos lá.

A primeira dica é bater na tecla repetida do que já dissemos acima, faça as medições. Sempre que for trocar seu vaso sanitário, faça todas as medições e compre seu novo modelo baseado nisso, isso irá evitar que você possa vir a ter problemas futuros.

Você é engenheiro(a)? Não está ganhando o quanto deveria?
Conheça essa oportunidade no mercado. Vistoria Cautelar de Vizinhança

Clique aqui

Já com relação ao anel de vedação, ele costuma vir em tamanhos maiores, mas sem problemas, basta que você realize o corte da base.

De modo a fixar bem o vaso no chão, compre as buchas sempre de acordo com medidas dos parafusos, assim ele ficará bem fixado.

E, para evitar que seu vaso fique desnivelado, aconselhamos a utilizar um medidor de nível.

Utilizando o anel de vedação

De modo que você não tenha problemas com o mau cheiro proveniente do esgoto invadindo todo o seu banheiro, o ideal é fazer uso de um anel de vedação.

O anel de vedação trata-se de um material que é maleável, ele também não endurece e nem quebra com o passar do tempo, ele consegue vedar aquele mau cheiro causado pelo esgoto e dispensa também o uso de uma bolsa plástica ou então da massa de vidraceiro.

Já para aplicar o anel de vedação, é importante que a superfície esteja limpa e seca, de modo que não hajam quaisquer problemas com a aderência.

Utilizado o anel de vedação

Pois etão vamos ao passo a passo para a utilização do anel de vedação.

  1. Para começar, retire a fita da parte interna do anel;
  2. Vire a bacia do vaso sanitário de cabeça para baixo, de preferência sobre um pano, e coloque o anel bem ao redor da saída de esgoto da bacia;
  3. Volte a virar a bacia e pressione-a contra o piso;
  4. Prenda a bacia no piso, utilize parafusos para fixação nesta etapa;
  5. Por fim, o rejunte. Rejunte ao redor do vaso, utilizando sempre um rejunte que possua a mesma cor daquele utilizado no piso do seu banheiro;
  6. Uma dica bônus é, não utilize cimento para assentar o vaso, ele irá quebrar e não impedirá que odores desagradáveis sejam transmitidos para o ambiente e, caso futuramente você precise remover novamente o vaso, irá correr o risco de poder quebrá-lo.

Então agora você já sabe a distância do vaso sanitário da parede

Então agora você já sabe a distância do vaso sanitário da parede e até mesmo como instalá-lo corretamente, ou seja, basta botar isso em prática e pronto.

Mas lembre-se sempre de que, caso não se sinta confortável o suficiente para fazer isso você mesmo, você sempre terá a opção de contratar um profissional qualificado. O importante aqui não é “fazer você mesmo”, mas sim que o serviço fique bem feito, de modo a evitar quaisquer problemas futuros.

Write A Comment