Não, o concreto celular não irá lhe ligar no meio da obra para lhe avisar que tudo está indo a mil maravilhas, não é bem assim que ele funciona…

Aqui neste artigo nós iremos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre o concreto celular; o que ele é, suas vantagens e desvantagens, sua aplicação e se ele é ou não a melhor opção para a sua obra em questão.

Então já sabe né, se quer aprender isso e muito mais sobre o concreto celular então é só continuar aqui com a gente!

O concreto celular

bloco de concreto celularVamos começar pelo começo, você sabe dizer afinal de contas o que é esse tal de concreto celular? Não? A gente te explica!

Devido a sua produção consistir em um bloco de concreto aerado, o qual em comparação o torna bem mais leve do que um bloco de concreto maciço, isso faz com que o concreto celular entre na categoria de concreto leve.

Seu processo de construção consiste na mistura de água, cimento, alumínio em pó e cal, sendo que durante a mistura de cimento e água ainda poderá haver a adição de espuma. Em sua composição também poderá haver areia ou outros agregados.

Nós dissemos acima que o concreto celular possui concreto aerado em sua composição, você sabe o que isso significa? Significa que ele possui pequenos “buraquinhos” (câmaras de ar) em sua composição. Para que este efeito possa ser alcançado nós injetamos espuma ou então um agente expansor neste concreto, sendo que esta injeção é a responsável por formar bolhas pequenas de ar no interior deste concreto. É necessário uma precisão altíssima para este processo, sendo possível até mesmo controlar qual será a densidade final do material através de poros regulares com dimensões milimétricas.

“Tá, mas e qual a diferença entre o concreto celular e um concreto normal?”

Esta é realmente uma pergunta válida e bastante comum, sendo que tecnicamente falando a diferença principal é a quantidade de ar que é incorporada no material, a qual o imbui de diversas vantagens e desvantagens (as quais iremos abordar mais a frente).

Mas, já de cara podemos citar uma vantagem e uma desvantagem óbvia se você parar para pensar. Com o emprego do ar, isso faz com que os blocos de concreto celular sejam mais leves, ou seja, você poderá acabar reduzindo o peso final de sua estrutura ao optar por ele. Em contrapartida, ele também é menos resistente quando comparada a um bloco de concreto convencional, o que você definitivamente deve levar em consideração no cálculo estrutural.

“Então quando é a hora ideal de utilizar o concreto celular?”

É possível utilizar o concreto celular para a vedação de vãos, para o preenchimento de lajes nervuradas, pode ser empregado em conjunto com o aço em paredes e lajes, em pisos e contrapisos, em escadas, em paredes corta-fogo. Além de também preencher vazios nas obras de infraestrutura ele também serve como isolante acústico e térmico para cobertura de edifícios comerciais, residenciais e industriais, isso pois ele constitui em uma camada que fica lobo acima da laje de concreto convencional.

Já se tratando de peças pré-fabricadas, o concreto celular atua então como matéria-prima de blocos de vedação, painéis e pisos elevados. Estes blocos são bons para edificações, isso pois sua resistência apresentada consegue ser suficiente para as edificações, ao mesmo tempo que seu baixo peso próprio ajuda a aliviar a carga do edifício (vantagem e desvantagem sendo usadas em conjunto para o bem da edificação). Já nos formatos de verga, contraverga ou canaletas, estes blocos podem ser cortados sem maiores dificuldades com o intuito de se obter passagens para instalações hidráulicas e elétricas.

Vantagens e Desvantagens

Talvez o momento mais esperado por muitos que estão aqui lendo este artigo, não é mesmo? Abaixo vamos analisar separadamente as vantagens e as desvantagens oferecidas pelo concreto celular:

Vantagens

Vamos começar a lista de vantagens com uma que nós já até citamos acima, o seu peso. O peso do concreto celular é muito mais leve quando comparado ao convencional, e isso se dá aos vazios dentro deste concreto (é como se ele fosse todo “furado”). Isso constitui em uma vantagem devido ao alívio de peso que este concreto fornece para toda a estrutura quando bem empregado.

O seu desempenho térmico constitui em outra de suas vantagens, desempenho este que é bem superior ao concreto convencional. Ou seja, para vedação de estruturas que se deseje obter um isolante térmico, o concreto celular se torna uma excelente opção.

Acoplado ao desempenho térmico, o seu desempenho acústico também é outra de suas vantagens. E aqui, novamente, a superioridade do concreto convencional quanto ao convencional é alta e, juntando o desempenho térmico e acústico isto faz dele uma excelente opção para aqueles que buscam um bom isolante.

Voltando lá na primeira vantagem, ao garantir que as estruturas sejam mais leves, isto consequentemente faz com que a utilização do concreto diminua em até 30% na obra, isso pois, como o peso da estrutura já será melhor, não será necessário que ela seja robusta e espessa.

Reduzindo-se o peso, e o consumo de concreto, então evidentemente há também uma redução nos custos totais da obra, o que já está acoplado com uma maior agilidade e velocidade no trabalho total.

Uma outra vantagem deste tipo de concreto se dá para os projetos arquitetônicos. Devido ao seu baixo peso, há uma possibilidade maior de que os arquitetos inovem utilizando o concreto celular, e todos sabem o quanto os arquitetos gostam de ter um maior controle criativo sobre uma determinada construção.

E por último, mas não menos importante, temos a resistência ao fogo que este concreto nos proporciona, devido ao fato dele não ser um material inflamável.

Desvantagens

E como nem tudo é um mar de rosas, temos também as desvantagens que o concreto celular nos proporciona:

Começamos, novamente, com uma desvantagem que já até citamos acima no texto, a qual diz respeito a sua baixa resistência. Por apresentar um grande índice de vazios, ao mesmo tempo em que isto faz com que o concreto seja mais leve, é também menos resistente quando comparado ao convencional. Isto não quer dizer que ele não pode ser utilizado em estruturas, apenas que devido a sua resistência ser menor que a de um concreto convencional o cálculo estrutural que o envolve deve levar isto em consideração, para assim dimensionar qual o traço de concreto necessário para se alcançar a resistência requerida para sua utilização.

O seu tamanho grande pode (foco no “pode”) apresentar uma desvantagem em obra. Devido aos seus índices de vazio, isso faz com que um bloco de concreto celular seja maior do que um convencional, afim de igualar com a resistência necessária. Isto pode representar uma desvantagem apenas se não for previamente levado em consideração o tamanho dos blocos que serão utilizados em obra.

O concreto celular possui também, um menor módulo de elasticidade quando o comparamos ao concreto convencional. O que isso significa? Significa que as peças de concreto celular podem acabar sofrendo uma maior deformação que as de concreto convencional.

E, talvez uma desvantagem que você já tenha até mesmo previsto após chegar até aqui neste artigo, mas sim, os custos de produção do concreto celular são maiores do que o concreto convencional. Isso se deve ao fato de agente expansores serem utilizados em sua mistura, agentes estes que são os responsáveis por fazer do concreto celular o que ele é.

Normas relacionadas

Abaixo segue a lista das Normas de especificação para o concreto celular, Normas estas que você deverá ter em mãos, e em mente, caso deseje se aprofundar mais sobre o tema.

Conclusão

Neste artigo nos abordamos todos os aspectos presentes no concreto celular, o que ele é, sua aplicação, vantagens e desvantagens. Esperamos assim que você possa ter tirado todas as suas duvidas com relação a este concreto, entretanto, caso ainda lhe restem dúvidas, então basta perguntar nos comentários abaixo que nós estaremos prontos para lhe responder!

E, caso tenha realmente conseguido retirar suas dúvidas com a leitura deste artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, afinal de contas, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo!

Escreva um Comentário