Sobrados são construções que chamam muito a atenção. Costumam ser grandes e imponentes e nada melhor do que uma bela fachada para deixá-lo ainda mais atrativo. As fachadas de sobrados serão o cartão de visita e você poderá escolher entre uma variedade de modelos modernos e charmosos.

Elas podem ser coloridas, com portas imponentes, de vidro, com muros, grades, com muitas janelas e muitas outras opções. Fizemos uma seleção com várias dicas e inspirações que vão te ajudar na difícil missão de determinar a fachada do seu sobrado. Confira e se encante com tantas ideias maravilhosas!

O que considerar no projeto de fachadas de sobrados?

Normalmente, a composição de um sobrado se dá com as áreas de convívio no térreo e os quartos e outros cômodos privativos ficam no andar de cima. Por isso, a fachada deve ser pensada buscando métodos que irão garantir a privacidade e intimidade dos moradores nos pontos necessários.

Graças a uma nova onda do design, as fachadas dos sobrados estão mais modernas, com linhas mais retas e ausência aparente de telhado, então, leve em consideração se esse é o seu estilo e se jogue.

A reforma pode ser uma ótima opção para a mudança da fachada do sobrado

Se o seu sobrado possui uma fachada mais antiga e você quer transformá-la em algo mais moderno, a reforma é uma ótima saída. A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a obra é que há a necessidade de contratar um profissional para executá-la. Ele irá analisar o projeto e a planta original visando evitar que ocorram problemas estruturais.

Outras mudanças básicas já podem te ajudar a ter uma residência mais moderna, como a troca de plantas do jardim ou pintar a fachada com uma cor mais sóbria. No entanto, se a ideia for uma mudança mais drástica, você poderá mudar o telhado, mesclar elementos e materiais, trocar o portão e as grades. Todos esses planos e ideias, devem ser levados até ao profissional que irá te ajudar a fazer tudo da melhor forma possível.

Fachadas de sobrado estreito

Um terreno pequeno pode ter as dimensões mais reduzidas e, mesmo assim, ganhar uma construção moderna e elegante de um sobrado. A maior característica de um sobrado é ter dois ou mais andares, então, a largura da construção não é tão importante. Na verdade, construir um sobrado em um terreno estreito é uma ótima saída para ter mais espaços em casa.

Fachadas de sobrado moderno

Os sobrados modernos estão muito populares. Esse é o estilo mais usado em fachadas nos últimos tempos. A construção recebe toques que o tornam mais elegante, como traços retos, uso de materiais como vidro e madeira, além de o telhado ser reto.

Fachadas de sobrados com vidro

O vidro ganhou seu espaço nas construções e nas fachadas de sobrados modernos. Ele pode ser usado para deixar toda a extensão da área da escada exposta, em uma faixa vertical, indo do chão ao teto, dando a impressão de que a casa é mais alta e elegante ou pode estar presente em portas de correr, janelas mais amplas ou para compor um guarda-corpo da varanda.

Fachadas de sobrados pequenos

Os sobrados pequenos podem ficar mais elegantes e chamativos com uma fachada bem pensada. Mesmo a casa sendo pequena, a importância da fachada não diminui. Só tome cuidado para não exagerar e fazer com que sua casa suma atrás de muitos elementos.

Fachadas com portões

Fachadas modernas com portões precisam ser bem pensadas. Para não fugir do estilo decorativo, opte por modelos com linhas mais retas, com grades horizontais vazadas. E preste atenção nas cores, abuse de tons neutros, como o branco, que é discreto e não pesa na decoração, ou algumas combinações com vidro.

Fachada com porta imponente

A porta externa tem um papel fundamental na composição da fachada do sobrado. Ela deve ser tão imponente quanto o restante da construção. Os modelos mais altos, largos e amplos irão criar uma proporcionalidade com a altura do sobrado. Quanto aos puxadores, você poderá escolher modelos metálicos, pequenos, grandes e até com um design diferenciado. A cor da porta deve ser mais clara, para garantir o aspecto moderno.

Fachada com jardim e iluminação

Outro ponto importante para criar uma fachada moderna é investir no jardim e na iluminação. Esse conjunto irá garantir que sua casa fique mais aconchegante. Invista em árvores maiores ou vasos grandes e não abra mão da grama.

A iluminação vem para fechar a decoração, então, invista em um tipo que valorize o visual noturno do sobrado e do jardim. Refletores e arandelas fixadas nas paredes são ótimas ideias para serem aplicadas.

Cores para fachadas de sobrados

Após ter decidido como será sua fachada, se terá muros, portões, vidro e o estilo da porta, é preciso escolher as cores das paredes. Que tal fazer uma mescla de cores? Se esse estilo combinar com você, não tenha medo de compor mais de um tom.

No entanto, se você preferir algo mais neutro e formal, invista em cores de um mesmo tom, assim, será possível criar um ambiente mais homogêneo.

Mas tenha em mente que é importante evitar cores fortes para a fachada, porque elas acabam chamando uma atenção negativa para sua casa e poderá sobrecarregar o ambiente. Além disso, cores e tons mais neutros fazem com que a luz entre com maior facilidade, iluminando sua fachada naturalmente e dando mais vida ao seu jardim.

50 fotos de fachadas de sobrados modernos que vão te inspirar

Nada melhor do que visualizar projetos para escolher qual combina mais com o seu estilo, não é mesmo? Fizemos uma seleção com 50 fotos com diversos estilos. São fachadas com vidro, portão, tijolinho a vista, grades, cores claras, portas imponentes e muito mais. Confira e se inspire!

A fachada da sua casa deve ser aconchegante e encantadora. Fachadas modernas contam com algumas características marcantes, como linhas retas, ausência de telhados e equilíbrio nas cores. Tendo isso em mente, fica mais fácil nortear o seu projeto. Escolha as cores e elementos que mais combinem com o seu estilo. Não tenha medo de combinar materiais, usar muito vidro e criar um jardim delicado e com um caminho de grama.

Write A Comment