Casas Duplex: O Que São? Veja Alguns Modelos!

Você sabe o que são casas duplex? Mesmo que você não tenha ideia do que elas sejam, só pelo nome você já é capaz de ter uma ideia. Ou talvez você conheça as casas duplex por um outro nome: Sobrado.

As casas duplex nada mais são do que casas que possuem dois ou então mais pisos, e que assim conseguem uma otimização do espaço que possuem, mesmo que ele não seja muito grande. Vem conhecer um pouquinho mais sobre estas casas.

As casas duplex

Casas duplex são casas onde o espaço existente é otimizado ao máximo, para o maior conforto do morador. Normalmente o piso térreo é onde ficam as salas de jantar e estar, cozinha, área de serviço e banheiro social, sendo que quartos e banheiros privados ficam para o segundo piso. Em alguns designs há até uma garagem em um vão do piso térreo, e despendendo da verticalização do terreno, é possível a instalação de um quintal nos fundos ou então um jardim na frente, pensando em áreas verdes e em um espaço de lazer para crianças e adultos.

Ou seja, em casas duplex é possível que haja um planejamento diferente para os espaços, afim de distribuí-los em até mais de dois pavimentos, o que pode ser uma boa para famílias que sejam muito grandes, para casais que planejam ter filhos, para quem costuma receber muitas visitas, para quem costuma trabalhar de home office ou então para quem simplesmente gosta de ter muito espaço disponível em casa.

Dividir a casa de acordo com o número de andares faz com que seja possível a criação de cômodos mais bem separados, o que inclusive pode até mesmo aumentar o valor de mercado do seu imóvel. Sem falar que, mediante a possibilidade de alterar o design de acordo com seu gosto e definir locais de cômodos, isso lhe dá uma certa autonomia no projeto, ou seja, a possibilidade de criar algo com a sua cara.

Para ter ideia do melhor design para você, aconselhamos a entrar em contato com um arquiteto e expressar tudo aquilo que você deseja que sua casa tenha. Somente um arquiteto capacitado será capaz de dar luz a suas ideias e colocá-las em uma planta, para que posteriormente a casa de seus sonhos possa vir a ser construída.

As Vantagens das Casas Duplex

Apesar de já termos dito acima algumas das vantagens das casas duplex, vamos aprofundar nelas um pouco mais, para que você possa ter noção real de todas as vantagens que te aguardam ao adquirir este tipo de casa.

otimização de espaço é um excelente ponto de partida para falarmos das vantagens oferecidas pelas casas duplex. Isso pois, mesmo que seu terreno não seja muito grande, há sempre a possibilidade de construirmos para cima, e é aí que a otimização de espaço entra, te ajudando a usufruir ao máximo de todo o espaço existente.

separação de ambientes também é algo que com certeza vale a pena ser levado em consideração. Neste tipo de construção você tem a possibilidade de separar ambientes, tais como a área dos moradores e também o espaço para receber visitas, e, caso você trabalhe em casa, pode até mesmo incluir um ambiente mais sério para isto. Ao realizar este tipo de separação você perceberá que isso dará uma maior privacidade a todos na casa, deixar, por exemplo, o primeiro pavimento para receber visitas e o segundo para os moradores dará tanto privacidade quanto uma maior sensação de segurança a todos na casa.

Espaços verde também podem ser construídos. Tendo em vista que o foco construtivo é vertical, é perfeitamente possível separar uma área para a construção de uma varanda ou de um jardim, deixando tanto uma área verde quanto um espaço de lazer para as crianças e os adultos da casa.

design é um dos pontos chaves deste tipo de construção. Isso pois neste tipo de construção você possui uma certa autonomia referente ao posicionamento e tamanho dos cômodos. É você quem irá definir onde cada cômodo irá ficar e seu respectivo tamanho, claro, o arquiteto que você entrar em contato irá lhe apresentar um projeto base para tal, mas o projeto final somente será aprovado com o seu aval. Ou seja, existe a possibilidade de criar um design só seu, ou então copiar um layout que você tenha visto em algum lugar e tenha realmente gostado, é você quem decide.

O seu alto valor de mercado também é algo que definitivamente deve ser levado em conta. Tendo em vista que a popularidade deste imóvel vem crescendo bastante, você não terá muitas dificuldades para vender o seu caso necessário, ou até mesmo se estiver buscando um bom investimento imobiliário, esta pode ser uma ótima opção.

As Desvantagens das Casas Duplex

Sim, as desvantagens também existem, elas sempre existem. Mas, apesar de serem bem poucas quando comparadas as vantagens, nós ainda precisamos analisá-las, então vamos passar por elas logo abaixo.

custo apesar de termos o retratado como uma vantagem acima, ele também pode ser igualmente visto como uma desvantagem, tendo em vista que, para quem vai adquirir este tipo de imóvel o custo financeiro costuma ser maior do que em o gasto em casas térreas.

E a sua acessibilidade também deve ser levado em consideração, afinal de contas, trata-se de uma casa com dois ou atá mais de dois andares, assim sendo a utilização de uma escada será obrigatória. Isso pode fazer que uma família que conte com idosos, crianças e pessoas com deficiência não possua a acessibilidade que gostaria de ter, e isto é um fator que deve ser levado em consideração na hora de optar por uma das casas duplex.

Agora você já conhece as casas duplex

Agora você já conhece as casas duplex, e é capaz de avaliar se são o tipo de moradia ideal para você. Caso ache que sim, então o próximo passo é reunir com um arquiteto e começar a traçarem o modelo perfeito para você. E, para te ajudar a ter algumas boas ideias de layout, nós trazemos algumas opções abaixo que lhe podem ser útil.

Algumas plantas de casas duplex

Repare na otimização do espaço, a parte superior conta com uma suíte e um quarto, enquanto na parte inferior há um quarto mais discreto e uma área com varanda para receber visitas.
Este trata-se de uma casa com uma área já considerável, cujo espaço pode ser otimizado até mesmo para a inserção de uma piscina
E se você for do tipo de pessoa que gosta de possuir uma longa área verde, então este layout pode ser o que você estava procurando
Outra boa opção para maximizar o espaço, possuindo uma área verde e uma varanda superior em balanço
Inovar no layout é sempre bom, otimize o espaço o máximo que puder
E é claro que o seu layout não precisa ser convencional, principalmente se sua casa for na esquina, aí que você pode inovar mesmo!

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais