Curso de Sabonete Artesanal: Entenda Como Funciona

O curso de sabonete artesanal é um dos mais procurados pelas pessoas quando o assunto é aprender uma ocupação através de algo artesanal. Além disso, o mercado da saboaria está em amplo crescimento, pois o interesse por produtos naturais só vem crescendo, visto que as pessoas estão cada vez mais exigentes com suas escolhas e mais conectadas à preservação do meio ambiente.

Assim, a preferência por cosméticos naturais tem sido uma das escolhas prioritárias entre muito consumidores, uma vez que as matérias-primas desses produtos são extraídas de forma mais sustentável da natureza.

Com isso, por ser um produto presente em praticamente 100% dos lares brasileiros, sendo considerado um item indispensável para a higiene, o sabonete artesanal se encaixou como uma luva nesse cenário, abocanhando uma boa parte desse mercado em plena expansão.

Ficou interessado? Bem, se você também está pensando em se matricular em um curso de sabonete artesanal, aprenda antes tudo sobre o mercado aqui e agora. Separamos dicas, tutoriais com vídeos, receitas, sugestões de cursos pagos e gratuitos, online ou não, para que você possa se aprofundar ainda mais no assunto antes de decidir.

Confira!

O que é Saboaria Artesanal?

curso de sabonete artesanal
A saboaria é um excelente nicho para curso de sabonete artesanal

O termo saboaria refere-se à tecnologia empregada na fabricação de sabão ou local onde se fabrica, se vende ou se guarda o sabão, sendo artesanal ou industrial. No caso da saboaria artesanal, as bases são produzidas artesanalmente em pequenos lotes através de uma reação química simples chamada “saponificação”.

Essa reação química acontece na presença de ácidos graxos (óleos e gorduras vegetais ou animal) e uma base forte (hidróxido de sódio/hidróxido de potássio) que se transforma em um sal, no caso, o sabão. Há também como fazer sabonete artesanal através de derretimento de base glicerinada pronta.

Na Europa, principalmente na França, as saboarias são uma tradição, sendo muito comum encontrar vários estabelecimentos como estes espalhados pelas cidades da região européia. Isso porque os consumidores estão acostumados a valorizar as produções locais.

No Brasil, a saboaria artesanal também já se tornou um segmento muito lucrativo, pois os sabonetes artesanais são bastante procurados como lembrancinhas para eventos (aniversários, casamentos, chás de panela e de bebê, maternidade) e para consumo próprio.

Além disso, os sabonetes artesanais são também muito procurados por quem busca produtos naturais e fitoterápicos, assim como os personalizados e decorativos.

Já existem alguns cursos online à distância e muita informação disponível através de vídeos e tutoriais na internet que ensinam as técnicas da saboaria artesanal. Hoje a saboaria artesanal já é considerada uma das principais fontes de renda para muitos brasileiros que investem nesses treinamentos e cursos no segmento.
Portanto, se você está aprocura de uma nova fonte de renda ou se reinventar no mercado de trabalho, procure um curso de sabonete artesanal, é um mercado em ampla expansão, de pouco investimento e bastante lucrativo.

Como fazer sabonete artesanal

curso de sabonete artesanal: como fazer
Um curso de sabonete artesanal ensina tudo o que você precisa saber para começar no ramo.

Seja qual for o curso de sabonete artesanal que você escolher fazer, todos irão dizer que fazer um sabonete artesanal é simples, mas ao mesmo tempo complexo porque envolve inúmeras variáveis a cada escolha dos ingredientes, como óleos essenciais, corante, ervas, entre outros fatores.

Sendo assim, é necessário ter um cuidado especial durante a execução dos procedimentos, apesar das receitas poderem ser preparadas com bastante praticidade e sem grandes complicações.

Além disso, para garantir uma boa qualidade do produto, é fundamental atentar-se à procedência de toda a matéria-prima utilizada na sua produção, além de tomar cuidado ao escolher os ingredientes e optar por fornecedores de qualidade, principalmente do caso da base glicerinada pronta.

Assim, todos os ingredientes devem ter registro na Anvisa para garantir o bem estar e a saúde de todos. É fundamental também entender dos ingredientes que irá usar e como se comportam juntos.

Por exemplo, bases com muito álcool costumam ressecar a pele, por isso o ideal é utilizar extratos glicólicos de plantas, ervas e flores secas, manteigas, óleos, glicerina, mel e seus derivados para garantir a emoliência e hidratação do produto.

Além disso, você vai aprender que existem 3 processos diferentes para produzir o sabonete artesanal, vamos à eles a seguir:

Base Glicerinada ou Melt and Pour

Este é o processo mais simples de todos, pois não é necessário ter contato direto com a soda cáustica e a base glicerinada já vem pronta, podendo ser comprada em qualquer loja de artesanato.

Neste caso, qualquer pessoa consegue manusear com facilidade a mistura e em poucas horas o sabonete fica pronto. Basta depois adicionar os corantes, aromas, extratos, colocar nos moldes escolhidos e pronto. Depois é só esperar o sabonete secar e endurecer, que está finalizado.

Por isso, é também o mais utilizado pela maioria dos artesãos. No entanto, dependendo da experiência do artesão, a qualidade do sabonete pode ser inferior aos sabonetes fabricados através de outros processos, como Cold e Hot Process, em que se cria o sabonete do zero.

Cold Process

O Cold Process é um processo mais complexo, que consiste em misturar a soda cáustica dissolvida em água com óleos até que essa união provoque uma reação química (saponificação), que vai resultar em sabão.

Também é possível utilizar aditivos naturais, infusões, mas sempre observando a sua compatibilidade com o Cold Process, a fim de evitar indesejáveis oxidações.

O resultado é um acabamento mais fino e delicado, em que se fabrica o sabão desde o início, a fim de garantir a qualidade do sabonete. Ao contrário da base glicerinada que você não tem controle sobre a matéria prima utilizada no processo da criação, dependendo da qualidade dos fornecedores.

No entanto, esse processo tem um tempo de cura de de 5 a 6 semanas para ter uma saponificação completa e ser utilizado com segurança, assim como oferecer todos os benefícios e qualidades das matérias primas.

Hot Process

Como no cold process, o hot process fabrica o sabão desde o início, só que dissolvendo a
soda cáustica na água, em seguida misturando óleos (vegetal ou animal) aquecidos, para que a fonte de calor mínima acelere o processo de saponificação.

A vantagem é poder utilizar o sabonete logo que você retira do molde porque o processo de saponificação foi todo executado com a fonte de calor. Com isso, ele não precisa do tempo de cura como no Cold Process.

Como resultado, os sabonetes possuem acabamentos mais brutos e rústicos, por conta do calor, dificultando fazer alguma “criação” ou moldagem. Tem gente que não gosta desse formato rústico. Por outro lado, tem muita gente que adora pelo aspecto ainda mais natural e artesanal.

Leia mais: Como Fazer Sabonete Artesanal Passo a Passo

Saboaria Artesanal vs Saboaria Industrial

No curso de sabonete artesanal você também vai aprender a diferenciar a saboaria industrial da artesanal,a través dos benefícios que esta última poderá trazer.

Os sabonetes industriais são fabricados através da combinação de produtos químicos, como petróleo e derivados, em um misturador de pasta. A mistura se aquece para se dar as duas reações químicas.

Uma vez que a mistura se aquece a uma determinada temperatura, utilizando uma câmara de vácuo e um atomizador, o pó resultante é em seguida misturado com vários outros ingredientes para formar o produto final.

Já a saboaria artesanal traz vários benefícios para o meio ambiente e também para a saúde, quando comparando a saboaria industrial. Veja quais são abaixo:

  • sabonetes naturais não possuem conservantes sintéticos;
  • sabonetes artesanais não são testado em animais;
  • não prejudicam a saúde;
  • podem ser personalizados para diversas ocasiões;
  • utilizam recursos naturais e sustentáveis.

Tipos de Sabonetes

curso de sabonete artesanal: tipos
Existem vários tipos de sabonetes que pdoem ser aprendidos nocurso de sabonete artesanal.

Durante o curso de sabonete artesanal, um dos módulos incluídos ensina que os sabonetes artesanais sólidos podem ser classificados de diversas formas, quanto à aparência (opacos, transparentes), funcionalidade (fitoterápicos, medicinais, decorativos), forma (modelados, prensados) e ingredientes (glicerinados, naturais).

Além disso, com exceção dos sabonetes decorativos, todos os outros tipos de sabonetes serão utilizados na pele, seja no rosto ou no corpo. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de pele para poder escolher melhor os seus ingredientes.

Afinal, sabonete não é tudo igual, por isso é preciso saber escolher aquele que melhor vai se adequar aos tipos de pele existentes. Veja abaixo:

Sabonetes para pele normal:

O sabonete para pele normal precisa hidratar a pele sem aumentar a oleosidade, e para isso é preciso usar ingredientes como mel, algas ou ginseng.

Sabonetes para pele seca:

Os melhores sabonetes devem ser cremosos e utilizar aveia, amêndoas ou rosa mosqueta.

Sabonetes para pele oleosa:

Para a pele oleosa, os sabonetes devem conter ingredientes como confrei, própolis ou hamamélis, para uma combinação de ação refrescante e adstringente.

Sabonetes para pele mista:

Para controlar a oleosidade, o melhor é usar ingredientes que não contenham óleo e não usar a soda cáustica, para evitar ressecar as partes mais secas.

Sabonetes para pele sensível:

Sabonetes para pele sensível devem ser glicerinados, por conter uma fórmula suave, sem base alcoólica, que ressecam mais a pele.

Sabonetes para pele com acne:

Sabonetes para acne devem priorizar ingredientes que higienizam, descongestionam e possuem ação anti-séptica, como arnica, hamamélis e enxofre.

Sabonetes para pele com rugas:

Para amenizar as rugas, o ideal é utilizar ácido glicólico, com a finalidade de renovação das células mortas.

Sabonetes para qualquer tipo de pele:

O ideal é optar por sabonetes com pH igual ao da pele.

Importante: as embalagens dos sabonetes artesanais devem conter todas as informações de ingredientes usados na formulação do produto. Principalmente no caso de alergias ou algum tipo de intolerância a alguma das substâncias usadas. Como por exemplo, conter indicação de essência, propriedades, composição com o nome da matéria prima, data de fabricação e indicação de validade de 6 meses, conforme exigem as melhores práticas na fabricação de sabonetes artesanais.

Material para fazer sabonete artesanal

curso de sabonete artesanal: materiais
Existe uma lista de materiais básicos para o curso de sabonete artesanal.

Todo curso de sabonete artesanal que se preze vai passar uma lista de materiais básicos para que você possa começar a fazer as principais receitas em casa, assistindo aos tutoriais (cursos online) ou reproduzindo o que foi ensinado em classe, no caso dos cursos presenciais.

Os materiais sempre vão variar de acordo com aquilo que você optar usar no seu sabonete e no formato que você vai dar à ele, assim como o modo de fazer. Mas os materiais mais utilizados são os seguintes abaixo:

  • 1 kg de base glicerinada;
  • 30 ml de essência de sua escolha;
  • Corante cosmético ou alimentício;
  • Álcool de cereais (depende da base a ser utilizada);
  • Extratos (se necessário);
  • 20 ml de lauril;
  • Folhas, flores ou ervas desidratadas (opcional);
  • Sementes, conchas, estrela do mar, etc;
  • Material de apoio (faca, espátula de silicone, bastão de vidro, panela esmaltada, fogão elétrico, fôrma);
  • Embalagem (plástico bopp, fita adesiva, etiqueta adesiva, fita decorativa, caixas, entre outros materiais a seu critério)

Medidas e equivalências para saboaria artesanal

As medidas também seguem uma equivalência e podem ser dobradas ou modificadas de acordo com a quantidade que se deseja produzir, em geral é o seguinte:

  • 1 colher sopa = 15 ml
  • 1 colher chá = 5 ml
  • 1/2 colher chá = 2,5 ml
  • 1/4 colher chá = 1,25 ml
  • 3 colheres chá = 1 colher sopa
  • 88 gotas = 1 colher chá (varia conforme a substância)

Normalmente, 1 barra de glicerina de 1Kg faz aproximadamente 10 sabonetes de 100g ou 20 sabonetes de 50g, embora as medidas podem variar conforme a quantidade de aditivos adicionados. Sendo que para cada quilo de base, recomenda-se utilizar entre 30ml e 60 ml de essência.

Como preparar o sabonete artesanal: Passo a passo

  • Corte a base glicerinada em cubos e leve-a ao fogo para derreter (em banho-maria ou fogão elétrico).
  • Quando a base estiver totalmente diluída, tampe o recipiente com uma fralda de pano e deixe a glicerina descansar por cerca de 5 minutos.
  • Depois, acrescente a essência, o lauril e algumas gotas de corante até atingir a cor desejada.
  • Mexa tudo com uma espátula de silicone ou bastão de vidro até que a glicerina fique com a consistência homogênea.
  • Forre, com um plástico novo, uma fôrma de madeira ou de bolo inglês. Em seguida, despeje a glicerina. Espalhe por cima as ervas e deixe o sabonete secar por completo. Em temperatura ambiente, ele endurece em cerca de 3 a 6 horas.
  • Desenforme a barra sobre uma superfície limpa e corte-a em fatias de aproximadamente 2,0 cm de espessura.
  • Embale o sabonete com plástico bopp e fita adesiva transparente.
  • Por último, coloque uma etiqueta de identificação, que deve conter os dados principais do produto.

Essa receita costuma render em média 9 sabonetes grandes, podendo ser vendida cada barra pelo preço médio de R$ 8,00 ou de acordo com os preços praticados na sua cidade.

Leia mais: Como Deixar o Sabonete Artesanal Mais Duro

Combinação de cores para sabonetes artesanais

Outra coisa importante para aprender no curso de sabonete artesanal é entender como combinar os corantes com as essências, para ficar mais fácil de identificar o sabonete, inclusive para a clientela. Por exemplo:

  • Azul: Jaborandi ou Algas Marinhas
  • Vermelho: Rosas ou Ylang-Ylang
  • Amarelo: Camomila ou Maracujá
  • Laranja: Flor de laranjeira ou Pêssego
  • Verde: Maçã Verde ou Erva Cidreira
  • Rosa: floral de rosas
  • Lilás: Jasmim

Dica importante: NUNCA utilize materiais de alumínio ou teflon, pois podem oxidar e alterar a cor dos sabonetes, além causar alergias.

Regularização da produção e cuidados

Outra coisa muito importante que todos curso de sabonete artesanal deve orientar seus alunos é com relação à regularização da produção de sabonetes artesanais perante a ANVISA e o Governo.

Isso vai garantir a segurança dos seus clientes e ainda te proteger de eventuais infortúnios. A segurança é a base de tudo na saboaria artesanal.

Além disso, é preciso se conscientizar sobre a segurança da produção de sabonetes, utilizando as medidas devidas para evitar riscos de contaminação pelo produto ou acidentes. Afinal você estará lidando com vários tipos de ingredientes e calor, como é o caso da soda cáustica e outros ativos. Assim em conformidade com as normas de segurança, siga os itens abaixo:

  • Mascara Respiratória
  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Camisa de manga comprida
  • Calças compridas
  • Sapatos fechado e uma máscara facial.

Ao utilizar todos esses itens citados acima você estará totalmente seguro e poderá continuar produzindo sabonetes artesanais da forma correta.

Como se diferenciar na saboaria artesanal?

curso de sabonete artesanal: como se difereciar
É preciso aprender como se diferenciar no ramo, e o curso de sabonete artesanal pode ajudar nisso.

Como hoje já existe uma grande quantidade de sabão artesanal no mercado, é fundamental saber se diferenciar dos demais fabricantes. Para encontrar o melhor nicho, o ideal é se colocar no lugar do seu cliente.

Para isso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para acompanhar as tendências e descobrir o que as pessoas estão procurando. Além disso, descobrir se esse nicho está em ascensão em termos de crescimento ou se já atingiu o seu pico, antes de partir para as ofertas de produtos.

Portanto, você vai ter que estudar o seu nicho de mercado para analisar potenciais ofertas de produtos, verificar os concorrentes, analisar preço, qualidade, quanto tempo eles entregam, que produtos eles fazem, se respondem rápido às perguntas, e etc.

Analise tudo e anote todas as falhas, pois é através delas que você vai começar a se diferenciar, Caso você não encontre falhas no seu concorrente, será preciso REINVENTAR o negócio.

No Brasil, temos diversas datas sazonais muito propícias para presentes artesanais, como por exemplo, dia das mães, páscoa, dia dos namorados, natal. Além disso, temos os eventos em que se é uma tradição presentear com lembrancinhas.

O importante é ir em busca das tendências e achar o seu diferencia. Depois, basta começar presenteando amigos e familiares. Caso as procuras aumentem, crie uma página nas redes sociais, seu próprio website ou uma loja no Mercado Livre ou Elo7 para divulgar e vender seus sabonetes.

Modelos de sabonetes artesanais para se inspirar

Os sabonetes artesanais são excelentes para a pele por utilizarem, na maior parte, ingredientes naturais e não participarem de processos químicos durante a fabricação. Além disso, também podem ser uma ótima fonte de renda para quem quiser produzi-los para comercializá-los. No entanto, alguns tipos fazem mais sucesso que outros, abaixo seguem algumas inspirações para você começar a criar logo os seus:

Sabonete que imitam alimentos

curso de sabonete artesanal: sabonete de chocolate
Um curso de sabonete artesanal pode ensinar como fazer produtos diferenciados como os sabonetes de chocolate.

Essa é uma grande tendência de mercado que anda revolucionando a saboaria. Os sabonetes que imitam alimentos na aparência e no cheiro são excelente ideias decorativas e têm grande aceitação do público. Um ótimo investimento para quem deseja inovar nas criações.

Sabonetes artesanais fitoterápicos

curso de sabonete artesanal: fitoterápicos
O curso de sabonete artesanal ensina como fazer sabonete fitoterápico.

Os sabonetes artesanais fitoterápicos possuem a proposta de limpeza aliada ao tratamento de pele através de ingredientes naturais. Eles podem ter várias finalidades diferentes e serem destinados a tipos de pele específicos. Costumam vender bastante, principalmente os de aspecto mais rústico e natural.

Sabonete artesanal que imitam frutas

curso de sabonete artesanal: frutas
O curso de sabonete artesanal pode ajudar a criar tendências como os sabonetes de frutas.

Os sabonetes artesanais em formato e cheiro de frutas estão ganhando espaço no Brasil. Além de super decorativos, eles podem ser usados sem medo.

Normalmente, esse tipo de sabonete artesanal é feito em fôrmas de silicone e finalizados com pigmentos de uso cosmético. Eles ficam idênticos às frutas originais!.

Sabonetes artesanais personalizados

curso de sabonete artesanal
O curso de sabonete artesanal é uma excelente fonte para criar personalizados.

O sabonete artesanal personalizado é uma linha de infinitas possibilidades, por isso também tem muita aceitação no mercado. Normalmente, este tipo de sabonete é apenas decorativo, para dar de presente como lembrancinha em batizados, chá de bebê e de maternidade.

Mas também podem ser feitos para muitas outras ocasiões, adquirindo formatos variados e até ser pintados à mão ou utilizar a decoupagem. A maioria também é feita em formas de silicone.

Leia mais: Como Fazer Sabonete Caseiro para Lembrancinha

Sabonetes artesanais de rosas e flores

curso de sabonete artesanal
Um clássico no curso de sabonete artesanal é os sabonetes de flores.

Os sabonetes artesanais em formato de flores, como rosas e orquídeas, são um verdadeiro sucesso. Pois, da mesma forma que os sabonetes de frutas, a aparência delicada e romântica, traz uma sofisticação à sua decoração.

Além disso, as flores possuem fragrâncias super suaves, que caem no gosto da maioria das pessoas. Logo, são produtos de fácil aceitação no mercado e excelente saída. Outra vantagem é a rapidez com que ficam prontos, e possuem um ótimo acabamento.

Sabonete artesanal líquido

curso de sabonete artesanal: líquido
O curso de sabonete artesanal ensina como criar sabonetes líquidos para ser vendidos em kits

Sabonetes líquidos também são excelentes ideias e podem ser vendidos de diferentes formas e formatos. São exceentes para ser usados no corpo e em peles oleosas e mistas. Possuem enorme aceitação no mercado.

A criatividade não tem limites para a saboaria artesanal, assim como as técnicas aplicadas que farão toda a diferença no resultado final do seu produto.

Agora que você já entendeu um pouco sobre saboaria, está esperando o que para correr atrás do seu curso de sabonete artesanal para começar a ganhar dinheiro em casa de forma divertida e prazerosa?

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais