como fazer sabonete caseiro para lembrancinha

Como Fazer Sabonete Caseiro para Lembrancinha

As lembrancinhas invadiram o mercado em praticamente todos os nichos. Não há um evento sequer que não ofereça uma opção de lembrancinha, sejam elas corporativas, para casamentos, festas de 15 anos, aniversários, chá bar ou de bebê, maternidade, entre outros eventos. A procura é tanta que muita gente tem procurado aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha, a fim de também obter as vantagens desse mercado lucrativo.

Os sabonetes artesanais já possuem uma enorme aceitação no mercado, além de ser um produto altamente lucrativo, pelo seu custo baixo de fabricação. Assim, como lembrancinha eles são itens muitos populares e fazem o maior sucesso.

Isso porque as possibilidade de criação são infinitas, permitindo que sejam comercializados para diversas finalidades, em tamanhos, quantidades e temas diferentes e com várias personalizações exclusivas.

Gostou da ideia? Então veja abaixo como fazer sabonete caseiro para lembrancinha de chá de bebê, maternidade ou de casamento, entre outras finalidades, e comece já a lucrar com isso. Confira!

 

APRENDA A FAZER SABONETE ARTESANAL SEM SAIR DE CASA, CLIQUE AQUI!!!

 

Receita de como fazer sabonete caseiro para lembrancinha

A receita de como fazer sabonete caseiro para lembrancinha é simples e sempre a mesma.
A receita de como fazer sabonete caseiro para lembrancinha é simples e sempre a mesma.

De todos os tipos de lembrancinhas que podem ser feitos, os sabonetes artesanais são os mais divertidos porque são muito fáceis de fazer. Além disso, eles não demoram para ser fabricados e o seu custo de fabricação é muito baixo.

Anúncios

Assim, caso você queira aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha e sair por aí vendendo para aumentar o seu orçamento doméstico, ele é uma excelente opção. Sem falar que sabonetes artesanais como lembrancinha são muito úteis e todo mundo adora ganhar.

O passo a passo da receita é super simples, e não importando o que você escolher adicionar como ingrediente ou formato de forminha, a base sempre será a mesma. Veja abaixo todo o material que precisará usar e como fazer a receita:

Materiais

  • 1 kg de base glicerinada para sabonetes (branca ou transparente);
  • 30 ml de essência cosmética à sua escolha;
  • Lauril;
  • Corante cosmético;
  • Recipiente de vidro temperado e panela esmaltada;
  • 1 forma refratária;
  • Conta-gotas;
  • Colher de pau ou bastão de vidro;
  • Álcool de cereais;
  • Formas de silicone ou plástico no formato que desejar;
  • filme plástico, adesivos e fitas para embalar.

Como fazer:

Para começar, pique a base glicerinada em pedaços pequenos e coloque no recipiente de vidro para derreter em banho-maria. Depois de derretida, passe para uma panela esmaltada e continue mexendo até que ela fique bem líquida, tomando cuidado para não ferver.

Desligue o fogo e acrescente o corante aos poucos até atingir a cor desejada. Agora espere esfriar um pouco, observando formar uma nata fina em cima da base e acrescente a essência com um conta-gotas, o lauril e/ou o extrato (se estiver usando algum).

Misture bem com o bastão de vidro, mas tomando cuidado para não fazer espuma, se fizer borrife com álcool de cereais para retirá-la. Em seguida, segure com o bastão de vidro a película que se formou e despeje o líquido nas forminhas escolhidas

Borrife o álcool de cereais por cima para evitar a formação de bolhas ou espuma e aguarde o tempo de secagem (aproximadamente três horas). Após secarem, desenforme com cuidado e embale em papel filme ou celofane imediatamente, selando a embalagem com adesivo, para que não ressequem ou percam o cheiro.

 

APRENDA A FAZER SABONETE ARTESANAL SEM SAIR DE CASA, CLIQUE AQUI!!!

 

Dicas de como fazer sabonete caseiro para lembrancinha

Aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha pode ser lucrativo.
Aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha pode ser lucrativo.

É muito fácil aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha seguindo a receita acima, mas para não errar existem algumas dicas preciosas que vão fazer todo a diferença no preparo e no resultado final do seu produto. Afinal, se o intuito é dar de presente ou vender, ele deve ser um produto de qualidade.

Dicas de preparo

  • Sempre pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, de acordo com a quantidade que deseja fazer de lembrancinhas.
  • Nunca utilize recipientes de alumínio, o ideal é uma panela esmaltada ou vidro temperado no caso de banho-maria.
  • Se o seu intuito é aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha e vender, o ideal é investir em um fogão elétrico, pois a técnica de banho-maria é amadora e tende a dar mais problemas na consistência da massa.
  • Não aqueça a base mais do que 70ºC, para evitar “queimar” e acarretar problemas como aroma desagradável, suar o sabonete ou ficar constantemente molhados.
  • Sempre separe antes todos os ingredientes que serão utilizados, deixando tudo à mão: utensílios, aditivos, corantes, essências e formas.
  • Sempre adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, assim como manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.
  • Depois de derretida a base, porém ainda líquida, é possível acrescentar outros elementos ao sabonete para deixá-lo mais especial (flores secas, folhas, ervas desidratadas, sementes e até decoupage), finalizando com mais uma camada de base derretida por cima.
  • Evite fazer o sabonete em local com muita corrente de ar e não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, isso pode deixá-los moles. Apenas coloque na geladeira após seu endurecimento por uns 20 minutos para facilitar sua retirada do molde.

Elementos e finalização

  • Adicione sempre essências próprias para sabonete, na proporção 25 ml para cada quilo de base. Lembre-se que umas são mais fortes que outras, dependendo da qualidade. Procure dosar ao seu gosto, mas não exagere para não prejudicar o sabonete.
  • Não utilize essência para velas, pois elas não são aprovadas para uso na pele.
  • Não coloque a essência ou extratos glicólicos na glicerina muito quente, pois o calor vai fazer com que ela evapore por conta do elevado teor alcoólico, isso vai deixar o sabonete sem perfume.
  • Procure utilizar corante líquido cosmético ao invés alimentício, pois estes tendem a desbotar mais rápido. Lembre-se de que alguns extratos também dão cor e podem reagir com o corante dando um resultado diferente do esperado.
  • Utilize forminhas diversas para dar o formato que quiser (flor, passarinhos, coração, entre outros motivos).
  • Para alternar as cores, você vai ter que trabalhar com bases e corantes diferentes durante cada preparo, esperando esfriar e endurecer cada uma delas.
  • Caso se formem bolhas de ar entre o filme e o sabonete, fure o filme de PVC com uma agulha e passe um pano expulsando para expulsá-la.
  • Mantenha seus utensílios sempre limpos e guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para não desidratar.
  • Sempre embale o sabonete assim que ficar pronto para conservar a sua integridade e qualidade.

Exemplos de lembrancinhas de sabonete artesanal

As opções para sabonetes artesanais são praticamente infinitas e, dependendo do evento você pode ir mais além, personalizando e adicionando outros elementos para que eles fiquem exclusivos e cheios de charme.

Veja abaixo alguns exemplos lindos para você se inspirar e aprender como fazer sabonete caseiro para lembrancinha inesquecíveis:

1 – Ovinhos na caixinha com palha

Sabonetes de ovinhos e passarinhos em cestinha de palha é uma lembrancinha graciosa,
Sabonetes de ovinhos e passarinhos em cestinha de palha é uma lembrancinha graciosa,

Uma lembrancinha linda é fazer os sabonetes ovais, em formato de ovinhos e colocá-los em uma cestinha ou caixinha com palha dentro.

2 – Sabonetes em plástico transparente

Escolher uma cor bem bacana e embalar o sabonente em plástico transparente fica super bacana.
Escolher uma cor bem bacana e embalar o sabonente em plástico transparente fica super bacana.
Anúncios

Uma lembrancinha super simples, mas muito bacana é apenas embalar em plástico transparente e cordão. Utilize cores diferentes para dar uma charme especial ao sabonete e mantenha-o glicerinado e transparente.

3 – Sabonetes com conchas

Sabonetes em formato de conhas são super temáticos.
Sabonetes em formato de conhas são super temáticos.

Você pode fazer sabonetes em formato de conchas ou até mesmo inserir as conchinhas no sabonete, caso ele seja apenas enfeite e não para ser usado.

4 – Sabonete em forma de Rosa

Sabonetes artesanais em formato de rosas estão super na moda.
Sabonetes artesanais em formato de rosas estão super na moda.

Os sabonetes em formatos de rosas são os que mais vendem, podendo até ser em formato de pétalas ou botões. Só o sabonete já enfeite e nem precisa investir tanto em embalagens.

5 – Sabonete em forma de bichinhos

Sabonetes em formato de passarinhos são uam gracinha.
Sabonetes em formato de passarinhos são uam gracinha.

Outra sugestão é fazer o sabonete em forma de bichinhos, como pombinhas, passarinhos, ursinhos, borboletas. São excelentes opções para chá de bebê, casamento e maternidade.

6 – Sabonete em forma de coração

como fazer sabonete caseiro para lembrancinha de coração
Sabonetes artesanais em formato de coração podem servir para vários tipos de lembrancinhas de eventos diferentes.

Essa sugestão é ideal para dia das mães e namorados, mas também pode servir para uma festa de 15 anos, chá de panela ou de lingerie.

7 – Sabonetes personalizados

Os sabonetes personalizados com tags e nome da pessoa, data e evento são simples e ótimas lembrancinhas
Os sabonetes personalizados com tags e nome da pessoa, data e evento são simples e ótimas lembrancinhas

Sabonetes personalizados para ser lembrancinhas de festa são ótimas ideias e estão super em alta também. Você pode utilizar diversas técnicas, formas e embalagens diferentes. Chás de bebê, batizados e lembrancinhas de maternidade utilizam anjinhos, pezinhos e motivos de bebês. Já os chás de panela podem ser de lábios e outros motivos.

 

APRENDA A FAZER SABONETE ARTESANAL SEM SAIR DE CASA, CLIQUE AQUI!!!

 

8 – Sabonete caseiro com sementes e/ou ervas

Sabonetes fitoterápicos com sementes ou ervas são um sucesso.
Sabonetes fitoterápicos com sementes ou ervas são um sucesso.

Os sabonetes fitoterápicos são excelentes opções, pois além de lindos agregam valor e utilidade à sua lembrancinha. Você pode utilizar óleos essenciais, ervas desidratadas, grãos e sementes para esfoliação.

9 – Kits de sabonete artesanal

Os kits com 1 ou 2 sabonetes também fazem sucesso como lembrancinha.
Os kits com 1 ou 2 sabonetes também fazem sucesso como lembrancinha.

Você pode criar um kit ou um conjuntos com 3 ou 4 sabonetes juntos, mais um vidrinho de essência ou óleo para perfumar o ambiente.

10 – Sabonete artesanal de frutas

Como fazer sabonete caseiro para lembrancinha em formato de frutas.
Os sabonetes caseiros para lembrancinha em formato de frutas são uma tendência.

Essa é uma grande tendência da saboaria, fazer sabonetes artesanais emf ormatos variados de frutas. Eles são decorativos e muito lindos, presentes perfeitos e super criativos.

Como derreter sabonete pronto para fazer lembrancinhas

como fazer sabonete caseiro para lembrancinha com restos
Restos de sabonete podem virar sabonete reciclável.
Anúncios

Agora que você já aprendeu a base de como fazer sabonete caseiro para lembrancinha, pode utilizar também a reciclagem como aliada na sua produção. Às vezes, alguns sabonetes podem dar errado, outros deformar, lascar ou até mesmo quebrar na hora de desenformar.

Se isso acontecer, você não precisa desperdiçar e jogar fora. A solução é reciclar! Você pode até utilizar sobras de outros sabonetes e aproveitá-los para refazer a mistura. Eles podem servir tanto para decoração como para reutilização.

Tudo o que você vai precisar fazer é ir juntando os restinhos, pois o material e o procedimento é praticamente o mesmo. Basta juntar todos eles e triturá-los em pedacinhso pequenos e colocar para derreter em banho-maria junto com algumas colheres de água.

Anúncios

Vá mexendo na panela até que todos os pedaços se dissolvam por completo, e depois coloque na forma desejada. Depois é só aguardar algumas horas e ele estará pronto apra ser embalado novamente. Veja alguns exemplos e opções em vídeos abaixo:

Como fazer lembrancinha de sabonete Lux:

Como fazer lembrancinhas com sabonete Phebo:

Como fazer lembrancinhas com sabonete Dove:

Como fazer lembrancinha de sabonete Francis:

https://www.youtube.com/watch?v=hUlg-yln85Q

É isso, pessoal! Agora que vocês já aprenderam como fazer sabonete caseiro para lembrancinha, podem começar a presentear todo mundo que vocês gostam ou ainda tentar ganhar um dinheirinho extra. Experimentem!

APRENDA A FAZER SABONETE ARTESANAL SEM SAIR DE CASA, CLIQUE AQUI!!!