casa-na-árvore-41

Modelos de Casa na Árvore: Como Fazer? Veja Alguns Projetos

Toda criança já sonhou em ter uma casa na árvore, não é mesmo? A casa na árvore seria usada para um clubinho secreto, um lugar para viver fantasias e brincar como nos filmes. Mas não são só os pequenos que sonham com essa casinha. Muitos adultos podem realizar o sonho de infância e ter uma casa na árvore.

Os modelos se modernizaram e podem atender todas as idades. Normalmente, são feitas em madeira e possuem uma estrutura mais simples. No entanto, alguns projetos mais elaborados surgiram e as casas sofreram uma repaginada se tornando muito modernas. Mas não se esqueça da segurança. A casa deve ser segura para todas as idades.

Está com vontade de realizar seu sonho de infância? Vem com a gente e confira nossas dicas e inspirações. Selecionamos fotos de modelos grandes, pequenos e para todos os gostos. Confira!

Dicas para construir uma casa na árvore

Antes de começar construir a sua casa na árvore, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes.

A primeira coisa a se fazer é determinar em qual árvore a casa será instalada e depois começar a desenhar o projeto. Leve em consideração se ela apresenta raízes profundas, troncos fortes e resistentes. Outro ponto importante é verificar se a árvore apresenta sinais de doenças ou parasitas. Para maior segurança, o diâmetro deve ter no mínimo de 30 centímetros.

Se o seu quintal for pequeno e tiver poucas árvores, faça um planejamento baseado na que tem disponível, respeitando as características da espécie.

Faça uma pesquisa sobre a espécie em que a árvore será construída, verifique a taxa de crescimento e mantenha uma distância ao redor do tronco para que ela continue se desenvolvendo com bastante tranquilidade e espaço.

Anúncios

Lembrando que as espécies mais indicadas para a construção são o carvalho, o pinheiro e a macieira. E se você tiver uma árvore com o tronco em V, saiba que ela é a mais recomendada para a construção da sua casinha, pois permite que sua estrutura fique melhor fixada.

O tamanho da casinha deve ser de 1,8 a 2,4 metros de altura, pois assim, acomoda melhor os usuários e proporciona maior segurança e estabilidade. Outra coisa que pode ajudar na estabilidade, é instalar dois troncos de madeira ao redor do tronco, assim, a casinha irá se sustentar melhor, além de preservar a saúde da árvore.

Como a casinha ficará no alto, é preciso pensar com atenção sobre a forma de acesso. Você pode optar por uma escada padrão de madeira, uma escada de corda, uma escada de marinheiro ou uma escadaria com corrimão. E para sair da casinha, que tal colocar um escorregador? Todo mundo vai se divertir.

Pensando mais uma vez na segurança, instale um parapeito ao redor da casinha para evitar quedas. Modelos de madeira com uma altura de 90 centímetros e espaçamento de 10 centímetros são os mais comuns.

Por fim, sua casinha precisa ser leve, tanto em estrutura quanto em móveis, assim não sobrecarrega a árvore.

Como fazer uma casa na árvore

Construir uma casa na árvore pode ser um pouco trabalhoso e a melhor alternativa é contratar um profissional especializado que fará o melhor projeto tanto para você quanto para a sua árvore.

Mas se quiser arriscar, fizemos um tutorial de como fazer uma casa na árvore. Confira!

1- O primeiro passo é verificar se a legislação local permite essa construção e quais são as restrições de altura e se você precisará de licença.

2- Escolha uma árvore com 30 centímetros de diâmetro e saudável. Para isso, meça a circunferência enrolando um barbante ou fita métrica ao redor do tronco. Divida o valor por 3,14 e obtenha o diâmetro. Decida o modelo, a forma de acesso e as questões de segurança.

3- Para a base da casa, faça furos em quatro lugares diferentes da árvore. Use uma broca de 3/8” e deixe os furos nivelados. Meça a distância entre os furos.

4- Na tábua, repita essa media e faça marcas nas duas extremidades, perfure nas marcas e prenda as tábuas nos furos da árvore, em ambos os lados. Assim, a árvore pode se agitar que a plataforma continuará segura.

5- Coloque dois suportes principais na altura apropriada. Pegue duas tábuas resistentes e coloque rente à árvore. Prenda com parafusos específicos para madeiras de 16 a 20 centímetros.

6- Coloque quatro tábuas de lado e perpendiculares aos suportes principais, mantenha um espaçamento uniforme.

7- Prenda mais duas tábuas nas extremidades, rente às quatro, fechando o quadrado. Use conectores para telhado para prender os suportes principais. Faça o mesmo com as laterais.

Anúncios

8- Reforce a segurança com tábuas menores e diagonais, num ângulo de 45º, assim a base ficará mais segura.

9- Para colocar o piso, você terá que verificar qual madeira precisará ser cortada para desviar da árvore. Pregue as madeiras até que o chão da casa fique completo.

10- Nos cantos, use tábuas menores para fazer as colunas do parapeito.

11- Prenda o peitoril nas colunas.

12- Coloque as paredes presas ao peitoril, ela pode ser feita de corda, grade, madeira ou qualquer outro material seguro.

13- O telhado pode ser simples, feito em lona ou mais elaborado usando telhas. Levante quatro madeiras para dar a altura da casa e prenda a lona na árvore.

14- Pinte a casa da cor que quiser ou deixe-a na cor da madeira. O resultado também será incrível.

15- Para finalizar, construa escada e um escorregador.

Tipos de casa na árvore

Existem vários modelos de casa na árvore e você precisa conhecê-los para escolher qual combina mais com o seu estilo. Confira os que selecionamos para você.

Simples e pequena

Não é porque sua árvore é pequena que você não pode ter uma casa na árvore. Invista em modelos menores e simples. Ela pode ser de apenas um cômodo pequeno e com uma escada simples. Se o escorregador não tiver espaço, que tal colocar uma corda ou um poste para escorregar quando as crianças forem descer?

Grandes

As grandes são para as casas que possuem árvores saudáveis e enormes. Ela pode ser um refúgio para crianças e adultos. A casa pode ter varanda, luzes, mais de um cômodo e muito mais. Pode ser adaptada conforme a sua vontade, já que espaço não será um problema.

Chalé

O modelo de chalé é uma cópia dos chalés tradicionais. Sua casa terá uma cara de férias e proporcionará muita diversão para todo mundo. Sua arquitetura conta com paredes de madeira e um telhado bem inclinado.

Cabana rústica

As cabanas também são muito características. Sua estrutura é mais simples, mas permite varandas. Por ser rústica, será muito aconchegante e acolhedora. Deixe a madeira em sua cor original para seguir a linha do estilo decorativo.

40 fotos de casa na árvore modernas que vão te encantar

Para te inspirar, fizemos uma seleção de fotos com os mais variados modelos de casa na árvore. Confira e se encante!

     

Anúncios

Agora que você já viu a possibilidade de construir casas na árvore para todas as idades, é só soltar sua imaginação e colocar seu projeto em prática. Você poderá trazer diversão para toda a família. Lembre-se que contratar um profissional é a melhor forma de ter um projeto seguro, moderno e muito bonito!