Lã de Vidro: O que é, para que serve, onde comprar?

Você já ouviu falar da Lã de Vidro? Não? Pois sem problemas, nós te explicamos direitinho do que se trata!

A Lã de Vidro trata-se de um isolante térmico e acústico bastante tradicional, e que está em quase todos os projetos de construção civil. Ou seja, se você está pensando em iniciar uma reforma ou uma obra, provavelmente precisará da Lã de Vidro, então segue este artigo até o final para entender tudo sobre ela.

A Lã de Vidro

A Lã de Vidro, apesar de ter um nome um pouco estranho, trata-se de um dos mais isolantes térmicos mais utilizados pelo mundo afora, tudo isso devido a suas propriedades químicas e físicas. Na construção civil ela tem sido amplamente utilizada para trazer o conforto acústico e térmico em edifícios residenciais e comerciais.

Ou seja, trata-se do material perfeito para que ruídos e sons não acabem vazando de um ambiente para o outro, além de também ajudar a melhorar a acústica do ambiente. Em um prédio este tipo de material é essencial, tendo em vista que ninguém gosta de ouvir conversas e sons vindo dos vizinhos.

E o isolamento térmico também deve ser considerado, levando em conta que te permite não gastar muita energia em edificações com os sistemas de ar-condicionado por exemplo, pois será possível utilizar equipamentos de menor porte e consequentemente diminuir seu consumo de energia.

As Vantagens da Lã de Vidro

Abaixo passaremos por todas as vantagens que este tipo de lã tem a oferecer para quem a utiliza, você verá que são várias.

Performance Térmica

Começamos pela mais óbvia até então, sua performance térmica. Como já dissemos brevemente acima, sua performance térmica é realmente muito boa, permitindo, inclusive, que você consiga uma economia com energia proveniente do sistema de ar condicionado, pois você poderá investir em modelos de menor porte para sua residência.

Resistência Acústica

Com relação a sua resistência acústica este é outro ponto positivo a seu favor. Por se tratar de um material fibroso, isso faz com que a lã de vidro seja um dos melhores materiais com relação ao tratamento acústico, sendo amplamente utilizada como isolante acústico em diversas residencias, principalmente em apartamentos. Afinal de contas, você não vai querer se estressar por conta de barulhos vindo do apartamento vizinho, não é mesmo?

E o que acontece aqui é simples, uma onda sonora é facilmente absorvida ao entrar em contato com este material, devido a porosidade que a lã apresenta. E, além disto, uma fricção entre a superfície das fibras e a onda é ocorrida. Tal fricção consegue converter uma parte da energia sonora para calor, e isso faz com que a energia sonora perca um pouco de sua intensidade, resultando no aumento da absorção ou então da isolação sonora. Este tipo de fenômeno de absorção e fricção não ocorre em algum outro material que não seja fibroso.

Mas, caso a explicação tenha ficado um pouco complicada demais, basta lembrar que a lã de vidro apresenta uma ótima resistência acústica e pronto.

Bom comportamento contra incêndios

A lã de vidro trata-se de um material que é incombustível, e acredite, esta é uma qualidade que você com certeza irá querer possuir. Isso quer dizer que, em meio a um incêndio, ela não irá contribuir para que as chamas se propaguem, o que é algo realmente muito bom.

Maior segurança ao usuário

As fibras de amianto possuem restrições quanto ao seu uso, mas é sempre bom lembrar que as lã de vidro nada tem em comum com as de amianto. Sendo que a lã de vidro é classificada como um material não cancerígeno pela IARC – Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, que possui ligação direta com a OMS – Organização Mundial de Saúde. Ela também não prolifera bactérias e fungos, não estraga e nem apodrece mesmo com ataque de insetos, animais e roedores.

É importante também ressaltarmos o fato dela ser bastante leve e de fácil corte e manuseio, além de poder ser retirada para uma posterior limpeza.

As Desvantagens da Lã de Vidro

Sim, elas existem, apesar de serem muito poucas.

Basicamente sua desvantagem diz respeito apenas a sua instalação, que é necessária ser realizada por especialistas e profissionais capacitados, que saibam o que estão fazendo, sem correr o risco de danificá-las durante sua instalação.

E, embora tenhamos citado acima que ela resiste bem a incêndios, há um porém, para temperaturas acima de 800 ºC ela não possui qualquer resistência, sendo necessário um complemento para tal.

Quanto Custa a Lã de Vidro?

O preço é sempre um dos fatores que as pessoas mais querem se informar sobre, e, caso você esteja curioso para saber o quanto custa a lã de vidro, saiba que depende, depende da região e do local da compra. Mas, em média, o metro quadrado da lã de vidro costuma variar entre 15 a 25 reais.

Esteja sempre atento também a qualidade do produto que você estiver comprando, para isto basta adquiri-lá apenas em locais de confiança, como lojas de materiais de construção tais como a Leroy Merlin. Pela internet você também consegue comprar através do site destas mesmas lojas ou então pelo Mercado Livre, só confira bem a qualidade antes de fechar negócio.

Lã de Vidro Vs Lã de Pedra

Talvez você já tenha ouvido falar da Lã de Pedra, que é outro tipo de isolante o qual você tem acesso, então, para diferenciar de vez a Lã de Vidro da Lã de Pedra, vamos te ajudar a diferenciar cada uma, depois disso caberá a você compará-las para decidir a qual usar.

Além da mudança óbvia na composição de cada uma destas lãs, podemos começar dizendo que, apesar de ambas serem resistentes ao fogo, a Lã de Pedra possui uma maior resistência, enquanto a de Vidro para suportar temperaturas maiores deverá ser mesclada com algum outro tipo de material, como até mesmo a Lã de Pedra por exemplo.

Entretanto, basicamente falando, se você necessita mais de um isolante térmico, então a lã de vidro pode te ajudar melhor, devido ao fato dela ser mais leve isso faz com que ela seja mais comumente utilizada em forros de drywall.

Mas, se você precisa mesmo é de um isolante acústico, então a lã de rocha acaba sendo melhor devido a possuir uma maior densidade.

Mas é sempre bom lembrar que, independente da que você escolher, ambas possuem um bom isolamento térmico e acústico, o que acontece é que uma possui um deste um pouco mais acentuado do que a outra.

Na dúvida, compare preços, disponibilidade de ambos no mercado, converse com o engenheiro responsável e tome sua decisão final. E lembre-se, você sempre irá precisar de profissionais qualificados para realizar a instalação e qualquer um destes tipos que você optar por utilizar.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais