Cansado de gastar energia usando ventiladores e ar-condicionado? Ou não gosta do barulho ou das possíveis inconveniências que esses aparelhos podem lhe trazer? Saiba então que existe uma outra opção para refrescar sua casa sem precisar fazer uso da energia elétrica… Que é o isolante térmico!

E não apenas na época do calor. O isolante térmico também ajuda a manter a moradia com um clima mais agradável até mesmo no frio, sem deixá-la muito quente e nem fria demais. Impressionante, não é mesmo?

E aí? Quer conhecer mais?

Prossiga sem precaução!

O que é o isolante térmico?

O que é o isolante térmico

Isolante térmico é um conceito relacionado a materiais específicos na dissipação do calor. Esses materiais se diferem na resistência térmica, quanto maior a resistência, melhor o isolamento.  Até mesmo durante a idade média as pessoas faziam uso do barro e palha nas paredes das residências para fazer uma isolação térmica rústica. Como podemos ver, os seres humanos se importam com o conforto térmico desde antigamente.

Para um material ser chamado de isolante térmico ele precisa ter a capacidade de reter energia, sendo calor ou frio, tanto em ambientes internos como externos.

O calor se propaga de três maneiras:

  1. Convenção: Quando o calor se move através de gases ou líquidos, já notou que lugares de clima úmido geralmente são mais quentes?
  2. Radiação: Quando o calor é transferido pelo espaço abertos e vazios através de onda magnética elétrica;
  3. Condução: Quando o calor é transferido através de matéria sólida.

O isolante térmico age ativamente tanto nos ambientes internos como externos sendo instalados entre um espaço e outro, impedindo o processo de transferência de calor para a parte interna da estrutura, resultando num clima mais fresco e agradável. Claro, não para só por aí.

Vantagens do isolante térmico

As vantagens são diversas, algumas delas são até interessante para o seu bolso. As vantagens são:

  • Ele impede a perda do calor dentro da casa nos climas mais frios;
  • Economia nas despesas de energia gasta pelos ventiladores, ar-condicionado e aquecedores;
  • Melhor conforto térmico dentro da residência;
  • Evita que o calor se deposite dentro da casa no verão.

Agora que sabemos as vantagens, que tal darmos uma olhadinha em como o isolante térmico é feito?

Bem, é aí que entramos nos tipos de isolantes térmicos.

Tipos de isolantes térmicos atuais

Existem diferentes tipos de isolantes térmicos no mercado atualmente para qualquer tipo de ambiente. Tais como:

Manta térmica

Tem um produto que foi feito apenas para esse tipo de finalidade e até é uma das mais usadas atualmente. A manta térmica!

Existem vários tipos de manta térmica, sendo elas:

  • Poliestireno expandido;
  • Fibra de vidro;
  • Lã de rocha;
  • Lã de poliéster.

Como esses materiais fazem o isolamento térmico? Ora, pelas suas propriedades porosas e fibrosas elas conseguem reter o ar, assim evitando o aumento da umidade no local onde esse produto fora instalado. Se você quiser ainda mais eficiência instale ela entre as camadas de cada pavimento existentes do projeto, em outras palavras, entre o revestimento do piso e a laje.

Ainda existem as mantas térmicas que são feitas exclusivamente para coberturas ou telhados. Funcionando como espelhos que refletem a luz solar, evitando assim que o calor fique preso nas paredes, tudo isso graças as propriedades refletivas e de baixa radiação do alumínio.

Mas não pense que as mantas térmicas são os únicos isolantes térmicos no mercado, ainda existem outras soluções estruturais surpreendentes no mundo da arquitetura ou da engenharia civil.

Parede como isolante térmico

Muitas vezes ignorado por muita gente, a parede também é um poderoso aliado na hora de proporcionar o conforto térmico e para isolar a temperatura de um cômodo. Principalmente paredes feitas de materiais com pouca transmitância térmica, como cerâmica, concreto ou até mesmo tijolos térmicos.

Além disso, um bom material para servir como isolante térmico é o poliestireno, também conhecido popularmente como isopor.

O poliestireno é um homopolímero vindo da polimerização do monômero de estireno. Uma resina do grupo dos termoplásticos que proporciona uma incrível flexibilidade na ação do calor. No material é incorporado retardantes de chamas para diminuir sua inflamabilidade, tornando a parede de isopor dificilmente inflamável. Isto faz com que ele seja um ótimo material para aqueles que buscam um isolante térmico ou até mesmo um isolante acústico.

No ambiente interno também é possível fazer uso de papéis de parede e revestimento de tecidos para a filtração de calor para aumentar o conforto térmico em dias de altas temperaturas.

Telha térmica

Como as telhas são instaladas no topo da estrutura, elas são os materiais que mais entram em contato com os raios solares, absorvendo-os e transferindo o calor para a residência. Moradias de telhas de fibrocimento – as telhas de fibrocimento são um péssimo isolante térmico – são mais quentes que outras residências com telha de cerâmica, por exemplo.

Para fazer uma boa escolha, use as telhas de alta resistência, de cerâmica. Essas telhas apresentam desempenho de condutividade térmica de até 0,8 W/m.K (unidade de medida de condutividade térmica).

Laje

Laje é umas das melhores opções para ajudar na manutenção da temperatura dentro de uma residência. Qual a razão disso? Como essa estrutura é feita com concreto, ela consegue aceitar várias camadas de isolante térmicos, indo desde revestimento até as mantas.

Contudo, antes de fazer o isolamento térmico da laje é importante impermeabilizar o espaço. Assim você evita o surgimento das temíveis infiltrações, umas das grandes causadoras de umidade e síndrome do edifício doente.

Jardim vertical?

Nada melhor do que fazer uso das vantagens da natureza para nos ajudar no nosso dia a dia. Até mesmo no conforto térmico um jardim vertical pode lhe ajudar.

Além de proporcionar uma linda decoração, ele ajuda também na umidificarão do cômodo, assim como previne a troca de calor entre diferentes locais da construção. E ainda por cima é sustentável!

Encerrando

Como já foi dito anteriormente, o isolamento térmico vem sendo usado desde antigamente, lá na Idade Média. Atualmente, a tendência vai só aumentar, principalmente com o aumento de temperatura anual que só vem subindo cada vez mais graças ao aquecimento global, tornando o calor cada vez mais insuportável.

É exatamente por isso que investir em um isolante térmico de qualidade na sua residência é extremamente necessário para o conforto térmico de todos que ali residem ou residirem.

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais ou na sua rede de contatos! Deixe um comentário dizendo o que achou!

Escreva um Comentário