O calor é terrível. Você começa a suar igual um porco, os mosquitos se proliferam, a roupa fica grudenta, dá desanimo. Situação horrível, simplesmente horrível. Sabe o que cairia bem para se livrar disso? Uma telha térmica!

Telha térmica!?

Sim! Trata-se de uma telha feita de materiais únicos que funciona como um tipo de cobertura que pode ser utilizado em diferentes tipos de projetos. Além do conforto térmico, a telha térmica também oferece uma alta durabilidade e economia na conta da energia e até mesmo na construção de uma obra.

Quer saber mais?

Continue em precaução.

O que é a telha térmica?

O que é a telha térmica

Desconforto térmico é horrível, e isso é um fato! Por isso se você também não quer esse desconforto, então com certeza irá querer uma casa feita para evitar esse tipo de problema, certo?

É exatamente por isso que em um projeto não se pode faltar a telha térmica. Afinal, trata-se de uma cobertura feita para minimizar as trocas de calor e frio entre a parte interna e externa da residência.  O que eu quero dizer com isso? A telha térmica não deixa o frio extinguir-se de dentro da moradia, ao mesmo tempo em que impede o ar quente de invadir a sua casa, funcionando assim como um isolante que garante o conforto térmico em qualquer época do ano para os seus residentes.

Aliás, a telha térmica também pode ser chamada de telha sanduíche, mas por que isso? Ela é chamada assim porque é formada por duas telhas metálicas que são intercaladas por material isolante, igual a dois pães com mortadela entre as fatias. As telhas podem ser tanto feitas por poliuretano como por poliestireno, se tiver dúvida sobre qual dos dois materiais escolher, consulte o engenheiro para fazer a melhor escolha.

Quer economia a longo prazo?

O custo da energia elétrica vem subindo de uma maneira assustadora sem dar sinais de que irá baratear tão cedo.

No calor ou no frio, gastamos muita energia para termos conforto térmico, seja por meio de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores.

Mas através do uso da telha térmica a necessidade de usar esses aparelhos praticamente some! Como o material proporciona frescor ao ambiente não é necessário fazer uso de ventiladores ou algo do tipo. Isso consequentemente acaba torando a conta de luz mais barata ao consumidor.

Outro fator que contribui na hora da economia de dinheiro é o fato da telha térmica ser fácil de ser instalada e transportada, já que são maiores e mais leves que as telhas convencionais. Por consequência, isto faz com que a obra seja mais rápida e barata.

Resistência e durabilidade? A telha térmica tem!

Uma telha térmica de alta qualidade é capaz de suportar fortes impactos, tais como ventos fortes e até mesmo granizo! Além disso possui alta durabilidade e de fácil manutenção já que não produz mofo, ela impede a entrada de insetos dentro do telhado e não prolifera microrganismos.

Ainda tem mais! Como a telha térmica consegue cobrir vãos maiores do que outros tipos de telhas convencionais, elas são altamente recomendáveis para lugares que necessitam de bastante espaço, como no caso de indústrias.

Cores, muitas cores

Outra vantagem notável da telha térmica é sua grande variação de cores. Afinal, por que não investir um pouco na estética?

Você pode escolher diferentes tipos de cores para o seu telhado. Indo desde o tom apaixonante e quente do vermelho até o frio e tranquilo do azul. Você pode até mesmo aumentar o poder térmico da telha usando cores claras – que refletem melhor a luz, como a cor cinza ou o branco.

Além disso, também é possível adotar dois acabamentos diferentes: aço pintado e o filme polietileno de alta intensidade.

Tipos de telhas térmicas existentes

Atualmente, existem dois tipos de telhas térmicas que são a telha de poliestireno (isopor) e a telha de poliuretano.

Telha de poliuretano

Uma das suas grandes vantagens é o seu grande índice térmico que pode chegar até a surpreendentemente 95%, em outras palavras, reduzindo a temperatura da sua casa em torno de 5 ºC! Além de ser altamente durável e resistente.

Aqui o poliuretano é injetado diretamente entre as telhas metálicas, tornando a peça em uma só e fazendo-a menos suscetível a descolamento e movimentações.

Além disso, é extremamente leve e ao mesmo tempo robusta, o que garante economia na construção da estrutura.

Telha de poliestireno ou isopor (EPS)

A telha de poliestireno, também conhecida como telha de isopor (EPS) é um material leve e de ótimo isolamento térmico. Contudo, uma grande desvantagem dessa telha é pelo fato do isopor ser colado entre as telhas metálicas, o que favorece maior risco de deslocamento. Alguns modelos de cobertura até contém uma segunda telha (o que seria a parte de baixo) para diminuir o problema de descolamento, porém será necessário investir no forro nesse tipo de caso.

Outro ponto negativo da telha de isopor em comparação ao de poliuretano é pelo fato de ter menos isolamento térmico, chegando num coeficiente de apenas 50%.

Além disso, o isopor não é um material seguro em casos de incêndios sendo até mesmo proibido em certos países, já que o produto produz uma fumaça tóxica.

Encerramento

Ter uma moradia com um bom conforto térmico deve ser algo na lista de prioridades, principalmente uma com telha térmica. Sabe o por quê?

Como você deve saber o mundo não vai exatamente bem… De um lado temos o avanço da medicina que proporciona maior expectativa de vida, do outro temos o aquecimento global.

Saiba que o mês de julho de 2019 foi o ano mais quente no planeta já registradas nos últimos 140 anos, informado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA). Só para se ter uma noção do aumento da temperatura, no ano de 2018 foi o quarto ano mais quente em 140 anos. Como podemos ver a temperatura só vem subindo a cada ano que passa.

O calor também pode ser fatal. Na França, nos meses de junho e julho, houve 1.500 mortes em decorrência das ondas de calor intenso registrados naquele ano. Afetando principalmente os idosos.

Exatamente por isso a telha térmica é uma ótima ajuda para conseguirmos tolerar o calor, economizar na conta de luz ou nos procedimentos da construção de uma obra e ainda ajuda a proteger a saúde das pessoas mais sensíveis ao calor.

E aí? Gostou do que leu? Então compartilhe nas redes sociais ou comente o que achou!

Escreva um Comentário