Talvez você não o reconheça pelo nome, mas com certeza você já viu um tapume de obra alguma vez!

Duvida? Pois sabe quando você passa por aquela obra em construção no seu bairro e vê aquela vedação tampando a entrada da obra, que geralmente é feita de madeira? Pois o tapume de obra é justamente isto!

Viu só? Eu disse que você no fundo no fundo sabia o que era um tapume de obra. E se quiser aprofundando um pouquinho mais neste assunto, saber quais os tipos existentes, porquê utilizar um e qual o seu valor, então é só continuar aqui com a gente.

Vamos lá?

Para que serve o tapume de obra?

Antes de mais nada, talvez você esteja se perguntando algo do tipo:

“Tá, mas eu preciso mesmo usar isso?”

Ou então:

“Mas para que serve realmente este tapume?”

Antes de mais nada, é bom ter em mente que a ideia principal do tapume de obra é justamente tampar o ambiente de trabalho. Ou seja, ao mesmo tempo que ele delimita o espaço que será utilizado para o canteiro de obras, ele também serve para resguardar os transeuntes que passem por ali, ao mesmo tempo que ajuda que “curiosos” não acabem entrando onde não devem.

E claro, ele também é obrigatório de acordo com a NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. E claro, a Norma não apenas torna obrigatório o uso de tapumes, mas como também suas definições, tais como sua altura mínima de 2,20 m em relação ao nível do terreno, devem ser fixados de maneira resistente e de modo que isolem todo o canteiro.

E mais, no caso de demolições, caso a distância ao alinhamento do terreno seja menor do que 3 metros, então o tapume de obra deverá ser fixado no alinhamento do terreno, sendo sinalizado durante toda a extensão do terreno e respeitando a legislação do Códio de Obras Municipal e de trânsito que estiver em vigor.

Que tal forcarmos agora nos principais tipos de tapume de obra que existem no mercado? Pois então vamos lá!

Principais tipos de tapume de obra

Provavelmente você já viu um tapume de obra de madeira, não é mesmo? Saiba que este não é o único tipo existente, tendo vários outros disponíveis no mercado. Vem conferir quais são eles.

Tapumes de madeira

tapume de madeira

Então vamos começar logo pelo mais comum, os tapumes de madeira.

Antes de mais nada, é bom especificarmos que existem dois tipos diferentes de tapume de madeira: O OSB e o Compensado. Tanto um quanto o outro são recomendados para obras que possuam uma duração menor, devido ao fato de sua durabilidade ser menor quando comparados a tapumes de metal por exemplo, além é claro de se tratar do tipo mais barato.

O tapume de madeira OSB (Oriented Strand Board) pode ser conhecido também como Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Ele nada mais é do que uma placa de madeira que possui tiras dispostas sempre na mesma direção. Este tapume apresenta a vantagem de ser sustentável e também reciclável.

Já o Compensado é feito a partir de lâminas de madeira, as quais são prensadas em alta temperatura e pressão, apresentando uma qualidade inferior as placas de OSB.

Tapume metálico

Tapume metalico

Este é um tipo de tapume de obra também bastante comum. Ele é produzido com telhas de aço galvanizado, um material que é anticorrosivo e possui uma alta durabilidade, oferecendo também uma mair durabilidade às intempéries.

Uma das principais vantagens deste tipo de tapume é a possibilidade dele ser reaproveitado, isto pois tanto sua montagem quanto desmontagem são bastante simples e rápidas, se for manuseado corretamente você poderá até mesmo utilizá-lo em mais de uma obra. E com relação a estética (mesmo que isso não faça lá tanta diferença), você poderá pintá-la na cor que desejar, mas algo que talvez seja realmente útil é colocar algum texto ou mensagem aqui, como o nome de sua construtora e seu contato por exemplo.

Tapume ecológico

Tapume ecologico

Um “tapume de obra do bem”, que é produzido com tiras de madeira reflorestada, resina fenólica e MDI. Este tipo de tapume apresenta um ótimo custo-benefício, podendo ser utilizado por um longo período devido a boa durabilidade que ele apresenta.

Tapume plástico

Tapume plástico

Sim, o tapume de obra plástico existe, como é o caso das Telas Tapume Square que se tratam de telas extrudadas, fabricadas com Polipropileno virgem e com uma alta pigmentação que proporciona uma boa visualização. A NR 18 prevê sua utilização, sendo indicado para Sinalização de construções, eventos, obras e delimitação visual para áreas em geral. Possui como vantagem sua relação custo-benefício muito boa, sendo resistentes, confiáveis, econômicos, além de serem de fácil transporte e manuseio.

Tapume de tecido

Tapume de tecido

Conhecido como Tela Tapume Tecida, este tipo de tapume de obra é feito com Polietileno de alta densidade (PEAD) 100% monofilado, isto lhe proporciona uma alta resistência da tela quando comparado a telas de ráfia.

Este tipo de tapume pode ser usado em obras com áreas de risco, com a função de sinalização e para delimitar estas obras, é também utilizado para a segurança em extremidades de lajes, edifícios, demarcação de áreas, delimitação de espaços, eventos esportivos, áreas de perigo ou então com acesso restrito, dentre várias outras finalidades.

Quanto custa um tapume de obra?

A resposta é uma só: depende!

Depende das dimensões do tapume, da região que você se encontra, do tipo de tapume que você deseja comprar, depende de muitas variáveis para respondermos a esta pergunta. Entretanto, de maneira especulativa, podemos dizer quem um tapume de obra tem um valor que varia entre R$ 30,00 até R$ 70,00 cada peça.

O ideal mesmo é que você realize diversas consultas próximas a você, baseado nas dimensões e no tipo de tapume que você necessita, só assim você conseguirá ter uma ideia do valor para sua obra em específico.

Conclusão

Esperamos que ao final deste artigo você tenha uma boa noção do que é um tapume de obra, sua função e os principais tipos existentes. E claro, caso ainda tenha sobrado dúvidas, é só perguntar nos comentários abaixo, estaremos prontos para lhe responder!

E caso tenha gostado e aprendido algo com a leitura deste artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando no processo.

Escreva um Comentário