Quer conhecer as vantagens e desvantagens da telha sanduíche? Acompanhe o texto e descubra também quando o material é indicado para uma obra.

As telhas sanduíche têm várias vantagens e desvantagens. Na hora de se decidir por ela ou não, é importante conhecer cada aspecto do seu uso, para ter a certeza de que ela é uma boa opção ao seu caso.

Uma telha sanduíche nada mais é do que uma telha termoacústica. Ou seja, uma telha que tem a capacidade de controle acústico e térmico, criando maior conforto nos ambientes.

Graças a essas características, esse tipo de cobertura é indicado, especialmente, para construções próximas a grandes índices acústicos. Como regiões próximas a avenidas, locais com tráfego intenso de pessoas, estádios de futebol e mais.

Esse tipo de telha também é interessante para galpões, pois evita que o espaço se torne muito quente.

Para que esses efeitos aconteçam, as telhas sanduíche são produzidas por meio de três chapas. Duas delas, nas extremidades, são feitas de metal. Já a terceira, central, é composta por um isolante, como o poliuretano ou o isopor.

Essa camada tem, no mínimo, 30 mm de espessura, garantir um bom isolamento. Mas ela pode ser ainda mais grossa, o que aumentará a proteção acústica e térmica do espaço. Porém, quanto mais espessa a telha sanduíche, mais cara ela tende a ser.

Além de usadas para a cobertura dos imóveis, as telhas sanduíches podem desempenhar outros papeis. Podem, por exemplo, servir como divisória de um ambiente. Ou, então, como vedação de paredes ou fachadas.

Em todos os casos, as telhas podem ser produzidas sobre medida. Isso garantirá melhores resultados da sua aplicação.

Tipos de telha sanduíche

Existem dois tipos de telha sanduíche: a simples e a dupla. Na simples, uma das chapas das extremidades é feita de alumínio, enquanto a outra é uma chapa metálica. Já a telha dupla tem duas chapas metálicas, o que deixa o material um pouco mais caro. De qualquer forma, a telha dupla é a mais utilizada.

telha sanduiche montagem

O tipo de montagem da telha também pode variar. Nesse caso, de acordo com o material da chapa central, o isolante.

Quando o isolante é de rocha, vidro ou lã mineral, a montagem da telha é realizada in loco. Ou seja, no local da obra. Já quando o isolante é de outros tipos, a telha é pré-fabricada e levada à obra apenas para a sua instalação.

Se o seu objetivo for contar com grande conforto térmico, a telha sanduíche com poliuretano será a mais vantajosa. Já para a maior potencialidade do conforto acústico, a telha sanduíche com isopor será mais eficaz.

Para a escolha do tipo de telha, ainda é importante avaliar o quanto a estrutura do imóvel suporta. Quanto mais pesada a telha, mais resistente deve ser a estrutura que receberá o teto.

Toda a produção e instalação das telhas é regida pela norma técnica ABNT NBR 16.373:2015 – Telhas e painéis termoacústicos – Requisitos de desempenho –, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Siderurgia (ABNT/CB-28).

Quais as vantagens da telha sanduíche?

São diversas as vantagens de utilizar as telhas sanduíche em uma obra. Antes de se decidir pelo material, porém, você deverá comparar vantagens e desvantagens. Assim, terá a certeza de que o custo-benefício da opção é realmente interessante ao seu caso. Veja abaixo as vantagens deste tipo de telha.

Isolamento térmico

As telhas sanduíche são ótimas alternativas para o controle da temperatura interna dos ambientes. Segundo especialistas, o índice de isolamento térmico do produto pode chegar a 90%, garantindo conforto aos indivíduos presentes.

Isolamento acústico

Sem dúvida, essa é a vantagem que mais chama a atenção dos usuários. Como possui uma camada central mais espessa, a telha sanduíche é capaz de garantir ótimo isolamento acústico aos espaços.

Assim, mesmo que a construção fique localizada em uma área de grande barulho, o interior do imóvel é mais silencioso.

Além de não deixar que o som entre em casa, as telhas também impedem a saída do som do imóvel, o que pode ajudar a manter uma boa relação com os vizinhos. Afinal de contas, mesmo que você faça barulho, eles quase não afetarão quem estiver ao redor.

Resistência do material

Uma telha termoacústica tem resistência a choques, impactos, à corrosão, abrasões e ao calor. Sem contar sua resistência a fenômenos climáticos como a chuva e o granizo.

Durabilidade da telha

Geralmente, esse tipo de telha tem durabilidade aproximada a 30 anos. Sua manutenção é simples, sendo preciso apenas limpar a superfície interna de tempos em tempos.

Impermeabilidade

telha impermeabilidade

O aço galvanizado da telha sanduíche é impermeável. Isso previne problemas como infiltração e ferrugem, mesmo que o metal do produto estivesse bastante sujeito a este último.

Inclinação da telha

A inclinação das telhas sanduíche é interessante para o visual dos imóveis. Isso porque, ela permite que as telhas fiquem pouco aparentes, criando um visual mais “retangular” do prédio. Sua inclinação varia entre 5% e 55%.

Personalização

Como citado antes, as telhas sanduíche podem ser feitas sob medida para a obra. Essa personalização economiza tempo para o corte das peças. Também diminui as chances de erro já que, com tamanho predefinido, as telhas se encaixarão mais facilmente no espaço a que estão destinadas.

Dispensa o uso de forro

Graças ao isolamento acústico e, principalmente, térmico da telha, torna-se dispensável estabelecer o forro do imóvel. A telha fará o papel dessa estrutura facilmente.

Economia de energia

Também graças ao isolamento térmico da telha, o usuário pode economizar energia elétrica. Afinal, não será preciso demandar tanto do ar-condicionado ou do ventilador para manter uma temperatura agradável dentro do imóvel.

Decoração

Por fim, as telhas sanduíche podem ser pintadas conforme a preferência do consumidor. Para isso, basta utilizar tinta eletrostática em suas faces metálicas. A estratégia criará um visual diferencial à decoração, seja ela interior ou exterior ao imóvel.

Desvantagens da telha sanduíche

Como citado, na hora de escolher usar as telhas termoacústicas, você precisará avaliar também as suas desvantagens. Especialmente porque, muitas vezes, pode ser preciso utilizar uma grande extensão da telha. Seu custo, colocado lado a lado às suas vantagens, deverá fazer sentido aos seus objetivos.

Aliás, para essa decisão, será preciso avaliar também aspectos como o tipo de uso do ambiente, incidência solar, atividade sonora ao redor, ventilação da região e mais. Quando a necessidade termoacústica é grande, essas telhas costumam ser as mais benéficas à obra.

Acompanhe as desvantagens da telha sanduíche a seguir.

Alto custo

 telha sanduiche vantagens e desvantagens

Em média, o preço das telhas termoacústicas fica entre R$ 44,00 e R$ 105,00 o metro quadrado. O custo é alto, especialmente se comparado a outros tipos de telha.

Por isso é tão importante colocar na balança as vantagens e desvantagens de uso das telhas sanduíche para o seu imóvel. Muitas vezes, o alto custo valerá a pena, inclusive pela durabilidade e facilidade de manutenção do produto. Em áreas menores e que não precisam de tanto cuidado termoacústico, porém, o gasto poderá ser desnecessário.

Pode ser ineficaz

Se você utilizar telhas sanduíche e não trabalhar outros fatores, o gasto com o material poderá ser um desperdício.

É o caso, por exemplo, de se preocupar com o isolamento térmico, mas ter uma grande área de iluminação natural em um dos lados do imóvel.

Nesta situação, o calor se acumularia da mesma forma, já que sua intensidade será grande e as telhas não conseguem dispersá-lo por completo.

Pensando nisso, é essencial ter um bom planejamento da obra. Inclusive avaliando a incidência solar na estrutura do imóvel. Se as telhas termoacústicas não forem suficientes para dispensar o som e calor, o profissional de obras poderá pensar em outras soluções.

Não reflete os raios UV

Apesar de ser importante para o isolamento térmico, essas telhas não refletem os raios do sol de volta para a atmosfera. Isso acaba por “alimentar” as ilhas de calor nos centros urbanos, contribuindo para o aumento da sensação térmica nos ambientes externos.

Dificuldade de reciclagem

As teclas acústicas costumam durar por, pelo menos, 30 anos. Mas após esse tempo, talvez tenham que ser trocadas, para garantir a segurança e conforto do espaço. Então, será preciso descartar as peças, e sua reciclagem pode ser difícil.

Em um mundo com recursos cada vez mais limitados, a reciclagem é fundamental. Mas as telhas sanduíche são formadas por três camadas, e poucas vezes essas camadas são separadas para o descarte.

Sem contar que o isopor, muitas vezes utilizado na estrutura, é altamente poluente.

Apesar de reciclável, o material não é tão comum nos sistemas de coleta seletiva e, na natureza, demora cerca de 150 para se decompor.

Necessidade de profissionais especializados

Manusear e instalar as telhas sanduíche requer profissionais especializados no material. Especialmente quando for preciso montar as telhas in loco. A montagem por trabalhadores que não conhecem muito o material pode ser falha e trazer uma série de problemas depois.

Pronto! Agora você já sabe quais as vantagens e desvantagens da telha sanduíche. Na dúvida se ela é realmente interessante ao seu caso, converse com o seu engenheiro ou arquiteto. Juntos, vocês poderão avaliar as necessidades termoacústicas do ambiente construído e a instalação correta do material.

Escreva um Comentário